top of page

VIDA NA TERRA: DÁDIVA TEMPORÁRIA

SALMOS 119.18-19

 

“Abre os meus olhos para que eu possa ver as verdades maravilhosas da tua lei. Viverei poucos anos aqui na terra; não escondas de mim os teus mandamentos” (NLTH).

 

INTRODUÇÃO

Nós estamos numa série de mensagens que chamo Vida Com Propósitos. Hoje eu quero pensar com você no seguinte tema: a vida na terra é uma dádiva temporária.

A palavra temporária, na maioria das vezes, não é muito agradável para nós. Sempre gostamos que as coisas boas sejam duradouras, mas nem sempre é assim.

 

A vida na terra é temporária. A Bíblia até usa algumas figuras para mostrar como a vida na terra é breve. No livro de Jó está escrito, um dos livros mais antigos das Escrituras Sagradas: “…Nossos dias na terra não passam de uma sombra” (8.9 – NVI).

 

Terça-feira passada, na reunião do nosso Pequeno Grupo, conversávamos sobre ser a vida como um vapor, uma neblina. É o que está escrito em Tg 4.14: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” (NTLH). E o salmista do Salmo 39 até diz: “De fato, o homem não passa de um sopro” (Sl 39.3 – NVI).

 

Portanto, para usar a sua vida da melhor forma possível, tem uma verdade que você não deve esquecer nunca: a vida na terra é extremamente breve, você não vai ficar aqui por muito tempo; então não fique muito apegado às coisas da terra.

A Bíblia fala por várias vezes que a vida na terra é uma habitação temporária em um país estrangeiro, que você está só de passagem, apenas visitando.

 

Novamente no livro dos Salmos, em 119.19, está escrito: “Sou peregrino na terra” (NVI). Na versão da NTLH está: “Viverei poucos anos aqui na terra”. E o apóstolo Pedro explicou (1Pe 1.17): “Quando oram a Deus, vocês o chamam de Pai [...]Portanto, durante o resto da vida de vocês aqui na terra tenham respeito a ele” (NTLH). A orientação é: “se vocês chamam a Deus de Pai, vivam uma vida reverente durante o tempo em que estiverem nesta terra na qual são estrangeiros”.

O nosso primeiro documento é a Certidão de Nascimento, é o registro feito em livro próprio pelo Cartório de Registro Civil. Serve para informar dados como nome e sobrenome, nome dos pais, bem como a data e local do nascimento. É obrigatório. Sem a certidão de nascimento não se tem acesso aos direitos garantidos por lei.

Os crentes em Jesus Cristo, deveriam lembrar que tem o nome registrado no Livro da Vida, que é o registro celestial dos salvos. Esse documento diz que crentes são cidadãos do céu.

 

E veja: a Palavra de Deus fala que os crentes devem pensar a respeito da vida de modo diferente dos que não são crentes. Você sabe que tem os crentes e tem os não crentes; tem os crentes praticantes e tem os não praticantes. Portanto, tem os que são e tem os que não são.

 

Para os que são, está escrito: “…há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.18-19 – NVI).

 

Os verdadeiros crentes compreendem que o seu país, a sua pátria, a sua casa, é o céu.

A pessoa que compreende essa verdade, ela pára de se preocupar em “ter de tudo” sobre a terra, porque tem gente que faz amizade com o mundo para conquistar o mundo.

 

Mas, Deus é bastante categórico em advertir sobre o perigo de viver só em função da vida neste mundo. A Bíblia diz: “Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tg 4.4 – NAA).

 

Veja, Deus chama de infiel, porque é uma traição. O crente é cidadão do céu na terra, mas se vive apaixonado pelas coisas da terra, namorando as coisas da terra, isso é infidelidade, é adultério espiritual.

 

E, lamentavelmente, muitos cristãos têm traído o seu Senhor, achando que aqui é o seu lar. Aqui não é o seu lar.

