top of page

FLORESÇA ONDE ESTÁ PLANTADO

Filipenses 4.22

 

“Todos os santos mandam saudações, especialmente os da casa de César” (NAA).

 

Introdução

Aqui estão algumas imagens que resumem toda a mensagem desta noite.

Parece que, acidentalmente, as sementes caíram em lugares onde florescer era bastante improvável. Porém, contra todas as expectativas, mesmo em meio às circunstâncias desfavoráveis, as plantas floresceram onde estavam plantadas.

 

É sobre isso que quero lhe falar esta noite: que você deve florescer onde está plantado, porque, independente do lugar em que está, tem um poder de vida dentro de você e você pode, você pode florescer onde está plantado.

O versículo que nós lemos esta noite, é o encerramento da carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos filipenses, isto é, aos cristãos da cidade de Filipos.

Em sua vida até a esta altura, o apóstolo Paulo havia feito três grandes viagens missionárias. Ele já tinha ido na região da Galácia, já havia estado em Macedônia, Acaia, Ásia Menor, mas o desejo mais ardente do apóstolo Paulo era visitar Roma, a capital do império romano.

 

O pensamento de Paulo era que partindo da cidade de Roma, ele poderia chegar à Espanha, levando para as pessoas de lá, a mensagem do Evangelho. Esse era o seu projeto.

 

Entretanto, as circunstâncias não foram nada favoráveis. O apóstolo Paulo chegou em Roma, mas não chegou como queria chegar; ele chegou preso, algemado, chegou para ficar no corredor da morte.

Mas, apesar desta circunstância tão tenebrosa, o apóstolo Paulo vai dar aqui nessa carta aos filipenses, o testemunho de que todas essas coisas tenebrosas, contribuíram para o progresso, para o avanço do Evangelho. E ele diz isso logo nas primeiras linhas da sua carta (1.12).

 

Paulo estava preso por ordem do imperador, estava numa situação difícil, mas, esse homem, o apóstolo Paulo, não olhava para a vida achando que as coisas acontecem, assim, sem propósito, sem fundamento.

 

Não. Para o apóstolo Paulo, ele sabia, ele entendia no coração dele, que Deus está no controle, que Deus é soberano, que Deus não perde o fio da meada...

 

Porque há pessoas que quando estão em situação difícil, em momentos amargos ou perigosos, imaginam que esses acontecimentos estão assim, porque escapuliram do controle de Deus, como se Deus tivesse cansado e aí, cochilado, e pronto, as coisas desandaram, ficaram sem rumo.

Para o apóstolo Paulo isso nunca acontece. Ele estava convencido de que Deus é Deus e que Ele sempre se mantém no controle de tudo, porque essa é a verdade.

 

Então, nessa carta aos filipenses, o apóstolo Paulo vai dizer que, em virtude da sua prisão em Roma, três coisas aconteceram para o progresso do evangelho.

 

A primeira é que as igrejas foram mais encorajadas a pregar.

 

A, segunda coisa é que a guarda pretoriana, que era uma formação de soldados experientes, soldados da mais alta patente, soldados de elite, que eram responsáveis pela proteção do pretório (o lugar onde ficavam os oficiais), todos eles, uma corporação de 16 mil soldados, todos tomaram, através do apóstolo Paulo, conhecimento do evangelho do Senhor Jesus Cristo.

 

Em outras palavras, Paulo ficou dois anos preso naquela cadeia de Roma, do ano 61 ao ano 63 depois de Cristo, (e nós já estamos no ano 2021, não é?).

Pois, lá no começo, Paulo estando preso, e sendo cidadão romano como era e estando sob os cuidados do imperador, o protocolo estabelecia que em três turnos por dia, um soldado devia ser algemado pelo braço junto com Paulo. Havia essa prática...

 

Com essa situação, o que aconteceu, então? Prisioneiro e soldado conversavam, eles tinham muito tempo... pois, Paulo aproveitava para compartilhar da sua fé em Jesus com os soldados que ficavam algemados com ele.

 

Resultado, com esse rodízio de soldados, no final de dois anos, toda a guarda pretoriana estava evangelizada. Com aquela prisão de Paulo, houve progresso para o evangelho.

 

E em terceiro lugar, Paulo, não podendo visitar as igrejas, se pôs a escrever cartas abençoadoras. Ele escreveu para os irmãos da igreja de Éfeso, escreveu para os colossenses (irmãos da cidade de Colossos), escreveu para Filemon.

E agora, quando Paulo está escrevendo esta carta para a igreja de Filipos, dos irmãos filipenses, ele vai terminar esta carta dizendo assim: “Todos os santos vos saúdam, especialmente, os da casa de César” (4.22).

Esse “santos” que Paulo fala, não confunda com Santos Futebol Clube. Os “santos” na Bíblia, são pessoas que entregaram a vida para Jesus dirigir e abençoar.

 

Pessoas que se tornaram crentes em Jesus, são esses “santos”, cujo significado é “separados” – foram separados do reino das trevas para o reino de Deus, foram separados dos propósitos desse mundo para os propósitos de Deus.

 

Você é crente em Jesus e anda metido com coisas erradas, coisas que Deus não aprova, com que Deus não Se agrada? Você foi separado disso! Volta para os propósitos de Deus! Volta para a Presença dEle!

 

É o que o apóstolo Paulo está dizendo. A casa do imperador romano era um lugar de traições, orgias, violência e muitos pecados mais.

