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COMO CHEGA O PECADO

Tiago 1.13-15

 

Introdução

Meu propósito hoje é trazer uma palavra de ensino pra você. Mas um ensino que vai não apenas trazer informação, mas que ajudará você a criar mecanismos de vigilância na sua vida, pra que você viva uma vida santa na presença de Deus.

Tem alguém aqui interessado nisso, em viver uma vida santa diante de Deus? Porque quem quer estar com Deus e contar com Ele, agora nessa vida e na vida que vem depois dessa, precisa ser santo.

Diz a Palavra (Hb 12.14): "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; [porque] sem santidade ninguém verá o Senhor".

Diga “ninguém”. E diga pra pessoa ao seu lado: “Olha, a Bíblia quando diz ninguém é ninguém mesmo". Ninguém na Bíblia é ninguém. Ou seja, buscar a santificação é um pré-requisito para que possamos estar diante dEle.

O Sl 24.3-5, fala: “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça”.

Quem vai estar diante de Deus? É todo aquele e aquela que vive uma vida de santidade.

E, o que é viver uma vida de santidade? É viver dizendo não ao pecado, todos os dias.

Mas, o que é pecado?  Numa explicação bem simples: pecado é desobediência a Deus.

Se Deus diz que o caminho é por aqui, mas nós decidimos ir por ali, por outro caminho, contrariando aquilo que Deus estabeleceu, então estamos pecando, porque o sentido mais absoluto de pecado é transgressão da vontade de Deus.

E, amado, a vontade de Deus para todos nós, para toda pessoa, é que cada um, procure a santificação – uma tarefa que vai exigir o nosso esforço, a nossa fé, a nossa consagração todos os dias da nossa vida.

E precisa ficar claro: se você não buscar a santificação, você não poderá ver o Senhor. Não poderá ver, muito menos entrar no céu.

Por isso, você deve entender a dinâmica do pecado, isto é, como que o pecado chega para a sua vida.

E Tiago, nesse texto, mostra, em poucas palavras, o processo do pecado e, se você entender isso, você vai poder se defender melhor. Você vai poder acordar todos os dias com uma determinação em seu coração: “Hoje eu vou vigiar, hoje eu vou lutar contra o pecado, hoje eu vou manter a santidade que eu ganhei em Cristo Jesus”. Amém?

Mas você precisa conhecer o processo, como é que o pecado chega para a sua vida.

Eu fico agradecido a Deus por homens e mulheres que gastam a vida toda se dedicando ao estudo, muitas vezes, de uma bactéria, de um vírus, que produz aí uma doença, e essas pessoas notáveis, verdadeiros doutores, gastam a vida nesse esforço de conhecer bem um vírus, uma bactéria.

É que entendendo como funciona o inimigo, esses doutores podem, depois, num segundo passo, descobrir como a humanidade pode ser defendida daquele inimigo, e aí é que surgem os remédios, as vacinas.

Sabe, isso funciona também em relação a sua vida espiritual: se você não conhecer bem o inimigo, como poderá se defender dele?

E sabe de um terrível inimigo, que pode levar o ser humano, criado à semelhança de Deus, para o inferno? É o pecado.

Então, irmão, a gente precisa estudar sobre o pecado, porque todos os dias, temos que lutar, guerrear contra ele, porque não há como nós vivermos uma vida boa, excelente (e não é isso que Deus tem preparado para nós?), se nós não estivermos tendo vitória sobre o pecado.

Então, Tiago fala nesses versos, que nós somos tentados ao pecado pela nossa própria concupiscência. Diga concupiscência. Não é concupiscência... E, pergunta pro irmão? O que significa concupiscência? Agora, explica pra ele.

Tá aí uma palavra que não é do dia a dia da gente, então, anote o que é concupiscência:

é desejo, cobiça, desejo carnal, pecaminoso.

E Tiago diz que esse problema não está fora de você, não está nas circunstâncias à sua volta, não está no ambiente em que você está, não está nas dificuldades que você têm... o problema está dentro de você, porque dentro de você existem concupiscências, existem desejos que te puxam para fazer aquilo que Deus disse que não é para fazer.

Então, você precisa entender que essa luta é travada dentro de você, e ela é diária; todos os dias, temos que lutar contra os maus desejos, contra os desejos pecaminosos que existem dentro de nós.

Portanto, o inimigo aqui, não está do lado de fora, está dentro de você, dentro de nós.

Em 1Jo 2.16, lemos que existem portas pelas quais o pecado entra em nós e se estabelece.

