top of page

DEUS PODE RESOLVER QUALQUER COISA

Diversos

 

Introdução

Você provavelmente já ouviu aquela história da Bíblia em que Deus aparece a Abraão.

Abraão estava sentado à porta de sua tenda, quando Deus perguntou pra ele onde Sara, a sua esposa, estava. E nisso, Deus disse algo incrível para Abraão. Deus falou: "...Sara, a sua mulher, terá um filho" (Gênesis 18:10).

 

E naquela hora, Sara estava dentro da tenda, e ouviu a conversa. E quando ela ouviu Deus falar que ela teria um filho, ela riu diante dessa ideia. Ela deve ter pensado: "Impossível!". ...é que Sara era idosa, fora da idade para se ter filhos, e Abraão também já era muito velho. Então, ela riu.

 

E Deus escutou a risadinha de Sara, e falou, lemos no v.13: "Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?".

 

Eu trago esta mensagem hoje porque Deus está, ainda nesses dias, fazendo a mesma pergunta: "Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?"

É certo que cada um de nós tem tido as suas lutas, os seus problemas e as suas próprias dificuldades na vida.

 

Mas ouça: em meio a estes problemas, a estas dificuldades, Deus pergunta: "Você acha que o seu problema é muito difícil para Eu resolver? Ou você acredita que Eu posso resolve-lo?"

 

Sabe, Jesus, o Filho de Deus, Ele disse: "O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus" (Lc 18:27). Aleluia?

 

Você crê nesta palavra do Senhor? Você aceita que Ele pode fazer o impossível em seu casamento, em sua família, em seu trabalho, em sua vida?

 

Agora, nós somos rápidos em dizer aos outros que Deus pode.

Quando vemos nossos amados enfrentando dificuldades, dizemos: "Aguente firme, olhe para cima. Deus pode todas as coisas. Ele é o Deus do impossível".

 

Sara, a esposa de Abraão, provavelmente diria a mesma coisa às suas amigas. Imagina que ela tivesse um casal de amigos, um casal que desejava muito ter um filho, mas os dois eram muito velhos para poder gerar. Entretanto, Deus havia prometido uma criança pra eles, só que como iam envelhecendo, já não tinham muita esperança do sonho se realizar.

 

Então, se perguntássemos a Sara o que ela diria, provavelmente, ela responderia: "Ah! Eu diria pra eles ficarem firmes e não perder a esperança, porque Deus faz o impossível!"

 

Agora, quando é a nossa vez de crer, a nossa vez de acreditar, encontramos dificuldades. Como Sara, que teve dificuldades em crer no poder de Deus em relação à si própria.

 

E hoje, quantos de nós agimos assim! Falamos do poder de Deus sobre os outros, mas não cremos na manifestação desse poder sobre nós mesmos.

 

Ouça: Não Cremos Realmente em Deus, a Menos que Creiamos que Ele é o Deus do Impossível.

Não é suficiente crermos que Deus é o Criador, o Sustentador de todas as coisas... amado: Nós também temos de crer que Ele é o Deus Todo-poderoso e que deseja fazer o impossível acontecer em nossas vidas. Amém?!

 

Na minha opinião, conselho algum ajudará uma pessoa, caso ela duvide que Deus faz milagres acontecer.

 

É inútil aconselhar uma pessoa que não acredita que Deus pode resolver o seu problema, não importa qual seja esse problema.

 

Pra um casal em crise conjugal, por exemplo, pode parecer a eles que não há a mínima esperança, talvez estejam cheios de ressentimentos e de amargura um contra o outro, mas se querem ser ajudados, eles têm de crer que Deus faz o impossível.

Alguns até dizem: "Mas eu sofro horrores com meu cônjuge. Carrego feridas muito profundas, que o senhor nem imagina".

 

Este tipo de conversa somente revela que tais pessoas engoliram a mentira do diabo. Ele fez com que dessem aquela risadinha de Sara e dissessem: "É impossível. Não tem jeito".

 

Contudo Jesus foi bem claro a cada um de Seus filhos, Ele disse: "...Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lc 18:27).

 

Amado, o Senhor lhe está dizendo hoje, muito claramente: "Sou o Senhor e posso resolver isto, Eu posso resolver qualquer coisa". Aleluia!

