top of page

DESCOMPLIQUE SEUS RELACIONAMENTOS

Tiago 1.19-21

 

Introdução

Estamos trabalhando uma série de mensagens na carta de Tiago, que chamamos de Descomplique.

Tiago é uma carta que foi escrita para os discípulos de Jesus do primeiro século, mas também pra nós, discípulos de Jesus do século 21, aqui no Brasil, com essa crise política e econômica que atravessamos.

Mas, só pra você saber, o Tiago que escreve esta carta é o irmão de Jesus.

Haviam muitos homens com o nome Tiago no passado, e esse aqui é Tiago irmão de Jesus, porque Maria teve outros filhos com José em seu casamento.

Mas, interessante é que, apesar dele ser irmão de Jesus, Tiago se apresenta logo no primeiro verso como “servo de Deus e do Senhor Jesus”. E isto revela um pouco da personalidade de Tiago. Ele é uma pessoa simples. Ele não é esnobe, que se acha merecedora de prestígio por ser irmão do Senhor. Não.

Tiago também não é de fazer rodeios, ele tem uma personalidade simples e prática.

Então, quando ele se apresenta, ele não gasta tempo falando do seu parentesco com Jesus, mas vai direto ao ponto mais importante: “eu sou servo de Jesus, é isso que eu sou. Servo de Jesus”.

E quando Tiago escreve esta carta, ele escreve como líder da igreja que era. Isso também é interessante, porque Tiago só creu que Jesus era o Filho de Deus depois da ressurreição de Jesus. E logo depois que ele é convertido, sem levar muito tempo, ele logo já estava como líder da igreja do primeiro século.

Interessante, porque hoje em dia, do momento em que a pessoa decide entregar a vida dela para Jesus dirigir e abençoar, e ela decide se tornar membro de uma igreja, quanto tempo leva pra essa pessoa se tornar um líder na igreja?

Há pessoas que se tornaram crentes em Jesus e que participam da igreja, já vão fazer 10 anos e não assumem nada!

Tem 20 anos de membro de igreja e nada, não fazem nada, nem auxiliar de líder são.

Interessante, porque Tiago parece ser o tipo de cara que diz assim: “Opa, se é pra seguir Jesus, eu vou entrar de cabeça. Eu não vou ser um cristão meia-boca, um cristão morno. Se é pra seguir Jesus, eu entro de cabeça”.

Então, Tiago se torna um discípulo de Jesus e não demora muito, ele já é líder da igreja do primeiro século.

E assim, ele escreve aos discípulos que estão dispersos pelo Império Romano, por causa da perseguição que começou em Jerusalém depois da morte de Estevão.

Eram como os refugiados de hoje em dia. Deixaram suas casas pra trás, suas profissões pra trás, os seus negócios e estavam enfrentando crises de todo tipo.

E Tiago escreve de forma objetiva e prática pra eles. Por que? Primeiro, porque Tiago é assim, simples e prático.

Ele vai direto ao ponto. Tiago não é como aquela pessoa que fica fazendo rodeios, viajando na maionese. Tiago vai direto no ponto.

Existe uma outra razão porque Tiago escreve de forma simples e prática, além da personalidade dele: é que ele tem consciência de que os seus leitores estão vivendo um momento de crise, parecido com o fogo que alastrou no pasto e que tá chegando perto de casa.

Portanto, eles não têm tempo pra ficar ouvindo nem refletindo e analisando muito. Eles precisam de conselhos que sejam sábios, práticos e objetivos.

Então, você vai encontrar isso nessa carta que só tem cinco capítulos, mostrando como Tiago é simples. Se você perdeu alguma mensagem desta série, peça uma cópia pra ler e estudar.

Você vai ver que já refletimos sobre Descomplique Suas Crises.

Tiago, de maneira sensacional, nos convida a parar de olhar as crises só do ponto de vista econômico, político, psicológico e nos convida a olhar as crises do ponto de vista bíblico também.

