top of page

A SÍNDROME DE PETER PAN

Efésios 4.14

 

Introdução

Queridos, quero falar hoje sobre a Síndrome de Peter Pan. Já ouviu isso?

Bem, Peter Pan é esse mocinho aí das histórias infantis, criado em 1902 para uma peça de teatro e que logo se popularizou como um homenzinho que não queria crescer.

Veja só: homenzinho que não queria crescer... existe na psicologia a Síndrome de Peter Pan. Essa síndrome é um desvio de personalidade. Ela é conceituada assim: síndrome que se caracteriza por determinados comportamentos imaturos em aspectos comportamentais psicológicos.

O indivíduo possuidor da Síndrome de Peter Pan tende a apresentar atitudes de irresponsabilidade, rebeldia, ira, dependência e negação ao envelhecimento.

Na prática, como é que acontece? É aquela pessoa já crescida, que tem condição de administrar a própria vida, porque já tem tamanho, tem estudo, tem o seu trabalho, mas que não consegue tocar a vida pra frente porque não quer...

Não quer formar a sua família, não quer casar, não quer ter filhos, não quer sair da barra da saia da mamãe, porque tem medo de estar assumindo responsabilidade, e aí, ela prefere levar uma vida de Peter Pan: pequena, mas aventureira, que gosta de festa... só não quer crescer.

Essa é a pessoa com a Síndrome de Peter Pan, que pode ter afetada também, outra área importante da vida: por exemplo, a pessoa não consegue enfrentar o mercado de trabalho, não consegue trabalhar porque tem medo da responsabilidade que vai enfrentar lá fora.

Tudo isso é explicado pela psicologia e se chama Síndrome de Peter Pan, ou seja, a pessoa cresce em estatura, avança na idade, porém os seus comportamentos são infantis, são imaturos, a pessoa tem atitudes de criança.

Mas, o que quero dizer nesta noite? Quero dizer que dentro da igreja, para nossa surpresa, muitas vezes encontramos pessoas com a Síndrome de Peter Pan na vida espiritual.

É uma analogia. Apóstolo Paulo não teve acesso ao personagem Peter Pan, mas ele já falava sobre pessoas que não querem crescer, que não querem amadurecer espiritualmente, que não querem ter responsabilidades com o reino de Deus, com as coisas de Deus.

Veja nesse verso que ele fala sobre pessoas adultas que se comportam como “meninos inconstantes”, como crianças que são arrastadas por qualquer onda ou empurradas por qualquer vento.

Ele diz para não sermos como pessoas assim, mas sermos como pessoas que crescem e que crescem até ao ponto de alcançar a estatura espiritual de Cristo. Olha o tanto que você deve desejar crescer: até a estatura espiritual de Cristo!

Agora, pergunte para a pessoa que está ao seu lado: você tem Síndrome de Peter Pan? ...se alguém disser que tem essa síndrome, diga: “Tá, mas você vai ficar melhor sem ela, em nome de Jesus”.

Veja, por favor, no v.13 que a Bíblia fala de que Deus espera que todos cheguemos “à medida da estatura completa de Cristo”. A revelação é que Deus deseja que sejamos pessoas maduras e que alcancemos a altura espiritual de Cristo.

Amado, Deus não quer ninguém criança na fé!

Como é essa síndrome, essa coisa da pessoa não querer crescer espiritualmente, não querer assumir responsabilidades de um adulto, não querer nada sério com as coisas de Deus?

Eu vou falar agora de algumas atitudes que são próprias de pessoas que se comportam como crianças na fé... olha as atitudes que essas pessoas têm dentro da igreja.

Primeira atitude que nós encontramos na pessoa infantil na fé: ela vive de igreja em igreja.

Você sabe como são as crianças: se você chega com um pacote bonito e um brinquedo dentro, os olhinhos da criança brilham a toda força. Aí, se chegar uma outra pessoa e der um pacote mais colorido para aquela criança, o que acontece com o pacote e o brinquedo de antes? ...ela abandona e vai direto para o outro.

E se chegar outra pessoa com um brinquedo que faz um barulhinho diferente, ela deixa os outros e vai ficar com esse, e assim por diante. Dependendo do embrulho, do pacote, a criança é atraída para ele.

