top of page

O SENTIDO DA CEIA DO SENHOR

1 Coríntios 11.23-28

 

23 Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão 24 e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. ” 25 Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim. ”
26 De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

27 Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.

 

Introdução

Ao final desta palavra, teremos um momento solene, um momento muito significativo para você que já se tornou crente e foi batizado, porque já recebeu Jesus como seu Salvador e entregou a vida para Ele dirigir: esse momento que me refiro é a Ceia do Senhor.

Por isto que lemos o texto da carta do apóstolo Paulo aos coríntios nesta noite. Eu quero pensar com você sobre esse momento da Ceia do Senhor.

 

E para começar, é assim mesmo que nós chamamos: Ceia do Senhor. Porque tem alguns nomes extra-bíblicos que são dados à este momento. Tem quem chame de eucaristia, ou de Santa Ceia, ou de Comunhão ou ainda de algum outro nome.

 

Com a tecnologia das redes sociais em que as coisas são divulgadas tão rapidamente, eu já vi anúncios de Santa Ceia da Decisão, Santa Ceia da Vitória, Santa Ceia da Independência Financeira...

 

A criatividade é muito grande e o distanciamento da Palavra também! Mas, sabe, Ceia do Senhor é o nome correto, é como a Bíblia apresenta.

 

O que é esta Ceia do Senhor?

Trata-se de uma celebração que tem o propósito de nos fazer recordar, trazer à memória, o que Jesus realizou por nós ao morrer na cruz, porque é por meio de Jesus que nós fomos reconciliados com Deus.

 

Então, a Ceia do Senhor é uma cerimônia que nos faz recordar a morte de Jesus. Mas, longe de ser uma lembrança fúnebre ou que cria aquele ambiente próprio dos velórios, o momento da Ceia do Senhor não é triste, não é de melancolia.

 

Há crentes que participam da Ceia do Senhor e mudam de semblante; parece que o enterro de Jesus vai acontecer de novo. Então, ficam com a fisionomia abatida...

 

Mas, espera lá: quando a Ceia do Senhor é celebrada pela igreja, alguns podem até sentir alguma emoção e chorar, mas eu te digo, esse choro deve ser por gratidão e não por tristeza.

Porque a Ceia do Senhor fala de algo muito maravilhoso; fala da maior prova de amor que foi dada por Deus em favor de nós!

 

Você já ouviu falar de João 3.16: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

Ora, Jesus morreu na cruz para a sua salvação. Na morte de Jesus está o perdão de Deus para você. Na cruz o Filho de Deus recebeu o castigo que você merecia receber, mas ao invés do castigo, Deus dá a vida!

 

Então, a Ceia do Senhor é motivo de alegria! É a celebração de um fato que nos trouxe vida e vida eterna! Portanto, alegria e gratidão são os sentimentos que devem estar presentes na hora da Ceia do Senhor.

 

A Bíblia diz que mediante a morte de Jesus fomos justificados por Deus gratuitamente (Rm 3.24).

Saiu de graça para nós, mas custou derramamento de sangue, custou a morte de Jesus o Filho de Deus. Este foi o preço pago.

 

O profeta Isaías havia anunciado: “o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Is 53.4-5).

 

A nossa salvação do castigo eterno, custou a morte de Jesus.

 

A Ceia do Senhor, então, é uma cerimônia que nos ajuda a trazer isto à memória.

E Jesus mesmo é quem estabeleceu que a Ceia fosse preparada e servida entre os Seus discípulos.

 

Segurando um pão nas mãos, Jesus o partiu e disse: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19-20). E depois, no momento seguinte, Jesus disse a mesma coisa segurando um cálice com vinho.

 

Uma observação: Jesus serviu a ceia para os Seus discípulos, para os Seus seguidores.

Por esta razão nós temos um entendimento: que somente aqueles que seguem a Jesus, que se tornaram crentes, que receberam Jesus como Senhor e Salvador em seu coração, e que em testemunho disto foram batizados nas águas, como Jesus foi, é que devem participar desse ato solene.

 

Para a pessoa que ainda não se tornou crente em Jesus, participar desse momento não fará sentido. Primeiro é precisa entender: somos todos pecadores e estamos condenados à perdição eterna, mas Deus enviou o Seu Filho ao mundo, e Ele (Jesus) trouxe o perdão de Deus para nós.

 

Se a pessoa não reconhece o que Jesus fez por ela, não faz sentido que ela coma o pão ou beba o vinho.

 

Por outro lado, se você reconhece que Jesus é o Salvador e você entregou a sua vida para Jesus dirigir e abençoar, dando inclusive testemunho público disso ao ser batizado nas águas, então, participar desse desse momento comemorativo da igreja, que é a Ceia do Senhor, sim, fará sentido para você!

O que é o batismo nas águas de um rio ou piscina? É um testemunho que a pessoa dá. Pode prestar atenção: o batismo tem dois movimentos. No primeiro, a pessoa é mergulhada nas águas e no segundo, ela é levantada das águas.