O texto mostra que essas portas são as seguintes: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. O texto diz: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.

Sempre quando pecamos, permitimos que uma dessas portas seja arrombada pelo pecado, e aí, ele entra: tem a porta chamada concupiscência da carne, outra porta com o nome concupiscência dos olhos e outra porta chamada soberba da vida.

A NTLH diz assim “Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo”.

Traduzindo, algumas coisas que você faz e não deveria fazer, são resultado de uma porta deixada aberta, que pode ser a da concupiscência da carne: a porta ficou aberta, e os apetites carnais não foram dominados, então o pecado entra.

Mas, às vezes, o pecado entra por causa da concupiscência dos olhos. Aquilo que nós vemos, nós desejamos. Quer dizer, enquanto você não vê, tudo bem, não vai despertar o desejo, o apetite, a vontade de fazer aquilo ou de ter aquilo que não é permitido por Deus.

Tem uma declaração, aonde mesmo que está na Bíblia, qual é o verso que diz: “O que o olho não viu, o coração não sente”? Hum, isso não tá na Bíblia, não; é um ditado popular, mas é verdade: às vezes nós somos levados a pecar por causa daquilo que vemos.

Mas tem outra porta: às vezes nós somos derrubados pela soberba da vida, o orgulho.

Por exemplo, eu não sei o que uma pessoa ganha por guardar mágoa no coração.

Vamos imaginar que alguém feriu você e você ficou profundamente magoado, uma mágoa tão grande que virou ódio dentro de você.

Você não ganha nada com isso... mas você também não teve esse apetite, esse desejo: “Hum, eu vou sentir ódio daquela pessoa”.

Mas, como, então, algumas pessoas e crentes, inclusive, ficam dominados pela mágoa? Aonde é que começa isso?

Sabe aonde? Na soberba da vida, no puro orgulho. Toda vez que você guarda um ressentimento contra o seu irmão, você está sendo orgulhoso, e aí, o pecado opera e entra por essa porta.

E Tg 1.13, voltando ao texto, ele está dizendo que nós precisamos cuidar das nossas concupiscências, dos nossos apetites ou desejos carnais, porque ninguém pode dizer que é tentado por Deus, porque Deus não tenta ninguém! Tiago diz: “Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus. ” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém.”

E ele explica no v.14-15: “Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte”.

Você é tentado quando é atraído e enganado pelos seus próprios maus desejos. E se esses maus desejos, quando eles vencem essa batalha dentro de você, isso gera o pecado e o pecado quando maduro, quando consumado, ele gera morte.

A gente vive essa luta, porque todos temos uma natureza carnal e uma natureza espiritual. Todo ser humano é assim.

E essas duas naturezas conflitam dentro de nós, é como se houvesse dentro da gente dois ímãs.

Sabe um ímã? O primeiro puxa a gente para a comunhão com Deus, para a vida pura, de santidade, mas tem outro ímã dentro de nós que, todo o tempo, nos puxa para a desobediência, para o pecado.

Tem um personagem na Bíblia que, tenho certeza, todos admiram e, quem sabe, você até já disse: “Eu quero ser assim como ele”, é o apóstolo Paulo.

Paulo foi um homem santo, vencedor, um homem consagrado. Mas, sabe, o preço era caro. Olha em Rm 7.18-24 o que Paulo conta do que passava no coração dele, do apóstolo Paulo, heim: “Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau".

Já se sentiu assim? V.22 ele fala: “Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus”. É como se falasse: “Eu sou crente, mas...” e conclui no v.24: "Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?".

Você tá sentindo o drama? Aqui está um homem de Deus, consagrado, de compromisso, lutando para permanecer em santidade, porque dentro dele tem essa luta, essa guerra.

Por um lado, ele se vê puxado pra Deus, é um ímã: ele quer buscar a Deus, ele tem prazer na lei de Deus, mas por outro lado, ele vê o pecado atraindo.

Todos nós, aqui, de uma forma ou de outra, temos vivido essa guerra. É a realidade.

Agora, não pense que isso acontece por causa daqueles pecadões que a gente costuma classificar assim. A maioria pensa que a imoralidade, a perversão sexual, o adultério, isso é pecadão...

Mas, preste atenção, a mentira é pecado do mesmo jeito, a mágoa... é pecado, e não importa o peso, o tamanho, a medida, o processo é sempre o mesmo.

