top of page

DEUS ESPERA COISAS MELHORES

Hebreus 6.7-9

 

Porque a terra que absorve a chuva que cai sobre ela, e produz erva útil, provê para aqueles que a lavram e recebe a bênção da parte de Deus. 8 Mas aquela que produz espinhos e abrolhos é rejeitada, e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.
9 Porém, amados, esperamos coisas melhores de vós, e coisas que acompanham a salvação, embora falemos assim. – KJA

 

Aqui diz que Deus espera coisas melhores dos Seus filhos. E Deus tem todo o direito de esperar o melhor de cada um de nós, porque Ele tem feito o melhor por nós.

Quando Deus deu Jesus, que veio ao mundo e cumpriu a missão de sofrer o castigo do pecado que era nosso, morrendo na cruz em nosso lugar, Deus estava dando para mim e para você, o que Ele tinha de melhor, o Seu próprio Filho!

 

Em Rm 8.32 está escrito: “Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” (NTLH).

 

Em outras palavras, o apóstolo Paulo está dizendo: “Se Deus deu Jesus que é o que Ele tinha de melhor, então Ele está disposto a fazer qualquer coisa por você e por mim”.

 

Nós precisamos entender o nível de doação que Deus fez. Precisamos entender também que, da nossa parte, a melhor coisa que temos a fazer, é dar a Deus uma resposta de gratidão.

O próprio apóstolo Paulo, que havia sido um homem de coração duro, cruel de mais da conta, quando ele entendeu que estava errado e que Deus o amava e o perdoou por meio de Jesus, Paulo passou a dizer: “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos... E ele [Jesus] morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Co 5.14-15 – NVI).

 

A resposta do apóstolo Paulo foi: “Jesus morreu por mim, então eu vou viver para Ele, eu vou viver para honrá-Lo, eu vou viver para servi-Lo”. A partir do entendimento de que Jesus morreu por mim e me livrou do castigo eterno e me selou com o Espírito Santo para estar na glória com Deus por toda a eternidade, a partir daí deve ser só gratidão. Viver para agradar a Deus, essa deve ser a nossa resposta!

 

Tem um filme lançado em 1998 que que se chama “O Resgate do Soldado Ryan”.

O filme conta uma história de gratidão. Era uma família que tinha quatro filhos e todos os quatro foram convocados para a guerra. Três dos filhos morreram. A família precisava ser avisada sobre a morte dos três filhos.

 

Mas e o quarto filho? Cadê ele? Surgiu uma discussão entre os oficiais: Como vamos comunicar a família da morte dos seus três filhos se não podemos dizer onde está o quarto filho, que tinha o nome de Ryan, soldado Ryan.

 

Então eles montaram uma equipe de resgate com a missão de encontrar o soldado desaparecido.

 

O filme avança e logo se percebe que cumprir a missão não vai ser fácil, porque haverá muitas mortes e o tempo todo é risco de morte.

 

Mas numa hora o filme tem uma cena comovente. O soldado procurado é localizado em poder do inimigo. O capitão prepara uma estratégia para surpreender o inimigo e libertar o soldado Ryan. Mas, acontece do capitão ser ferido sem chance de sobreviver.

A luta segue, a tropa inimiga é surpreendida por um forte ataque e todos fogem. Ryan se vê livre e aproxima do capitão caído no chão e que está prestes a morrer. E nessa hora, o capitão fala para o soldado as suas últimas palavras, que foram mais ou menos assim: "Faça valer a pena”, ou melhor ainda: “Faça por merecer”.

 

Ah! Que esta cena do filme transporte você agora lá para frente da cruz no monte Calvário, onde o Filho de Deus está crucificado. [vídeo]

O filme do soldado Ryan termina com ele veterano. Ryan está na terceira idade fazendo uma visita ao Cemitério militar.