Porque se somos discípulos de Jesus, nós precisamos resgatar essa capacidade de ver as coisas biblicamente. De olharmos os problemas que nos cercam biblicamente. Ou seja, nos perguntar: Através dessa crise, o que Deus está fazendo em mim? Que lição Ele quer me ensinar? Que mudança Ele quer ver na minha vida?

Também já refletimos sobre Descomplique Sua Agenda.

E nós fomos convidados a reorganizar a nossa vida de acordo com as prioridades de Deus.

Você precisa considerar qual está sendo a sua fase na vida e perguntar: Deus, diante desse momento, quais são as coisas, as atividades, os projetos, que o Senhor tem para a minha vida? E aí, você precisa canalizar o seu melhor para o que é prioritário.

Nós vimos também, no último final de semana, o desafio de descomplicar a fé.

Tiago fala da tentação e fala da obediência à Palavra de Deus. Duas coisas que estão relacionadas. Mas quando ele fala da tentação, ele nos desafia a parar de dar desculpas. Ele diz: “Chega de desculpas. Chega de dizer que você cedeu à tentação, porque não deu conta ou porque você está vivendo um momento emocional que não é legal, ou porque o seu casamento tá em crise, ou porque os seus pais te criaram de um jeito complicado, ou porque uma tia falou de você no passado e marcou a sua vida”.

Tiago diz: “Deixa de dar desculpas, assuma o fato de que são os seus desejos descontrolados, os seus desejos disfuncionais que te levaram ao erro, ao pecado”.

E lado a lado disso, Tiago também diz: “Chega de obesidade espiritual”. Tem muita gente ouvindo, ouvindo, ouvindo e ouvindo e praticando pouco. Isso gera obesidade mórbida na vida espiritual de muita gente. Então, Tiago fala: “Precisa queimar calorias”. Como? Praticando o que você já sabe.

Agora, o tema para hoje é Descomplique os Relacionamentos.  

Sabendo que Tiago é simples e prático, você não vai encontrar, aqui, um discurso exaustivo e abrangente sobre como se relacionar com as pessoas em todos os níveis, seja de parentesco, de amizade ou coisa parecida.

Tiago ensina sobre isso de uma maneira simples, focando principalmente a questão da fala, a questão das palavras.

Porque as palavras são a matéria prima dos relacionamentos.

A qualidade dos nossos relacionamentos, depende das nossas palavras. A continuidade de relacionamentos, depende de como você fala e do quê você fala. A construção de relacionamentos depende do que você fala.  

Mas, pra entendermos isso a gente precisa voltar a Tiago 1.13. É o contexto. Tiago começa falando da tentação e nos desafia: “Chega de desculpas, chega de conversa fiada. Você tem que assumir a responsabilidade de lidar com os maus desejos do seu coração”.

E paralelamente a isso, Tiago nos fala no v.22 e 25 sobre a da Palavra de Deus, dizendo: “Chega de sedentarismo.

Chega de obesidade espiritual. Tá na hora de parar de ser mero ouvinte e passar a ser praticante da Palavra”.

A gente precisa começar a queimar calorias, ou seja, o que a gente escuta da Palavra de Deus, a gente tem que colocar em prática, se não, isso vai gerando em nós, obesidade espiritual.

Foi sobre isso que refletimos no último final de semana.

Mas é interessante, como Tiago coloca no meio desse assunto um outro assunto, que se lê no v.19-21: é sobre o ouvir, o falar e o irar-se.  O que Tiago ensina sobre relacionamentos? Ele ensina o seguinte: escute mesmo, fale menos e controle-se sempre. Simples assim: escute mesmo, porque tem muita gente que escuta, mas não escuta. Então, escute mesmo, fale menos e controle-se sempre.

Irmão, quantos problemas de relacionamento você teve na sua vida que poderiam ter sido evitados se você praticasse isso: Escutar mesmo, falar menos e controlar-se mais?

Olha o que Tiago diz: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”.

Tiago tem um negócio muito importante pra dizer aos discípulos de Jesus. Prova disso, é que ele faz três coisas que não são do feitio dele fazer.

