top of page

FIRMANDO RAÍZES

Efésios 3.14-21, Tiago 1.21-27

 

Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toda a família, nos céus e na terra, recebe o nome. 16 Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. 17 E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. 18 Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3:14-21

 

Introdução

Essa é uma oração que o apóstolo Paulo fez, primeiro, de maneira direta pelos cristãos que estavam em Éfeso e por extensão, Paulo também orava por nós. É uma oração lá dos anos 60, do primeiro século! E veja como é impressionante o alcance desta oração: a resposta de Deus vai abrangendo as gerações.

Entre tantas coisas preciosas que o apóstolo Paulo orava por nós, está o desejo de que tenhamos raízes firmes, aprofundadas, arraigadas no terreno do maravilhoso amor de Deus. O apóstolo Paulo ora: “que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor”.

A palavra “raízes” ou o termo “arraigados” que aparece em versões mais antigas, nos lembra um pouco do Salmo número um (1.2-3), quando fala dos bem-aventurados cujo prazer “está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite”. Diz aquele Salmo que “Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho”.

Árvores que crescem na beira de um riacho, são árvores de raízes profundas porque o terreno é macio, é irrigado, é fértil, então ali, diz o salmo, essas árvores “dão frutos no tempo certo, e as suas folhas não murcham” e a Palavra diz mais, fazendo uma relação: “Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo”.

Quando estamos arraigados em Deus, enraizados na Palavra de Deus, nós temos as condições favoráveis para a alegria.

Portanto, temos alegria e verdadeira prosperidade, em todas as dimensões da vida, quando permanecemos firmes, enraizados, na Palavra de Deus.

O bom de estar enraizado, é que pode ventar forte, mas o tronco balança e não cai facilmente.

Você pode partir em busca de alegria, em busca de realização pessoal, recorrendo a coisas como: trabalho, ter dinheiro, conquistar uma posição melhor na vida... mas, preste atenção, o ponto de partida para a verdadeira alegria: é permanecer na Palavra de Deus, porque quando soprar o vento de algum problema, de alguma dificuldade, você não será movido facilmente, você não vai ser quebrado.

Independente da Palavra de Deus, a pessoa pode ter um bom trabalho, uma posição privilegiada, pode ter estatus, pode ter dinheiro, mas a alegria duradoura, que realiza, que preenche, que satisfaz, essa somente vem quando estamos firmes em Deus.

 

E como podemos conseguir isso: permanecer na Palavra, enraizado nela?

Eu te levo agora para o que está escrito na Carta de Tiago (1.21-27). Ele dá as dicas para conseguirmos nos enraizar na Palavra de Deus: “Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. 22Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. 23Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. 24Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. 25O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

26Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. 27Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo”.

O apóstolo está apresentando quatro passos que podemos dar a fim de ficarmos enraizados na Palavra.

Antes de mostrar esses passos, lembre que a Palavra de Deus – a Bíblia – é a mensagem de Deus para a nossa vida.

Uma mensagem tão poderosa, que o apóstolo Paulo disse à Timóteo que ela pode nos dar a “sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” (2Tm 3.15-17).

Quem permanecer na Palavra de Deus, só pode mesmo ser bem-aventurado!

E quais são os passos que podemos dar a fim de ficarmos enraizados na Palavra de Deus?

 

O primeiro passo está indicado no v.21: consiste em você...

1- RECEBER A MENSAGEM

O verso diz: “Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade [recebam] a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los”.

O passo nº 1 para ser enraizado na Palavra de Deus é receber a Palavra, receber a mensagem.

E receber como? É “com humildade”. O nosso coração precisa ser humilde, precisa ser ensinável, isto é, um coração que aceita ouvir e aprender a verdade.

Quando você ouve a mensagem de Deus ou lê a Bíblia, e o Espírito Santo te mostra uma verdade, mas você faz vista grossa, passa por cima, não aceita, como que dizendo: “Isso aí não é comigo...” se tem esse orgulho no seu coração, você nunca ficará arraigado, firmado na Palavra de Deus. E por consequência, também nunca será bem-sucedido na sua vida.

Precisamos receber a mensagem de Deus com humildade.

Conta-se a história de um pastor que pregava todos os domingos e sempre no final da reunião, vinha uma pessoa que se despedia dele, dizendo: "Pastor, não desista, porque eles precisavam ouvir isso". Mas o problema, o pastor sabia, era aquela pessoa. Ela é que era briguenta, maldizente, só arrumava confusão com todo mundo. E vivia assim: não recebia a mensagem pra ela mesma. Então, no próximo domingo aconteceu que chovia muito, e só apareceram para aquele culto, o pastor e aquela pessoa. O pastor pensou: “É hoje! Hoje ela não escapa de receber a mensagem”. E o pastor fez a pregação só pra aquela pessoa. Quando terminou o culto, não é que aquela pessoa chegou e disse: “Pastor, que pena que hoje eles não vieram pra ouvir isso!”

É esse tipo de orgulho do coração que não deixa a pessoa se enraizar na Palavra de Deus.

