top of page

DESAPONTAMENTOS. COMO VENCÊ-LOS

Provérbios 13.12

 

Quero tratar de um tema bem oportuno nesta noite: como vencer desapontamentos. Você sofre disso?

O texto bíblico diz: “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida” (NVI).

Deixa eu ler esse mesmo verso em outras versões da Bíblia. Isso é muito bom porque ajuda a entender com mais clareza aquilo que estamos lendo. Eu fiz a leitura usando a NVI. Existe a versão chamada Nova Almeida Atualizada, que traz assim: “Esperança adiada faz adoecer o coração; desejo cumprido é árvore de vida” (NAA).

Uma outra versão conhecida como a Nova Bíblia Viva, que é a Bíblia numa linguagem contemporânea, bem do a dia a dia, traz assim: “Um sonho que demora a se tornar realidade acaba enchendo o coração de tristeza, mas o desejo realizado é árvore de vida” (NBV). Tem a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que traz este verso com as seguintes palavras: “A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida” (NTLH).

E tem uma tradução conhecida como A Mensagem, que é uma versão num jeito ainda mais simples de falar, e nela lemos assim: “A esperança frustrada deixa o coração aflito, mas desejo satisfeito é fonte de vida” (AM).

Esperança adiada é desapontamento. Sofremos desapontamentos ao longo da vida, e é tanto com coisas quanto com pessoas.

O desapontamento surge, por exemplo, quando a gente esperava que uma coisa acontecesse e ela não aconteceu. Outro exemplo: a gente tem um sonho que parecia perto se realizar e não se realizou. Outro exemplo: a pessoa esperava passar no concurso e não passou; esperava fechar um bom negócio e não deu certo. Outro exemplo: Você fez uma proposta de namoro e não foi correspondido. Isso é banho de água fria. O nome disso é desapontamento.

A Bíblia chama de “esperança adiada”. E diz mais, diz que entristece o coração.

Mas, desapontamento faz parte da vida. Quem que nunca foi desapontado? O que precisamos é: aprender como vencer os desapontamentos.

E desapontamento, sabe, isso pode ser resumido numa frase: “ainda não foi desta vez”.

Olha que frase difícil: Ainda não foi desta vez. Aquilo que você esperava que fosse acontecer, que fosse dar certo, não aconteceu. Ainda não foi desta vez.

E Salomão, o homem mais sábio que existiu e que, inspirado por Deus, escreveu este provérbio, ao fazer isso, ele também se revelou um excelente psicólogo, porque ele diz que a esperança adiada entristece o coração, mexe com o nosso emocional.

Porque, sabe, nós somos movidos a esperanças. Nós somos movidos a sonhos, projetos, desejos, vontades, visão. É assim que o ser humano funciona.

Nós não somos empurrados pela vida, somos puxados pela vida, atraídos pelas coisas que nos enchem os olhos e tocam o coração.

O motor fica na frente, não é? Na época da fabricação do fusca, da kombi, acharam de colocar o motor aonde? Atrás, parecendo que o motor, ao invés de puxar o carro, empurra o carro. A gente é diferente do fusca. Aquilo que vemos, aquilo que aspiramos, que sonhamos, é o que nos move!

Então, quando um sonho é adiado, quando um projeto não se realiza, está escrito aqui: isso enche o coração de tristeza.

 

E neste sentido, o desapontamento ou a esperança adiada, pode nos levar a situações perigosas.

Embora faça parte da nossa vida, o desapontamento é perigoso porque pode nos levar, em primeiro lugar, a perder a fé.

A pessoa orou, pediu a Deus, acreditou, mas as coisas não saíram do jeito que ela esperava, é um desapontamento, e isso pode levar a pessoa a ficar decepcionada com Deus, a perder a fé, a deixar de acreditar.

É a pior coisa que pode acontecer a um ser humano. A pessoa pode perder a saúde, perder dinheiro, mas quando se perde a fé, se perde aquilo que é indispensável para a felicidade.

Então desapontamento é perigoso porque pode nos levar a um esfriamento da fé.

 

Outro perigo do desapontamento: fazer com que nos tornemos pessoas amargas.

