top of page

PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS

Apocalípse 4.11

 

“Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem”. - NTLH

 

Introdução

Estamos numa série de mensagens que chamo Vida Com Propósitos e hoje vamos avançar para mais um assunto: você foi planejado para agradar a Deus.

 

Pode ter certeza, no instante em que você nasceu, Deus estava lá testemunhando o seu nascimento.

Deus desejou que você existisse e a sua chegada trouxe alegria ao coração de Deus.

Mas, pode ser meio chocante ouvir o que eu vou falar agora, mas é a pura verdade: Deus não precisava criar você. Deus sem você continua sendo Deus, completo e perfeito como Ele sempre é. Mas, Deus escolheu criar você para a satisfação dEle.

 

Portanto, você existe para a glória, o propósito, o prazer de Deus! Agradar a Deus é o primeiro e grande propósito da sua vida.

Isso prova o valor que você tem.

Você foi criado pela vontade de Deus e a sua existência proporciona satisfação ao coração de Deus, e de uma forma diferenciada de todas as outras criaturas, porque está escrito, a Bíblia diz: “Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade” (Ef 1.5 – NTLH).

Esse versículo bíblico revela que Deus sente prazer. Uma condição que Deus também deu para nós; todos temos a capacidade de sentir prazer, porque foi assim que Deus nos criou à Sua própria imagem e semelhança.

 

Sentimos prazer, temos emoções e isto é próprio de Deus; Ele é uma Pessoa!

Às vezes nos esquecemos de que Deus tem sentimentos, que tem emoções.

Ora, basta ler a Bíblia um pouco e você vai ver que Deus sofre, fica indignado, sente compaixão, sente tristeza, bem como alegria, satisfação, contentamento.

Veja alguns exemplos: “Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses” (Ex 20.5). O Sl 104.3 diz: “Que a glória de Deus, o SENHOR, dure para sempre! Que ele se alegre com aquilo que fez!”.

 

E, sabe, dar prazer a Deus é o que se chama “adorar”. Qualquer atitude sua que agrada a Deus é um ato de adoração. E tem algumas coisas sobre a adoração que você deve compreender.

Até porque, adorar é uma necessidade que Deus colocou na estrutura do nosso ser. Adorar é tão fundamental quanto comer e respirar.

Pode observar: quando uma pessoa não consegue adorar a Deus, ela sempre acha um substituto. Pode ser a pessoa mais selvagem, os indígenas, lá do mato mesmo, sem nunca ter tido contato com a civilização (e ainda tem dessas tribos), você vai ver a pessoa adorando alguma coisa.

A razão pela qual Deus nos fez com essa necessidade, é que Ele anseia por adoradores! Deus merece adoração, mas Ele ama adoradores. Jesus disse: “...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses adoradores que o Pai procura” (Jo 4.23 – NBV).

 

Agora, dependendo da sua formação religiosa, pode ser que você precise aprimorar o seu entendimento sobre o que é adorar a Deus.

Alguns imaginam que adoração é o que acontece quando tem cultos na igreja, quando o povo canta, tem os hinos, tem as músicas.

Mas, sabe, a adoração pode incluir música, hinos, cânticos e danças (coreografias), mas vai muito além dessas expressões. Adoração é muito mais do que música, é muito mais do que cantar.

 

Outro grande mal entendido que é comum na igreja, tem a ver com o estilo musical.

Algumas canções são rápidas e ritmadas e outras são lentas e tranquilas. Aí, muitos pensam assim: “Os cânticos agitados são de louvor (não vê o guitarrista como fica animado, e o baterista, então?!)”. E pensam: “São cânticos de louvor.

Mas quando os cânticos são solenes, tranquilos, é porque esses são de adoração”.

Eu já fiz muito dessa separação, mas aprendi que é um erro usar a palavra “adoração” desse modo. Adoração não tem nada a ver com o estilo, volume ou rítmo dos cânticos.

Deus ama todos os tipos de música, porque Ele criou todas (as rápidas e as lentas, as altas e as suaves, as antigas e as modernas). Talvez você não goste de todos os tipos de música, mas Deus gosta! E quando temos a música tocada ou cantada, oferecida a Deus em espírito e em verdade, isto é um ato de adoração.

E, aproveitando o assunto: a adoração não é para o nosso benefício. Pastores costumam receber bilhetinhos, dizendo: “Eu amei a adoração de hoje. Os hinos, os cânticos foram para mim. Eu gostei do coral, gostei da banda com aquele louvor”. Esse é outro mal-entendido a respeito da adoração, porque ela nunca é para o nosso agrado.

Se alguma vez você disse: “O culto hoje não foi legal; a adoração não foi boa”, você participou do culto ou adorou com a motivação errada.

A adoração não é para nós, ela é para Deus! Claro, existem benefícios na adoração para a nossa alma, mas nós não adoramos para a nossa satisfação. Adoramos para glorificar a Deus, adoramos para agradar ao nosso Criador!

No capítulo 29 do livro do profeta Isaías, Deus reclama de uma adoração sem entusiasmo e fingida.

Está escrito: “O Senhor diz: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (v.12 – NTLH).

O Senhor fala que as pessoas estavam oferecendo a Ele, orações vazias, louvores vazios, sem que o coração estivesse envolvido, comprometido com Ele.

 

Outra coisa: Não adore a Deus somente nos cultos da igreja, porque a adoração deve ser constante. Está escrito: “Desde o nascer até o pôr-do-sol, que o nome do SENHOR seja louvado!” (S 113.3 – NTLH).

Na Bíblia, encontramos pessoas que louvavam a Deus no trabalho, em casa, no campo de batalha, na prisão e até na cama!

Não tem lugar nem horário para a adoração. Portanto, louvar a Deus deveria ser a nossa primeira atividade do dia e a nossa última atividade do dia; ao acordar pela manhã e ao deitar para dormir, adorar, adorar, adorar.

É como a Eyshila gravou e canta: “Nada pode calar um adorador... Adorar é o que sei”.

 

O salmista Davi disse: “De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta” (Sl 5.3 – NTLH).

Cada atividade nossa pode ser transformada em um ato de adoração, quando fazemos para agradar a Deus. A Bíblia diz: “Portanto, quando vocês comem, ou

bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31 – NTLH).

Martinho Lutero, que viveu antes do Brasil ser descoberto, aliás, ele faleceu em 1546 e foi o grande reformador protestante, Lutero disse: “Uma ordenhadora pode tirar o leite das vacas para a glória de Deus”.

 

Como é possível fazer tudo para a glória de Deus?

É você fazer como se estivesse fazendo para Jesus. A Bíblia diz: “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Cl 3.23 – NTLH).

Este é o segredo de um estilo de vida em adoração – fazer todas as coisas como se fosse para Jesus.

Todo trabalho se torna um ato de adoração, quando você faz como sendo para o Senhor, consciente da Sua presença.

 

Conclusão

Você foi planejado para agradar a Deus.

Então, nas tarefas mais simples, faça como se estivesse fazendo

diretamente para Jesus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13.06.2021

bottom of page