top of page

A RAZÃO DE TUDO
Romanos 11.33-36 KJ

 

Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; a ele seja a glória para sempre! Amém.


Introdução
Esses versículos são uma declaração de louvor a Deus e revelam para nós a razão de tudo existir. O apóstolo Paulo termina dizendo que a Deus, “a ele seja a glória para sempre!”
Essa é a razão de tudo existir, incluindo você. Deus fez tudo para a glória dEle.

 

Então, vamos pensar: o que é a glória de Deus? Algumas pessoas receberam esse nome: Glorinha, Maria da Glória. Alguns lugares são chamados de glória: cidades, bairros, ruas, morros, até leite recebeu esse nome!
Mas o que é glória? Em termos simples, glória é a palavra usada para se referir a Pessoa de Deus.
Tudo em Deus é glorioso e tudo de Deus é glorioso. Glória, portanto, é o que Deus é, o Seu próprio ser.
Você pode olhar em volta e perceber isso. Da menor forma de vida microscópica até aos astros e planetas, tudo é glorioso. É olhar para a natureza e aprendemos isso: que Deus é poderoso, que Ele ama a diversidade, a beleza, que Ele é organizado, sábio, criativo.
A Bíblia diz que os céus declaram a glória de Deus. Olha esse verso: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram” (Sl 19.1 – NTLH).
Agora, a glória de Deus é mais bem observada em Jesus Cristo, o Filho que Deus enviou ao mundo e que assumiu a nossa natureza. A Bíblia diz sobre Jesus: “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” (Hb 1.13 – NVI).
Jesus veio à terra para que, realmente, pudéssemos conhecer a glória de Deus. Está escrito que Jesus: “…se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14 – NAA). Jesus possui uma glória como a glória de Deus (o Pai), porque Ele é Deus.
E, sabe, não há nada que a gente possa fazer para aumentar a glória de Deus, porque ela é completa, é perfeita. Mas, somos orientados a fazer o seguinte: a reconhecer a Sua glória, honrar Sua glória, declarar Sua glória, louvar Sua glória, viver para a Sua glória.
E por quê? Porque Deus merece!
Ele é o Criador e o Governador de tudo. A Bíblia diz: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas” (Ap 4.11 – NAA).
Mas, sabe, em todo o universo, somente duas das criaturas de Deus é que falham em dar honra a Deus: essas duas criaturas são: os anjos caídos (os demônios) e nós os seres humanos. Nenhum de nós tem dado a Deus toda a glória que Ele merece em nossa vida.
A bem da verdade, todos já vivemos, já buscamos a nossa própria glória. Porém, a orientação é que vivamos para a glória de Deus. Esse deve ser o objetivo supremo da nossa vida.
Diga: o objetivo da minha vida deve ser viver para a glória de Deus.
E, havendo dito isto, me deixe passar para a questão prática: Como podemos dar glória a Deus?
Veja esse verso, Jesus disse ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer” (Jo 17.4 – NAA). Jesus glorificou a Deus cumprindo Seu propósito na terra. Nós honramos a Deus da mesma forma, cumprindo com o propósito da nossa vida.
Qualquer coisa na criação glorifica a Deus quando cumpre com o propósito para o qual foi criada. Os passarinhos glorificam a Deus quando voam, quando gorjeiam, quando fazem seu ninho e quando realizam as atividades próprias dos passarinhos.
Pensa na formiga; uma formiga dá glória a Deus quando cumpre o propósito para o qual foi criada.
Deus fez as formigas para serem formigas. Deus fez você para você ser você, da melhor maneira possível.
Tem gente que fala: “Quem dera se eu pudesse ser como fulano!”
Quem dera, nada! Deus criou você porque desejou alguém como você.
Portanto, da maneira como você é, com seu estilo, seu jeito, suas habilidades, seus gostos, viva para a glória de Deus! E quanto mais você aprender e se corrigir e se deixar aperfeiçoar, melhor você fica e mais glória Deus recebe.
Existem muitas formas da gente dar glória a Deus, mas elas podem ser resumidas em cinco propósitos que Deus estabeleceu para a sua vida.
Primeiro: Damos glória a Deus ao adorá-lO. Adorar a Deus é o nosso primeiro dever.
E adoração é uma ação expontânea. Se for forçada, obrigada, ofertada na base da pressão, não serve. Deus quer que nossa adoração a Ele seja motivada por amor, por gratidão, por alegria.
E adorar não é só cantar louvores. Alguns pensam que o momento de cantar no culto é o momento da adoração. Não é verdade. Todo o culto é adoração e adorar não é só cantar, é orar também, ler a Palavra também, dizimar e ofertar também; entregar-se também!
Quando você usa a sua vida para a glória de Deus, tudo que você faz se torna um ato de adoração.
A Bíblia diz: “Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça” (Rm 6.13 – NVI).
Então, damos gloria a Deus quando adoramos a Ele.
Segundo: Damos glória a Deus ao amar os irmãos.
Quando você recebeu Jesus como seu Salvador, a Bíblia chama essa experiência de novo nascimento, você nasceu de novo, e aí, você passou a fazer parte da família de Deus.
Portanto, entenda isso: ser cristão, ser crente, não é apenas uma questão de crer; é também pertencer à uma família, a família de Deus. O apóstolo João escreveu: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1Jo 3.14 – NAA).
E o apóstolo Paulo disse: “Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus” (Rm 15.7 – NAA). Esse verso ensina que é sua responsabilidade aprender a amar como Deus ama, porque acolher os irmãos, amar os irmãos, isto dá glória a Deus.


