top of page

O MAIS BÁSICO DA ADORAÇÃO

Romanos 6.13

 

“...entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito”. – NTLH

 

Hoje nós vamos aprender sobre o que é o mais básico da adoração a Deus, o seu Criador e Sustentador.

E enquanto você aprende, vai acontecer alguns toques de Deus no seu coração. Você vai sentir no seu íntimo que Deus estará falando com você.

 

O que é a coisa mais básica da adoração? Para começar, devemos lembrar que este é o primeiro propósito da nossa vida. Nós fomos criados para adorar a Deus e a nossa natureza revela isto: nossa alma tem sede de Deus, tem necessidade de estar perto do Criador.

 

Uma vez eu li essa frase e depois nunca esqueci dela, a frase é: “Quanto mais perto do Criador a criatura fica, mais feliz ela se torna”.

 

Com isto em mente, qual é então o mais básico da adoração?

É a rendição; uma palavra nenhum pouco popular hoje em dia, porque sugere: perder, ficar sem, abrir mão... e ninguém quer ser um perdedor ou ficar sem o que possui.

 

Rendição é uma palavra usada na maioria das vezes num sentido negativo. O meliante, o bandido, está sendo capturado e a autoridade fala: “renda-se”. A gíria policial para isso é “a casa caiu, perdeu-perdeu!” E aí o criminoso é ordenado a levantar mãos ao alto, está rendido.

 

A bandidagem também se apropriou dessa gíria e assalta falando: “Perdeu-perdeu, mãos ao alto”.

 

Mas, sabe, fazer isso na sua relação com Deus, render-se a Deus é a coisa mais básica que você pode fazer em sua adoração a Ele.

Acontece assim: você reconhece que Deus é a autoridade máxima, perfeitamente justo e amoroso e misericordioso; e a resposta natural, espontânea desse seu reconhecimento, é que você se entrega a Deus, e não é por medo ou obrigação, mas por amor e gratidão, porque Deus não te violenta, não te agride.

 

Então, você se rende a Deus, se entrega, sem fazer resistência alguma, porque reconheceu que Ele é puro amor e justiça. Por fim você até agradece, dizendo: “Deus, muito obrigado por me permitir conhecer o Senhor e o Seu amor e a Sua justiça. O Senhor é bom demais, por isso me rendo, me entrego ao Senhor!” Você faz isso dizendo como o salmista: “Maravilhosas são as tuas obras; e a minha alma o sabe muito bem” – Sl 139.14 – TB).

 

Essa rendição de nós mesmos a Deus é ensinada pelo apóstolo Paulo na Carta aos Romanos.

Depois dele passar 11 capítulos falando a respeito da incrível graça e amor que Deus tem por nós, ele fala sobre render nossa vida completamente a Deus em adoração.

 

Olha o que está escrito na Carta aos Romanos (12.1): “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus” - NTLH.

 

Então, é isso: a verdadeira adoração acontece quando você se entrega totalmente a Deus. Esse é o verdadeiro culto.

Repare que no começo do verso e no final desse verso aparece a mesma palavra: oferecer. O apóstolo diz: “peço que vocês se ofereçam” e depois ele diz “vocês devem oferecer”.

 

A adoração consiste exatamente nisso, em você se oferecer por inteiro a Deus, se entregar, se render a Ele.

 

Muitos pensam que adorar é cantar louvores, é música. A verdade, porém, é outra: adoração tem a ver com você se render, se entregar totalmente a Deus. O mais básico da adoração é você se oferecer, se entregar a Deus.

 

E é isto que mais agrada a Deus, que você seja totalmente rendido a Ele, não apenas 95%, mas completamente.

 

Existem duas grandes barreiras que impedem a nossa total rendição a Deus: a primeira barreira é o medo, a segunda é o orgulho.

Vamos pensar na primeira barreira, o medo: Podemos confiar em Deus? A confiança é um elemento que não pode faltar para que você se entregue a Deus. Se tiver medo, o medo impedirá que você se renda espontâneamente.

 

Mas, a Bíblia fala que o amor lança fora todo o medo. Isto significa que quanto mais você se der conta do quanto Deus ama você, mais fácil fica para você se render a Deus.

