top of page

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL

Salmo 126

 

1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.  2 Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo. Então entre as nações se dizia: “Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.”  3 De fato, grandes coisas o SENHOR fez por nós; por isso, estamos alegres.   4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.  5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.  6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. - NAA

 

Para começar esta palavra, eu separei algumas imagens que eu gostaria que você visse com atenção.

A mensagem para hoje é que na vida, as coisas se desgastam. Você viu? Até o vigor espiritual fica desgastado e precisa de restauração.

Eu penso que você já observou isso. Aqui em nossa cidade, por exemplo, cercada pelos montes, a gente vê a vegetação que num certo período do ano parece até desaparecer e fica só a terra pura. A gente não vê o verde da vegetação, a gente vê a cor da terra.

 

E quando olhamos para nós mesmos, eu também penso que você tem plena consciência disto: “todos precisamos de restauração”.

 

Isso é verdade sobre as nossas coisas, os nossos pertences, mas inclusive sobre nós mesmos: nós precisamos de restauração espiritual!

Na vida cristã é assim: quanto mais perto de Deus uma pessoa anda, mais consciência ela adquire de que precisa mais de Deus.

 

É o poder da luz. Quanto mais próximos da luz ficamos, mais as espinhas aparecem, os cravos, as manchas que até então não se reparava, aparecem...

 

Esta noite eu quero dizer que se você está longe de Deus, desviado dos caminhos de Deus, ou despreocupado com a sua relação com Deus, o Criador, então, mais do que urgentemente, você precisa se voltar para Deus, porque só Deus pode restaurar o que está desgastado em sua alma.

Só Deus pode restaurar a sua sorte. E aqui neste Salmo tem alguém dizendo: “Deus restaurou a minha sorte. Parece um sonho. Tá bom demais!”

 

Só Deus pode dar significado perfeito à nossa vida.

 

As coisas daqui desse mundo são boas, são dádivas de Deus, mas nenhuma delas, por mais maravilhosas que sejam, podem preencher o vazio do nosso coração.

Você pode ter dinheiro, e é tão bom ter dinheiro! Você pode ter saúde, que coisa boa é recebermos de Deus a bênção de um corpo saudável.

 

Você pode ter família, que presente abençoador é a família. Você pode ter amigos, é tão bom ter bons amigos... mas, essas coisas boas não são substitutos da presença de Deus na sua vida.

 

Quando você está desgastado, surrado pelas dificuldades desse mundo, só Deus para restaurar o seu vigor.

 

Vamos olhar para a mensagem do Salmo 126.

Esse salmo está dividido em três partes, em três períodos importantes. É um Salmo pequeno, de seis versículos.

 

Os versos 1 a 3 falam do passado; o verso 4 fala do presente, o momento atual; e os versos 5 e 6 falam do futuro. Três períodos: passado, presente e futuro.

 

Então vamos olhar para estes períodos. O primeiro é uma retrospectiva, é como você olhar pelo retrovisor do carro ou da moto, porque é um olhar para o que passou, para o que ficou atrás, é um olhar para o passado.

E diz o Salmo que quando o povo de Deus olhou para o passado, o que as pessoas disseram, foi: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha”.

 

Sião havia sido uma fortaleza conquistada pelo rei Davi, uma fortaleza que ficava na crista de um morro num dos cantos da cidade de Jerusalém.

 

Mais tarde, Sião passou a ser sinônimo para o nome da cidade de Jerusalém, e espiritualmente falando, esse nome também foi usado para descrever a cidade de Deus, o lugar onde Deus estava no meio do Seu povo, porque lá ficava o templo, o famoso templo de Jerusalém.

 

Tinha acontecido, porém, que o povo, os judeus, foram retirados do seu lugar e levados cativos para a Babilônia, o centro comercial do mundo antigo, por ordem de Nabucodonozor; e lá ficaram presos, cativos, uns 70 anos aproximadamente.

Até que aprouve a Deus conduzir o imperador Ciro a publicar um decreto, estabelecendo que os judeus podiam voltar para a sua terra e restabelecer o culto ao seu Deus. Lá em Babilônia era muita idolatria.

 

Então, olhando para trás, o povo agora está dizendo: “Quando o SENHOR libertou seus filhos do cativeiro e os trouxe de volta a Sião, nossa vida parecia como um sonho!  Ríamos e cantávamos sem parar, de tanta alegria! E muitas nações, por toda a terra, reconheciam: “Grandes coisas o SENHOR fez por eles!” (NBV).

 

É nessa parte que uma outra versão diz: “Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.” De fato, grandes coisas o SENHOR fez por nós; por isso, estamos alegres” (NAA).

 

Você, já deve ter dito alguma experiência marcante com Deus. Algum livramento, alguma situação em que você disse: “Só pode ser Deus! Não tem outra explicação”.

Pode ser que em algum momento, você entregou a sua vida para Jesus dirigir e abençoar. Então, Jesus mudou a sua vida, mudou o seu coração, transformou a sua história, deu a você uma nova vida – você recebeu Jesus como seu Salvador e Ele mudou a sua vida; você passou a ter paz e passou a ter segurança da vida eterna...

 

Meu, irmão, é tão bom olhar para trás e reconhecer o que Deus fez na vida da gente. O povo aqui do Salmo 126 estava assim.

 

Mas, talvez você diga: “Não, eu não tive nenhuma experiência marcante com Deus; eu não conheço isso, eu não sei o que é ter uma nova vida”.

Ah ! Mas você pode experimentar isso agora mesmo, se você olhar para Jesus com fé. Ele é o Filho de Deus, que veio ao mundo e que morreu na cruz pelos seus pecados, e que ressuscitou no terceiro dia e que recebeu de Deus Pai, o poder de dar a vida eterna para você.