 

E diante dos túmulos dos amigos, ele cai de joelhos recordando o nome daqueles que morreram na missão de resgatá-lo. E ele, emocionado, diz o seguinte: “Eu tentei viver da melhor forma possível”.

 

O que ele estava dizendo era: “Eu sei o preço que vocês pagaram para que eu estivesse vivo. Então, eu fiz da minha vida uma missão: honrar o sacrifício de vocês por mim, para que não fosse em vão”.

 

Meu irmão, se um filme consegue contar a história de gratidão de alguém que tem a consciência de que outros deram a vida por ele e que agora ele não pode desperdiçar a vida que tem, não pode viver de qualquer maneira, mas tem é que honrar o sacrifício que foi feito, a questão é: e nós que entendemos que Deus nos amou e enviou Jesus para nos salvar do castigo eterno, não deveríamos muito mais honrar a Deus, amar a Deus e servir a Deus por toda a nossa vida?

Qual está sendo a medida da honra e da gratidão que você está dando a Deus?

 

O apóstolo Paulo diz na carta aos Efésios: “...peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês” (Ef 4.1 – NTLH). Paulo gastou palavras para dizer: “Faça valer a pena o Filho de Deus ter deixado a glória e vir ao mundo morrer na cruz por vocês; honrem o sacrifício de Jesus”.

 

E voltando ao texto, Deus está dizendo para cada um de nós: “...amados, esperamos coisas melhores de vós, e coisas que acompanham a salvação”.

Deus está dizendo: “A partir de agora, faça valer a pena, honre o sacrifício do meu Filho na cruz, agrade ao Senhor, sirva ao Senhor, viva para o Senhor”.

 

Isso quer dizer que não importa o tempo que faz que você já é um crente, se você já serve a Deus, se já cultiva o hábito de cultuar aos Domingos com a igreja, se já está comprometido em servir a Deus com dízimos e ofertas, e se está empenhado em trazer pessoas para a salvação.

 

Não importa o tanto que você já cresceu na sua vida espiritual, Deus está dizendo que tem espaço para você fazer mais, se entregar mais, se dedicar mais!

 

O texto fala da expectativa de Deus, Ele espera coisas melhores e “coisas que acompanham a salvação”.

O texto não apenas diz que Deus espera de nós coisas melhores, o texto também indica quais são essas coisas melhores.

Preste atenção nas entrelinhas: Deus está falando de pessoas que já receberam a salvação. É dessas pessoas que Deus espera coisas melhores. Não é dos ímpios, não é dos não convertidos, mas é dos crentes.

 

Isso é importante porque pessoas que já receberam a salvação, porque reconheceram Jesus como Senhor e Salvador, são pessoas em quem o Espírito Santo habita.

O Espírito Santo habita nos crentes. O apóstolo Paulo até questionou os cristãos em Corinto: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1Co 3.16 – NVI).

 

E na carta aos Efésios, está escrito sobre quando os crentes recebem o Espírito Santo: “Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido” (Ef 1.13 – NTLH).

 

Na hora que a pessoa recebe Jesus como Senhor e Salvador, o Espírito Santo imediatamente vem para fazer morada no coração dela.

 

Aí, com o Espírito Santo habitando em nós, o apóstolo Paulo fala que isto é como a terra que absorve a chuva que cai e aí produz plantas úteis, produz coisas proveitosas, coisas melhores que Deus espera encontrar, porque o Espírito Santo está nelas.

Com isso em mente, vamos pensar um pouco: por que alguns crentes não são frutíferos, não são de ler a Bíblia, de fazer oração, de participar fielmente da igreja? Por que muitos acabam até se desviando?

 

O problema não é da chuva que cai sobre a terra do coração deles. A chuva cai sobre os bons e sobre os maus, sobre terra boa e sobre terra batida.

 

Então, por que existem crentes descomprometidos, frios e desanimados, que se desviam? A resposta está num detalhe aqui do versículo 7.