 

Como você pode saber que Deus te ama?

Há vários indícios disso, veja: Deus mesmo diz que te ama, está escrito em Jr 31.3: “...eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno”.

 

Depois, outro indício: você nunca sai fora do alcance da vista de Deus. O salmista expressou: “Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lado” (Sl 139.2-5).

 

Outra indicação de que Deus nos ama é que Ele simplesmente Se importa com cada detalhe da nossa vida. Está escrito que “...até os fios dos seus cabelos estão todos contados” (Mt 10.30). Contar os meus é fácil. Mas Deus sabe quantos tinha e tenho e sabe isto a respeito de cada um deste mundo.

 

Outro indício do amor de Deus: é que Ele te dá uma fartura de coisas para o seu prazer (1Tm 6.17).

 

Outro indício: Deus tem bons planos para a sua vida, está escrito: “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29.11 – NVI).

 

Outro indício do amor de Deus por você: Deus perdoa você e está pronto para abençoar, sempre (Sl 86.5). Ele é perdoador.

 

Outro indício do amor de Deus por você é que Ele é carinhosamente paciente com você, está escrito: “O Senhor é cheio de graça e misericórdia; sua paciência é grande e transborda em amor” (Sl 145.8 - NBV).

 

Outro indício e o maior de todos, sem nenhuma dúvida, é que Deus amou o mundo, amou você, dando Jesus Cristo para morrer na cruz em seu favor (Jo 3.16 e Rm 5.8).

 

Por todos estes indícios, você deveria estar completamente entregue a Deus.

 

Uma segunda barreira que impede a total rendição a Deus, a total entrega da nossa vida para Deus dirigir e abençoar, é o orgulho.

Nós queremos ter o controle completo de todas as coisas, mas não somos Deus e nem nunca seremos; somos humanos!

 

Pode, então, ter certeza: quando tentamos ser Deus, nós acabamos de ficar mais parecidos com Satanás, que desejou a mesma coisa.

 

O que significa rendição? O que significa se entregar totalmente a Deus?

Primeiro, é bom saber o que isso não significa. Render-se a Deus não significa anular a sua própria personalidade, como que dizendo: “se eu me entregar completamente para Deus, então eu vou deixar de ser eu”. Não é isso. Deus criou você porque Ele desejou você. Deus quer utilizar a sua personalidade, você é único!

 

Então, o que é esta rendição? O que significa entregar-se a Deus? O que isto significa?

 

Significa obediência e confiança.

Você dirá “Sim, Senhor” e nunca “Não, Senhor”. Quem entrega a vida para Deus dirigir e abençoar, obedece sempre. Não se pode chamar a Jesus de Senhor e fazer somente o que se quer fazer.

 

Um dos discípulos de Jesus foi Pedro e ele mostrou bem o que significa estar rendido ao Senhor. Pedro voltava frustrado de uma noite de pescaria; não havia pescado nada, nenhum peixe. Jesus mandou que ele voltasse ao mar e tentasse novamente. Olha como Pedro respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lc 5.5 – NTLH).

 

Pessoas que se entregaram a Deus, são pessoas que obedecem à Palavra de Deus, mesmo que pareça não fazer sentido. Pedro obedeceu.

 

Outro aspecto da rendição total, da nossa entrega a Deus, é a confiança.

Você sabe que se rendeu a Deus quando depende dEle para resolver as coisas, em vez de fazer por conta própria e querer controlar a situação. Você está rendido a Deus quando larga mão e deixa Deus trabalhar.

 

Conclusão

O mais básico da adoração é a rendição.

“Entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito (Romanos 6.13b; NTLH).

 

Uma pergunta para meditar: Que área de minha vida estou evitando entregar?

 

Oração de Entrega

“Senhor, eu declaro que creio que Jesus é o Filho que o Senhor enviou para me salvar. Por isso, peço perdão pelos meus pecados. Confesso Jesus como meu único Senhor e Salvador e recebo o Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu seja transformado na pessoa que o Senhor quer que eu seja. Obrigado por me receber, Senhor, e ter o meu nome escrito no Livro da Vida. Em nome de Jesus. Amém”.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 4.07.2021

bottom of page