top of page

ATITUDES QUE LIBERAM BÊNÇÃOS

Tiago 4.8

 

“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês” (NTLH).

 

Consideramos na última vez que Deus é mais generoso do que exigente. Pode estar seguro disto!

Deus é bom e o que exige de nós é sempre com o propósito de nos tornar melhores do que estamos sendo. Portanto, não é razoável que alguém lastime: “Ah! Ser crente, ser servo de Deus é ter um monte de obrigações para cumprir. É exigência demais!” Isto não procede.

 

Se você quiser ter sua vida abençoada por Deus, cumpra as exigências que Ele faz. Suas atitudes de obediência vão liberar bênçãos de Deus obre a sua vida! E a principal exigência que Deus faz é que você seja completamente dedicado a Ele.

 

Deus quer ser o Senhor absoluto de todas as áreas da sua vida e com todo o direito! Ele nos criou, estamos no mundo dEle e só respiramos porque o fôlego da vida é dado por Ele.

 

Então, dedicar totalmente sua vida a Deus, é a coisa mais certa.

Devemos amá-lO! Está escrito: “Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças” (Dt 6.5 - NTLH). Repare que o nível de amor exigido é muito mais do que um mero sentimento.

 

A história deste texto é que Deus havia manifestado o Seu amor pelo povo de lsrael, Iibertando as pessoas da escravidão do Egito. Por sua vez, lsrael deveria manifestar o seu amor a Deus obedecendo aos Seus mandamentos.

 

Moisés, que liderava o povo, até disse: “Amem o Senhor, nosso Deus, e sempre obedeçam às suas leis, aos seus mandamentos e às suas ordens” (Dt 11.1 - NTLH).
 

Pois, esta postura de total compromisso continua sendo exigida por Deus a todo cristão. Jesus também falou aos discípulos: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças” (Mc 12.30 - NTLH).

Assim, por amor, você deve se dedicar completamente a Deus e quando você faz isso, haverá muitas bênçãos para você.

 

Sua vida será, realmente, abençoada por Deus quando você toma três atitudes: aproximar de Deus, buscar a santificação e contribuir com o Reino de Deus.

 

APROXIMAÇÃO DE DEUS

Vamos pensar na primeira atitude: aproximar de Deus. Está escrito na carta de Tiago 4.8: “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês” (NTLH).

Aqui está a primeira atitude para uma vida realmente abençoada: consiste em nos aproximarmos de Deus.

 

E para nos aproximarmos de Deus, tem quatro condições que precisamos cumprir. A primeira condição é a FÉ.

 

Está escrito na Bíblia, carta aos Hebreus: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hb 11.6 – NTLH).

 

Então, é preciso crer em Deus, na existência dEle, na Palavra dEle, se queremos nos aproximar dEle. É a primeira condição.

A segunda condição para nos aproximarmos de Deus é ter um coração QUEBRANTADO, porque está escrito no Sl 51.17: “...ó Deus, tu não desprezarás o coração quebrantado e arrependido” (ALM21).

Quebrantado é uma palavra que significa quebrado, despedaçado. Isto quer dizer que não adianta alguém querer se aproximar de Deus com um coração arrogante, cheio de orgulho, porque uma condição para nos aproximarmos de Deus é ter o ego no seu devido lugar. O ego arrogante precisa ser despedaçado, quebrado.

 

Quando eu e a família fizemos um passeio ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, eu vi uma ilustração perfeita para isto. Aquela estátua tem 38 metros de altura, é uma representação de Cristo. O turista que quer tirar uma foto inteira da estátua, se ficar de pé ou no mesmo nível, ele não consegue. A foto inteira só é possível se o fotógrafo descer para a parte baixa ou ainda se prostrar no chão, amassando as roupas, deixando a vaidade de lado. O piso lá chega a ser liso e limpo de tanto fotógrafo que se deita nele.

 

É isso, para nos aproximarmos do verdadeiro Cristo, precisamos nos prostrar, deixar o orgulho, a arrogância; o coração tem que estar quebrantado.

 

Outra condição necessária para se aproximar de Deus, é que nos AFASTEMOS DO PECADO, FUGIR!

A Bíblia fala que o que nos separa de Deus é o pecado. Veja o que está escrito: “Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus...” (Is 59.2 – NTLH). Então, afaste-se do pecado imediatamente, se quer aproximar-se de Deus.

 

A última condição para podermos nos aproximar de Deus é que precisamos de JESUS na nossa vida. Jesus é o Salvador. Somente por intermédio de Jesus é que chegamos à Deus.

A Bíblia diz em 1Tm 2.5 que só há um mediador entre Deus e os homens e o mediador é Jesus Cristo. Não é Maria, não é o Papa, não são os anjos, não são os santos homens e mulheres do passado nem mesmo o missionário, padre ou pastor. Somente Jesus é o caminho para o Pai (Jo 14.6).

 

Portanto, cumpra com estas condições e você se aproximará de Deus. Esta é a primeira atitude para ter a vida sua vida realmente abençoada por Deus.

 

BUSCAR A SANTIFICAÇÃO

Outra atitude nossa que Deus exige é que busquemos a santificação.

Esse mundo no qual ainda vivemos está impregnado pelo pecado. Por todos os lados, o pecado nos rodeia: a violência, a pornografia, a desonestidade, a religiosidade. O pecado está em toda parte.

