top of page

COMO CRESCER EM SUA NOVA VIDA

2 Pedro 3.18

Como cresce a alma da gente?

Porque eu já ouvi de alguns que tem a alma grande. As pessoas falam: “Fulano, tem uma grande alma!” Como é isso?

Eu soube de um livro cujo título diz assim: “Ou Você Cresce ou Desaparece”. Ele fala da necessidade de crescer. É muito importante que nós cresçamos, e sobretudo, nas coisas de Deus.

Tem gente vivendo e morrendo por dinheiro crescer no bolso, e enquanto isso as coisas espirituais vão são ignoradas.

Mas sabe, a verdadeira medida do sucesso na vida, não é quanto de dinheiro ou de renda você consiga, mas em quanto você está realizado na sua alma, isto é, você tem que estar bem por dentro, nas suas emoções, na sua mente...

E isso só se consegue crescendo no relacionamento com Deus, o que na verdade, tem sido muito desprezado... poucos são os que investem nesse crescimento.

Por isso o desafio que Pedro faz a todos os cristãos: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" (2Pe 3:18 – ACF). O verso antes até contém uma grave advertência: "tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura". E imediatamente após o aviso, vem a recomendação de Deus: "Crescei na graça".

Pois bem, para haver crescimento, o que é necessário?

 

...eis a primeira coisa:

VIDA

Coisas mortas não podem crescer. Antes de haver crescimento espiritual, é preciso que haja vida espiritual.

Quando a criança nasce, seu primeiro chorinho indica vida (nasceu, não chorou, leva a primeira palmadinha (a primeira de várias)...

O médico quer ouvir o sinal de vida, porque se houver vida, então haverá um mundo de possibilidades para o bebê, mas se não houver vida, não há esperança.

Um poste de madeira fincado no chão não cresce... mas uma sementinha pode germinar. Por que? ...ela tem vida, o poste não.

Interessante é que a vida pode ser até imitada, mas será sempre falsa.

Por exemplo, o cristal cresce de fora para dentro, porque novas partículas vão se juntando umas sobre as outras... mas o organismo vivo cresce de dentro pra fora. O cristal pode ser bonito, mas não passa de cristal, nunca vai crescer de verdade.

Assim, é o homem e a mulher na sua condição natural...

Espiritualmente falando, o ser humano está morto, sem nenhum interesse por Deus. Então, até que a pessoa receba a vida de Deus dentro dela, a coisa mais certa pra essa pessoa é a perdição, é a condenação, não há esperança.

Por isso, você que tomou a decisão de estar com Deus, de viver para Deus, quer recentemente, quer já faça um tempão, a ordem é esta: "cresça na graça".

As pessoas a quem Pedro se dirige "nasceram de novo". Eram pessoas espiritualmente mortas e coisas mortas não crescem.

Conta-se a história de um jovem artista do século dezesseis que trabalhou arduamente e por um bom tempo na estátua de um anjo. O famoso Michelangelo foi convidado para apreciar esta obra de arte depois de pronta e, ao contemplá-la, Michelangelo comentou: "É, só falta uma coisa", e não falou mais nada, foi embora. O jovem artista ficou pensando qual seria o defeito que o mestre Michelangelo encontrou na estátua. E mais tarde alguém disse: “Olha, Michelangelo falou que só faltou uma coisa na estátua de tão perfeita que ficou, e esta coisa é a vida".

Sim, a vida é a primeira coisa importante para haver crescimento.

 

PORQUE VOCÊ DEVE CRESCER ESPIRITUALMENTE?

Primeiro, porque este é o plano de Deus

Em 2Pe 3:18 lemos: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".

Simples, assim... o crescimento é plano de Deus para a sua vida.  Você deve crescer sempre!

Segundo, crescer é a lei da natureza

A natureza diz: "Cresça ou morrerá".

Quando o corpo pára de crescer, começa a morrer. A primeira lei da vida é o crescimento... ou você avança ou regredi, é viver ou morrer!

Quando lemos "Crescei na graça", entenda que a palavra “crescer” fala de uma ação continuada. Por isso que Jesus afirmou: "Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda" (Jo 15.2 – NTLH).

No mundo físico, quando não crescemos, isto é sinal de doença, de alguma coisa anormal acontecendo.

Qualquer mãe ficaria alarmada se dia após dia, semana após semana, o seu bebê não apresentar sinais de crescimento.

Um fazendeiro, também, ficaria abalado se suas plantações não produzissem frutos para a colheita.

Mas, parece que muitos cristãos hoje em dia estão parando de crescer. Mas o crescimento é uma lei da natureza e faz parte do plano divino. Então diga: “Eu tenho que crescer”.

 

Agora, COMO CRESCER?

Naturalmente

Jesus disse: "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles " (Mt 6.28-29 – ACF).

Note a expressão: "como crescem". Como crescem os lírios?

Os lírios, de acordo com o plano de Deus, simplesmente desenvolvem a vida que Deus colocou dentro deles. Ninguém precisa dizer: “Lírio, cresça. Ouviu? Eu estou mandando que você cresça!” Não, ninguém faz isso porque o crescimento é natural, é espontâneo.

O crescimento é natural e inevitável quando há vida.

Agora, o ambiente é um fator importante nesse processo de crescimento.

Se tem um caroço de feijão caído na calçada, eu sei que ele jamais crescerá ali, por causa do ambiente, que não é próprio... mas coloque o caroço de feijão no solo e ele crescerá.

Da mesma forma, nós que nos tornamos filhos de Deus, que tivemos o nosso espírito revivificado, precisamos habitar no terreno da comunhão com Deus, se quisermos crescer e frutificar.