Olha só, primeiro, é essa expressão do v.19: "meus amados irmãos". Tiago começa com uma expressão de afetividade.

Mas quem é simples, prático e objetivo, não é muito de expressar afetividade. Pessoas assim, muitas vezes passam como se fossem grossas. Por que? Porque elas são simples, elas são práticas, são objetivas e por isso, não são de gastar muito tempo com rodeios, tipo: “Oh! Que bom te ver, como que você vai? Me dá um braço, não dá mais um. Dá outro. E como tá o seu filho, a sua tia?"

Tiago não gasta tempo escrevendo essas coisas na sua carta. Mas aqui, ele começa dizendo: “Meus amados irmãos”.

E ele tem um propósito com isso: ele vai falar uma coisa dura, mas ele começa da maneira certa.  

E assim, Tiago já começa nos ensinando uma coisa: nós nos comunicamos mais pelo tom da nossa voz do que pelo conteúdo da nossa fala. O tom da nossa voz comunica mais do que o conteúdo da nossa fala.

E as vezes você fala o que tem que falar, mas se fala com um tom agressivo, o que o outro interpreta? Que você tá bravo com ele, que você é inimigo dele.

Tem maridos que parecem ser o inimigo número um da esposa, ou esposas que parecem ser a inimiga número um do marido, por causa do tom como fala.

Por isso, Tiago começa dizendo de forma afetiva: "Meus amados irmãos". É porque o que ele tem pra falar é duro de se ouvir, então, vamos amaciar primeiro. Aprendeu? Simples.

A senhora não chega logo pro marido, pro filho, dizendo: “Mas você heim, que papelão!” Amacia primeiro, porque isto prepara o coração para o que se vai ouvir.

Segunda coisa que Tiago faz: ele usa dois imperativos quase juntos, ele diz: “tenham isto em mente” e “sejam”.

Tiago diz: “Você precisa ter algo em mente e isso que você tem em mente tem que se reverter no que você é”. Tenha isso em mente e seja.

Porque o grande problema é que existem pessoas quem tem coisas em mente, mas o que elas têm na mente, nunca desce ao coração, nunca se transformam em atitudes do ser.

Por exemplo, é o que acontece muito com quem estuda a Bíblia e não é zeloso. A pessoa sabe muito, mas o conhecimento que ela tem na mente, não se volta para o que ela é. Ela conhece sobre a essência de Deus, sobre os atributos de Deus, mas interessante, isso não influencia no ser dela, por isso, Tiago diz: “tenham isso em mente e sejam”.  

Depois disso, Tiago chama a atenção dos ouvintes para o que ele tem a falar. Ele quer falar sobre “prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”. E pra quem Tiago deseja falar isso? É para homens ou para mulheres? Quem precisa mais desse ensino: homens ou mulheres?

Ah! Tiago diz “todos”. Ele fala: “O que eu tenho a dizer é pra todos”. Não é só pra quem estiver começando na fé, nem somente pra quem já é líder pos-graduado na igreja, não. Essa é uma lição para todos.

E aí, Tiago anuncia o tema tão importante que tem pra falar: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.

Por alguma razão, essa é uma preocupação que Tiago está tendo com os discípulos de Jesus do primeiro século: as pessoas não estão lidando com responsabilidade com esse membro tão pequeno do corpo humano chamado “língua”. As pessoas não estão levando a sério o poder das palavras.

Tanto que em 3.9, lá no meio da carta, Tiago volta a esse assunto. Ele diz: “Meus irmãos, não pode ser assim, não faz sentido. Jesus disse que a boca fala do que o coração tá cheio. Então, se o seu coração estiver cheio do poder de Deus, quando você usar as palavras, as suas palavras devem ser sábias, devem ser abençoadoras e não o contrário”.

E no capítulo 4.11, já indo pro final da carta, Tiago volta ao assunto, dizendo: “Irmãos, não falem mal uns dos outros”.

Esses cristãos do primeiro século estavam debaixo da pressão da adversidade, das crises de todo tipo. Eles estão dispersos...

