top of page

EU RESOLVO: NÃO ANDAREI DE TANQUE VAZIO

1 Timóteo 4.1-12

 

INTRODUÇÃO

Eis aí o tema da mensagem: “Eu Resolvo: Não Andarei com Tanque Vazio”.

Final de Ano é um período de resoluções e esta é uma daquelas que você deve tomar: não andar com o tanque vazio.

Existe um livro com um título assim: “Andando com o Tanque Vazio”. O autor viveu essa experiência e ele conta como foi. Não sei se você já passou por isso, de estar indo de carro para algum lugar e, quando você menos esperava, acabou a gasolina e você ficou parado, no meio da rua.

Alguns meses atrás isso aconteceu com um colega pastor bem aqui em frente ao prédio da nossa igreja. Ele achava que daria para chegar em casa e voltar. A gasolina acabou aqui em frente. Era uma quinta-feira, final de reunião, então pudemos socorrê-lo.

Mas é uma sensação terrível: o carro foi feito pra te carregar, mas com o tanque vazio, você tem que descer e empurrar o carro.

Amado, andar de tanque vazio não é um problema só para você. É um problema também para quem está do seu lado, porque além de você não conseguir continuar a viagem, você terá que ocupar alguém para que te ajude.

Por que o meu colega pastor, deixou o tanque vazio? Ele viu o sinal de advertência no painel, mas ignorou o aviso. Ele pensou: há coisas mais importantes para serem feitas e vou me ocupar com elas primeiro.

Sabe, a gente nunca percebe que esse é um dos grandes males dos nossos dias: ficamos tão atarefadas, tão absorvidos com o trabalho, com os afazeres, que descuidamos do tanque.

Quantos de vocês que chegam em casa e, ao invés de descansar, liga a máquina, liga o computador, e vão fazer ainda tantas coisas, e não conseguem tirar um tempo para refletir, descansar?

Muitas vezes, não damos conta, passa o ano e não conseguimos um tempo de férias?

Mas, amado, desde o princípio, o próprio Criador, na criação, já deu o modelo de como deveríamos fazer: ao sétimo dia, Deus descansou.

Deus estabeleceu pausas, a cada sete dias, é para descansa um – e essas pausas são para que saibamos que não tem como tocar a vida de tanque vazio.

O autor daquele livro faz um depoimento de como sua vida realmente estava como um carro andando com o tanque vazio.

Agora, lemos aquela parte da Bíblia, em que o velho apóstolo Paulo estava escrevendo para Timóteo, rapaz ainda, mas que iria dar sequência ao ministério da pregação que Paulo fazia.

O que lemos é um trecho da carta que o apóstolo Paulo escreveu com o propósito de instruir Timóteo sobre alguns cuidados que ele precisava ter.

E quando chega aqui no capítulo 4.1, veja como Paulo fala para Timóteo: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. Paulo começa instruir Timóteo dizendo que vai vir muito ensino falso, muita coisa que não traz contribuição e que não edifica a vida da gente.

Se Paulo fosse escrever na data de hoje, ele não mudaria nenhuma linha, porque não é diferente nos nossos dias.

Quanta coisas estranhas tem aparecido ultimamente, e às vezes, a gente nem percebe. Então, Paulo, depois de ensinar bastante, chega no v. 4-5, ele diz: “tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.

Paulo estava dizendo: “Não esquece, Timóteo, se queremos viver uma vida pura, uma vida que honre ao Senhor, uma vida de santidade, que dignifica o nome do Senhor, se não queremos andar de tanque vazio, não tem outra regra, não tem outra saída: temos que nos voltar para a oração e para a Palavra de Deus”.

É por isso que falo hoje de uma resolução necessária, não só para 2015 mas para o restante da vida: você e eu precisamos ler e meditar na Palavra de Deus.

Interessante que as pessoas estão entendendo que no meio desse agito, dessa loucura de tanto trabalho fora de casa e dentro de casa, elas precisam meditar. Mas, normalmente, essa meditação que o povo busca é nessas coisas orientais, que vem da Índia, do Japão, por exemplo.

