top of page

BÊNÇÃOS PARA NOSSA VIDA

Provérbios 10.22

 

“A bênção do SENHOR enriquece, e ele não acrescenta nenhum desgosto a ela”.

 

INTRODUÇÃO

Uma verdade que temos aprendido e venho reforçando algumas vezes é que Deus é mais generoso do que exigente.

Quero mostrar nesta noite que Deus oferece muito mais do que exige de nós, porque o prazer dEle é abençoar.

 

A Bíblia diz que “A bênção do SENHOR enriquece sem trazer dor alguma” (Pv 10.22 – ALM21).

 

As bênçãos de Deus vêm sempre em

quantidades generosas, elas enriquecem a nossa vida.

 

Então, vamos ver algumas dessas bênçãos, começando por um texto já conhecido da maioria e que está em Tg 4.8: “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês” (NTLH). Vamos ler juntos!

1- DEUS OFERECE SUA PRESENÇA

Esse texto mostra que Deus nos oferece a Sua presença e a presença de Deus proporciona três bênçãos especiais: proteção, direção e segurança.

Se você recebeu Jesus como Salvador em seu coração, se você tem Jesus dirigindo a sua vida, então a presença de Deus está em você. A Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus é a garantia de que somos de Deus. (Ef 1.14 – NBV).

 

Acontece assim: no exato momento em que depositamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo nos é dado como garantia de que somos de Deus. O Espírito Santo é a presença de Deus em nós, dentro de nós.

 

Você já tem esta presença? Se ainda não entregou sua vida para Deus dirigir e abençoar você, hoje é o dia, esta é a hora!

 

Veja agora esse versículo que está na primeira carta de João: “Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles” (5.18 – NTLH). Pessoas crentes em Jesus são esses que o verso chama de “filhos de Deus”.

Se você recebeu Jesus como Salvador em seu coração, você se tornou filho de Deus e como tal, foi libertado do poder do pecado, não vive mais na prática habitual e continuada do pecado, está livre dessa escravidão.

 

Seu coração foi mudado e agora você não sente mais alegria nem prazer no pecado, porque você se tornou filho de Deus e recebeu a presença de Deus na sua vida.

 

2- DEUS OFERECE PROTEÇÃO

E com a presença de Deus, o crente ainda conta com a proteção de Deus.

A Bíblia diz que o Filho de Deus (Jesus Cristo) guarda os que também se tornaram filhos de Deus através da fé nEle. Veja o que está escrito neste texto da carta de João: “o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles”

 

A pessoa que é crente em Jesus, não é ela que se guarda, que se protege, mas é Jesus quem a guarda. E Jesus guarda os crentes tão firmemente, que o diabo, o Maligno, não pode mais ter qualquer controle sobre eles. É isso que significa a parte que diz “e o maligno não pode tocar neles”. Isto significa que Deus oferece proteção aos Seus filhos.

 

E eles precisam. Por que os crentes precisam ser guardados? Porque não somos imunes à tentação. O Maligno ainda está sempre procurando atingir os filhos de Deus. Ele mente, provoca sofrimento, enche do orgulho, mas Deus dá proteção.

 

Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo e guardar os filhos de Deus. Aleluia!

 

3- DEUS OFERECE DIREÇÃO

Em terceiro lugar, além da presença e proteção, Deus dá direção; essa é outra bênção especialíssima de Deus para a nossa vida: direção!

Um dos primeiros versos da Bíblia que eu aprendi e memorizei logo cedo na minha vida, foi o Sl 119.105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (ACF).

 

O crente que deseja experimentar a direção de Deus na sua vida, precisa ter uma confiança profunda na Palavra de Deus.

Se você procura entender o que deve fazer, o que deve ser, então leia a sua Bíblia! A Bíblia está disponível em vários formatos; compra uma! Mas você também pode baixar de graça para o seu celular e dependendo do aplicativo, além de ler dá para ouvir.

 

Isso é importante porque a Palavra de Deus lança um facho de luz no caminho da gente. Então, lendo a Palavra de Deus, ouvindo a Palavra de Deus, você não ficará perdido na vida, meu irmão! Deus tem direção para você.

 

4- DEUS OFERECE SEGURANÇA

Além disso, Deus oferece segurança. O salmista do Sl 46.1 fala: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (NAA).

O refúgio é um lugar seguro, é onde podemos descansar e encontrar tranquilidade.

 

A gente houve falar dos refugiados da Venezuela no Brasil. Agora, fugindo do Talibã, tem os refugiados do Afeganistão no Reino Unido, nos países da União Européia... Refugiados são pessoas em refúgio – elas estavam em situação de risco de morte, mas encontraram um lugar seguro onde viver com os seus filhos.

 

Se fisicamente é importante ter um abrigo, um lugar seguro, um refúgio, espiritualmente é ainda mais necessário.

A vida espiritual é onde o diabo mais ataca, tirando o sossego, roubando a paz, criando estresse, gerando culpa, depressão... Mas Deus é refúgio para os crentes. Você tem feito do Senhor o seu abrigo? Busque a presença de Deus.

 

Muitos são os Salmos que afirmam que Deus é o nosso refúgio. E normalmente os Salmos são relatos das experiências que os servos de Deus tiveram.

 

O Salmo 91, por exemplo, é alguém declarando, veja: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91.1-2 – NVI).

