top of page

CORAGEM PARA DIZER “OLHA PARA NÓS”

Atos 3.1-10

 

"Vivemos num tempo que Jesus chamou de "o reino de Deus". Ele dizia: "O reino de Deus é chegado".

As pessoas deste reino devem ser diferentes.

Não podem ser medrosos, não podem ser sem autoconfiança, sem uma boa imagem de si mesmo, não podem ser inferiores, nem gente sem importância... Jesus afirmou que os nascidos no reino seriam maiores que todos os grandes homens nascidos anteriormente.

"Às pessoas deste novo tempo é exigido, sobre tudo, coragem, pois será um tempo marcado por grandes desafios, e os que se acovardarem serão vencidos.

 

Por isso, precisamos ter coragem... a coragem deverá ser uma das nossas marcas nesse tempo... como Pedro:

1. Coragem Para Dizer Olha Para Nós (v4)

"A primeira palavra de Pedro diante daquela necessidade foi colocar-se como um diferencial. Ele não era qualquer pessoa que estava entrando no templo, era um servo de Deus, o Espírito Santo estava com ele!

E no v.4 Pedro falou pra ele: "Olha para nós".

Ao direcionar os olhos daquele homem para si, era como se Pedro quisesse ser lido interiormente, e que fosse percebida a diferença existente entre eles... não era uma diferença física, nem mesmo social, mas espiritual.

Hoje em dia tudo é muito parecido, e a tendência é que as pessoas também se tornem mais parecidas umas com as outras.

Então, é cada vez mais necessário que haja aqueles que corajosamente possam dizer: "Olha para nós"... isto é, coragem para ser referencial, coragem para dizer: "imitem a minha vida".

"Isso é pretensão? ...não é! Paulo dizia: "sede meus imitadores".

Cristãos estão no mundo para fazer a diferença... sal, luz...

Até mesmo os crentes, hoje em dia, andam muito parecidos... cantam as mesmas músicas, fazem orações no mesmo estilo, pregam no mesmo estilo...

"Então, o que vai nos diferençar?

A resposta está na unção de Deus cá dentro, ou seja, poder dizer: "olha para minha vida e siga meu exemplo. Olha para o meu casamento, para o meu namoro. Olha para minha vida profissional, para mim como empregado, como patrão. Olha para mim como marido, como pai, como filho, como esposa... e siga meu exemplo".

Por fora, podemos ser igual a todos os crentes... cantar bastante, orar, falar em línguas, profetizar, mas, que adiantará tudo isso se não pudermos dizer: "Olha para nós... olha para a minha vida?"

No século 1 a Igreja estava de pé e o mundo de joelhos dizendo: que faremos nós? No nosso século o mundo está de pé e a Igreja de joelhos pedindo a políticos, bajulando artista e outras personalidades, pedindo que a promova.

Os cristãos deste novo tempo serão novamente conhecidos pela coragem de dizer: "Olha para nós, sigam o nosso exemplo".

 

2. Coragem para Dizer o que não Tem (v6)

“Pedro mesmo colocando-se como referencial, também logo afirmou não ter aquilo que aparentemente era a maior necessidade daquele homem.

Muitos são levados a não dizerem quem são, com o receio de serem rejeitados...

Quantos, infelizmente, contam seus testemunhos a partir dos bens adquiridos (carro novo, casa...) e não de caráter transformados...

A Bíblia conta de uma viúva que recebeu o milagre de Deus na sua vida porque teve coragem de dizer o que não tinha (II Re.4:1-2).

Quantos de nós, precisamos ter essa coragem para dizer o que não temos... Tenha coragem de dizer que não tem uma vida santa e busque-a... tenha coragem de dizer que não tem a felicidade e a encontrará. Quando você assume o que não tem, você saberá exatamente o que tem.

 

3. Coragem para dizer o que tem para dar

"Pedro não tinha para dar àquele homem ouro ou prata, que era aquilo que ele pensava ser possível receber, mas Pedro afirmou ter aquilo que o homem nem pensava em receber.

Eles não tinham ouro ou prata, mas tinha algo mais precioso... tinham Jesus Cristo em sua vida.

Paulo dizia: "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos. 1:16).

O que ele tinha não era só precioso, mas era uma questão de vida ou morte, salvação ou perdição.

"Pessoa que não tem Jesus, não tem nada, mas se tiver Jesus, tem tudo.

Jesus que estava na vida de Pedro... esse foi o porquê da cura daquele paralítico. O próprio texto diz que foi a fé em Jesus Cristo que deu ao paralítico, saúde perfeita (Atos.3:16).

Jesus na sua vida, quando compartilhado será o porquê da transformação dos homens e uma conseqüente transformação das cidades.

 

Conclusão

"A grande diferença entre nós e os outros será notada quando formos corajosos para dizer: Olhe para nós, não temos o que o mundo espera, mas temos o que o mundo realmente necessita.

Com estas marcas de coragem bem visíveis em nossas vidas, seremos vitoriosos diante de todos os desafios e exigências deste novo tempo e em qualquer época que vivermos.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 1.9.2008

 

bottom of page