Mas, quando Jesus tirava um tempo para meditar, Ele ia para o Jardim de Getsêmane e lá, tão simples, Ele Se colocava diante do Pai.

Amado, você não precisa de nada da Índia, do Japão ou de qualquer outro lugar. Meditação a gente pode aprender na palavra de Deus, fazendo como Jesus fez, tão simples, sem segredo: basta você se colocar diante de Deus.

Então o grande desafio para mim e você hoje, é a resolução de não andar de tanque vazio. Não ande, não tente, não funciona.

Além de você não prosseguir a viagem, você vai dar trabalho pra quem estiver perto de você.

Normalmente, quando uma pessoa está tão desanimada, se arrastando na vida cristã, sem vontade pra coisa nenhuma, é porque elas quebraram alguma coisa na relação delas com Deus.

Então, qual é o primeiro conselho que Paulo dá, aqui para Timóteo, depois que ele diz: “Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido”?

Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Timóteo, não se engane, mesmo você que vai instruir os outros como ministro de Jesus, você precisa, Timóteo, estar nutrido, você precisa, Timóteo, desenvolver o hábito de buscar a Deus, de meditar, de se voltar para Deus. Timóteo, alimente, nutre, treine, eduque-se em fazer isso”.

Interessante essa palavra de Paulo para Timóteo: “você precisa estar nutrido, você precisa ter esse treinamento”.

Hoje é tão comum as pessoas procurarem uma atividade física. Aqui na cidade temos o Centro de Atenção à Terceira Idade, (tem cidades onde os idosos não têm um programa de exercícios). A nossa tem!

Os médicos recomendam exercícios, os profissionais de educação física, os fisioterapeutas, estão aí para ensinar, para mostrar que isso é importante, e é mesmo!

Então, Paulo não está dizendo para Timóteo que é contra academia, ou fazer caminhada ou pedalada por aí. O que Paulo está dizendo é que a atividade espiritual é ainda mais importante do que a atividade física, e é simples.

Por que você tem que entender que precisa se educar, em tirar um tempo para estar em oração e fazendo a leitura da Bíblia, se abastecer?

É porque atividade física só tem a ver com o seu corpo e com essa vida, mas a atividade espiritual, Paulo diz, tem a ver com essa vida e a futura!

Quando você se cuida espiritualmente, você vai ser melhor pai/mãe, melhor marido/esposa, melhor amigo, melhor funcionário – isso tem a ver com essa vida e ainda tem a ver com a vida futura.

Olha que está escrito em 1Co 15.19: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. Quer dizer, cremos em Jesus que ressuscitou os mortos e nos dá direito à vida eterna no céu, uma vida que supera a desse mundo.

Então, os exercícios para o corpo físico são importantes, mas os exercícios espirituais são mais ainda, porque visam nos colocar em forma para a vida futura.

Hoje em dia não faltam profissionais para ajudar você a manter a forma física. E para a saúde espiritual?

Ah! Jesus pensou nisso, Ele disse: “Eu vou deixar o Espírito Santo para que Ele te ensine e te ajude todo o tempo, sobre como é que você deve andar”.

Então, amado, não falta nada, o Espírito Santo está contigo. Se você creu em Jesus para a sua salvação, a Bíblia diz que o Espírito Santo veio sobre você, e quando Ele desceu sobre você, o poder de Deus encheu o seu coração! Aleluia!

Então, querido, seja nutrido. Não deixe de cultivar o TSD diariamente, abasteça-se na presença de Deus!

Eu tenho gravado diariamente uma breve mensagem da Palavra de Deus, que envio pelo Whatsapp. Faço isso porque tenho entendido que eu preciso receber uma Palavra de Deus todos os dias. Então, eu recebo e compartilho.