 

Isto representa o seguinte: primeiro, o sepultamento. A pessoa morreu para o pecado, morreu para as coisas pecaminosas desse mundo. Morreu, é sepultada. O mergulho representa a morte e sepultamento.

 

Aí, segundo, a pessoa é levantada das águas. Isto representa que ela (que morreu para o mundo), nasceu agora para uma nova vida, para uma vida com Jesus; agora a pessoa tem Jesus dirigindo e abençoando a sua vida.

Quando a pessoa se apresenta para o batismo, ela está dizendo: eu entendi que Jesus morreu na cruz por mim; eu reconheço e recebo Jesus em meu coração. Eu declaro pela fé que Ele é o meu Salvador.

Eu devia ter nove anos de idade quando fui batizado. Naquela idade eu havia entendido isso.

 

Como seminarista, eu trabalhei na Terceira Igreja Batista de Campos dos Goytacazes-RJ. Lembro de uma vez em que o pastor perguntou para uma criança de 8 para 9 anos, que queria participar do próximo batismo. O pastor perguntou: “Por que você quer ser batizada?” E a menina respondeu algo muito interessante, ela disse: “Por que só agora é que eu soube que Jesus salva”. Ela tinha 8 anos; se tivesse entendido antes, ela disse, eu teria me apresentado para o batismo antes... tem pessoa de 98 anos de idade, e não entende.

 

É assim que deve ser: primeiro a pessoa entende que Jesus é o Salvador e entrega a vida para Ele dirigir, depois é batizada e aí começa a participar da ceia.

 

Você já compreende que como toda pessoa, você também é pecador e está destinado à perdição eterna, mas que Jesus é o Salvador e que se receber Jesus em seu coração, você é salvo e ganha a vida eterna?

E você já foi batizado em testemunho disso? Se ainda não, apresente-se para o batismo. Queremos batizar você nesse ano!

 

Participar da Ceia faz todo o sentido para os que são crentes em Jesus!

 

Tendo colocado isso, avanço para uma nova questão: o que é que temos na Ceia do Senhor? Primeiro, nós temos: UMA GLORIOSA MENSAGEM PARA ANUNCIAR.

Veja o que está escrito no v.26: “sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”.

 

Essa é a mensagem nesta hora: a morte de Jesus trouxe perdão de Deus para nós, trouxe vida de Deus para nós; essa morte é anunciada mais uma vez e isso, até que Ele volte. Jesus vai voltar! Essa é a gloriosa mensagem que está sendo anunciada hoje: a morte de Jesus trouxe salvação e Ele vai voltar.

 

Segunda coisa, na Ceia do Senhor nós temos: UMA SOLENE ADVERTÊNCIA PARA ACATAR.

No v.27 está escrito: “...todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor”.

 

Como que uma pessoa participa da Ceia do Senhor indignamente? É quando participa sem discernimento, isto é, sem entender e sem crer no sacrifício de Jesus por ela.

 

Ninguém deve participar da Ceia, a menos que reconheça que é pecadora e que Jesus é o Salvador.

 

Uma terceira coisa temos na Ceia do Senhor: UMA CLARA ORDEM PARA OBEDECER.

Veja o que está escrito no v.28-29, confira: “Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação”.

 

Antes de participar da Ceia, devemos fazer um exame de nós mesmos.

 

Veja que esse é um exame que cada pessoa faz de si mesma! A gente não examina a vida dos outros, é cada um examinando a si mesmo.

 

Examina agora! Você concorda com a Bíblia que é um pecador, uma pecadora? Você reconhece que Deus enviou Jesus para sofrer na cruz o castigo que era seu? Você já entregou sua vida para Jesus dirigir e abençoar?

 

Conclusão

Na Ceia do Senhor, nós temos uma gloriosa mensagem para anunciar. A mensagem é: Jesus morreu para nossa a salvação e Ele vai voltar.

 

Na Ceia do Senhor nós temos uma solene advertência para acatar: não participar da ceia indignamente, sem entendimento.

 

E na Ceia do Senhor nós temos uma clara ordem para obedecer: que cada um examine a si mesmo e participe da ceia.

 

ORAÇÃO

Se você ainda não entregou a sua vida para Jesus dirigir, entrega agora!

Você já reconhece que é um pecador como toda pessoa é?

 

Você já sabe que Jesus é o Filho de Deus e que veio ao mundo e morreu na cruz para a sua salvação?

 

Não existe outro meio de salvação. Você somente estará salvo da condenação eterna se tiver recebido Jesus em seu coração.

 

Portanto, receba agora.

Hoje a ceia é aqui. Mas, você viu, Jesus vai voltar e depois, a ceia vai ser no céu, na casa de Deus, onde estará o próprio Deus, os anjos e todos os salvos juntos.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 27.06.2021

bottom of page