 

...quero lhe mostrar algo em Marcos 9:

O Evangelho de Marcos Descreve Uma Situação Apavorante - Uma Situação que Parecia Impossível de se Resolver

Lemos no v.17, que um pai aflito, trouxe o seu filho possuído por um espírito maligno, trouxe até os discípulos de Jesus, em busca de libertação.

Esse rapaz não estava simplesmente com problemas ou rebelde. Ele estava cheio de espíritos maus, demônios, e eles controlavam todas as suas ações... a situação dele era conhecida por toda a região...

 

Esse pobre rapaz era considerado um caso sem esperança. Os versos 17, 18, o 20, revelam a situação dele: Ele era surdo e mudo, por isso, só emitia sons guturais. O v.18 mostra que ele espumava pela boca como um cachorro louco, e fisicamente era pele e osso, porque diz aí que ele ia se secando.

 

No v.22 lemos que o pai tinha de ficar com ele o tempo todo, pois os demônios tentavam lançá-lo no rio, no lago mais próximo, ou sobre o fogo, para que morresse logo.

 

Leio isso e fico imaginando, quantas vezes este pai teve de pular num rio, tirar o filho e fazer respiração boca-a-boca, ressuscita-lo... imagino o número de cicatrizes e de marcas de queimaduras neste corpo ferido... com certeza, ver o filho naquela situação, sem alguém capaz de ajudar, deve ter sido de partir o coração daquele pai.

 

Agora, quando o pai se apresenta aos discípulos, lemos no v.20, que o espírito maligno começou a se manifestar no menino, que começou a espumar pela boca, a rolar pelo chão, se contorcer... e o v.18 registra isto: que os discípulos oraram pelo menino - talvez por muito tempo - mas nada aconteceu.

Deve mesmo ter parecido uma situação impossível aquela. E logo alguns começaram a discutir: "Por que o menino não fica bom? Será esse um caso muito grave, muito difícil para o Senhor? Será que numa situação destas , Deus nada mais pode fazer?"

 

Mas é aí que Jesus entra em cena. No v.16, está o que Jesus perguntou: "...O que é que vocês estão discutindo?" ...o que é que está acontecendo? E no v.18, o pai respondeu: "Já pedi aos discípulos do Senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram... É um caso sem esperança."

Jesus, no v.23, simplesmente respondeu: "Tudo é possível para quem tem fé" (Marcos 9:23). Jesus estava dizendo a todos os presentes: "Vocês acham que posso cuidar de qualquer situação, com exceção daquelas que estejam sob o controle do diabo? Quero lhes dizer que não há problema ou circunstância impossível que Eu não possa resolver".

 

Então, lemos agora no v.25, com uma só palavra, Jesus fez do impossível uma realidade: "...ordenou ao espírito mau: -Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele!".

 

Nessa hora, o rapaz caiu no chão como morto. Mas, a Bíblia diz que "...Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé". (v. 27). Aleluia!

 

Você pode imaginar a alegria desta cena?

O rapaz limpo, liberto, deve ter corrido para seu pai e o abraçado. E o coração do pai pulando de alegria. Deus tinha resolvido tudo.

 

Agora, por que o Espírito Santo levou Marcos a incluir esta história no evangelho? Amado, foi para que, a partir daquele momento, todo pai saiba que pode confiar em Deus, porque Ele faz o impossível acontecer.

 

O Senhor estava dizendo: "Posso restaurar qualquer coisa e qualquer pessoa. Se apenas você crer, todas as coisas lhe serão possíveis através de Mim".

 

Hoje, por todo o mundo, multidões de pais estão em agonia porque seus filhos estão sob o poder do diabo.

Há pais com o coração partido, que jamais sonharam que suas filhas iriam se juntar com a turma errada.

 

São pais que estão em frangalhos, derramando lágrimas, sem qualquer esperança, e que estão dizendo: "Aquele é o meu filho, aquela é a minha filha; e está indo de mal à pior, e não há nada mais a fazer..."

 

O diabo tem dito a estes pais que seus filhos são um caso sem esperança, tem dito que seus problemas jamais serão resolvidos, e tem usado uma mentira poderosa: que Deus é incapaz de ajudá-los.

