top of page

ESTUDO DOS DONS ESPIRITUAIS

1 Coríntios 12.1

 

“A respeito dos dons espirituais não quero que sejais ignorantes.”

 

Introdução

Nós estamos ocupados em estudar a respeito dos dons espirituais. Então, a primeira coisa boa pra fazer é definir exatamente o que são dons

espirituais.

Para definir o que é dom espiritual, temos uma boa ajuda com C. Peter Wagner, ele é um doutor que estudou profundamente o assunto,

pesquisou, escreveu um livro, e definiu assim: “Dom espiritual é um atributo especial, dado pelo Espírito Santo a cada membro do corpo de

Cristo, de acordo com a graça divina, para ser usado no contexto do corpo”.

Os dons espirituais são dádivas de Deus, são presentes que Deus dá para a igreja. Olha que coisa boa! Deus dá presentes para a igreja.

E você sabe o que é igreja, não sabe? Nós somos a igreja. A igreja são pessoas que receberam a Jesus como Salvador. Igreja é gente salva, e não um prédio, uma construção. Nós somos a igreja!

Até uma nota curiosa sobre essa palavra “igreja”, é que ela, no original grego, significa “os chamados para fora”. É um termo que fala do povo de Deus, que foi chamado para fora das trevas para dentro da luz, para fora do pecado para dentro da salvação.

Igreja, portanto, são pessoas que Deus chamou para formarem o Seu povo, a Sua família, a Sua igreja.

E pra quê igreja? Porque existe igreja? Igreja existe para fazer o papel de corpo de Cristo na terra.

Os crentes em Jesus formam “o corpo de Cristo” presente na terra hoje.

Jesus, depois de ter sido ressuscitado dos mortos, após Sua morte na cruz, a Bíblia conta que Ele voltou para o céu, para o Seu lugar junto ao trono do Pai, Jesus está sentado ao lado direito do Pai.

Mas, na terra, Jesus Se move através da Igreja. A igreja é o corpo vivo de Jesus na terra hoje: Seu solhos, seus braços, sua boca, seus

pés... A igreja existe na terra para manifestar Jesus.

Nesse entendimento, nós até temos definido a nossa visão.

Quando você pergunta, pra que existe igreja?

Nós formulamos uma resposta bem simples.

Em primeiro lugar, em relação a Deus, a igreja existe para adorar. A igreja é uma comunidade adoradora. Adorar a Deus é nossa primeira

missão.

Portanto, a maior missão da igreja não é fazer missões, ação social, mas é adorar a Deus.

Em relação a si mesma, a igreja existe para treinar os santos, conforme está escrito em Ef 4.12-16. Na igreja todos são sacerdotes, todos são ministros, todos são servos e servas de Deus, que estão para servir.

Logo, a igreja existe para equipar cada um para o serviço na obra de Deus.

E, em terceiro lugar, em relação ao mundo, a igreja existe para testemunhar, para pregar o evangelho, resumindo, para alcançar os perdidos.

Nossa visão como igreja está formulada de modo a deixar isso bem claro. Pra qualquer um que perguntar: Pra que existe igreja? ou que

perguntar: O que a sua igreja faz? A resposta é... diga: Atá! É um acróstico, não é: Adorar a Deus, Treinar os crentes e Alcançar os perdidos.

E onde entram os dons espirituais nisso?

Entram justamente na questão prática, isto é, como que vamos conseguir, como igreja, adorar a Deus de maneira devida? Como vamos treinar os crentes para o serviço da obra de Deus, para o sacerdócio, para o ministério? Como que vamos conseguir, como igreja, alcançar os perdidos?

Irmão, não é na base das nossas próprias condições e habilidades naturais. Podemos até ser possuidores de algumas aptidões naturais, mas a obra de Deus pra ser feita, requer mais do que habilidades naturais – é preciso de uma capacitação sobrenatural para a igreja conseguir fazer aquilo que deve fazer.

É aí que o Espírito Santo entra em cena, presenteando a igreja com dons espirituais, isto é, dando aos crentes uma capacitação sobrenatural para assim, cada um contribuir de alguma forma, para a igreja cumprir a sua missão.

Portanto, dons espirituais não são dotes naturais, não são aptidões naturais como os talentos, as habilidades... tem gente que desenha, que canta, que pinta, que cozinha, que escreve... isso são talentos naturais.

São importantes, mas quando falamos em dons espirituais, estamos falando em capacitação sobrenatural, que não vem do homem, vem do

Espírito de Deus.

E, sabe, esses dons espirituais não são alcançados por mérito, por merecimentos, eles são distribuídos por Deus conforme a própria vontade dEle. Não são distribuídos conforme o querer humano. Veja 1Co 12.11: “...ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

Pois bem, tem quatro verdades que merecem ser destacadas sobre os dons espirituais. E é o que quero fazer nesta manhã, que você compreenda quatro verdades sobre os dons espirituais hoje.