E é muito comum, por exemplo, uma família que tá passando por uma crise financeira, ao invés do marido e da mulher se juntarem e tentar se entender, eles passam a se agredir, passam a acusar um ao outro.  Parece que devido a pressão das adversidades, os crentes do primeiro século, começaram a usar a língua pra falar mal um do outro, pra maldizer um ao outro.

E em 5.9, no último capítulo da carta, Tiago volta ao assunto, dizendo: “Irmãos, não se queixem uns dos outros”.

Olha, Tiago não está dizendo pra não se queixar uns para os outros. Isso nem deve acontecer, da gente se queixar uns para os outros, porque as queixas, nós devemos levar ao justo juiz que é Deus.

Queixas você tem que levar em oração a Deus. Não é pra pessoa que tá do seu lado. Quando voce leva a queixa pra quem tá do seu lado, além da sua vida ficar azeda, a dela também fica. É pra levar as queixas para Deus. Amém?

Mas, aqui, Tiago está dizendo: “Não se queixem uns dos outros”, isto é, reclamar um do outro: “Mas você heim, nem me deu “graça e paz” direito, nem me deu atenção! Ah! Você que é ingrato, você que é assim!” Vamos voltar a 1.19: o que Tiago está dizendo? Ele está colocando o ser tardio em falar entre duas ações: ser pronto pra ouvir e ser tardio para irar-se.

É como um sanduíche, tem as duas bandas... o “demorar pra falar” é o recheio, é uma ação contida entre aquelas duas.

No meio está o demorar pra falar, mas antes de falar tardiamente, Tiago diz que nós devemos ouvir prontamente.

Perceba, Tiago não diz que nós devemos ouvir mais e falar menos, não. Ele diz que nós devemos ouvir mais prontamente, isso significa, ouvir sem resistências, ouvir e colocar em prática de maneira imediata.  E aqui está o lance: Tiago não está falando do nosso relacionamento com os amigos, ou com os parentes, ou com os vizinhos. Não.

Tiago não está dizendo que a gente tem que ouvir mais essas pessoas. Claro, não faz mal nenhum você ouvir essas

pessoas, mas não é isso que Tiago está dizendo. O que Tiago está dizendo é que você tem que ouvir mais prontamente a voz de Deus, isso significa, ouvir de maneira mais humilde, ouvir acolhendo as palavras e mudando as suas atitudes no que Deus está falando.

Olha o v.21 na última parte: “aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los”.

Tiago está falando de ouvir a voz de Deus, mas de ouvir a voz de Deus desprovido de resistências.

Porque, quantas vezes, a gente tá estudando a Palavra, lendo a Palavra, ouvindo a Palavra, e aqui dentro de nós, tem uma vozinha que diz assim: “Hum, Isso é pra aquela época, a realidade hoje é diferente. Essa vontade de Deus aí era para aquele tempo. As coisas mudaram”.

Mas, Tiago está dizendo: “Chega de você ouvir com resistência a Palavra de Deus. Passe a ouvir mais prontamente, acolhendo o que Deus fala e transformando isso em vida no seu ser”.

A última frase diz: “a palavra implantada em vocês ... é poderosa para salvá-los”.  Tiago está dizendo que no centro da Palavra de Deus está a história de Cristo, que veio ao mundo e morreu na cruz por nós, pra pagar a condenação que era nossa, de modo que toda pessoa que olhar pra Jesus e se entregar de coração ao amor e ao perdão de Deus, oferecido naquela cruz, vai se tornar um discípulo de Jesus, um filho de Deus e mesmo que os seus olhos se fechem pra esta vida, eles se abrirão para a eternidade.

Por isso que Tiago fala que a Palavra implantada em nós, nos salva, nos salva da condenação para a vida eterna com Deus no céu.  

Então, essa Palavra (a Palavra de Deus), nós precisamos escutar prontamente, com humildade, de forma que ouvindo, a coloquemos em prática. E colocar a Palavra de Deus em prática, faz parte do contexto, o v.22 diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”. Porque tem gente que escuta, escuta, escuta e escuta, mas não ouve.