A pessoa tava cheia de planos, sonhou, investiu, batalhou, mas deu com a cara na porta, fechada.

Então ela, desapontada, começa a se sentir amargurada, passa a andar de cabeça baixa. Quando dão “bom dia!” pra ela, ela responde entre os dentes, porque o coração tá intoxicado de amargura por conta de algum desapontamento.

 

O terceiro perigo é o seguinte: o desapontamento pode fazer com que paremos de sonhar.

A pessoa diz: “Ah! Eu sonhei, mas o meu sonho não se realizou, não vou sonhar mais, não; não quero saber de nada mais!”

A pessoa deu com a cara na porta ou como alguns falam: “deu com os burros na água”, e aí ficou meio que traumatizada. É como se diz do cachorro mordido de cobra: agora tem medo até de linguiça. Então, não quer sonhar de novo, não quer acreditar outra vez.

Ela diz: “Ah! Estudei, acreditei que ia passar naquele concurso e não consegui. Não quero nem ouvir falar de concurso agora!” Ou “Eu tentei me relacionar, mas o meu relacionamento foi um desastre, casei e não deu certo... e quer saber? Eu não vou casar outra vez”. E a pessoa pára de sonhar.

O perigo é que o ser humano que pára de sonhar, acaba se tornando deprimido, sem horizontes, sem perspectivas. Ora, nosso motor fica na frente, mas se nada nos move, vamos enferrujar no lugar!

Então, o desapontamento é perigoso. E, quando passamos por desapontamentos na vida, quando tomamos uns banho de água fria, nós não podemos permitir que o desapontamento nos leve a deixar de crer em Deus, a nos transformar em pessoas amarguradas e nem fazer com que paremos de sonhar. Amém?

E como que a gente consegue isso? A gente precisa entender que Deus responde às nossas orações de três maneiras: com um “sim”, ou com um “não” ou com um “espera”.

Sempre que você orar a Deus pedindo uma coisa, Deus vai responder com uma destas três palavras: sim, não ou espera.

Todos gostamos muito quando Deus responde com um “sim”. O problema é quando Deus responde “não”.

Mas, vamos pensar um pouco: todo pai sabe que não é possível dizer sempre “sim” pra um filho, porque o pai sabe, na sua experiência de vida, o que é melhor para o filho. Deus é Pai e Pai perfeito! Então, haverá muitos “não” de Deus na sua vida.

 

Muitas vezes Deus vai responder a sua oração com um “sim”. Aliás, não é preciso muita fé pra receber um “sim” de Deus. É preciso fé pra receber um “não” ou um “espera”.

E este é o desafio, porque a Bíblia está falando aqui, de uma esperança adiada. Quer dizer, de alguma coisa que você vai ter, mas não agora, vai ter depois, em um outro momento.

É Deus na sabedoria dEle, dizendo: “Filho, filha, espera”. Ou, talvez, Deus responda “sim”, mas não da maneira como você tá imaginando.

Às vezes pedimos a Deus por uma coisa e Ele dá outra. Deixa eu te contar uma: Eu já agradeci a Deus por Ele não ter me dado a namorada que eu tinha pedido pra Ele numa época da minha vida. Tinha uma mocinha na escola, que eu pensei: “é essa!” Mas eu orava e não conseguia oportunidade pra me revelar. Eu não estava entendendo a resposta de Deus. E passado um tempo, eu vi aquela mocinha diferente, meio desgonçada, parecia até mais feia e eu falei, “Senhor, eu quero Te agradecer por não ter me dado aquela oportunidade”.

Você lembra da experiência que o apóstolo Paulo conta? Ele fala de ter tido um espinho na carne que a gente não sabe o que é. Tem quem diz que era uma doença, tem quem acha que era uma perseguição, tem até quem diz que era a sogra que ele tinha, mas deixa quieto. O fato é que Paulo conta que pediu a Jesus, três vezes, que tirasse aquele espinho, mas na terceira vez, Jesus respondeu: “Não, a minha graça te basta”.

Paulo pediu uma coisa e recebeu outra. Paulo pediu a Deus que tirasse o espinho e Deus disse: “Eu vou te dar graça graça pra você resistir a esse espinho”.

