top of page

DEUS QUER ABENÇOAR, MAS TEM REGRAS

Miquéias 6.8

"Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus".

Introdução

O ser humano não gosta de regras. Achamos que bom é fazer o que queremos fazer sem ter nenhum limite. Isto só revela o fato de que o homem é mesmo pecador, transgressor das leis de Deus.  

Conta-se que um grupo de amigos estava numa viagem marítima e o barco naufragou próximo a uma ilha. O grupo conseguiu chegar à salvo até a praia e logo apareceu um nativo. Então um dos integrantes do grupo já foi falando: “Tem governo nessa ilha? Pois, diga que eu sou contra”. Esse é o estado natural do ser humano depois de ter pecado; ele é rebelde, avesso às leis.

 

Mas, leis e regras existem para o bem. A vida seria um caos se não houvesse leis a serem respeitadas.

 

Deus, que é o Criador de tudo, é quem estabeleceu leis para manter a ordem, a harmonia e Ele é a autoridade suprema do universo.

Então, nunca se esqueça: você está no mundo de Deus e Ele está no governo! Se quiser receber bênçãos do Senhor, cumpra as exigências que Ele faz.

 

Por isso, o tema desta noite: Deus Quer Abençoar. Mas, Tem Regras. Para usufruir das bênçãos do Senhor, você precisa seguir as regras do Senhor.

 

E Deus exige de nós alguns valores morais especiais.

 

1- SEJA IMITADOR DE DEUS

O primeiro valor moral que Deus exige está em Ef 5.1: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” (NVI). É uma regra de ouro! Deus espera ser imitado e quando você se esforça em fazer isto, Deus Se agrada e você é abençoado.

Mas, como podemos imitar a Deus sendo Ele perfeito? Deus espera ser imitado e a maneira mais prática da gente conseguir imitar a Deus é, prestando atenção nas Suas qualidades, e a principal qualidade de Deus é o amor (1Jo 4.8).

 

Jesus, o Filho de Deus veio e ensinou: “Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês” (NTLH).

 

Tem gente que pensa que amar é um sentimento e aí, acha de dizer assim: “Eu tô amando. Aconteceu. Eu não esperava. Foi à primeira vista!” Mas, preste atenção: amor não é sentimento, é uma ação da vontade.

 

O verso mais famoso da Bíblia mostra isso, está escrito: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16 – NTLH). Amar é uma decisão, uma ação da vontade.

Quais são os dois maiores mandamentos da Bíblia? É amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo: “Jesus respondeu: —“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Mt 22.36-39).

 

Se amar fosse um sentimento, quem teria vontade de amar um inimigo? Todos poderíamos dizer: “Eu não vou com a cara de Fulano e ele também não vai com a minha, nós somos inimigos. Então, no Face dele não pede para eu postar a mensagem “Eu te amo” porque eu não sinto amor por ele”.

 

Ah! Mas amor não é sentimento, é uma ação, é uma decisão que você toma, é uma coisa que você resolve fazer. Você não precisa andar com o inimigo, mas deve amá-lo. A gente consegue amar um inimigo decidindo  amar.

 

Deus espera ser imitado por nós nessa questão. É uma exigência de Deus: amarmos até mesmo nossos inimigos. Então: Deus quer abençoar você, mas tem regra. Deus requer que você seja um imitador dEle.


2- PRATIQUE A JUSTIÇA

Outro valor moral que Deus exige de nós aparece junto de outros no texto de Miquéis 6.8: “Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6.8 – NAA).

O primeiro valor moral exigido por Deus mostrado neste verso, é que pratiquemos a justiça.

 

O que é ser justo? Um crente é considerado justo quando ele age de acordo com os mandamentos de Deus. Observe que Deus exige a prática da justiça. Não basta conhecer a justiça, é preciso praticá-la.

 

Você comprou uma coisa? Pague! Pegou algo emprestado? Devolve e em perfeito estado. Contratou um serviço por um preço? Não seja caloteiro, trambiqueiro, picareta... Deus requer a prática da justiça.

 

Esse versículo numa linguagem mais contemporânea, fica assim: “O que ele quer é que façamos o que é direito” (NTLH).

Há pessoas que pensam assim: “Eu vou comprar de Fulano ou contratar o serviço dele, porque ele é da igreja e vai fazer barato, quem sabe até não vai nem cobrar, porque é da igreja”. É justo isso?

 

Eu fico impressionado também com os que são de reparar os outros: “Olha Fulano, você viu?” Tem gente que se preocupa mais com o cabelo, com a roupa, com as contas e com os afazeres do outro, do que com o seu próprio caráter. É justo isso? Não é não.

 

Deus ama a justiça. O que Ele quer é que façamos o que é direito. Portanto, Deus quer e pode abençoar você, mas tem regra. Deus requer que você seja imitador dEle e que pratique a justiça.

 

3- SEJA GENEROSO

Outro valor moral que Deus exige de nós e que aparece nesse mesmo verso, é que sejamos generosos.

