top of page

QUANDO DEUS SORRI

Números 6.25


“O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês”. - NAA
 

INTRODUÇÃO

Este é um verso muito apreciado da Bíblia. É parte de uma oração feita pelo sacerdote Arão sobre os seus filhos. Na oração em forma poética, ele diz: “o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês” (NAA).

Vamos pensar nessa palavra “resplandecer”, usada nesta oração. O que é resplandecer? É brilhar muito. Arão pede que o Senhor faça resplandecer o rosto.

 

Quando é que acontece de termos um brilho no rosto? É só quando a pele está oleosa demais? Não. É quando sorrimos. O sorriso coloca brilho nos olhos. Com um sorriso o rosto resplandece.

 

O sorriso é uma expressão facial que indica agrado, aprovação. Pois é o que o sacerdote Arão está pedindo na sua oração. Numa versão da Bíblia está assim: “...que o rosto do Senhor brilhe de alegria por causa de vocês” (BV).

Portanto, quando o rosto do Senhor resplandece, quando o rosto do Senhor brilha, tem um sorriso na face dEle, pode estar certo disso.

 

O rosto resplandece… é porque Deus sorri. Ele está sentindo satisfação, está aprovando alguma coisa. Então Ele sorri; o rosto resplandece.

 

Este é o objetivo da sua vida: fazer Deus sorrir, agradar a Deus. Agradar a Deus é o primeiro propósito da sua vida. E agradar a Deus é o que se chama “adoração”.

 

Portanto, a sua tarefa mais importante não é estudar para ter uma profissão, não é conseguir trabalho para juntar dinheiro, não é modelar o corpo para conseguir um namorado, uma namorada... a sua tarefa mais importante é descobrir como agradar a Deus.

A Bíblia diz isso: “Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor” (Ef 5.10 – NTLH).

 

E essa descoberta está facilitada pela Bíblia, a Palavra de Deus. Você só tem que ler a Bíblia, ouvir a Palavra, porque está tudo revelado nela.

 

A Bíblia apresenta um exemplo bem claro de uma vida que agrada a Deus, num personagem bastante conhecido. O nome dele é Noé.

Na época de Noé, todo o mundo vivia para o próprio prazer e não para o agrado de Deus. No livro de Gênesis está escrito que Deus “viu que a maldade humana foi ficando cada vez pior” (Gn 6.5 – NBV).

 

Porém, tinha um homem que fazia Deus sorrir, fazia com que o rosto de Deus resplandecesse. Era Noé. Todo mundo buscava os seus próprios interesses e a satisfação própria, mas a Bíblia diz: “Noé, porém, agradava ao Senhor com a sua vida” (Gn 6.8 – NBV).

 

Pensa em Deus dizendo assim: “Esse homem me agrada, me faz sorrir! O meu rosto resplandece quando Eu olho para ele.”
 

Esse Noé é aquele da arca que Deus mandou construir e que depois guardasse na arca, um casal de cada espécie de animal e depois, entrasse com a sua família, antes do dilúvio que Deus mandaria sobre a terra, destruindo tudo.

Então, com Noé, Deus estava dizendo: “Eu estou entristecido com a raça humana. Mas, com você Eu vou começar tudo de novo”. Porque Noé agradou a Deus.

Pois bem, olhando para a vida de Noé, nós podemos aprender cinco atos de adoração que fazem o rosto de Deus resplandecer. Tem cinco atos de adoração, cinco agrados, que fazem Deus sorrir.

 

E esse é o primeiro propósito da sua vida, lembra disso: agradar a Deus! Vou mostrar dois atos de adoração hoje e os outros três na próxima semana.
 

Quando é que fazemos Deus sorrir? Primeiro, é quando O amamos acima de qualquer coisa.

Noé amava a Deus mais que qualquer coisa nesse mundo! Veja o que a Bíblia diz sobre Noé; fala que ele era o único homem direito, reto, do seu tempo (Gn 6.9 – BV).
 

Deus viu a humanidade e só encontrou Noé na retidão. Ele era um homem que procurava viver sempre de acordo com a vontade de Deus. Deus viu Noé e ficou satisfeito com ele, ficou feliz. O rosto do Senhor resplandecia, porque havia um sorriso de satisfação quando olhava para a vida de Noé.