A prova de que você ouviu a voz de Deus é que a sua vida mudou. A prova de que você ouviu a Palavra de Deus, é que a sua relação familiar mudou. A prova de que você ouviu a Palavra de Deus, é que você se tornou um trabalhador melhor, um pai ou mãe melhor, um marido ou esposa melhor, um filho ou uma filha melhor. A prova de que você ouviu a Palavra de Deus é que você deixou de fazer certas coisas que desagradam o coração de Deus.  

Enquanto você estiver ouvindo a Palavra de Deus e essas coisas não estiverem acontecendo, você não está ouvindo prontamente, está sendo apenas um ouvinte e não um praticante, e Tiago diz que você está se enganando a você mesmo.

Então, por um lado, nós temos que ter essa atitude de ouvir mais prontamente a Palavra de Deus. Deixar a Palavra de Deus transformar nossas atitudes.

Por outro lado, tem a outra banda do sanduíche, Tiago diz “irar-se tardiamente”.

O que é ira? Ira é o sentimento de indignação que nos leva a falar ou agir impulsivamente na pretensão de sermos justos ou de fazer justiça.

Perceba essa palavra pretensão. A pessoa nervozinha, a pessoa pavio curto, a pessoa nervo à flor da pele, é uma pessoa que tem a pretensão de que ela é justa.  

Mas escuta: se você fosse justo, você não precisaria da cruz de Cristo. Se você precisa da cruz de Cristo, é porque você não é justo.

E Tiago fala que a ira do homem não produz a justiça de Deus.  Quando nós falamos de forma irada: “Ah! Mas eu tinha que falar aquilo, porque eu tinha que ser justo e aquela pessoa merecia ouvir umas verdades”. Você está se pondo no papel do juiz, só que a sua justiça não está calibrada pra ser justiça de verdade.

E, normalmente, quando a gente se move a partir da ira pra falar ou agir, mesmo que pretensiosamente pra fazer justiça, nós só fazemos a injustiça.

O apóstolo Paulo em Ef 4.26-27, diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo”.  O sentimento de ira, ele brota no meu coração, brota dentro de mim e eu não tenho como impedir dele brotar. É o que Tiago diz.

Quando você está indo na Avenida Sete, passa uma moto barulhenta toda vida, corta a sua frente te dando o maior susto e vai embora, brota dentro de você uma indignação?

Você vai ao mercado, empurra seu carrinho de compras para o caixa, e aí, uma metida a madame te passa a frente,  chegando ao caixa primeiro, tomando a sua vez, brota uma indignação?  

Mas, Paulo está dizendo: “Tudo bem, quando essa indignação brotar dentro de você, não transforme isto em palavras nem em atitudes, porque se você transformar isso em palavras e atitudes, você vai pecar”.

Por isso, Tiago diz: “apazigua a sua ira antes que o sol se ponha”.  Em outras palavras, apague essa ira dentro de você. Essa ira não vai te fazer bem. Tenha a atitude intencional de apagar essa ira.

E ele termina dizendo: “não dêem lugar ao diabo”. É que quando nós pretensiosamente, falamos ou agimos a partir da ira, damos lugar ao diabo na nossa vida.

Portanto, Tiago ensina o seguinte: fale tardiamente, isto é, demore pra falar.

Uma segunda coisa sobre esse ponto, é que o falar tardiamente é um exercício de sabedoria.

O livro de Tiago é parecido com o livro de Provérbios do Velho Testamento. Os versos são curtos, os ensinamentos são curtos. E o livro dos Provérbios fala muito sobre a questão da língua. Provérbios ensina muito sobre o falar.

Veja dois exemplos, o primeiro é Pv 10.19: “Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”.

Olha só: nós precisamos de dois ditados populares pra resumir o que rei Salomão disse num provérbio só. Ele fala “quando são muitas as palavras o pecado está presente”. É aquele ditado: “Quem muito fala, muito erra”. E Salomão diz “quem controla a língua é sensato”. Temos um ditado assim: “Em boca fechada não entra mosquito”.

E olha esse Pv 17.28: “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”.

