top of page

DEUS NOS LIVRA DAS PRISÕES I

Atos 12.5-7

 

NTLH: "E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava orar com fervor por ele. Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele".

 

INTRODUÇÃO

Certa vez acessei um daqueles sites que apresentam definições humoradas para certas palavras da língua portuguesa. Tem lá a definição para "detergente", que é a seguinte: "Detergente: ato de prender seres humanos". Olha que criatividade! ...e a definição para "presidiário"; ...ela é assim: "presidiário: aquele que é preso diariamente". Não é genial?

Uma vez perguntaram a um preso: "Se você pudesse apagar algumas lembranças da sua vida, quais apagaria?" O preso disse: "Eu apagaria as lembranças da prisão".

 

Prisão é mesmo muito triste! Já visitei e preguei várias vezes num presídio feminino em São Paulo. O rosto das mulheres, o olhar delas... muito triste...

Aqui no v.5 lemos que o apóstolo Pedro "ficou detido na prisão".  

Não foi por causa de algum crime... o motivo dele estar preso é mostrado no v.1: o rei Herodes perseguia as pessoas da igreja, perseguia os cristãos.

Então, esse foi o motivo porque Pedro estava preso... as pessoas hoje vão presas por muitos motivos...

Muitas na chegam ir para atrás das grades onde se vê o sol nascer quadrado... muitas estão presas em situações como: casamentos fracassados, dívidas impagáveis, enfermidades de causa desconhecida, angústias e depressão...

Muitas pessoas estão presas numa cadeia de medo, numa cadeia de raiva...

Mas muitas pessoas estão presas também, não são só em prisões assim desse tipo... em certa ocasião, Jesus falou sobre pessoas que vivem em prisões de pecado: Ele disse (Jo 8.34): "...todo aquele que comete pecado é escravo do pecado".

Abra a Bíblia em Lucas 13:10-13: “Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: Mulher, você está curada. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireito e começou a louvar a Deus".

Aqui temos a História de uma mulher que estava dominada por um espírito de enfermidade fazia mais de 18 anos.

A prisão dessa mulher era a sua doença: a enfermidade é que a mantinha presa, sem liberdade, por 18 anos!

Mas Jesus chamou essa mulher e disse: "Mulher, estás livre da tua enfermidade". Aleluia! Jesus tem esse poder!

As prisões são destruídas quando cremos no poder de Jesus. Amém?!!!

Agora, a próxima coisa que eu percebo nesse texto da Bíblia, é que: Pior ainda que estar numa prisão, é estar numa prisão imobilizado e impotente (Pedro estava "...ligado entre duas algemas..." v.6).

No v.6, lemos que Pedro, além de estar detido na prisão, ele estava preso com duas algemas, entre dois soldados e sentinelas que montavam guarda à entrada do cárcere, no portão da cadeia.

Como era a situação de Pedro? ...imobilizado e impotente!

Eu quero dizer, que essas algemas de Pedro simbolizam a nossa impotência também: A nossa incapacidade, em muitas circunstâncias, de resolver os nossos próprios problemas.

Aquela mulher não conseguia se endireitar... talvez você esteja buscando superar algo e não consegue...

Muitos crentes tem vontade de ter uma vida mudada, uma vida restaurada, mas simplesmente não conseguem, porque estão atados, algemados.

Quantos aqui, será, tem tido uma experiência assim nos últimos dias? ...nos últimos meses ou mesmo nos últimos anos? ...tem procurado se endireitar, mas que não tem conseguido?

Esta manhã, eu digo a vocês: Se crerem, verão a glória de Deus. Suas cadeias serão abertas e você voltará livre para o seu lugar! Amém?

Em Lucas 5:17-26, temos a história de outra pessoa, um homem que estava dominado pela prisão da paralisia. Ele desejava a cura, a vitória, mas também estava impotente para isto (ele não podia se endireitar, não podia andar, não podia nem se mexer sozinho!).

Veja comigo o que esse texto diz...

"Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns professores da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galiléia e da Judéia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes (aleluia!). Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: -Meu amigo, os seus pecados estão perdoados! Os professores da Lei e os fariseus começaram a pensar: - Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder. Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: -Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande?" Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: -Eu digo a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo: -Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!"

Muitas pessoas estão sofrendo hoje, exatamente como aquele homem paralítico sofria... Como ele, elas estão cheias de vontade de sarar, cheias de vontade de mudar, de melhorar, mas nada conseguem fazer por si mesmas, porque estão presas.

Ah! Mas, ouça isto: no caso daquele homem preso na cadeia da paralisia, está escrito no v.18, que alguns homens apareceram para ajudá-lo a se ver livre daquela situação.

Aleluia!

Que homens bondosos! Que pessoas de coração tão extraordinário foram aquelas!

Encontraram um ser humano ferido, preso ao leito da paralisia, e se reuniram para ajudá-lo. A Bíblia diz: "Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus... (Mas havia uma multidão!) ...Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali".