 

Isso é o que Deus mais quer de você e de mim: esse relacionamento comprometido que desencadeia a resplandecimento do rosto de Deus!

No livro do profeta Oséias está escrito o que Deus mais deseja: Deus quer o nosso amor. Deus fala: “Eu não quero sacrifícios; Eu quero o amor de vocês. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam” (Os 6.6 – NTLH).

 

Deus te ama tão profundamente e Ele quer que você também O ame. Portanto, esse deveria ser o maior objetivo da sua vida. Jesus até chamou esse mandamento de o maior mandamento, Jesus
disse: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante”  (Mt 22.37 – NTLH). Saiba disso: Deus sorri quando nós O amamos acima de tudo e de todos.

 

Em segundo lugar: quando fazemos Deus sorrir? É quando confiamos nEle completamente.

A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus é que ele confiava em Deus, mesmo quando não parecia fazer sentido.
 

Você já deve ter ouvido um pouco sobre a história de Noé. Ele recebeu a incumbência de construir a arca, que era um barco enorme, uma embarcação.

 

Pensa na cena: Deus chega para Noé e fala: “Eu estou decepcionado com os seres humanos, porque todo mundo busca o próprio prazer, a própria satisfação. Mas, Noé, você me faz sorrir. Eu estou satisfeito com a sua vida. E Eu resolvi fazer uma coisa: vou inundar a terra com uma chuva torrencial e começar tudo de novo com você e a sua família. Aí, você faz o seguinte: construa um barco grande, grande mesmo; você vai entrar nele com a sua família e com um casal de cada espécie dos animais”.
 

É muito linda a história de Noé (para quem ficou na arca com ele), e essa parte então, é impressionante.

É impressionante por causa de três problemas que poderiam ter despertado dúvidas no coração de Noé.

 

Primeiro problema: Noé não sabia o que era chuva; não existia chuva naquela época. Na segunda página da Bíblia (Gn 2.6 - NTLH), está escrito que a terra era irrigada com a água que brotava do solo. A chuva é um fenômeno que começou a existir depois do dilúvio.

 

Então, Deus falou que ia mandar chuva que iria inundar tudo, e Noé não sabia do que se tratava. Mas o que é que ele fez? Obedeceu a Deus e construiu a arca. O pensamento dele foi: “Deus orientou, Deus falou para fazer, eu vou obedecer”.

 

Segundo problema: Onde Noé morava, o mar ficava a centenas de quilômetros de distância.

Deus fala para ele construir um barco, colocar um casal de cada animal para dentro e entrar com a família. 
 

Mas o problema era o seguinte: os bichos a gente resolve; a família a gente chama para dentro; mas, como colocar essa embarcação na água se nem lagoa tem nas proximidades?

 

Mas Noé o que é que ele fez? Obedeceu a Deus e construiu a arca.

 

O terceiro problema: separar um casal de cada espécie de animais (porque tem os pequeninos e os grandes, os mansinhos e os ferozes!); e como conseguir colocá-los todos dentro da embarcação?

E outra: tomar conta deles! Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. O que é que Noé fez? Ele confiou em Deus completamente.

 

E como você acha que Deus Se sentiu ao ver cada atitude de Noé? Deus se sentia satisfeito, sorria de satisfação. O rosto do Senhor resplandecia.

 

Guarde isso: confiar em Deus completamente significa acreditar que Ele sabe tudo e pode tudo; Deus sabe o que faz e sabe o que é melhor para a sua vida.

A Bíblia diz assim: “O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia” (Sl 147.11 – NAA).

 

Irmão/irmã: em quais áreas da sua vida você precisa confiar em Deus completamente? Confiar em Deus, ter fé em Deus, crer em Deus, é um ato de adoração. Você faz Deus sorrir quando mostra que confia nEle.

 

E quando Deus sorri, quando você agrada a Deus, pode contar como certo que Deus vai te favorecer.

 

A Bíblia diz que “Sem fé é
impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Então, confie em Deus, confie totalmente.

 

Conclusão

Que atos você tomará providências para o objetivo de sua vida seja cumprido?

Deus sorri quando você confia nele.
Considerando que Deus sabe o que é melhor para mim, em quais áreas de minha vida preciso confiar mais nele?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 20.06.2021

bottom of page