Salomão diz que até o tolo passa por sábio se ficar quieto, se ficar de boca fechada. Uma boa dica, não é?

Agora, presta atenção pra você não confundir “falar tardiamente” com omissão, isto é, com não falar. Tiago não está dizendo que é pra nós ficarmos sem falar, ele está dizendo que devemos falar sim, mas falar no tempo certo, da forma certa, guiados pela Palavra de Deus e desprovidos de ira.

E uma segunda coisa, lemos no v.26-27, é que Tiago nos desafia a viver de forma que o evangelho se evidencie nas nossas relações.  

Olha o que ele diz: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”. Interessante que aqui, Tiago faz uso de duas palavras que não são muito usadas para se referir aos discípulos de Jesus, é a palavra religioso e religião.  

O que é religião? Do latim é religare, a tentativa do homem se religar a Deus. A conexão foi cortada quando o homem caiu em pecado. E agora, através do seu próprio esforço, o homem tenta se ligar a Deus, tenta seguir uma série de regrinhas, imaginando assim: “Quem sabe Deus gosta de mim”.

Aí, ele procura seguir uma religião, ir no culto, na missa todo domingo, entregar o dízimo, dar uma oferta, ajudar o pobre, procurar ser bom marido, boa esposa, bom pai, bom filho, porque pensa: “assim, Deus vai gostar de mim”. Isso é religião, isso não é evangelho.

Evangelho é isto: Deus sabe que somos incompetentes e completamente incapazes de, por nós mesmos, nos ligarmos de volta a Ele, então, Ele veio ao nosso encontro, fez o que não éramos capazes de fazer e morreu na cruz para nos ligar de novo a Ele, e não pelos nossos méritos, mas pelos méritos de Jesus.

Mas, por que Tiago usa esses termos religioso e religião? Possivelmente, pra mostrar o perigo de transformarmos a espiritualidade em ritos, o perigo de frequentar igreja e nunca entender o que é o evangelho.

O perigo de nos envolvermos com ministérios da igreja (cuidar de crianças, tocar no louvor, dirigir célula, etc), sem ter tido a experiência transformadora do evangelho.

A pergunta de Tiago é: Quais são as evidências de que um discípulo de Jesus está de fato sob a influência do evangelho em sua vida? Quais são as evidências de que ele não é um mero religioso?

Olha o que Tiago mostra, primeira evidência: o uso das palavras.  Tiago diz, v.26: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua”.

O mesmo termo que Tiago usou pra falar do sujeito que escuta a Palavra de Deus mas não pratica, ele usa aqui, dizendo “ele está se enganando”, pensa que está sob o efeito do evangelho, mas ele está é sob o efeito da religiosidade, porque as palavras dele não são condizentes com alguém que está cheio da presença de Jesus.

E Tiago faz uma analogia em 3.7, dizendo que o ser humano consegue controlar tantas coisas, consegue controlar animais de toda espécie, mas não consegue controlar sua própria língua.  O ser humano com a tecnologia, consegue controlar o mundo, controla armas atômicas, controla empresas de produção, controla navios e aviões, mas o ser humano não consegue controlar a língua.

E fala em v3.10: “Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim”.

O que Tiago fala é: “Se você entregou sua vida para Deus dirigir você, se o Espírito Santo veio para a sua vida, se você vive sob a influência do evangelho, não faz sentido da sua boca sair palavras que abençoam e palavras que amaldiçoam”.

Tem uma parábola atribuída ao filósofo Sócrates, mas não se sabe ao certo ser dele. A parábola diz que um discípulo de Sócrates se aproximou e disse: “Mestre, eu preciso contar para o senhor sobre o que eu ouvi de Fulano”. E Sócrates olhou para o discípulo e disse: “Bom, antes de você me contar qualquer coisa que ouviu, você já passou pelas três peneiras?” O discípulo questionou: “Três peneiras?” E Sócrates prosseguiu: “Sim, a primeira peneira é a peneira da verdade. O que você tem a me dizer é verdade?” O discípulo respondeu: “Bom eu ouvi dizer, fulano me disse!” “Não, mas você viu?” Não passou pela primeira peneira, então pára por aí. Mas, mesmo que passe pela primeira peneira, tem a segunda, a peneira da bondade. “O que você está pra me contar é bom para aquela pessoa? Vai fazer bem se eu

souber?” O discípulo não estava certo.