 

Deus não pede que Seus filhos vivam isolados deste mundo, num condomínio fechado, numa vila (Jo 17.14-21). Mas Deus pede que fujamos do pecado (1 Timóteo 6.11) e que brilhemos como luz nesse mundo de trevas.

 

É isso que Jesus ensinou aos discípulos, veja: “Vocês são a luz para o mundo [...] a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5.14-16 – NTLH).

 

A luz é pura, é brilhante. Isto fala de santidade. Deus requer que busquemos a santidade.

Agora, preste atenção nisso: buscar a santificação não é seguir os costumes ou as normas de uma igreja. Você vê que tem igrejas com costumes e normas diferentes. Mas ninguém fica santo ou mais santo por seguir os costumes e as regras da igreja. Por um motivo simples: costumes e regras não podem santificar ninguém.

 

Às vezes a pessoa entra para a igreja ou uma religião, onde o costume lá é deixar o cabelo crescer ou então raspar completamente a cabeça. Aí, a pessoa pensa: “Virei santo; agora eu sou consagrado ao Senhor”. Ninguém fica santo desse jeito.

 

A Bíblia mostra como é que uma pessoa é santificada.

Certa vez Jesus disse aos discípulos: “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado” (Jo 15.3 – NVI). Mais à frente Jesus orava e disse: “Eu rogo por eles. [...] Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17 – NVI).

Portanto, como é que somos santificados? É pela palavra de Deus. É quando ouvimos a Palavra, estudamos a Palavra, cantamos a Palavra, lemos a Palavra, é que vamos nos santificando.

 

E entenda uma coisa importante: ser santo, buscar a santificação, não é uma coisa opcional para você fazer na vida cristã. Antes disso, é uma exigência de Deus.

Não é opção nossa para que a gente diga: “Olha, eu não estou a fim de ser santo, não. Eu vou seguir a Deus, vou participar da igreja sempre que eu quiser, mas não quero ser santo”.

 

Buscar a santificação é um mandamento de Deus, está escrito: “...sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Sejam santos porque eu sou santo” (1Pd 1.15-16).

 

Deus fala: “sejam”, isto é tanto no dia de hoje como para todo o sempre. É o que Deus pede. Você quer que o Senhor abençoe a sua vida? Então, aproxime-se de Deus e busque a santificação pessoal.

 

Não é fácil viver santamente nesse mundo de maldade e injustiça, mas é possível. Jesus assumiu a forma humana, Ele Se fez carne e osso, e viveu uma vida pura, sem pecado. Nos deixou o exemplo. É nossa responsabilidade seguir os passos de Jesus (1Pd 2.21-22).

 

CONTRIBUIR COM O REINO DE DEUS

Outra atitude exigida por Deus que nos abençoa muito é: contribuir com o reino de Deus.

Esta atitude é tão importante quanto as outras, mas muitos cristãos têm dificuldade em aceitar.

 

Mas, preste atenção, Deus pede aos cristãos, Deus pede aos Seus filhos, que tragam os seus dízimos e ofertas à Ele.

 

O verso da Bíblia que mais deixa as pessoas nervosas é esse: “Eu pergunto: “[...] Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas. [...] Eu, o Senhor Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos” (Ml 3.8, 10 – NTLH).

 

Note que é Deus quem pede. Não é algum pastor, não.

 

E sabe, esse é o único assunto no qual Deus permitiu ser posto à prova.

Desafiar a Deus é pecado, mas nesse assunto financeiro, Deus permitiu ser colocado à prova no que Ele disse. Aliás, é Deus mesmo quem lança o desafio: “Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”.

 

Alguém poderá dizer: “É, mas isto é coisa do Antigo Testamento. Jesus veio e agora estamos na era do Novo Testamento”.

 

Quem diz isto precisa ler mais a Bíblia, porque Jesus falou sobre esse assunto, olha aí: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas” (Mt 23.23 – NVI).
 

No Antigo testamento dízimos e ofertas eram oferecidos em culto ao Senhor, e no Novo Testamento, Jesus fala que esta prática não deve ser omitida.

 

E tem uma outra verdade muito importante sobre o dízimo: é que é uma violência alguém entregar o dízimo e fazer oferta porque foi manipulado ou obrigado a fazer isso.

Sabe qual é a orientação de Deus? Está em 2Co 9.7: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (NTLH).

 

Portanto, contribuir com o Reino de Deus não pode ser feito com tristeza nem por obrigação. O motivo é simples: ninguém está obrigado a contribuir com uma causa que não acredita.
 

A Bíblia só funciona para quem crê. Você pode ler tudo na Bíblia sobre cura, perdão, esperança, mas se você não crer, não funcionará. Com o dízimo é a mesma coisa. Você poderá ler tudo sobre o que Deus promete, tipo: “dai, e dar-se-vos-á”, mas se você não crer, nada conseguirá.

 

CONCLUSÃO

Então, se você quiser receber bênçãos do Senhor, cumpra com as exigências do Senhor.

Porque Deus é bom. Ele é mais generoso do que exigente. E Deus exige o que exige, porque Ele quer você melhor do que está sendo.

 

Portanto, para usufruir das bênçãos do Senhor, tome estas três atitudes com dedicação a partir de hoje:

Se aproxime mais de Deus;

Busque se santificar e,

Contribua com seus dízimos e ofertas para o Reino de Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 30.08.2021

Fonte: O Que Deus Exige e o Que Ele Oferece, Central Gospel

bottom of page