E Paulo ficou tão feliz com a resposta de Deus que falou: “Ah! Pois de agora em diante eu vou me gloriar nas minhas fraquezas, nas tribulações, nas injúrias, nas perseguições por amor de Cristo, porque eu descobri que quando eu sou fraco, então é que eu sou forte”.

 

Então, Deus pode responder com um “sim”, mas também pode responder com um “não” ou com um “espera”, e até nos dar uma coisa diferente daquela que pedimos.

E aí, irmãos, esse é o ponto em que a maioria de nós tem dificuldade: esperar. Deus está agindo, e a gente tem que esperar.

A gente não gosta muito de esperar. Primeiro, porque somos seres humanos e o ser humano não gosta de esperar.

Segundo, porque nós estamos no século 21 e o século 21 é assim: tudo rápido, tudo instantâneo. Não estamos no século do fogão à lenha, estamos no século do forno de micro-ondas! Então a gente não tem paciência pra esperar, porque tudo é rápido: pipoca, miojo, uber.

Esquecemos a arte da espera, que é uma das artes mais importantes da vida.

Sabe essa árvore aí? É o carvalho, madeira nobre, boa pra carpintaria, mas leva cem anos para se desenvolver. Tem capim que leva um dia! É a natureza ensinando: tudo que é bom, leva tempo.

“É, mas eu pedi a Deus um namorado, já faz um tempão, e até hoje Deus não me ouviu”. Glória Deus, irmã, irmão. Significa que Deus tá caprichando. Deus sabe, se você merecesse um traste, Ele pegava um ali na esquina, mas como você é especial, Deus tá preparando o melhor! Você precisa esperar.

Abraão e Sara tiveram que esperar além dos 9 meses, muitos anos pra ter o filho que eles tanto sonhavam.

Outro que teve que esperar pra que os seus sonhos se realizassem, a Bíblia conta, foi José. José era adolescente ainda, quando Deus deu a ele o sonho de ser usado poderosamente pra um propósito. Mas ele precisou esperar.

 

O texto bíblico nos fala da esperança adiada e diz que isso entristece o coração.

Com certeza, José teve períodos de tristeza. Abraão deve ter tido os dele e Sara também! Mas, Deus deu a vitória. Abraão e Sara tiveram um filho, mesmo na velhice e José, mesmo tendo sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, e sido injustamente acusado de assédio pela patroa e colocado numa prisão, ele se tornou depois o governador geral do Egito.

Então, quando a gente examina melhor a história, a gente descobre que a esperança adiada e o desejo cumprido, são a mesma coisa.

O v.12 diz: “a esperança adiada entristece o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Coisa boa é desejo cumprido! Coisa boa é o sonho realizado! Mas, esperança adiada é difícil, é um balde de água fria.

Mas, o que a gente não percebe é que muitas vezes, a esperança adiada e o desejo cumprido são a mesma coisa. O desejo cumprido de hoje, foi a esperança adiada de ontem.

O que eu estou querendo dizer é que a esperança adiada de hoje, vai ser o desejo cumprido de amanhã! Só é preciso esperar.

Novamente, vamos aprender com a natureza: todo cisne, um dia foi um patinho feio. Toda borboleta, um dia foi uma lagarta. Todo o desejo cumprido, um dia foi a esperança adiada.

Leva tempo pra lagarta se transformar em borboleta. Leva tempo pr’o patinho feio se transformar num lindo cisne. Também é preciso tempo pra que a esperança adiada se transforme em desejo cumprido. É preciso esperar.

 

Então, quando sofrer um desapontamento, supera isso. Como? Como que a gente vence desapontamentos?

Primeiro, a gente tem que permanecer fiel. Enquanto a gente espera, temos que permanecer fiéis. Não podemos virar às costas pra Deus. Não devemos dar um chute na  fé e dizer: “não quero saber de nada mais”. Temos que permanecer fiéis.

Se você buscar no dicionário o que é fiel, você vai descobrir que não tem nada a ver com a torcida do Corinthias. Fiel é a característica de quem não muda.