 

Busque também a Deus, se aproxime de Deus, porque Ele oferece perfeita segurança para você.

 

5- DEUS OFERECE PAZ E FELICIDADE

Outra bênção muito especial que Deus oferece aos Seus filhos é a paz e a felicidade, um sossego na alma.

São muito conhecidas estas palavras que Jesus falou: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo” (Jo 14.27 – NAA).

 

A nossa palavra paz é a tradução de shalom, palavra hebraica muito usada pelos judeus como forma de saudação quer na chegada ou na saída, para despedir.

 

Os cristãos também adotaram esta palavra para saudar uns aos outros, “Paz!”. Alguns usam a palavra sozinha e outros a usam acompanhada de outras, como: “A paz do Senhor, Graça e Paz, paz seja com todos”.

 

Shalom é uma palavra de muitos significados: paz, bem-estar, felicidade, saúde, segurança, relações sociais equilibradas; ou seja, ter paz é experimentar um estado de plena harmonia consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

 

Para muitos, paz é o que se tem quando não há guerra, não há luta nem dificuldade alguma, nada de violência, nada de aborrecimento.

Pessoas com esse entendimento, falam: “Ah! Finalmente, que paz! Marido tá para o serviço, as crianças estão na casa da avó, o papagaio não tá latindo... que paz”.

 

Mas, ao contrário disso, a Bíblia usa a palavra “paz” para se referir a vida como ela deve ser. Veja o que Jesus falou aos discípulos: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33 – NVI).

 

Portanto, paz não é ausência de guerra, de revolta ou de turbulência. Paz é o estado tranquilo de uma alma que confia em Deus.

 

Conta-se que foi feito um concurso para artistas pintores de quadro. A tarefa era retratar numa tela o que é a paz. E conta-se que o quadro vencedor do concurso foi algo parecido a esta imagem, que melhor retratava a paz. Os observadores do quadro ficavam se perguntando: “Ora, essa pintura mostra uma noite tenebrosa, escura, com relâmpagos. No primeiro plano tem uma cachoeira perigosa, com as pedras lisas e cheias de lôdo (que escorrega que nem sabão!); e as águas parecem bater com força contras as rochas fazendo um barulho assustador. Onde está a paz nisso?” Ao ser questionado, o artista explicou: “Em meio a tudo isto que vocês observaram, repare que tem um passarinho no ninho e ele está tranquilo lá com os seus filhotes. Isto é a paz”.

 

Ah! Quem sabe tem alguém aqui nesta noite que está rodeado de turbulência, cercado por dificuldades de todos os lados; se você confiar em Deus, vai ter paz no seu coração.

 

6- A REAÇÃO DE DEUS ÀS NOSSAS ATITUDES

Por fim, nesta minha consideração, uma bênção muito especial que temos de Deus é o fato de que Ele reage às nossas atitudes.

O texto Tg 4.8, novamente, nos lembra disso: “Cheguem perto de Deus (é a nossa atitude), e ele chegará perto de vocês” (essa é a reação de Deus!).

 

Um exemplo é a atitude da generosidade. O ser humano em geral, tem uma mentalidade errada no que diz respeito a generosidade. A ideia é que bom é só receber.

 

Mas, a Bíblia ensina diferente. O historiador Lucas registra que o apóstolo Paulo escreveu: “Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe” (At 20.35 – NTLH).

 

Jesus havia ensinado aos discípulos com estas palavras: “Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos” (Lc 6.38 – NTLH).

Jesus ensina que, se tratamos as pessoas com generosidade, com compaixão e graça, esta ação voltará para nós numa medida maior. Deus reage à nossa atitude generosa.

 

Sabe o que é isso? É uma verdade a ser aprendida: a bênção de Deus vem sobre nós, quando somos obedientes à Palavra de Deus. Tem uma ação nossa: obediência, e tem a reação de Deus: as bênçãos dEle sobre nós.

 

Todos somos livres para fazer nossas escolhas. Também somos responsáveis pelas escolhas que fazemos. Podemos escolher pelas coisas certas e podemos escolher aquilo que é mau. Temos livre-arbítrio.

 

Então, o que acontece? Quando fazemos as coisas de acordo com a Palavra de Deus, a reação de Deus é nos abençoar.

Veja esse texto bíblico: “E Moisés disse ao povo: - Hoje vou deixar que vocês escolham se querem bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do SENHOR, nosso Deus, que estou dando a vocês hoje; ou receberão a maldição, se não obedecerem às suas leis, mas rejeitarem os mandamentos que eu lhes estou dando hoje e adorarem outros deuses que vocês não conheciam” (Dt 11.26-28 – NTLH).

 

Você vê nesse texto, duas atitudes que as pessoas podem ter e duas reações de Deus à essas atitudes.

A primeira atitude é a de obediência, que produz a benção e a vida eterna. A segunda é a de desobediência, que causa a maldição e a condenação eterna.

 

Irmão, a maior condição para se receber as bênçãos de Deus, não é dar ofertas, não é fazer sacrifício... mas é se submeter a vontade de Deus.

Quando você obedece a Palavra de Deus, as bênçãos de Deus vêm de modo especial sobre a sua vida.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.09.2021

Fonte: O Que Deus Exige e o Que Ele Nos Oferece, Silas Malafaia

bottom of page