Mas se quer ser bem-sucedido, precisamos fincar nossas raízes na Palavra de Deus – e o primeiro passo para isso tem a ver com a atitude do coração: receber a mensagem com humildade.

 

O passo nº 2 que ajuda a sermos enraizados na Palavra de Deus é:

2- MEDITAR NA MENSAGEM

Esse é o ensino do v.25: “O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer”.

Você quer isso para a sua vida? Quer a bênção de Deus sobre tudo o que você faz? Então, depois de receber a mensagem, o passo seguinte é você meditar na mensagem.

Meditar significa levar em consideração, é refletir sobre aquilo que recebeu. Tiago fala em “atentar bem”, isto é, examinar bem a lei.

Esse examinar é como a raiz de uma árvore que vai penetrando no solo, que vai se aprofundando. É isso que temos que fazer à mensagem de Deus que recebemos: precisamos mergulhar nela, ir a fundo no entendimento dela.

Muitos lêem a Bíblia sem meditar no que leram, assim, não fincam suas raízes.

Uma boa maneira de meditar é fazendo perguntas ao texto. Já experimentou? Você lê um verso da Bíblia e faz perguntas do tipo: quem, quando, como, onde, por que... Essas perguntas ajudam a meditar na mensagem.

Por exemplo o Sl 23.v: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Quem? O Senhor. Quando? Quando Ele é o meu pastor. O que tem? Nada me faltará. Por que? Porque Ele é o meu pastor, que me guarda, que toma conta de mim.

Olha que maravilhoso é a meditação. Experimente! Você sempre pode usar aquelas perguntinhas ao texto.

 

Passo nº 3 para sermos enraizados na Palavra de Deus:

3- APLICAR A MENSAGEM

Veja Tiago ensinando isto no v.25: “...Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, [aplicando a mensagem] Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer”.

Olha o processo, veja como funciona: Você recebe a mensagem com um coração humilde, medita nela e, agora, o passo seguinte consiste numa ação obediente – você deve aplicar a Palavra de Deus na sua vida.

Tiago diz que devemos pôr em prática a mensagem que recebemos. Ele fala: “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática”.

O problema de muitos filhos de Deus é que eles ouvem a mensagem, até pensam sobre ela, mas não a colocam em prática, não aplicam a mensagem à própria vida. Assim, nunca experimentam do poder de Deus.

Para ser verdadeiramente próspero, com raízes firmes em Deus, você precisa aplicar a Palavra de Deus à sua vida.

Um modo eficiente de fazer isso, é ter um caderno de anotações e escrever nele o que precisa aplicar na sua vida hoje.

Escreva uma frase. Tomando o Sl 23 como exemplo, você pode anotar: “Preciso ter o Senhor como o meu pastor, pra tomar conta de mim, me guardar”. E aí, durante o dia, você pratica. Se ficar nervoso numa hora, tomado de preocupação, de ansiedade, diga logo: “O Senhor é o meu pastor. Ele está cuidando de mim”. Não será maravilhoso?

Receba a mensagem, medita nela e pratica!

 

E, finalmente, o passo nº 4 que nos ajuda a ficarmos enraizados na Palavra de Deus, é o seguinte:

4- COMPARTILHAR A MENSAGEM

Está no v.27: “Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo”.

Dois princípios definem a verdadeira religião: o amor pelos necessitados e o cultivo da santidade perante Deus.

Órfãos e viúvas falam de pessoas que precisam de ajuda e de cuidados. Tiago diz que para Deus, a religião pura e verdadeira, é a seguinte: compartilhar do que recebemos com os que precisam.

Muitas pessoas à nossa volta são como órfãos e viúvas, pessoas que estão necessitadas de ajuda. Então, Deus espera que o que recebemos dEle, compartilhemos com outros.

Mas compartilhar tem sido muito vulgarizado hoje em dia por conta das redes sociais. Tem lá um botãozinho escrito “compartilhar”, e aí, quando a gente recebe um videozinho legal que fala do amor de Deus, curtimos e clicamos em “compartilhar”, passamos pra frente, na página de um amigo ou no grupo da família e achamos que isso é compartilhar.

Mas, preste atenção, compartilhar de verdade, é quando fazemos com propósito. Você compartilha uma mensagem de Deus e depois pergunta: “E aí, o que você achou? Você entendeu? Posso te ajudar em alguma questão?” Tá vendo? Você compartilhou com um propósito.

Fazendo isso, você estará ajudando as outras pessoas e dando mais um passo para o seu enraizamento na Palavra e ainda estará se tornando verdadeiramente bem-aventurado.

 

CONCLUSÃO

Quer ter verdadeira alegria e prosperidade?

Receba a mensagem de Deus com um coração humilde.

Medite na mensagem de Deus, atente bem para ela.

Aplique a mensagem de Deus à sua própria vida.

E compartilhe a mensagem de Deus com os outros, com propósito.

Fazendo assim, dando esses passos, você ficará enraizado na Palavra de Deus e ela te abençoará com todas as condições favoráveis para uma vida de alegria, repleta de bençãos. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 07.06.2020

Fonte: 49 Dias de Encontros Com o Pai, Eddy Leo.

bottom of page