Então, você precisa entender como o pecado chega, porque não tem como você se livrar dessa luta, aliás, tem uma maneira de você se livrar dessa luta: no final dessa reunião, eu poderei orar pra que você não tenha mais nenhuma luta na sua carne contra o seu espírito. Eu poderei orar: “Senhor, esse querido aqui não quer ter mais nenhuma luta, então, mata ele Senhor; se for salvo, leva pro céu”.

Alguém se candidata pra essa oração? Duvido, a gente quer é viver, então, amado, se prepara pra lutar! Diga pra pessoa ao seu lado: prepare-se para lutar todos os dias.

Mas, há uma segunda chance pra você escapar dessa luta diária: é chegar logo aquele glorioso dia, quando Jesus vai voltar, porque teremos nosso corpo corruptível transformado em um conformo incorruptível! Aleluia!

Tem gente que tem medo da volta de Jesus, mas você tem que ter uma visão da volta de Jesus como o fim da luta e a inauguração de um novo tempo.

Não, mas tem gente que tem uma visão pessimista da volta de Jesus. Estão dizendo: “Mas vai ser assim, a qualquer hora? Puxa, e se eu não tiver casado, nem tiver tido meus filhos, minha casa, meu carro, meu gato, meu cachorro?”

Pra quem não tem uma revelação do que significa a volta de Jesus, é mesmo uma pena, assustador... mas para nós que somos a noiva do Cordeiro, nós dizemos: “Maranata, vem Senhor Jesus, nos livra dessa natureza carnal que produz tanto conflito em nós!” E isso, naquele dia, vai ser maravilhoso.

Mas, por enquanto, é uma guerra, por enquanto você tem que lutar todos os dias... por enquanto, todos os dias, você tem que escolher a cruz, e matar a sua carne nela, dizendo: “Minha natureza carnal, fique aí, na cruz, morra hoje”.

Porque a verdade é essa: não dá para anular a ação dessas duas naturezas, elas existem, elas são reais.

E se você dá vantagem à carne, aos maus desejos do seu coração, ela se fortalece – é um ímã que te atrai para o pecado... se você fica assim, passeando pelos ambientes do pecado, brincando com o pecado, você vai ser atraído para o pecado.

Mas se você quer viver uma vida de santidade, então você precisa investir na sua comunhão com Deus, precisa ler mais a Palavra de Deus, precisa escolher melhor os lugares que você frequenta, precisa escolher melhor as pessoas com as quais você anda, porque quanto mais santo, mais limpo, mais puro, for o ambiente que você tiver, mais difícil será para o pecado te atrair. Quem tá entendendo?

Agora, como é mesmo que o pecado entra na gente?

Tiago fala de uma sequência, ele diz assim, v.14-15: "as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte ".

Qual é a sequência? Somos atraídos, depois somos enganados, aí o pecado nasce e depois fica maduro (quer dizer, nós o concretizamos) e uma vez que o pecado é concretizado, ele gera morte.

Esse é o processo que ocorre com qualquer pecado na nossa vida.

Essa sequência pode acontecer em alguns segundos, num piscar de olho você pode passar da atração para o engano, do engano para o nascimento do pecado, do nascimento para a ação (o pecado maduro, consumado, praticado, feito), e da ação para a morte, em segundos. Ou pode levar meses, mas a sequência é a mesma.

O pecado começa a chegar com a atração. O que é atração?

Bem, você tá na vontade de Deus, está assim, de acordo com a Palavra de Deus, mas aí, você tem a sua atenção desviada da vontade de Deus, para uma coisa proibida.

E o diabo é um especialista nisso; ele sabe montar vitrines pra chamar a sua atenção para o pecado. Ele é especialista em preparar coisas que te tirem da vontade de Deus.

Olha, pra você entender, o diabo sabe disfarçar o jiló. Sabe aquela mãe que quer ensinar o filho a comer jiló? Então ela põe, assim, uma fatia de mozzarella sobre o jiló, e a criança come, morde, mas o amargo tá lá, só foi um disfarce.

Amado, o diabo faz isso: ele disfarça o amargo para te atrair para o pecado.

Olha como é esse processo de atração, veja Gn 3.1-6: “A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: - É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? A mulher respondeu: - Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. Mas a cobra afirmou: - Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

O v.6 diz: "A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu".

Olha como funciona a atração: a serpente, termo que a Bíblia usa para falar do diabo, chegou pra Eva, que estava ali num lugar de abundância que Deus preparou, ela tinha um jardim inteiro, árvores com frutos deliciosos, mas de repente, ela viu um movimento numa árvore, justamente naquela árvore que ela não deveria tocar, porque foi assim que Deus orientou.