Qual é o detalhe? É a terra. Há terra que absorve a chuva. Uma outra versão do texto bíblico diz “terra que embebe a chuva” (ACF). Tem terra parecida com a esponcha da pia da cozinha: ela absorve a água de um jeito que fica embebida, encharcada. Mas tem terra dura que a água da chuva bate sobre ela e escoa.

 

Irmão, a chuva é o maior investimento que Deus faz para que a terra frutifique. Faz pouco tempo a gente olhava os morros em volta da cidade e não tinha nada verde. Mas veio a chuva e onde a terra absorveu água, agora tem vegetação nova.

Tem uma promessa de Deus que diz assim: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos” (At 2.17 – NVI). Chuva!

Estamos nos últimos dias! O Espírito Santo está sendo derramado como chuva. Mas, onde estão nossas coisas melhores e que acompanham a salvação e que Deus espera encontrar?

 

Deus está fazendo com que o Espírito Santo seja derramado sobre nós, mas nós não estamos correspondendo, absorvendo a chuva.

 

Nós cantamos do Fernandinho: “Faz Chover”; cantamos “Abre os céus, Senhor, E deixa a chuva descer, A terra seca está aqui”; então, Deus derrama do Seu Espírito, mas se nós não correspondemos ao Espírito Santo, estamos desperdiçando o investimento de Deus.

 

O Espírito Santo está sendo dado, e não temos aprofundado nossa comunhão com Ele, nosso conhecimento dEle, nossa experiência com Ele.

 

Será que você está começando a entender por que Deus diz: “esperamos coisas melhores de vós”?

 

Deus está derramando do Espírito Santo. A questão é se estamos absorvendo a chuva.

Você tem buscado o Espírito Santo? Você tem procurado conhecer o Espírito Santo? Você tem desejado ficar mais cheio do Espírito Santo?

 

Vivemos um tempo de pandemia em que muitos crentes estão frios na fé, desanimados, sofrendo derrotas em áres importantes da vida; muitos estão cansados e angustiados...

 

Nós precisamos entender que um elemento-chave da vida cristã saudável, se chama relacionamento com o Espírito Santo.

 

Eu vou terminar, fazendo a leitura de um texto que está na segunda carta de Paulo aos coríntios (13.14), é a conhecida bênção apostólica: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (NVI).

Quando o apóstolo Paulo diz “a graça do Senhor Jesus”, dá para imaginar a maioria dos crentes dizendo: “Isso é importante! Porque é pela graça que somos salvos!”

 

E quando diz “o amor de Deus”, aí todo mundo lembra de João 3.16: “...Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” e diz: “Não fosse o amor do Pai, permaneceríamos perdidos”. Isso é forte!

 

Mas, quando termina dizendo “e a comunhão do Espírito Santo”, o pensamento da maioria dos crentes é: “Ah! Seja o que for que isso significa, não deve ser importante. Foi deixado até para o finalzinho do verso!”

 

Irmão, quando a divina Trindade é mencionada, você não pode pegar o Espírito Santo e dizer que Ele não é importante.

 

O que esta parte da bênção apostólica diz é que não existe vida cristã sem a graça de Jesus, sem o amor de Deus Pai, sim! E, muito menos, sem a comunhão do Espírito Santo. Ou seja, sem relacionamento com o Espírito Santo, não existe vida cristã saudável.

Deus está nos falando esta noite: “...de vós amados, esperamos coisas melhores”.

E uma destas coisas, Deus está falando, é que nós temos que absorver a chuva, que nós temos que buscar o Espírito Santo.

 

Busque o Espírito Santo, ame o Espírito Santo, se envolva num relacionamento com o Espírito Santo.

 

O resultado é que haverá coisas melhores na sua vida; você irá se sentir bem e Deus será glorificado. Aleluia!

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10.10.2021

Baseado em: Correspondendo ao Espírito Santo, Luciano Subirá

bottom of page