Mas agora, até mesmo na casa de César, tem santos lá! O evangelho chegou naquela casa, tem santos lá, tem pessoas separadas para Deus lá! Portanto, mesmo o apóstolo Paulo estando em prisão, houve progresso para o evangelho.

 

E essa verdade tão gloriosa, nos dá algumas importantes lições para a nossa vida e a primeira é:

 

Não é o lugar que faz você, não é a circunstância que faz você, É VOCÊ QUE FAZ O LUGAR.

O apóstolo Paulo que estava preso, algemado, ele poderia mergulhar nas ondas do pessimismo e da falta de fé... poderia dar lugar ao desânimo... poderia se sentir uma pessoa injustiçada, porque as circunstâncias para ele eram muito difíceis...

 

Mas Paulo não permitiu que as circunstâncias determinassem os seus sentimentos e nem as suas ações. Ao contrário, ele transformou aquela circunstância difícil, a prisão, numa oportunidade para compartilhar sobre Jesus.

 

Paulo nunca se sentiu prisioneiro de César, o que ele sempre dizia era: “eu sou prisioneiro de Cristo, eu sou um embaixador em cadeias”.

Quer dizer, Paulo transformou a prisão em que estava num campo missionário, e através desse campo missionário, ele compartilhou a respeito de Jesus com a elite militar de Roma.

 

Preste atenção: se Paulo estivesse fora da prisão, ele não teria conseguido alcançar a guarda pretoriana, os solados de elite do imperador Nero. O que foi que ele fez? Floresceu onde estava plantado.

 

Segunda lição importante: não existem pessoas descartáveis para Deus.

Talvez alguém no lugar de Paulo, pensasse: “Ah! Esses soldados aí, são homens pecadores demais; eles estão acostumados a tudo que é pecado. Assuntos de religião, vida espiritual, Deus, isso não interessa para eles”.

 

Mas, Paulo entendeu que aquelas pessoas poderiam ser alcançadas pelo evangelho. É como se ele recordasse: “Eu também era ignorante demais e Deus mudou a minha vida e pode mudar a deles também!”

 

Irmão, não importa onde você mora, não importa onde você trabalha, não importa para onde Deus leve você - aonde você está, ali pode ser o seu campo missionário, o lugar do seu testemunho, o lugar onde você pode alcançar as pessoas com o poder do evangelho da graça de Deus. Por favor: floresça onde você está plantado!

 

Mas em terceiro lugar, preste atenção: é muito importante você entender que DEUS PODE TRANSFORMAR O CENÁRIO mais difícil da sua vida, no cenário mais abençoado da sua existência.

Sabe por quê? Porque a casa de César, o imperador romano, era um antro de corrupção. A casa de César era um lugar de violência, de promiscuidade. Era um inferninho.

 

Nero, que nessa época do apóstolo Paulo, era o imperador, Nero era um homem depravado, um homem violento, entregue aos vícios mais humilhantes e vergonhosos. Nero mandou matar a sua própria mãe, só pra você fazer ideia do tipo de coração que ele tinha. Os livros de história registram isso.

 

Mas, esse cenário de traição, de depravação, de violência, de vícios... Paulo transformou esse cenário num campo de evangelização, num campo de testemunho e ele viu dezenas, centenas, milhares de soldados terem a vida mudada, a vida transformada, porque compartilhou sobre o poder de Jesus com eles.

Jesus transforma! Eu gosto da mensagem dessas camisas amarelinhas que a gente costuma ver no Brasil a fora. Jesus transforma.

 

Eu conheci, dois anos atrás, esta senhora que tem o nome de Silvia Regina...

 

E são esses soldados, que na carta que o apóstolo Paulo escreve, agora estão mandando uma saudação para a igreja de Filipos.

O apóstolo Paulo escreveu: “os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César”. Irmão, você e eu podemos florescer também aonde estamos plantados.

 

Finalmente, é muito importante você entender que NO REINO DE DEUS NÃO TEM CESTAS DE LIXO.

As pessoas mais maldosas, as pessoas mais entregues aos vícios, as pessoas mais terríveis, as pessoas que estão mais enganadas sobre as verdades espirituais, são pessoas que podem ser transformadas pelo poder de Deus.

 

Essas pessoas podem ser perdoadas! Elas podem ser salvas, se você florescer onde está plantado. Sim! Você pode ser um instrumento nas mãos de Deus para levar essas pessoas ao conhecimento Jesus.

 

O grande desafio portanto é este: floresça onde você está plantado. Não reclame do lugar em que você mora, do bairro que você mora, da cidade que você mora...

 

Não reclame do trabalho que você tem, do seu ambiente do serviço, das pessoas que tem lá...

 

Deus plantou você nesse lugar, para um propósito especial: de você ser testemunha do Senhor Jesus e ver a graça de Deus transformando vidas, operando maravilhas.

 

Conclusão

Meu irmão, minha irmã, que nós possamos como Paulo, ver os milagres do poder do evangelho mudando a vida das pessoas. Amém?

Floresça onde você está plantado. Deve ter sido com uma emoção muito grande que Paulo escreveu: “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César”.

 

Aleluia! Que a graça do Senhor seja conosco.

 

Pastor Walter Pacheco da Silveira, 31.01.2021

Baseado em material de: Hernandes Dias Lopes

bottom of page