Mas a serpente estava lá, com a sua conversinha macia de sempre, e começou a chamar a atenção de Eva para aquele fruto que Deus falou para que ela não comesse.

Mas aqui no v.6 está um resumo do que aconteceu. A primeira coisa foi que Eva percebeu que a árvore era boa para se comer. O que é isso? Concupiscência da carne.

Olhando o fruto, a boca encheu d’água – se quer ter uma ideia do que Eva sentiu quando olhou para aquela fruta, imagina aí uma picanha no espeto, com a gordura virada pra cima, pingando, saindo fumaça...

Eva viu que a árvore era agradável para se comer. Depois, viu também que era agradável aos olhos, aí: concupiscência dos olhos, ou seja, a fruta não apenas era gostosa, era também atraente, bonita!

E o que mais? Era desejável para dar entendimento. O que é isso? Soberba da vida, orgulho, desejo de saber mais do que Deus permitiu.

Perceba, então, que nessa tentação de Eva, as três portas foram arrombadas, as três portas!

Mas, preste atenção: enquanto Eva estava sendo atraída, sendo tentada, ela não pecou ainda; por enquanto, ela estava só sendo atraída.

Deixa eu te falar uma coisa: tentação não é pecado. Tem crentes que entram em tentação e já se sentem em pecado, ficam mal consigo mesmos, achando que já estão em pecado.

Isso é um engano, porque você está sendo tentado, mas você não pecou ainda, só está sendo atraído. Por isso, quanto antes você tomar uma atitude e fechar as portas, melhor.

O diabo fez a mesma coisa com Jesus, lemos em Mt 4.

Jesus estava com fome, e aí o diabo veio e falou pra Ele assim: “Jesus, usa os seus poderes e transforme essa pedra em pão”. Qual é a porta pela qual o diabo tentou entrar?

Concupiscência da carne. Porque não é concupiscência dos olhos? Porque, pensa bem, que pessoa normal vai olhar pra uma pedra do deserto e dizer: “Humm, uma pedra, que delícia! Vou dar uma dentada!"

Ninguém faria isso, então o diabo tentou abrir a porta da concupiscência da carne, levando Jesus a provar que Ele era o filho de Deus. Só que Jesus disse não, e aí, fechou a porta.

Como foi que Jesus fechou a porta? Foi com a palavra, Ele disse: “Está escrito. As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz”.

O diabo continuou e veio com a segunda tentativa, v.5. O diabo mostrou para Jesus a glória de todos os reinos do mundo. Por que porta o diabo está tentando entrar? Pela concupiscência dos olhos.

Como é que você tem que fazer quando sofre atração por uma coisa má, que não tem a aprovação de Deus? Você fecha a porta mencionando a Palavra de Deus. Foi isso que Jesus fez.

E o diabo veio de novo. O v.8 fala que Jesus foi levado para uma parte mais alta, e o diabo falou: “você é o filho de Deus? Se joga daqui, porque os anjos vão fazer alguma coisa para te salvar”.

Qual é a atração agora? Por que porta o diabo está tentando entrar? Diga: soberba da vida.

Mas, qual o atrativo? Em troca de que alguém pularia de um lugar alto toda vida? Ah! A atração foi a seguinte, o diabo estava sugerindo: “Jesus, você pula e os anjos vêm salvar você, e a cidade de Jerusalém inteira vai dizer: “Ohhh! Esse é o cara!” Olha a glória que seria.

Percebe como é que acontece a tentação? Você é atraído para o mau.

Suponhamos que você, um bom crente, está lá no balcão da loja, você é um vendedor de CDs, vendedor honesto, desses que vende gato por gato e não gato por lebre.

Mas, de repente, você tá lá no serviço, e aparece um freguês que, você olha pra ele, olha pro bolso dele e você pensa: “Puxa, esse aí vai me comprar CD, ah! Vai!” E aí, você começa a dizer: “Olha, esse CD aqui, se você comprar, vai acontecer tanta coisa boa na sua vida. Esse CD dá uma sorte!”

É um exemplo bobinho, mas acontece: muitas vezes somos tentados a sair da honestidade, porque um desejo foi despertado. No caso, a atração do dinheiro.

Irmão, se você puder fechar a porta da atração, você vencerá o pecado. O mundo tá cheio de apelos, de atração, mas você precisa exercer domínio.

Não adianta você dizer: “Pastor, eu não sei o que acontece comigo, porque mais uma vez eu vacilei, eu me entreguei, de novo, à impureza sexual, à masturbação, à pornografia”.

