top of page

DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA VIDA ABENÇOADA

Josué 1.2

 

“Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora...”. (ARA)

 

Introdução

“Disposições Necessárias”. A palavra disposição significa estado de ânimo, estado de espírito. Você levantou hoje pela manhã e disse: “Eu estou com uma disposição!” Não foi? Ou você disse: “Estou numa indisposição!” Como você está?

Há três disposições necessárias se queremos experimentar mais da benção e do poder de Deus em nossa vida.

Quando vamos para uma consulta ao médico, porque queremos tratar algum mal, nós temos que ter a disposição para seguir as orientações do médico, não é verdade?

Ele vai pedir exames, vai receitar remédios, vai fazer recomendações para uma dieta...

Então, PARA SERMOS TRATADOS, precisamos ter a disposição para seguir as orientações do médico, caso contrário, perderemos o nosso tempo, o nosso dinheiro e quem sabe, até a vida, se faltar a disposição pra fazer o que é preciso.

Esta noite eu quero dizer que se queremos nossa vida abençoada por Deus, é necessário estarmos dispostos a fazer o que Deus recomenda.

É possível que Deus peça um exame mais minucioso da nossa vida a fim de que barreiras do nosso passado sejam quebradas; talvez Deus receite ou oriente você a firmar um novo compromisso com Ele e para isso é preciso estar disposto.

Para Josué, Deus disse: “dispõe-te”!

Há pelo menos três disposições necessárias que precisamos ter para uma vida abençoada.

 

A primeira é:

A DISPOSIÇÃO PARA SER CORRIGIDO

A Bíblia diz isto sobre Josué, como exemplo pra nós: "Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde... O SENHOR disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado?" (Josué 7.6,10).

Por que? Porque Josué estava num momento de profundo arrependimento. Haviam erros que ele estava disposto a reparar, a corrigir.

Ele diz em oração, na presença de Deus, no v.11, o motivo porque estava assim, veja esse verso: "Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens".

Irmão: Quando comparecemos, em oração na presença de Deus, é feita em nós como que uma varredura, uma radiografia até o mais íntimo do nosso ser. Os olhos de Deus nos enxergam por dentro. Tudo Ele vê.

E quando existe um pecado atrapalhando a nossa comunhão com Deus, Ele coloca o dedo e nos mostra o motivo que impede de experimentarmos mais da Sua presença e das Suas bênçãos.

Deus não faz isso não é pra nos jogar na cara, não é pra nos condenar, é para nos corrigir.

Então, vemos isso no caso de Josué, a Bíblia diz: "Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até a tarde...".

Essa atitude de Josué mostra o profundo arrependimento que ele teve e o desejo de voltar a agradar a Deus.

Nós devemos estar dispostos a isto! Dispostos a ser corrigidos!

Não faz sentido buscar a Deus e a Sua bênção, se não existir essa disposição de aceitar a correção do Senhor, porque precisamos ser corrigidos para melhorar. Você quer melhorar?

 

Depois, outra disposição que precisamos ter para uma vida abençoada é a seguinte:

A DISPOSIÇÃO PARA PERDOAR

O Senhor disse num ensino dado aos discípulos: "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". (Marcos 11.25).

Um dos sinais proféticos do final dos tempos é que o amor de muitos esfriará.

Isto já tem caracterizado a humanidade mais do que nunca. Podemos afirmar que estamos perto do fim, porque vemos todos os dias, o sinal disso: o amor se esfriando, a falta de disposição para perdoar é generalizada.

Mas o perdão é um ensino de Deus. Jesus falou: “se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoe”.

Se não perdoamos as pessoas que têm feito algo contra nós, o Senhor fechará o céu para nós. Não haverá bênçãos.

A Bíblia diz que a medida com que medimos os outros também é usada em relação a nós. Jesus ensinou: "...Pai... perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores".

Não faz sentido você orar para ser abençoado por Deus se não estiver disposto a chegar ao âmago da questão, onde verdadeiramente você precisa ser abençoado.

Estamos dispostos a perdoar?

 

E outra disposição que precisamos ter para uma vida abençoada, é:

A DISPOSIÇÃO PARA SER SINCERO

Está escrito em Hebreus: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11.6).

Irmão, através da fé é possível alcançar tudo; o próprio Deus, inclusive!

Mas uma coisa sobre a fé que todos precisamos aprender é que a fé que há em nós está intimamente ligada à nossa disposição para a verdade.

Se em meu coração não há disposição para a verdade, para uma vida sincera, então, eu tenho proporcionalmente pouca fé, pois a fé em meu coração é exatamente tão forte quanto a verdade em mim.

Essa ligação da fé com a verdade, encontramos em Hebreus 10.22, que diz: "...aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé...".

Isso, colocado em outras palavras, quer dizer o seguinte: que somos incapazes de crer se não formos sinceros.

Se eu busco ao Senhor e quero encontrá-lO, porque quero ser abençoado, mas meu coração não é verdadeiro nem sincero, essa oração não tem força para ser atendida, porque não sendo sincero, não posso crer, não posso me aproximar de Deus em plena certeza de fé.

Portanto, para uma vida abençoada, tem que haver no nosso coração essa disposição também: a disposição para uma vida sincera, pautada na verdade.

Portanto, fuja da mentira e fuja de mentir. A mentira é o recurso de quem não tem recursos. Sai fora disso!

 

Conclusão

Todos que anseiam por uma vida abençoada por Deus, tenham estas três disposições necessárias:

- A disposição para ser corrigido

- A disposição para perdoar

- A disposição para ser

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 01.09.2019

 

bottom of page