 

Talvez você ache que seu marido, seja um caso sem esperança. Ou, talvez, você tenha perdido as esperanças em relação à sua esposa...

Mas amado, pessoa alguma jamais está tão perdida em problemas e tão afundada em pecado, que Deus não consiga resolver o seu caso.

 

Muitos crentes, hoje podem dizer: "Orei por meu marido, ou orei por minha esposa, ou por meu filho, durante anos. Aí, um dia, quando eu já tinha desistido, Deus agiu. Ele salvou e libertou a pessoa que eu amo".

 

Nós nunca devemos desistir, porque nada é impossível ao nosso Deus. Aleluia!

 

...a próxima coisa que quero mostrar está em Marcos 5:

Deus Pode Trazer à Vida Tudo Que Você Considera Morto

Aqui em Marcos 5, a partir do v.21 temos a história de Jairo, o desesperado líder da sinagoga que, no v.23 lemos, pediu que Jesus curasse a sua filha, uma menina de doze anos que estava à beira da morte... então, nesse verso, Jairo suplica a Jesus para vir à sua casa, e impor as mãos sobre ela.

O v.24 mostra que Jesus concordou em ir com ele. Mas, aí, no verso seguinte, primeiro Jesus teve que parar no caminho para ministrar à uma mulher que sofria de uma hemorragia.

 

Agora, enquanto isso, lemos no v.35 que chegou um mensageiro com uma trágica notícia: a filha de Jairo havia morrido. E, pior, houve até quem dissesse: "Jairo, sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?".

 

O coração de Jairo deve ter se apertado de dor. Por certo, ele pensou: "Ah! se tivéssemos chegado em tempo! Mas agora é tarde demais. Minha filhinha se foi."

 

Entretanto, veja o v.36, Jesus garantiu pra Jairo: "Não temas, crê somente".

 

Aí, ao se aproximarem da casa de Jairo, lemos no v.38, eles ouviram sons de choro e de lamentos.

Eram a família e os vizinhos de Jairo, chorando a morte da garota.

 

Veja só o contraste nesta cena: lá estava Jesus, o Deus Todo-poderoso, capaz de fazer qualquer coisa que se possa imaginar - contudo, as pessoas choravam e se lamentavam.

 

Em resumo, elas estavam dizendo: "Deus só pode operar um milagre enquanto há sinal de esperança. Mas agora que a menina morreu, não adianta mais buscá-Lo, porque nem Ele consegue reverter uma situação dessas".

Quantas pessoas hoje não buscam mais a Jesus porque acham que não há esperança para o seu problema?

Há multidões que somente confiam em Deus até o ponto em que algo em sua vida morre.

 

Confiam em Deus enquanto vêem sinal de esperança, mas quando morre o casamento, quando morre o relacionamento, quando morre o sonho, então elas choram e se lamentam, e dizem: "Não há mais esperança... agora é impossível de resolver, é impossível de transformar ou impossível de restaurar".

 

No v.39, Jesus repreendeu este tipo de incredulidade.

Ele disse o seguinte à multidão que chorava na casa de Jairo: "Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme".

 

Jesus estava declarando: "A situação não está do jeito que vocês vêem ou pensam. Vocês acham que acabou a esperança. Mas Eu digo que haverá restauração". Aleluia!

 

Então Jesus se dirigiu ao quarto da garotinha, a filha de Jairo - e, pronunciando uma simples palavra, Jesus trouxe a criança de volta à vida. Está escrito, v.42: "Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar...".

 

Amado, por que o Espírito Santo incluiu esta história no evangelho de Marcos?

Foi para nos mostrar que nada está muito "morto", ou num estado muito avançado, que Deus não possa agir. O Espírito Santo está dizendo: "Confie em Deus para resolver o seu problema, porque nunca é tarde demais para Ele!" Aleluia!

 

Em verdade, quando nós dizemos que Deus não pode resolver uma coisa, nós estamos chamando a Deus de mentiroso, porque a Bíblia (1Jo 5.10) diz que "...Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso...".

 

Será que você é igual à família e aos vizinhos de Jairo, que estavam chorando muito e se lamentando, e somente falando que não há mais esperança?

