top of page

DESCOMPLIQUE SEUS SOFRIMENTOS

Tiago 5.13

 

Temos falado sobre descomplique. A Bíblia traz princípios, traz orientação, que podem descomplicar nossa vida neste mundo tão complicado em que vivemos.

Temos refletido na carta que Tiago escreveu. Foi uma carta escrita aos discípulos de Jesus que se dispersaram pelo Império Romano, depois que uma perseguição aos cristãos foi iniciada em Jerusalém, no ano 44, no primeiro século.

Hoje nós estamos no ano 2017 e no século 21. Mas, em nossas mãos está uma carta inspirada pelo Espírito de Deus, que foi escrita por Tiago, no ano 44 da História.

E vale a pena recordar que este Tiago é o irmão de Jesus, porque foi também filho de José e Maria.

Mas Tiago, somente depois da ressurreição de Jesus, o seu meio irmão, é que ele se converteu e veio, mais tarde, a se tornar um dos líderes principais da igreja do primeiro século.

E como líder da igreja ele escreve esta carta para os discípulos que estão espalhados.

Bem, mas como eles tiveram acesso à essa carta se estavam espalhados? Essa era uma carta circular.

Os cristãos, naquela época, não se reuniam em prédios como este nosso.

Eles se reuniam em pequenos grupos nas casas. Então, esta carta circulava de grupo em grupo e era para ser lida em voz alta.

Imagina a empolgação do grupo quando chegava a vez dele receber a carta de Tiago para ser lida. A emoção de ouvir algo inspirado pelo Espírito de Deus!

E Tiago tem uma linguagem simples, prática. Ele vai direto ao ponto, e desafia a igreja a viver comprometida com os princípios de Jesus.   

Tiago fala sobre muitos assuntos comuns à vida da gente. O sofrimento é o nosso ponto para hoje.

A pergunta é: O que deve fazer uma pessoa quando está diante do sofrimento? Cair na folia? Fazer de conta que tudo continua numa boa?

Eu sou do tempo em que existia o Banco Bamerindus, que nos anos 80, tinha uma propaganda famosa que dizia: “O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa”. Tão boa que deixou de existir!

E o que a gente faz quando vem o sofrimento e a paz deixa de existir?

Cantamos que tudo continua numa boa?

Não dá. Tiago vem, portanto, com sua mensagem simples, e vai direto ao ponto.

Ele diz: “Se não confiarmos em Deus para descomplicar as nossas crises, a nossa agenda, a nossa fé e os nossos relacionamentos, nós vamos sofrer mais e amargar perdas ainda maiores na vida”.

O que fazer diante do sofrimento? A proposta de Tiago é simples, quer ver?

Ele diz: “Está alguém entre vocês sofrendo?” A resposta dele é: ore.

Para o sofrimento a resposta é oração, porque a oração muda as coisas. A oração é poderosa. A oração muda as coisas!

Veja essa listinha:

Pela oração, o que Esau sentia de maldade no coração para com o seu irmão Jacó, foi mudado (Gn 32)!

Pela oração de Moisés, é que Deus enviou aquelas dez pragas sobre o Egito e, depois, Moisés orou de novo e Deus removeu as pragas (Ex 7-44).

Pela oração, Josué conseguiu que o sol parasse um dia inteiro, imagina isso (Js 40)!

Pela oração, quando Sansão estava prestes a morrer de sede, Deus fez brotar água de uma maneira sobrenatural pra ele beber (Jz 45)!

Pela oração, Elias pediu que não chovesse e por três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois, pela oração, ele pediu que voltasse a chover e choveu (4Rs 17-18).

E o próprio Tiago escreveu (Tg 5.16): “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”. É poderosa. Uma versão da Bíblia diz: “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

Sabendo disso, quando você estiver em meio a um sofrimento, faz oração, porque orar muda as coisas.

Agora, orar não é feito mágica, tipo a história do Aladim e a sua lâmpada mágica. Uma esfregadinha e pronto, estalou os dedos, Deus atende pra satisfazer os nossos desejos e caprichos.

Não, não é assim! A oração muda as coisas, mas presta atenção: é a oração do justo, a oração de uma pessoa obediente a Deus.

Você está sendo assim?

Vale recordar como foi a oração de Jesus no Jardim do Getsâmane.

Jesus estava tão angustiado, porque sabia que enfrentaria a morte na cruz nas próximas horas, a Bíblia conta que Jesus suava gostas de sangue, porque a agonia era profunda, e foi aí que Jesus orou (Lc 22.42): “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.

Amado, a oração que muda as coisas, é essa que é feita por um justo, por uma pessoa que decidiu obedecer a Deus.   

E veja como a vontade de Deus é melhor: o cálice daquele sofrimento não foi afastado de Jesus, realmente Ele morreu na cruz; mas no que isto resultou pra Jesus? Ah! Ele foi exaltado.

Ressuscitou três dias depois e foi assentar no lado direito do trono de Deus Pai no céu!

Está sofrendo? Faz oração.

 

Ministração

Fecha os seus olhos por um momento em oração, por favor.

Estou falando hoje para alguém aflito, angustiado, com algum problema difícil a ser resolvido? Alguém aqui se sente cansado de lutar, se vê sem força, incapaz, humilhado pela vida? As coisas podem mudar para você.

Experimenta orar!

Estou pregando para alguém afundado nos vícios, prisioneiro dos maus costumes?

Alguém que está ansioso, preocupado com o resultado dos exames médicos? Venha pra gente fazer oração aqui na frente... venha trazendo sua dor, seu problema, sua vida, seu caráter, sua personalidade: tem um lugar pra você aqui. Pode vir com confiança. Jesus está conosco!

Ah! Não tem presença mais abençoadora do que a Jesus. A presença de Jesus nos aquece, nos comunica amor, nos envolve num abraço.

Está você se sentindo sozinho(a)? O gelo das pessoas está deixando você congelado, frio, indiferente? Venha, há lugar pra você na presença de Jesus.

Estou falando pra alguém cansado de lutar?

Você tem se esforçado para que as coisas mudem e não consegue? Há um lugar para você na presença de Jesus. Há um espaço nos braços dEle para receber você.

Venha para Jesus, traga sua vida como está. Quando você se entrega para Jesus, resolvido a obedecer a Deus, você pode fazer oração, que Ele te ajudará que as coisas mudem.

Jesus vai te ajudar. Ele colocará paz em seu coração. Você não passará mais as noites sem dormir. Ele colocará alegria em sua vida e finalmente você olhará para o futuro sem medo. Abra o seu coração para Jesus.

 

ORAÇÃO

Pai querido, obrigado porque há um lugar para todos Teus filhos em Teus braços de amor. Obrigado porque, embora cansados e feridos, podemos correr a Ti e achar descanso para nossas almas. Aceita-nos, ó Pai, e dá-nos o beijo de Tua paz. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 29/10/2017

bottom of page