Na volta do sepultamento do pai de Silvânia, nesta segunda-feira, ela me contava de como o pai se impressionava que, de um versículo, ser possível extrair uma mensagem inteira. Eu preciso ter um tempo a cada dia para ouvir Deus falar comigo. Isso abastece, enche o tanque!

Entenda isso: quando você ler a Bíblia, pensa primeiro no seu coração. É uma pena que as vezes, alguns estudam a Bíblia só pra dar uma bronca no outro, achar um texto e: “Ah! É esse, eu vou dizer isso pra aquele miserável! Eu vou falar pra minha mulher, vou buzinar isso no ouvido dela. Ah! vou!”

Amado, você não deve ler a Bíblia só pensando no outro, não! Quando o Espirito Santo foi dado, primeiro, Ele veio para ensinar você.

Então, quando Paulo fala: “Timóteo, você precisa estar nutrido”, presta atenção com o quê: nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina. E nutrido todo dia, todo o tempo, esteja se alimentando espiritualmente.

Veja 1Pe 2.2: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro (NVI)”.

A Bíblia está ensinando: deseje a comunhão com Deus, assim como a criança recém-nascida, deseja o leite. Já viu uma criança recém-nascida? Para receber o leite, ela chora com vontade, esperneia, e só pára se mamar. É assim que nós deveríamos desejar ler a Palavra de Deus todos os dias, todo o tempo, todo dia e todo tempo.

E ficou tão fácil! Ela está no celular hoje! Está no computador! Eu lhe garanto, se você ler a Palavra de Deus, Ele vai te dar sabedoria. Você vai saber como lidar melhor com a sua esposa, como lidar melhor com os seus filhos, como lidar melhor com o seu tempo, com suas prioridades, de como lidar melhor com o dinheiro, com o vizinho! A Palavra de Deus tem princípio para todas as coisas, e é útil para todas as decisões da minha vida e da sua vida.

Então, deseje a comunhão com Deus, assim como a criança deseja o leite. Eu espero que você deseje isso, porque não quero te ver andando de tanque vazio.

O Sl 119.11, lá no meio da Bíblia, tem esse ensino bem claro: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

Sabe como nós vamos viver vidas santas? Lembra aquilo que Paulo está procurando ensinar para Timóteo? É aquilo que o salmista já ensina aqui no livro dos Salmos: é quando guardamos a Palavra de Deus, é quando não lemos por ler.

É simples, mas é preciso desenvolver o hábito de fazer isso todo o tempo, todo o dia.

Não tem como você gastar calorias, sentando na beira rio, pedindo água de côco, enquanto vê aquele pessoal correndo, outros caminhando e pedalando. Não resolve.

Seria fácil se fosse assim. Então, não tem como ganhar boa condição espiritual, só vindo de domingo para o culto da igreja, ou esperando reunião da célula na semana para ouvir a Palavra de Deus.

Na, verdade, irmão, você recebeu o Espírito Santo para te ajudar e ensinar. Você não tem que depender do Whatsapp do pastor. Você tem que depender de Deus. Você tem que abrir a Bíblia e dizer: “Deus fala comigo, eu quero ouvir o Senhor, eu quero ouvir a Sua voz. Eu quero receber instrução, eu quero receber Sua orientação, Senhor!”.

Às vezes, somos tão dependentes de uma pessoa ou outra, sabe por que? O próprio catolicismo romano tentou fazer isso com todos nós: é só o sacerdote que pode, só ele faz isso, só ele casa, só ele batiza, só ele dá extrema-unção, só ele. Todos passamos por essa educação centralizada numa pessoa.

Mas, não é esse o ensino bíblico. A verdade da Bíblia é que todos nós, filhos de Deus, recebemos poder, recebemos o Espírito Santo. Por isso, amado, você pode, lá na sua casa, no seu quarto, você pode ter um encontro de poder com Deus. Aleluia!

 

Conclusão

Que tal tomar esta resolução agora mesmo e dizer: Não andarei de tanque vazio?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page