 

Portanto, agora mesmo, você pode ter esta experiência marcante com Deus e receber o glorioso presente de ter a presença de Deus na sua vida e a certeza de estar com Deus para todo o sempre, depois dessa vida aqui.

 

Agora vem o v.4 e o salmista passa a olhar para o seu momento atual, ele olha para o presente.

E apesar de ter tido uma experiência tão marcante com Deus no passado, com o tempo, a vida foi entrando numa rotina. Com o passar do tempo, é como se a poeira fosse cobrindo a sua alma, e por fim, ficou assim, sem brilho, sem graça.

 

É como se o salmista tivesse colocado a vida espiritual dele no piloto automático, e as coisas foram acontecendo e ele não via, não percebia, não desfrutava de mais nada.

 

Aliás, nesta semana, aconteceu uma coisa nos Estados Unidos, além da posse do novo presidente: um rapaz e a sua mãe sem noção, entraram num carro autônomo, carro que anda sozinho guiado por sensores (o famoso piloto automático).

Mas tem carro assim, que anda sozinho? Tem! Você pode crer na Bíblia! A Palavra de Deus diz que no fim dos tempos a ciência se multiplicaria!

 

Então, eles fizeram o seguinte, a mãe ficou filmando: o garoto ligou o carro e fez de conta que dormiu; passou até para o banco detrás, cobertor, travesseiro, e o carro andando... devia ser preso se é que não foi.

 

Mas, piloto automático é assim, as coisas acontecendo e ele nem aí, nem via, alheio a tudo, não desfrutava da beleza de nada e não apreciava nada.

 

Quantos estão assim na vida espiritual? Ligados no piloto automático e dormindo, ficando alheios a tudo que acontece na igreja, no mundo... parecem ter perdido o entusiasmo, a vibração de antes, e agora estão dizendo: “restaura Senhor a nossa sorte”.

Eu quero dizer pra você que talvez é um crente, frequenta a igreja, mas a sua vida perdeu o brilho, parece que você apagou, não aprecia mais estar nos cultos, não têm mais entusiasmo nas coisas de Deus...

 

Você não lê mais a Bíblia, você não ora mais, estar com as pessoas da igreja e não estar, não faz diferença.... eu quero dizer pra você que Deus pode restaurar a sua sorte.

 

Tem cinco verdades que eu quero destacar para você.

A primeira é a seguinte, um passado de glória não é garantia de um presente glorioso. O povo aqui do Salmo tinha experimentado momentos marcantes com Deus lá atrás, mas agora o coração estava sonolento, indiferente, seco de tudo.

 

Segunda verdade: a secura de hoje pode ser um motivo, não para o seu desânimo, mas para ter um clamor na sua alma.

 

Se você está com a vida espiritual seca como um deserto, clame a Deus. Deus é Aquele que ouve a oração e Deus também é Aquele que não rejeita o coração quebrantado.

 

Deus é Aquele que pode trazer água fresca do Espírito Santo e restaurar a sua alma, restaurar a sua alegria, restaurar a sua paz e dar a você uma vida de alegria.

 

Terceira verdade: é muito importante você entender que a restauração é um trabalho de Deus. O salmista diz: “restaura Senhor”, porque é só Deus quem pode restaurar.

A gente só consegue uma maquiagem, não é? Passar um creme e melhorar um pouco a aparência do rosto... mas as feridas do coração, os arranhões profundos do coração, é só Deus que pode remover e restaurar à condição de como era antes.

 

A quarta verdade é essa: a restauração vem como resposta de oração. Foi uma oração que o salmista fez. Ele disse: “restaura Senhor”.

É hora de você clamar a Deus em oração também. É hora de você invocar o nome de Deus, pedindo que Deus, todo poderoso que é, restaure a sua sorte, trazendo um novo vigor espiritual ao seu coração;

 

Ore pedindo que Deus coloque você de pé e Ele colocará. Peça que Ele te coloque de volta ao primeiro amor, de volta à prática das primeiras obras, e Deus fará isso e você ficará cheio de alegria e de paz novamente.

 

E a quinta verdade: essa restauração é um milagre, porque o Salmo está dizendo assim: “restaura Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”.

Sabe, o Neguebe é o maior deserto de Israel, seco, árido, tem pedras e areias que queimam por causam do calor do sol.

 

Mas ali acontece um fenômeno: de vez em quando, os rios inundam e descem das montanhas e vão jorrando para o deserto e, por onde essas águas passam, tudo vai ficando verde, vai florescendo.

 

Pois, do mesmo jeito que esse fenômeno natural acontece no Neguebe lá em Israel, Deus pode fazer na sua vida aqui, neste lugar hoje.

 

As águas do Espírito Santo podem regar o terreno batido do seu coração e tudo que está tão seco, vai voltar a florescer e frutificar como antes para a glória de Deus.

 

Mas, terminando, tem o próximo período, porque esse Salmo é concluído com um olhar para o futuro, e diz assim: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.

Ouça: daqui para frente, você vai fazer uma caminhada, talvez até com lágrimas, chorando enquanto lança a semente, mas você vai voltar com os braços cheios das bênçãos de Deus.

 

Não voltará chorando. Não voltará gemendo. A Palavra diz que você “voltará com júbilo”, isto é, com grande alegria espiritual.

 

Deus tem coisas lindas a fazer24 na sua vida hoje; mas, ao olhar para frente, ao olhar para o futuro, saiba que Deus tem coisas ainda mais gloriosas para fazer na sua vida. O melhor de Deus está por vir. Aleluia!

 

CONCLUSÃO

As coisas desta vida vão sofrendo desgastes.

Mas há um Deus que restaura.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 24.01.2020

Baseado em material de: Hernandes Dias Lopes

bottom of page