Mas, tem a terceira peneira, a peneira da necessidade. “Isso que você tem pra contar é realmente necessário que eu saiba? É importantíssimo eu saber, ou não faz diferença?” O discípulo de Sócrates parou e pensou: peneira da verdade, da bondade, da necessidade, e olhou para Sócrates e disse: “Mestre, deixa quieto”.

Sabe, nossos relacionamentos teriam uma qualidade imensamente maior e melhor, se tudo o que a gente falasse, fosse passado pelas três peneiras.

A segunda evidência de que somos discípulos de Jesus mesmo, é a prática da justiça, porque Tiago diz (1.27): “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”.

Normalmente, nós ficamos indignados com a injustiça e aí queremos que o transgressor seja punido, seja castigado.

Mas fazer justiça é como uma moeda, tem dois lados. Não é apenas punir o transgressor, é também cuidar e fazer justiça na vida daqueles que foram alvo de injustiça. Por exemplo, você escuta que um bandido tirou a vida de um chefe de família, deixando a mulher e três filhos pra criar.

Com o bandido a gente fica indignado, a gente diz: “Esse sujeito tem que apodrecer na cadeia e devia ter pena de morte nesse país pra esse sujeito pagar o que fez”. Esse só é um lado da questão de fazer justiça.

O outro lado é ir ao encontro daquela mãe que ficou viúva e tem os filhos para criar e falar pra ela: “Senhora, eu quero ajudar na despesa de vocês, eu quero pagar a escola das crianças. Eu amenizar um pouco a dor que sente diante dessa crise”.

Tiago está nos dizendo que praticar a justiça não é só punir e castigar, também nos mover na direção dos que sofrem.

E a última evidência de que se é discípulo de Jesus é a prática da santidade, porque Tiago diz: “e não se deixar corromper pelo mundo”.

O que significa a palavra mundo? Tem gente que diz: “É, o mundo tá entrando na igreja. Uns domingos atrás o tecladista cantou Elis Regina. Num outro domingo, no meio da pregação, tinha a música dos Titãs, o mundo tá entrando dentro da igreja... pastor não usa mais terno e gravata”.

Irmão, o mundo não entra na igreja através das coisas, o mundo entra na igreja através da vida que você leva de Segunda à Sexta-feira. A igreja é corrompida através das atitudes que nós temos de Segunda à Sexta-feira.

A palavra mundo fala de um sistema de valores contrários aos de Deus. A questão é: o que está dirigindo a sua vida, é a cultura secular ou é os princípios da Palavra de Deus?

Como lidamos com o dinheiro, com a sexualidade, com os relacionamentos, com as palavras, com a ira? Você é dirigido pela cultura do mundo ou pelos princípios e valores da Palavra de Deus?

Quem é que está orientando as suas vestes? Quem é que está te conduzindo nas decisões? É a Palavra de Deus os valores da nossa cultura? Se são os valores da nossa cultura, voce está sendo corrompido, não está sendo discípulo de Jesus.

 

Pra terminar, deixo quatro desafios pra você resolver durante a semana:

1º) A sua relação com o dinheiro, com a sua sexualidade, com o seu marido, sua esposa, seus filhos, seus pais... seus relacionamentos estão sendo construídos a partir dos valores da Palavra de Deus ou a partir dos valores do mundo corrompido? Quem dirige voce?

2º) Como discípulo de Jesus, você tem se indignado com a injustiça? Tem se movido na direção dos que sofrem?

3º) Suas palavras são condizentes com o evangelho? São palavras que abençoam?

4º) O Evangelho tem transformado a sua vida ao ponto de você liberar perdão àqueles que, com palavras, um dia te feriram?

Vamos orar?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em IP Chácara Primavera

bottom of page