top of page

EU, UM MINISTRO? VOCÊ ESTÁ BRINCANDO! I

1 Pedro 2.9

 

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

 

Introdução

Tem um livro muito bom para ser lido, que se chama “Eu, Um Servo? Você Tá Brincando!”

Esse bem pode ser o título para a nossa aula hoje, mas eu vou priorizar a palavra ministro ou sacerdote e dar à aula o tema: “Eu, Um Ministro? Você Está Brincando!”

Porque o conceito de que temos um chamado de Deus para ministrar em Seu nome, que somos ministros da parte de Deus, é um conceito que cada crente precisa ter bem firme no seu coração.

O apóstolo Pedro declarou que somos o sacerdócio real.

O sacerdote é um ministro, é um servo. Nós, crentes, temos dois chamados no que diz respeito ao serviço. O primeiro é um chamado geral, um chamado que todos os crentes têm: o chamado para servir diante de Deus e servir da parte de Deus aos outros.

 

O segundo é um chamado específico, um chamado que cada filho de Deus tem e que pode ser diferente um do outro.

Por exemplo, um crente tem o chamado para servir a Deus como missionário entre os índios. É o chamado dele. Esse é o chamado específico que alguns têm. Nem todos têm esse chamado; ele é específico para alguns.

A Bíblia diz em Ef 2.10, que Deus tem um trabalho específico para cada filho dEle fazer.

Vamos conferir Ef 2.10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos”.

 

O que essa Palavra está dizendo a seu respeito? Que Deus tem algo específico e designado para você fazer como filho dEle, como servo dEle.

Mas, muitos membros da igreja não estão fazendo quase nada para Deus. Por que não fazem?

Você pode me ajudar, listando algumas coisas? Por que muitos membros da igreja não estão fazendo quase nada para Deus? (ouvir)

 

Por três razões, os membros não se entregam como deveriam se entregar, ao chamado que Deus tem para a vida deles.

Seria maravilhoso termos todos da igreja 100% ativos, trabalhando na obra de Deus. Mas, a realidade é muito cruel. E a realidade é que a maioria dos membros normalmente não está ativa nas igrejas em que eles participam.

Então, precisamos nos perguntar o porquê que isto acontece. Você sabe como é que o médico faz numa consulta. Ele examina e faz perguntas. Isso não é mania de médico. É o procedimento que o médico usa para diagnosticar a causa do problema.

Um cidadão foi ao médico, queixando de muitas dores no corpo: “Doutor, o senhor precisa me ajudar. Ah! Por favor! Meu corpo todo está doendo! Eu aperto a barriga, dói! Aperto o peito, dói! Aperto a perna, dói!” O médico se pôs a examinar o sujeito. Fez algumas perguntas. E uma delas foi: “Pode me mostrar aonde dói?” E o camarada foi mostrando: “Aqui. Uuí! Dói. Aqui dói. Uiií! Aqui também dói”. O médico apalpou as partes. Fez algumas observações e concluiu: “O amigo não tem nada... é só um espinho no dedo e, vem cá, deixa eu tirar!”

Vamos diagnosticar a causa de porque os membros não se apresentam para o trabalho. Existem muitas razões, mas existem três razões que são principais do porque muitos membros não são de se apresentar para o serviço.

Deixa e te falar: vou apresentar essas três razões, mas eu te falo com muita sinceridade, que eu não estou pensando em ninguém, mas somente expondo uma verdade.

 

Então, em primeiro lugar, muitos membros não trabalham na obra de Deus através da igreja, porque não demonstram ser verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros discípulos. Um verdadeiro filho de Deus é um discípulo. E um discípulo tem algumas marcas, algumas características.

A primeria delas é o amor. Lemos em Jo 13.34-35: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. Sem comentário. O amor é a primeira marca. Isto é indiscutível. Temos o dever de amar a Deus e amar o próximo.

 

A segunda marca é a da obediência à Palavra, porque está escrito em Jo 8.31: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. (Jo 8.31). Permanecer firme na Palavra de Deus significa praticá-la, vivê-la, obedecer a Deus. O verdadeiro discípulo é obediente; está pronto a fazer a vontade do Senhor.

 

A terceira marca é a vida frutífera. O verdadeiro discípulo produz muito fruto. Jesus assim afirmou em Jo 15.8: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”.

 

E tem uma outra marca nos verdadeiros discípulos de Jesus, a marca da renúncia. Veja esta declaração de Jesus em Lc 14.26 e 33: “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo [...]Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”. Radical, não é?

Dê uma nota pra você mesmo, de 0 a 10, nestas quatro questões. Vou te dar dois minutos pra fazer isso e vamos avançar...

 

A segunda razão, amados, porque os membros da igreja não se apresentam para o trabalho é que, muitas vezes, o pastor e a estrutura da igreja não permitem a participação deles, então, muitos ficam passivos, só assistindo e dependentes de um pedido, de uma direção, de um ecaminhamento.

A maioria dos membros das igrejas são mulheres, já observou isso? Uma explicação pra esse quadro é que os homens não gostam de ser passivos e dependentes. E, na maioria das vezes, o que se tem na igreja, são reuniões onde uma pessoa domina e só ela que fala.

É comum ter as programações centralizadas no pastor, que prega o tempo todo, enquanto as outras pessoas são deixadas na passividade, só assistindo, só ouvindo.

Sabe, enquanto não houver uma descentralização do pastor, as pessoas que participam da igreja com ele, nunca irão amadurecer e se tornarem frutíferos.

Realmente, tem igrejas onde o pastor faz tudo: é só ele que visita, é só que ele aconselha, é só ele que ora pelos irmãos, é só ele que prega... e em algumas igrejas, é só ele que forra a toalha na mesa, só ele que troca a lâmpada quando queima...

Irmão, a Bíblia mostra qual é a função principal do pastor. O chamado dele não é fazer a obra do ministério. O principal chamado do pastor, em conjunto com os possuidores do dom apostólico, profético e, do evangelista e mestre, é equipar os santos para que estes façam a obra do ministério.

 

Vamos conferir isso no texto de Ef 4.11-12: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”.

Preste atenção, porque é só dessa forma, com o ministério quíntuplo funcionando (isto é, apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre), é que conseguiremos ser uma igreja bem edificada e frutífera.

No v.13, o apóstolo Paulo fala: “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. E isso, somente é possível de alcançar, se todos os membros da igreja estiverem sendo equipados para o serviço e atuando.

Nós ainda estamos no Ano do Alinhamento. E alguém comentou comigo que um ano só não é suficiente, mas o pontapé está sendo dado. E um importante alinhamento já começou: a visão da nossa igreja está claramente estabelecida: Nossa visão é ser uma igreja em células que adora a Deus, treina os crentes (olha só isso!) e alcança os perdidos.

Vou pausar nosso estudo para uma atividade de vocês agora.

A atividade consiste no seguinte: Você conhece a regra dos 20/80? É uma regra que diz que 20% das pessoas fazem 80% do trabalho na igreja.

 

A atividade é (em grupos de cinco): Aponte para mim quais são as consequências dessa regra para o grupo dos 20% e para o grupo dos 80%.

 

...ao final da atividade:

Se, com 20% dos membros trabalhando, conseguimos funcionar, como seria com 40%?

Teríamos o dobro da participação, da energia, da motivação e dos resultados!

E como seria se conseguirmos funcionar com 50%? 60%? 80%? Como seria se cada membro da igreja conhecesse seus dons e trabalhasse com eles?

Esse é o propósito do nosso estudo aqui no TADEL. Vamos orar para que Deus ajude cada membro da igreja a compreender estas verdades conosco!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

bottom of page