A Bíblia é clara, veja isto: “Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma” (1Pd 2.11 – NTLH).

 

Deus não quer que fiquemos apegados ao que está a nossa volta, porque tudo aqui é temporário, é passageiro. A vida na terra é uma dádiva temporária.

 

Isso explica um pouco por que, como crentes, como discípulos de Jesus, nós experimentamos tantas dificuldades, tantas lutas, tantas aflições neste mundo. Aliás, Jesus já tinha avisado aos discípulos: “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33)

A explicação disso é para impedir que fiquemos apegados às coisas da terra.

 

Deus permite que o crente passe por uma quantidade de problemas, por uma quantidade de desgostos na vida… pode ter certeza: é para o crente não se sentir satisfeito aqui, porque a sua casa não é na terra, é no céu; Deus tem algo muito melhor para os Seus filhos. Aleluia!

 

Deixa eu ilustrar isso: O peixe, você acha que poderia ser feliz vivendo na terra? De modo algum. Ele foi criado para viver na água. A águia, você acha que poderia ser feliz em não poder voar nas alturas? De modo algum, porque ela foi feita para voar nos lugares altos.

 

Pois, meu precioso filho de Deus, você também não viverá completamente satisfeito nessa terra, porque foi feito para o céu, você foi criado para a eternidade.

 

Você terá momentos felizes na vida aqui (graças a Deus por isso: você vai estudar, trabalhar, ter dinheiro, casar, ter filhos, ter suas coisas), mas nada se compara com o que Deus tem preparado para você no céu.

 

Então, a Bíblia nós dá esse conselho: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2Co 4.18 -NVI).

É preciso ter fé para viver na terra como estrangeiro.

 

Eu li sobre uma antiga história, antiga mesmo, a respeito de um missionário aposentado que ia de navio a vapor para a América do Norte. Numa das viagens, aconteceu de ir no mesmo navio em que estava o presidente dos Estados Unidos. Ao fim da viagem, ele constatou: uma multidão aguardava o presidente. Tinha uma banda que tocava, tinha um tapete vermelho estendido no chão, tinha faixas e a imprensa reunida para receber o presidente que voltava para casa. Mas, o missionário desembarcou do navio sem ser notado. Nenhuma saudação recebeu. Aí, ele começou a se sentir assim, desprezado, feito um ninguém. Então, para consolar, Deus falou ao coração dele: “Filho, não se queixe; você ainda não chegou à sua casa”.

 

Meu irmão, quando a vida ficar difícil para você, quando você ficar imaginando se viver para servir a Deus, vale o esforço, porque ninguém reconhece seu trabalho, ninguém te trata com honra, lembre-se de que você ainda não chegou a sua casa.

 

Muita gente pensa que na morte, a pessoa abandona a casa. Sendo crente, porém, você não vai abandonar sua casa – você vai para casa.

Por uma ação amorosa de Deus, eu sou membro de uma família em que praticamente, meus familiares, são todos crentes. Ontem a noite, minha tia Zeli, muito temente a Deus, faleceu por complicações do Covid, e depois uma prima, crente também, postou no Face: “Até um dia, Tia Zeli!” É incrível essa convicção, essa fé, essa certeza que o crente tem. Nosso verdadeiro lar é no céu.

 

Amém?

 

Conclusão

Sabendo que a vida na terra é uma dádiva temporária, como é que você deveria viver na terra a partir de hoje?

Oração de Entrega

Senhor, eu declaro que creio que Jesus é

Filho que o Senhor enviou para me

salvar. Peço perdão pelos meus

pecados e confesso Jesus como meu

único Senhor e Salvador e que recebo

em meu coração agora, para abençoar e dirigir a minha vida.

Obrigado por me receber, Senhor, e escrever o meu nome no Livro da Vida. Em nome de Jesus. Amém”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Fonte: Uma Vida Com Propósitos, Rick Warren

bottom of page