Em primeiro lugar, entenda qual é a origem dos dons espirituais.

Os dons espirituais não vem do homem, não é uma coisa passada de pai pra filho... não é uma coisa que alguém ensina e você aprende... Não, os dons espirituais vem de Deus.

E, porque vem de Deus, não confunda dons espirituais com talentos naturais. O talento é uma habilidade que a pessoa desenvolve.

O Davi, eu lembro de quando ele estava desenvolvendo o seu talento para tocar violão... ah! como me lembro! Era de doer. Davi fecha a

porta do quarto e se sentia o máximo lá dentro.

Pra ele era como se não houvesse ninguém em casa, ninguém vizinho... ele estava desenvolvendo o talento musical. Desenvolveu, graças a Deus!

Os dons espirituais são concedidos aos membros do corpo de Cristo, pelo Espírito Santo. Quer dizer, são somente os crentes que são possuidores de dons espirituais, os não crentes não têm.  

E outra, não é a igreja que concede os dons, que distribui os dons. Não acontece uma reunião de líderes pra definir quem é que vai ficar com esse ou com aquele dom. Não existe isso. Os dons são dados pelo Espírito Santo.

Veja de novo 1Co 12.11: “...ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

Em segundo lugar, uma verdade sobre os dons a ser compreendida é também a seguinte: a natureza dos dons espirituais.

Os dons espirituais, irmão, eles são uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo aos membros do corpo de Cristo para o

desempenho do ministério.

Nós somos, cada crente é, membro do corpo de Cristo. Cada membro tem uma função no corpo. É como no corpo humano mesmo: cada membro, cada parte tem a sua função.

Na igreja é assim, cada membro tem uma função, tem algo a fazer... nenhum membro é inútil, sem valor, sem serventia. Todos somos

capacitados para servir.

E, sabe, também, nenhum membro pode se considerar superior nem inferior aos os outros, porque todos são importantes.

Já imaginou um corpo sem boca, sem olhos... eu mostro seria! Todos os membros são importantes.

E, interessante, quando um membro serve, todos os outros são beneficiados. Meu estômago, meus braços, minhas orelhas, como somos gratos aos pés que nos levam de um lugar para outro...

Na igreja, somos membros capacitados para servir uns aos outros. É assim que as necessidades vão sendo supridas, o corpo vai desenvolver...

Em terceiro lugar, entenda o propósito dos dons espirituais.

Deus dá os dons espirituais para os crentes, mas não são para os crentes – os dons são dados aos crentes para servirem a Deus, servirem uns aos outros e servirem ao mundo.

Os dons não são dados para status de ninguém. São todos dados para Cristo ser promovido. Esse é o propósito.

E sabe, nenhum membro do corpo de Cristo, que é a igreja, ficou sem receber dons de Deus e ninguém recebeu todos os dons.

Isto é uma verdade. Quer você sinta, quer não, você tem dons espirituais. Pode não saber ainda quais são eles, mas que Deus deu, isso é

fato.

Ninguém tem todos os dons. Normalmente temos um dom e alguns, dois ou três subordinados, isto é, que se alinham bem aquele que é o nosso dom principal.

Em quarto lugar, entenda também qual é o resultado dos dons espirituais.

Os dons espirituais têm dois propósitos: a glória de Deus e a edificação da igreja. Deus é mais glorificado em nós quanto mais nós nos

deleitamos nEle e servimos uns aos outros.

Os dons espirituais, já disse, não é pra status de ninguém... os dons não são dados para pessoa alguma se promover. Nenhum membro da igreja pode gloriar-se por ter este ou aquele dom, pois os dons não são dados por mérito.

Usar os dons para exaltação pessoal está fora do propósito. Os dons são para a edificação da igreja.

Tem congregações onde o povo transforma a igreja numa feira de vaidades, cada um quer se exibir, se apresentar, mostrar sua performance

como profeta, como pregador, como evangelista...

Tá errado. A igreja de Jesus não é uma feira de vaidades, é uma plataforma de serviço. No reino de Deus o princípio é assim: maior, mais

ilustre, é aquele que serve.

Irmão, quando investimos nossa vida, nossos recursos naturais e os dons que o Espírito Santo deu, para socorrer os aflitos, fortalecer

os fracos, instruir os novos na fé, ajudar os necessitados e encorajar os abatidos, o nome de Deus é exaltado, o mundo é impactado e a

igreja é edificada.

Quando usamos os dons espirituais da forma certa e com a motivação certa, Deus é exaltado no céu e pessoas são abençoadas na terra.  

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page