Sabe o que é esse negócio aí? Não é quador de café. É a biruta. Sabe para que serve? Para indicar a direção do vento. Pra onde o vento sopra, a biruta vira. Todo aeroporto tem uma biruta, porque o piloto do avião tem que saber qual a direção que o vento está soprando e a biruta indica: se o vento sopra pra lá, ela vira pra lá; se o vento sopra pra cá, ela vira pra cá.

Uma pessoa é chamada de biruta quando ela é assim, inconstante; se o vento sopra pra cá, ela vai, se o vento sopra pra lá, ela vai. Deus abençoou, ela tá animada em Deus, louva, adora, vem pr’os cultos. Mas se Deus falou “não” ou falou “espera”, “Ah! não quero mais saber do Senhor, não”.

Irmão, não seja biruta. Seja fiel. Seja constante. Independente de qual seja a direção do vento, fica firme em Deus.

 

Segunda coisa pra vencer desapontamentos: abençoe a vida dos outros.

Se você perguntar: “Pastor, enquanto o meu desejo não se cumpre, enquanto o meu sonho não se realiza, o que é que eu devo fazer?” A resposta é esta: Se ocupe em ajudar outra pessoa a realizar o sonho dela. Seja útil! Seja uma bênção na vida de alguém!

Sabe o José do Egito? Ele foi colocado na prisão sem ter feito nada de errado. Os próprios irmãos é que o venderam como escravo. A patroa é que o tinha acusado injustamente. Mas lá na prisão, José encontrou pessoas que tinham sonhos, especialmente um que era o copeiro do rei. José ajudou aquele homem a realizar o sonho que tinha.

José tinha tudo para dizer: “Olha, o meu sonho não está se realizando. Eu não estou no palácio; eu estou nessa prisão, então, eu não vou me envolver com nada”. Mas José não pensou assim? O que ele resolveu foi: “Enquanto o meu sonho não se realiza, eu vou ajudar alguém, eu vou ser útil na vida de alguém”.

E isso faz o tempo da espera passar mais depressa. Amém.

 

A terceira coisa enquanto você espera... primeira, permaneça fiel. Segunda, abençoe vidas. Terceira: confie em Deus.

Deus tem o melhor para você e na melhor hora, no melhor tempo. Então, permaneça fiel, abençoe vidas e confie em Deus.

Há uma frase interessante da Joyce Meyer: “A paciência não é a habilidade de esperar, mas a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera”.

Costumamos falar que paciência é a arte de esperar. Não, a paciência é a arte de esperar certo, é a arte de conservar uma boa atitude enquanto se espera.

E quando a gente tem essa atitude a gente descobre que a esperança adiada de hoje, que entristece o coração hoje, é o desejo cumprido de amanhã e que será pra nós árvore de vida, fonte de vida. Aleluia!

 

Conclusão

Irmão, vença seus desapontamentos. Você se desapontou com alguma coisa? Todo mundo tem desapontamentos nessa vida. A questão é se você vai vencer o desapontamento ou se vai ser vencido por ele.

Talvez você tenha que esperar, mas sabe, quando a gente espera, Jesus espera conosco.

Você está esperando a cura de uma doença? Jesus espera do seu lado. Tá esperando passar no concurso? Jesus espera do seu lado. Tá esperando o seu príncipe? Jesus espera do seu lado. Tá esperando a solução de um problema? Jesus espera do seu lado.

O Senhor não te abandona. Isso torna mais fácil o tempo da espera. Portanto, não deixe a esperança adiada destruir a sua fé. Não deixe a esperança adiada envenenar a sua alma. Não deixe a esperança adiada matar o seu sonho.

 

Vamos orar.

Senhor nosso Deus, nosso Pai. Nessa hora de oração, queremos dizer que concordamos com a Palavra do Senhor. Sim, a esperança adiada entristece o coração. Cada vez que a vida derrama sobre a nossa cabeça um balde de água fria, nosso coração se entristece.

Senhor, nos ajude a conservar uma boa atitude enquanto esperamos. Nos ajude a não deixarmos que a esperança adiada nos transforme em pessoas amargas, que deixaram de sonhar e de crer no Senhor.

Sabemos que durante o tempo de espera, o Senhor está agindo e está ao nosso lado.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Marcelo Aguiar

 

bottom of page