Você não sabe o que acontece com você, não? Então, vamos lá: O que você estava fazendo, quando aconteceu de você se entregar à impureza sexual? Você estava lendo a Bíblia? “Não, sabe o que é que é? É que eu estava de madrugada, não tinha nada pra fazer, aí, liguei a televisão, ou a Internet fui passando de um lugar pro outro”. Você procurou sarna pra se coçar!

Irmão, se você quer viver uma santa, então precisa fechar, ao máximo, as portas da atração. Quem tá entendendo?

Quer se guardar da fofoca, porque fofoca é pecado! Quem sabia disso? Então, se afasta dos fofoqueiros. Faça os fofoqueiros passarem vergonha com você. Quando aquele linguarudo ou linguaruda chegar pra você e falar: “Você sabe o que que aconteceu com Fulano?” Você fala assim: “Não sei e não quero saber”. Pronto, acabou a conversa, você fechou a porta para a fofoca.

Porque, se você não dominar a atração, você vai entrar no segundo estágio da tentação que é o engano. A versão antiga fala “engodo”, ser engodado, não é engordado, é engodo, engano.

Isso é aquela conversinha mole do diabo, tentando fazer você acreditar que se você pecar, que se você mentir, que se você vender gato por lebre, ou guardar a mágoa, ou adulterar, isso não vai ter consequência nenhuma.

Então, com a atração, agora veio o engano: “Deus vai entender, ninguém tá vendo, e é só uma vezinha”.

Você acabou de receber o seu salário, ainda não é aquele salário que você gostaria, e você senta pra fazer as contas. Na mesa, de um lado, tá lá a Bíblia aberta em Ml 3.10: “trazei todos os dízimos a casa do tesouro”, e do outro lado estão as contas a pagar: conta de luz, de água, telefone, escola, mercado, carnê das Casas Bahia...

E aí, as suas duas naturezas começam a lutar: o se espírito diz: “eu preciso obedecer a Deus. É ele que me prospera e eu tenho que honrar a Deus”.

Aí você ouve aquela vozinha: “Rapaz, você vai entregar o dízimo? Olha o tanto que você tá ganhando. Olha quantas contas. E como você vai poder comprar aquele celular novo?” E a vozinha, dizendo: “Deus é compreende”. Olha o engano.

Você sai da escola, e a menina mais bonita da classe dá uma piscadinha pra você. Atração. E a vozinha diz pra você ficar com ela, transar com ela, porque, que mal tem, é só essa vez. Olha o engano.

A vozinha diz: “Enjoou da sua mulher? Arruma uma mais novinha”. Olha o engano!

Todos precisamos fechar a porta porque o engano quer dominar nossa vontade pra escolhermos o pecado e pecado gera morte.

Mas se você ouve a conversinha mole do diabo, e permite que dentro de você, o engano vença: “É, pensando bem, eu vou eu vou fazer isso, sim. Hummm!” Pronto, você já concebeu o pecado, ele não veio à luz ainda, não nasceu, não tá maduro, mas dentro de você ele já existe e só está esperando a oportunidade, porque no seu coração, você já resolveu “eu vou pecar”.

Só falta consumar, é questão de oportunidade... irmão, quando você permite que o engano vença os argumentos da Palavra de Deus dentro de você, aí o pecado tá pronto pra vir à luz e gerar a morte.

Mas, ouça, o pecado pode ser abortado, se você tomar a decisão radical, com fé em Deus, de fechar a porta.

Tiago diz que o pecado, uma vez consumado, gera morte. Todo pecado gera morte. Quer dizer que se eu pecar eu vou morrer? Isso mesmo.

A Bíblia conta de Ananias e Safira, lá da igreja de Jerusalém, eles morreram diante da igreja por causa de um pecado: mentiram ao Espírito Santo.

Mas, na maioria das vezes, a morte acontece em outras dimensões, mas acontece. Toda vez que você peca, a morte começa o seu trabalho, às vezes de forma silenciosa, matando sua comunhão com Deus, sua reputação, seu casamento...

Se você passar a unha sobre sua pele, vai ficar um risco vermelho. Você não consegue ver, mas milhares de células morreram por esse gesto. A morte também opera assim, ela se estabelece aos poucos.

Irmão, todos os dias você vai ter que lutar essa luta e várias vezes.

E Deus não te quer derrotado. Ele te quer vencedor. Amém?

 

Pr Walter Pacheco, 29/07/2014

Fonte: Danilo Figueira

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