top of page

DEUS OFERECE MAIS DO QUE EXIGE

SALMOS 34.8

 

Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!”

 

Introdução

Todos somos testemunhas de como o cuidado de Deus para com os Seus filhos é muito especial. O amor de Deus é tão grande que jamais a mente humana conseguirá compreender.

Mesmo diante da nossa rebeldia, teimosia, desobediência e pecados, o amor de Deus por nós permanece intacto, do mesmo tamanho de sempre. Como está escrito: “Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel” (2Tm 2.13 – NTLH).

 

Quem aqui que não sabe que Deus deu o Seu Filho para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores (Rm 5.8)? É muito amor envolvido! E este amor de Deus se estende por toda a nossa vida.

 

Portanto, você pode saber com certeza de uma coisa: Deus tem todo o direito de exigir de nós um amor exclusivo.

 

Mas tem crentes e tem pessoas em geral, nesse mundo afora, que não entendem isso e perguntam: “Ora, porque Deus quer tanta atenção da gente, tanta dedicação da nossa parte? Deus é muito exigente!”

Essa noite eu quero ajudar você a compreender que Deus nos oferece mais do que nos exige.

 

Minha vontade é que você entenda que Deus nos ama tanto que Ele está disposto a nos abençoar infinitamente mais do que aquilo que exige de nós. Aleluia!
 

Uma verdade clara como cristal para todo crente: Deus nos criou à Sua imagem e semelhança.

Não tem nada a ver com aparência física; sermos feitos à imagem e semelhança de Deus significa que Ele nos dotou de personalidade. Possuímos as condições necessárias para um relacionamento pessoal com Ele e fomos capacitamos para usufruir dos benefícios que vêm dessa relação.

 

Mas, o pecado embaçou essa imagem e semelhança, e agora, vemos mais as exigências de Deus do que os benefícios da comunhão com Deus.

Por causa disso, muitos crentes se vêem como pobres coitados, se vêem como pessoas obrigadas a abrir mão dos seus desejos para agradar a Deus, que na opinião delas, é exigente demais.

 

Deus requer que prestemos culto a Ele, que conheçamos as Sagradas Escrituras... Deus manda fazer discípulos, manda congregar, entregar os dízimos e fazer ofertas... Deus requer que sejamos bons cidadãos, empregados ou patrões responsáveis... Deus requer que sejamos fiéis, ordeiros, etc.

 

Mas muitos chegam a pensar assim: “Ah! Ser crente, ser servo de Deus, é ter um monte de obrigações para cumprir. É exigência o tempo todo!” É um pensamento errado.

 

Eu tenho aqui uma notícia boa para te dar: a Bíblia revela um Deus que é mais generoso do que exigente.

Olha de novo o que esse verso do Salmo 34 diz: “Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!” (Sl 34.8 – NTLH).

 

Mas, para conhecer como Deus é bom, temos de estudar a Sua Palavra.
 

...a Bíblia revela o seguinte:

1- DEUS EXIGE PORQUE NOS QUER MELHORES

Deus exige de nós porque nos quer cada vez melhores! Compreenda isto, é a primeira lição para hoje: o Deus que nos criou é um Deus de excelência. O motivo de Deus exigir tanto de nós é que Ele é o Deus comprometido com a excelência.

Isto a gente aprende na primeira página da Bíblia, que fala sobre a criação. Para cada etapa da Criação, Deus fez uma pausa e avaliou. No relato da criação a frase que mais se repete é essa: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom” (Gn 1.31 - NTLH).
 

Isso mostra que Deus foi extremamente cuidadoso com os detalhes das coisas que criou. É como a senhora que faz um bolo, coloca o recheio, põe a cobertura, depois corre os olhos e diz assim: “É! Ficou top, ficou muito bom!” Foi o que Deus fez!

 

A Bíblia enfatiza a criação da Terra. É o único planeta cuja atmosfera tem o oxigênio necessário para a vida.

É o único planeta que têm água em quantidade suficiente para a vida.

 

Depois, a distância da Terra para o Sol é ideal para a vida. Planetas próximos do Sol são muito quentes e afastados do Sol, são muito frios para permitir a vida.
 

A Terra também conta com uma camada que protege a vida contra
os meteoritos e contra os raios de intenso calor do Sol.

 

E a Terra faz dois movimentos: um em torno de si mesma e outro em torno do sol. É graças à esses dois movimentos que a terra é aquecida durante o dia e refrescada durante a noite e que tem ainda, as quatro estações no ano.
 

Como você vê, Deus cuidou dos mínimos detalhes para que a vida existisse neste planeta.

E diz a ciência que se fosse a terra um pouquinho mais inclinada ou um pouco mais devagar no seu movimento, não haveria condição de vida no planeta.