Terceiro: Damos glória a Deus ao nos tornar como Jesus. Uma vez que nascemos de novo e entramos para a família de Deus, a expectativa agora é que você se desenvolva, que você cresça. E Deus quer que cresçamos até ao ponto de nos tornarmos parecidos com Jesus. O nome disso é maturidade espiritual.
Quanto mais você desenvolver o caráter cristão e se tornar gentil como Jesus, educado como Jesus, puro como Jesus, justo como Jesus, mais você dará glória a Deus através da sua vida.
A Bíblia diz: “...podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, somos transformados com glória cada vez maior, e tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele” (2Co 3.18 NBV). Então, quando você recebeu Jesus em seu coração, Deus deu uma nova vida e uma nova natureza para você. Agora, a partir daí, Deus quer o seu desenvolvimento, o seu crescimento. A Bíblia diz: “A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus” (Fp 1.11 – NTLH).


Em quarto lugar: Damos glória a Deus servindo a outras pessoas com os nossos dons.
Cada um de nós foi capacitado por Deus com talentos, dons e habilidades para muitas coisas.
Deus não deu essas habilidades para você agir com egoísmo. Elas foram dadas para você beneficiar os outros.
Veja o que a Bíblia diz sobre isso: “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” (1Pe 4.10 – NTLH).
Portanto, quando você beneficia os outros com o que você tem, com o que você sabe, isto resulta em glória para Deus.

 

Finalmente, em quinto lugar: Damos glória a Deus falando dEle às outras pessoas.
Deus não quer que Seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamos conhecido a verdade, Deus espera que compartilhemos dela com os outros.
É um grande privilégio que os anjos não receberam, porque foi para os discípulos que o Senhor disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15 – TB).

Portanto, quanto mais pessoas ajudarmos a crer em Jesus, a crer no Evangelho, é mais glória para Deus.


Conclusão
Qual será o objetivo de sua vida daqui para frente?
A razão de tudo existir é a glória de Deus. Ele merece toda a glória!
Portanto, a melhor coisa a fazer é não permanecer desafinado. Viva o restante da sua vida, a partir de hoje, para a glória de Deus.
Isto implica em você cumprir com cinco propósitos:
• Adorar a Deus,
• Amar a família de Deus
• Tornar-se como Jesus (o Filho primogênito de Deus),
• Servir aos outros com os dons dados por Deus,

• E falar aos outros sobre o amor de Deus.


Viver para a glória de Deus exigirá uma mudança nas suas prioridades, agenda, relacionamentos e tudo o mais...
significará pegar o caminho mais difícil, em vez do mais fácil.
Vamos que vamos?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6.06.2021

bottom of page