Tem pessoas que são assim na igreja: pessoas que são atraídas por novidades do momento... elas não se estabelecem numa igreja, mas ficam aqui, e depois ficam ali, e depois de dali é pra lá... são feitos meninos inconstantes, que vão em todas as igrejas, porque são atraídas pelo pacote bonito, pelo brilho das festas.

Nada contra você visitar outra igreja, querido, mas você precisa ter compromisso com a sua... identificação com a sua responsabilidade com a sua.

Entenda que para crescer, para amadurecer espiritualmente, nós precisamos ter compromisso com a igreja, compromisso com o pastor, compromisso com nosso líder de célula, com nosso discipulador.

Mas, pessoas que se comportam como crianças na fé, não resistem ao conceito de se firmar na igreja, porque elas só querem aventuras.

Deus nos propõe uma grande aventura, se você não sabe: é a aventura do crescimento até a medida da estatura espiritual de Cristo. Mas é uma aventura com compromisso.

 

A nossa igreja está estruturada em células, que são pequenos grupos de pessoas que se reúnem nas casas durante a semana. E você sabia que uma pessoa que chega para nossa igreja, ela pode ir crescendo até alcançar o nível de liderança?

Sim, existem cinco degraus que vão sendo escalados nessa aventura: o Ganhar, Consolidar, Discipular, Treinar e Enviar. São degraus de uma escada que todos podem subir.

Mas o que acontece? As pessoas que são infantis na fé, ouvem o aviso do Encontro com Deus (o Encontro de Impacto), e falam: “Ah! Eu não preciso de não”.

Depois, ouvem o aviso para a reunião do TADEL, o aviso para matricular no treinamento, mas elas não tomam a atitude de crescer, não vão atrás do seu crescimento.

Isso não pode, sabe porque irmão? Deus condena a Síndrome de Peter Pan, Ele diz: “Chega de ser criança, está na hora de ter responsabilidades com o reino de Deus!” Amém?

Outra característica das pessoas infantis na fé: não gostam de ser contrariados.

Estão lá na célula e o líder fala alguma coisa, aí ficam tristes, magoados: “Meu líder falou direto pra mim. Aquela palavra ele falou olhando pra mim...”.

E aí, o que acontece? Pára de congregar na célula... quer trocar de líder...

Outra característica dos inconstantes, meninos na fé, crianças levadas de um lado para o outro: não sabem diferenciar o santo do profano.

Santo é tudo aquilo que está separado para Deus, que honra a Deus, que agrada a Deus... o profano fala de tudo aquilo que não agrada a Deus... aí, a pessoa infantil na fé, que não tem conhecimento da Palavra de Deus, sabe o que acontece? Ela não sabe fazer a diferença, ela não sabe que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Pessoas infantis na fé têm três frases prediletas: Não tem nada a ver. O que é que tem? E todo mundo faz.

Já ouviu isso? O que é que tem assistir Babilônia, tomar cervejinha, nada a ver. E aí não tem nada a ver, o que é que tem, e todo mundo faz, é o que governa a vida da pessoa.  

Outra atitude própria dos infantis na fé é que eles não respeitam autoridades espirituais.

Quem tem filhos adolescentes, lidam com a atitude insubordinada dos filhos, muitas vezes, porque o adolescente raciocina assim: “Meu pai não sabe nada. Minha mãe é quadrada e meu pai um mané”. E aí, esses meninos na fé, começam a achar que eles sabem tudo.

 

Na igreja, os que são infantis na fé, são do mesmo jeito: “Ah! o pastor, não sabe nada não”.

Agora, vamos prestar atenção no que Deus espera de cada um de nós. O v.14, fala: “cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo”.

Irmão, nosso padrão de maturidade não é nada mais, nada menos que Jesus, Ele é o nosso referencial. Diga: “Senhor Jesus, o Senhor é o meu referencial”.

Olha: para saber o quanto você cresceu em Deus, amadureceu espiritualmente, basta saber o quanto você se parece com Jesus, porque quanto mais parecido com Jesus você for, maior é o seu grau de maturidade espiritual.