Você precisa criar raízes na presença de Deus... e você consegue isso quando vem aos cultos de celebração da igreja, quando participa da reunião do pequeno grupo (a célula), quando se submete ao discipulado... quando pratica o seu TSD: “Tempo Sozinho com Deus” ...porque esse é o ambiente do seu crescimento espiritual.

Então, nunca permita que qualquer obstáculo afaste você do Senhor, porque se você fincar raízes na presença de Deus, ah! você irá frutificar, "a cem, a sessenta e a trinta por um". Aleluia! (Mt 13.8).

Portanto, entregar a vida para Deus dirigir é apenas o começo... é o nascimento... agora Deus quer que você cresça e dê muitos frutos.

E Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos" (Efésios 3:20).

Irmão, existe um oceano de bênçãos diante de você. Não se acomode à praia, porque há coisas mais profundas!

Portanto, na vida cristã, na vida espiritual, o que se espera é que você cresça, naturalmente.

 

...como se cresce? Bem, alem de ser algo natural, a gente cresce:

Comendo

É, a gente cresce comendo. Olha que maravilha!

Todas as coisas vivas comem, e aquilo que comemos afeta o nosso crescimento.

Irmão, e pra você crescer espiritualmente, na fé, na comunhão com Deus, na intimidade com o Espírito Santo, não há nada que faça você crescer mais como a Bíblia.

Muitas coisas parecem boas para comer, mas na verdade são venenosas... existem coisas atraentes que são mortais ao crescimento.

Portanto, há coisas que você deve deixar de lado para crescer espiritualmente.

Veja algumas dessas coisas em 1Pe 2.1-2: “...abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas”.

Enquanto isso, há coisas que devem ser buscadas, ele diz: "...desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação". Isso significa que a Palavra de Deus é boa como alimento.

Agora, o leite é um alimento que já foi digerido. O leite materno é resultado de tem alimentos digeridos... ali tem frutas, cereais, batatas, muitos hidratos de carbono – e para o bebê não tem rango melhor!

Porém, há crentes que pensam muitas vezes que a única alimentação de que precisam é esse leite que, por exemplo, o pastor traz domingo a noite quando prega... o pastor digeriu a Palavra de Deus e na pregação, distribui o leitinho para as ovelhas...

Ora, isto não basta. A fase bebê só dura um tempo, logo você deve se alimentar de carne... portanto, como a Palavra. Estude a Bíblia em profundidade!

 

...terceiro, como se cresce?

Respirando

O que a respiração representa para o homem natural, a oração representa para o homem espiritual. Se você está vivo espiritualmente, então precisa da oração.

A vida nesse mundo traz uma nuvem de coisas pecaminosas, que sufocam o nosso espírito... a poeira de pecados é muito grande... pois, sabe o que Jesus fazia? Oração... ele buscava um lugar para estar em oração.

Ora, se Jesus, o Filho de Deus sem pecado, achava importante orar, nós, criaturas pecadoras, não podemos ousar viver sem a oração.

Eu e você temos a necessidade de aspirar o ar celestial todos os dias... por isso a importância do TSD.  

Tem crentes que parecem sem fôlego, estão sempre no sufoco... “Ai, não aguento mais, abana aí... ora por mim, ora por mim!”

Se você quer crescer saudável na sua fé, na sua vida espiritual, você precisa entrar em comunhão com Deus através da oração. Isso vai te dar fôlego.

 

...como se cresce? ...comendo, respirando e:

Descansando

Ah você precisa de descansos regulares para ter um crescimento saudável.

Era disto que Jesus falava quando perguntou: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Mt 6.27 – NVI).

A preocupação não acrescenta nada, nem um centímetro sequer ao seu tamanho espiritual.

Você não cresce por meio de uma dependência nervosa de Deus (comendo as unhas e falando “tô esperando em Deus”).

Você precisa de repouso espiritual... inclusive, o dia de domingo deveria ser para isso (focar as coisas espirituais – mas tem crente que acha de dormir mais, de trabalhar mais...). Isto rouba o seu crescimento.

 

...como se cresce? ...comendo, respirando, descansando, e:

Exercitando

Ah! A Bíblia dá muita ênfase ao trabalho. Mostre-me alguém que não trabalha e eu lhe mostrarei um fraco. Forte essa!

Se você trabalha, você comerá bem, dormirá bem...

Tem crentes que reclamam de estar espiritualmente fracos... é porque não estão fazendo a obra de Deus. Podiam cantar, mas não cantam... podiam ajudar na intercessão, mas não ajudam... podiam discipular alguém, mas não discipulam... podiam liderar uma célula, mas não lideram... ministrar às crianças, mas não ministram.

Não trabalham, então, não têm o apetite aberto para as coisas espirituais... aí, passam mal.

Irmão, se você trabalhar com sinceridade na obra de Deus, você crescerá na graça. Se quer crescer, comece a trabalhar!

E a gente deve crescer como crescem as crianças: vagarosa, mas continuamente... um pouco cada dia e muito em um ano.

O segredo é o exercício... e um bom exercício pra você fazer é testemunhar de Jesus às pessoas.

Bom seria, se a gente não permitisse que o dia acabasse sem que tivéssemos falado sobre Jesus para alguém!

 

Conclusão

Você tem crescido desde o dia da sua decisão de viver para Deus?

Hoje, você está mais focado em Deus do que estava ontem? Está mais perto de Deus do que antes?

Irmão, você pode ser como a árvore “...plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”.

Sim, você pode... e com a ajuda de Deus e de um discipulador, você vai conseguir!

Comece a orar por um discipulador!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 07/06/2012

bottom of page