A NVI da Bíblia traduz “ame a fidelidade”. Uma outra tradução é “ame a misericórdia” (NAA). A NTLH traz assim: “amemos uns aos outros com dedicação”. Isto tudo acontece porque a palavra original em hebraico significa tanto misericórdia como bondade, generosidade, lealdade e fidelidade.

 

Isto fala de um passo além da justiça, porque a justiça dá o que é de direito; mas a misericórdia faz mais do que a justiça exige.

 

Um exemplo: Você encomendou um bolo de chocolate para 10 pessoas e pagou o preço justo, conforme combinado! Aí, o boleiro diz: “Aqui está o seu bolo, mas não é para 10 pessoas; vai dar um bom pedaço para 12 pessoas!” Esse boleiro foi misericordioso com você. Ele foi generoso. Aí, você que também quer ser abençoado por Deus, que já pratica a justiça e é misericordioso também. Então, você vai devolver a tábua do bolo e diz ao boleiro: “Aqui está a sua tábua e junto tem uma espátula nova para você, vai ser útil no seu trabalho!”

 

Pensa na sociedade cumprindo com as exigências de Deus, heim! Seria céu na terra! A vida seria outra. Imagina nós aqui na igreja praticando a misericórdia uns com os outros. Oh! Deus me ajuda nisso e é o que Deus requer e isso é muito sério.

 

Eu li que a gente deveria orar com a Bíblia aberta como as pessoas faziam no Antigo Testamento. Quando os antigos oravam, falavam assim: “Senhor, aqui está a Tua Palavra”. Outras vezes diziam: “Assim diz o Senhor” e lembravam a Deus as Palavras dEle. Tem um verso na Bíblia que mostra Deus dizendo: “estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram”. (Jr 1.12 – NTLH).

Então, existem crentes que gostam de recitar versos bíblicos para Deus quando oram. É legal isso. É uma boa prática. Mas, nem todos os crentes poderiam orar e recitar para Deus, por exemplo, o Salmo 41.1.

 

Pensa num crente mão-fechada, mesquinho, que não estende a mão para ninguém; ele está enfrentando uma problema financeiro e vai orar assim: “Senhor, Sua Palavra diz que é feliz aquele que ajuda o necessitado, porque no dia da dificuldade, o Senhor salvará ele”. Qual vai ser a resposta da oração desse coitado?

 

Se um dia você enfrentar dificuldade, poderá abrir a Bíblia e orar assim? Você poderá orar com o Salmo 41 aberto sobre a cama?

 

Irmão, o bem que nós fazemos aos outros, Deus fará a nós! Quando você abençoar alguém, prepare-se, porque Deus irá abençoar você também!

 

Então, como você age quando vê uma pessoa necessitada? Deus quer uma atitude de misericórdia da sua parte e da minha parte. A Palavra é para nós dois.

Talvez, alguém diga: “É, mas eu também sou necessitado; sou pobre, pobre de marré deci”. Então, você acha que deveria apenas receber e nunca dar, nunca ofertar, nunca cooperar? 

 

Observe o que o apóstolo Paulo fez. Numa das suas cartas ele escreveu sobre as igrejas da Macedônia: “Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia. Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade” (2Co 8.1-3 – NTLH).

 

Paulo está dizendo que os cristãos pobres da Macedônia ajudaram outros que eram mais pobres. Portanto, o fato de alguém ser pobre não tira dele a responsabilidade de contribuir financeiramente com outros.

 

Um verso bíblico muito lindo diz: “Lembrem-se de que o Senhor lhes recompensará cada coisa boa que fizerem, quer vocês sejam escravos, quer sejam livres” (Ef 6.8 – NBV). Deus quer abençoar você, mas tem regras: seja imitador de Deus, pratique a justiça e seja generoso.

4- BUSQUE A HUMILDADE

E, por último, outra exigência que Deus nos faz, aparece nesse verso, é que busquemos a humildade. O Senhor pede que andemos humildemente com Ele.

Deus dá muito valor a humildade e a Bíblia revela que quem for humilde, será muito abençoado por Deus. Na carta de Tiago está escrito: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes” (Tg 4.5 – NTLH).

 

E ainda está escrito isto: “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra” (v.10). O Salmista diz que Deus olha para os humildes (Sl 138.6). Pois, é  nossa obrigação, como filhos de Deus, procurarmos a humildade e nos revestirmos com ela.

 

Se você quer viver debaixo de bênçãos de Deus, busque a humildade. É isso que Deus pede. Você está disposto a cumprir?

E prepare-se! Vou te dar uma boa notícia agora: se você está interessado em agradar a Deus cumprindo as leis que Ele estabeleceu, Deus tem bênçãos extraordinárias para você.

 

Você deseja receber as bênçãos de Deus? Tem regras para cumprir e as regras são:

Seja imitador de Deus

Pratique a justiça

Seja generoso

Busque a humildade

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12.09.2021

Fonte: O Que Deus Exige e o Que Ele Nos Oferece, Silas Malafaia

bottom of page