 

Se você sofre com um problema e não diz: "O meu Deus pode resolver qualquer coisa", você está dizendo ao mundo que Deus é mentiroso.

 

Amado: Basta Uma Palavra de Jesus, e o Que Estava Morto Vem à Vida. Amém?

 

Agora, a maior demonstração do poder de Deus é essa:

Deus Não Só Pode Resolver a Sua Situação Difícil, Como Também o Seu Problema de Pecado

Eu tenho uma carta de um presidiário, que é de partir o coração. Nessa carta ele diz: "...sou um pervertido sexual, e estou preso por causa deste vício. Sei que não nasci assim, mas acabei me transformando nisso. Fui casado três vezes, e tenho quatro filhos. A verdade é que gosto de tudo que é pervertido. Tudo que se possa imaginar, eu provavelmente já experimentei. Quero parar, mas não paro. Já superei crise de abstinência - isto não foi problema. Até fui capaz de me afastar de pornografia, um pouco de cada vez. Eu creio de verdade no poder que Deus tem de curar. Supliquei, chorei e Lhe pedi socorro. Mas parece que não consigo achar a porta para fugir do meu problema de perversão. Sempre tenho comigo o desejo de fazer a vontade do Senhor; porém, constantemente deixo este desejo de lado e caio outra vez na minha luxúria. Menti para Deus, prometendo nunca fazer de novo, mas sempre volto. Sofro porque sei que entristeço o Senhor. Quando vou à capela, me sinto de duas caras. Aqui há homens que me respeitam, porque lhes dei bons conselhos, mas não guardei isto para eu mesmo. Toco piano e canto na capela, mas não me sinto bem porque não estou bem. Prefiro morrer e ir para o inferno, do que alguma vez importunar mais uma pessoa inocente outra vez. Mas não quero ir para o inferno. Quero servir a Deus, e quero seu amor. Estou numa armadilha pois odeio o que faço, mas mesmo assim gosto. Não sei o que fazer."

Eu quero dizer a pessoas como essa: não perca as esperanças. Deus pode resolver qualquer coisa, Deus pode consertar sua mente pervertida. Ele pode trazer cura para você, Deus pode salvar a sua alma.

 

Houve uma época em que eu achava que não havia cura para pacientes terminais, ou solução para pessoas com problemas crônicos na vida...

Mas o Senhor começou a me enviar testemunhos de pessoas que haviam sido libertadas de sua escravidão.

 

Não consigo esquecer, por exemplo, do Adelino Ferreira de Abreu. Ele foi criminoso em Nova Iguaçu, bandido de alta periculosidade... que pra roubar e consumir drogas, chegou a matar homens e mulheres. Era o próprio terror em pessoa, o apelido dele Era Cabelereira e, com justiça, porque tinha os cabelos grandes e embaraçados.

 

Mas a mãe de Adelino orava por ele... então no coração dela, ela acreditava: "Ainda há esperança. O meu Deus pode resolver qualquer coisa"... e de fato: depois que Adelino foi pego pela polícia e, levou um tiro na testa que o São Jorge tatuado no peito não pôde protege-lo, ele olhou para o céu e descobriu Deus - abandonou o crime e se tornou homem de Deus, honrado, íntegro... agora é o Ex-Cabeleira, pastor, pregador do Evangelho... eu o conheci em Teresópolis.

 

Então, hoje posso dizer com muita sinceridade: se você quer libertação, Deus é capaz de lhe dar isto - não importa qual tipo de luta você enfrenta, Deus pode romper o seu pecado e te libertar da maldição dele.

 

Conclusão

Você tem de crer que nada em sua vida é impossível para Deus.

Não existe garra do diabo que Jesus não possa quebrar.

 

Por isso, tenha fé nesta noite: creia que Deus vai mudar e transformar totalmente a sua vida.

 

Deus transformou a vida de Sara, Deus transformou a vida do jovem possuído pelo demônio, Deus transformou a vida da filha de Jairo - e Ele pode transformar também a sua vida, para Deus nada é impossível!

 

Nosso Deus pode resolver qualquer coisa, qualquer coisa, qualquer coisa!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 21 de Novembro de 2004

bottom of page