 

Que vontade de ajudar era a daqueles homens! Que amor extraordinário ao próximo eles tinham!

Irmãos, esses homens que ajudaram o paralítico, representam a Igreja do Senhor Jesus.

O papel da igreja é fazer o que eles fizeram!

De volta aqui ao texto de Atos 12, também lemos no v.5, que a Igreja estava ajudando Pedro. Aí está escrito: "Pedro... ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele". A igreja orava com fervor!

 

Esse é o papel da igreja: O Espírito do Senhor está sobre a igreja, porque Ele a ungiu para pregar boas novas aos pobres, para proclamar liberdade aos presos, e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor!

 

A unção de Deus está sobre a igreja! ...Deus disse: "pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí... portanto, ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura... e estes sinais seguirão aos que crerem".

Amado: O papel da igreja é encontrar pessoas presas, carregá-las nos ombros e colocá-las diante de Jesus que cura os enfermos, que liberta os oprimidos e que salva os pecadores!

O papel lá da sua célula é amar o ser humano de forma extraordinária... é fazer o esforço de vê-lo aos pés de Jesus, ainda que necessário seja subir telhados e arrancar telhas e fazerem pessoas presas descerem aos pés de Jesus.

 

O papel da célula, irmão, é orar intensamente a Deus pelos que estão presos em cadeias de pecado, de medo, de doença... orar com fervor por elas!

E sabe, foi por isso que as algemas de Pedro caíram, e ele foi liberto! Aleluia!

Sozinho, Pedro não alcançaria a vitória, porém com o poder das orações da igreja, ele foi liberto.. as algemas de ferro caíram! Aleluia!!!!

Há uma palavra de Deus para a igreja... é uma palavra rhema, uma palavra bem específica... (um músico por favor...).

Feche seus olhos por um momento...

Hoje, Deus está dizendo à igreja: Eu quero vocês orando com fervor. Eu quero vocês, proclamando liberdade aos presos. E eu prometo a vocês, meus filhos, minha igreja, diz o Senhor, as cadeias vão se abrir, as algemas por mais grossas, vão cair quebradas ao chão, e Eu, o Senhor, farei os filhos dessa terra, presos em cadeias de idolatria, em cadeias de droga, em cadeias de prostituição e homossexualismo, ficar livres, pela força do meu poder manifestado através da igreja... aleluia!!!

Algo mais que também vejo neste texto, muito importante pra você hoje, é o seguinte: É hora de acordar, de se levantar e buscar por Jesus.

Lemos no v.7 aqui em Atos 12, que Pedro ouviu de Deus uma ordem que dizia: "Depressa, levante-se!"

A ordem dada por Deus a Pedro é "...Pedro, chega de ficar nessa prisão. A igreja está orando por você e eu preciso de você!"

Irmão, se você está preso à alguma maldade, alguma doença, algum pecado, algum mau hábito, ouça: páre de aceitar esse fracasso na sua vida... há um Deus poderoso para lhe dar vitória e que está lhe dizendo hoje: "Depressa, levante-se! Saia dessa sua prisão. Seja livre!"

Eu quero lhe indicar alguns passos para você vencer a sua prisão esta manhã: O primeiro passo é agir, é se levantar!

Não adianta você orar e pensar como um derrotado. Você tem que agir. Tem que semear a tua vitória.

Hoje, você deve se levantar depressa e tomar uma atitude para a vitória.

O segundo passo é ser honesto com Deus.

Se você quer ver Deus operar um verdadeiro milagre em sua vida, então seja honesto com Ele. Se humilhe, arrependa-se de seus pecados, e você estará abrindo portas para Deus lhe trazer a vitória.

 

CONCLUSÃO

Quero que feche seus olhos, abaixe sua cabeça e reflita em tudo isso que você ouviu.

Quantos aqui, estão presos a um problema na vida que ainda não conseguiram resolver?

 

Quantos estão enfrentando lutas há um mês inteiro, há dois meses, talvez enfrentando o mesmo problema há um ano, ou mais?

 

Dê um passo de fé nesta noite.

Uma vez perguntaram a uma moça que vivia sempre de forma abençoada qual era o seu segredo. Ela disse: "Quando os problemas e crises batem na porta da minha vida, é simples, eu mando Jesus atender".

 

Hoje Jesus está perto de você, e você deve entregar o seu coração para Jesus morar nele. Jesus é o único Salvador. Então, abra o seu coração e deixa Jesus entrar.

 

Jesus está perto de você agora, bem pertinho mesmo! Ele quer abençoar você....

 

Faça uma oração agora,convidando Jesus para entrar em seu coração...

 

(música: "Perto Está Jesus", faixa 11 do CD "Quem é a Verdade?", Daniel Souza).

 

Pr. Walter Pacheco da Silveira, 06/04/2014

bottom of page