Quer saber como está o seu nível de maturidade espiritual? Vou propor algumas perguntas para você.

 

Primeira pergunta para você saber se é uma pessoa madura: você consegue amar as pessoas como Jesus amou?

Lá em 1Jo 4.21, fala: “O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão”. Quem diz que ama a Deus e não ama a seu irmão, não ama a Deus não. Isso é sério.

Precisamos amar os irmãos independente dos erros deles, das falhas deles, da personalidade deles... Você tem conseguido amar todas as pessoas com quem você se relaciona?

 

Segunda pergunta: você tem perdoado como Jesus perdoou? Ai, ai ai... em Mt 6.12, na oração do Pai Nosso, está escrito: “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam”.

Já pensou você depender do perdão de Deus assim como você perdoa o seu próximo?

É fácil amarmos quem nos ama, difícil é amar e perdoar aqueles que nos ofendem, que nos devem dinheiro, que falam mal de nós, que nos confrontam... temos que perdoar.

 

Terceira pergunta: você se relaciona com Deus como Jesus se relacionou? 1Ts 5.17 está escrito: “Orem sempre”.

Qual é o nível de intimidade que você tem com Deus? Você sabe discernir a voz de Deus em seu coração? Você tem experiências em ouvir a voz de Deus?

Ou você precisa sempre ficar correndo atrás de profeta, e corre atrás de um, corre atrás de outro? Sabe porque isso? ...porque você não tem firmeza, não tem convicção, não é uma pessoa madura espiritualmente.

 

Quando você for uma pessoa madura, você confiará no Senhor e, para isto, precisará dedicar tempo na oração, na leitura da Palavra.

Tem muita gente infantil na fé, porque limita suas orações ao culto da igreja e limita a leitura da Bíblia apenas nos cultos e na reunião de célula.

Não pode. O seu nível de intimidade com Deus sempre estará muito baixo se você só deixar pra fazer oração e leitura da Bíblia nas reuniões da igreja.

Quarta questão: você obedece a Deus como Jesus obedeceu? Está escrito em Fp 2.8: “ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz”.

Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz. Você está sendo obediente a Deus?

 

Quinta pergunta: você serve às outras pessoas como Jesus serviu?

Isso também vai demonstrar o seu nível de maturidade espiritual. Mt 20.28, fala: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”.

Como é que você reage quando alguém pede um favor, quando alguém pede uma carona? Você responde: “Não vai dar... não posso, não tenho tempo”.

Tem esses eventos da igreja, como o Encontro com Deus, o Jantar Romântico de ontem, sempre precisamos de apoio para arrumação das coisas... você se dispõe a servir?

 

Sexta pergunta: Você profetiza ao mundo como Jesus profetizou? Lc 8.48: “Aí Jesus disse: - Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz”.

Numa só frase, Jesus profetizou dois tipos de bênçãos aqui nesse verso: a bênção da cura e a benção da paz. Jesus sempre profetizava coisas boas, palavras de esperança, palavras de vida.

Como tem sido com você? As palavras da sua boca vão demonstrar o nível de maturidade que você tem.

Será que se a gente colocar uma câmera na sua casa, o que a gente vai encontrar lá? Palavrões, xingamentos, murmurações, reclamações? ...falando mal da sua liderança, falando mal da sua igreja?

Querido, use os seus lábios para profetizar benção. Amém.

 

Sétima pergunta: Você enfrenta problemas na sua vida da forma como Jesus enfrentava?

Quando surge um problema, uma dificuldade na sua vida, como é que você reage? Passa a noite sem dormir, coração acelerado, parecendo que vai ter um troço... ansiedade, pânico, grosseria?

Se você enfrenta problemas dessa forma, sinto te informar: você está longe de uma maturidade desejável.

 

E concluindo, se você está se vendo como um cristão imaturo, você precisa amadurecer, precisa crescer em três níveis.

Primeiro, para crescer, ore mais. Segundo, medite na Palavra. E terceira coisa muito importante que vai te fazer amadurecer: é ter responsabilidade com a obra de Deus.

Você quer crescimento no reino de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14 de Junho de 2015

bottom of page