 

Aí, lemos o que está escrito no livro do profeta Isaías: “O Senhor, que criou os céus, é o único Deus. Ele fez a terra, e lhe deu forma, e a colocou no seu lugar. Ele não a criou para que ficasse vazia, mas para que houvesse moradores nela” (ls 45.18 – NTLH). Deus é excelente! É perfeito em tudo o que faz!

 

E como fomos criados por Ele à Sua imagem e semelhança, também precisamos ser perfeitos. No Sermão da Montanha, Jesus ordenou: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês” (Mt 5.48 - NVI).

 

Por que Jesus ordena isto? Porque o grande projeto de Deus é nos restaurar à perfeição de antes, quando Adão e Eva não tinham pecado.

 

É por isso que Deus faz as exigências que faz! Ele nos quer melhores do que estamos sendo.

Por que Deus mantém um padrão de exigência tão alto para os Seus filhos (porque é alto, “sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”)! É por que Ele quer você cada vez melhor.

 

Se você obedecer, você vai ser abençoado.
 

Deus sempre exigiu perfeição em tudo e de todos.

Na época do Velho Testamento acontecia de animais serem sacrificados como oferta pelo pecado. E como deviam ser esses animais? Sem defeito. Não podiam ser cegos, doentes, com alguma deformação ou anomalia (Lv 22.17-25).

 

O sacerdote, responsável por apresentar as ofertas sobre o altar, também não podia ter nenhum tipo de defeito (Lv 21.21). Portanto, a gente vê que Deus sempre exigiu perfeição em tudo e de todos.
 

E a Bíblia fala do Filho de Deus, que mesmo vindo ao mundo na forma de gente, carne e osso, Se dispôs a agradar a Deus neste nível de perfeição.

Jesus é chamado de Sumo Sacerdote, o principal, sem defeito, completamente santo, sem culpa de nada e totalmente puro de sentimentos, pensamentos e ações.
 

Os sacerdotes precisavam oferecer sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados e depois, pelos pecados do povo. Jesus não precisou oferecer nada em favor de Si mesmo. Também, não havia na Terra que fosse perfeito como Ele, então, é Ele que Se ofereceu como cordeiro e de uma vez por todas, pelos pecados de todo mundo.

 

Deus ama a perfeição e nós devemos amá-la também!

Devemos mirar a perfeição o tempo todo como o alvo a ser acertado, porque o desejo de Deus, veja esse versículo de Ef 4.13, é que: “cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” (NTLH).

 

Deus age assim porque é o nosso Pai e nos ama. Ele quer que nos tornemos cada vez melhores.

 

2- DEUS EXIGE PORQUE ELE É BOM

Além de querer nossa felicidade, querer que sejamos cada vez melhores, Deus exige de nós o que exige, porque Ele é bom.

Existem inúmeros atos de bondade da parte de Deus. A maior revelação da bondade infinita de Deus foi dada quando Ele enviou o Seu Filho para nos salvar, sendo nós ainda pecadores (Ef 2.4-5). E está escrito mais: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8.32 – NVI).

 

Então, por mais difíceis que sejam as suas lutas, por mais sofrimento que você tenha, confie na bondade do Senhor.

 

O apóstolo Paulo escreveu que tudo
o que ocorre conosco, sejam elas boas ou más, tudo serve para cumprir os propósitos de Deus na nossa vida (Rm 8.28).

 

Você tem duas razões para confiar na bondade de Deus.

A primeira é que Deus é bom por natureza. Isso já é uma garantia de que Deus não fará maldade nenhuma, porque Ele jamais agiria contra a Sua própria natureza.

 

A segunda razão para você confiar na bondade de Deus é a certeza de que Ele está no controle da sua história.

 

Lembra de José do Egito, da experiência que ele teve com os seus irmãos? A Bíblia conta que José falou para eles: “É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente” (Gn 50.20 - NTLH).

 

Para você lembrar da história: José foi perseguido pelos próprios irmãos e vendido feito escravo para uns negociantes do Egito. José sofreu horrores lá.

 

Mas Deus estava com ele. José prosperou e foi nomeado governador do Egito. E quando faltou comida na região, no Egito tinha. Os irmãos de José foram lá pedir comida. Com quem eles tiveram que tratar? Com o governador. Quem era o governador? José, o irmão deles. Por isso que depois de uma boa conversa, José falou para eles: “vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem”.

 

Você pode confiar na bondade de Deus, primeiro porque é próprio da natureza dEle ser bom e, segundo, é Deus quem controla a história.

 

Acredite: um dia você vai olhar para o seu passado, vai olhar para trás e você vai dizer: “Oh! Glória! Deus permitiu aquela situação difícil para me colocar no lugar melhor que estou hoje!” Aleluia!

 

Conclusão

Deus faz exigências porque Ele é o Deus de excelência. A vontade dEle é que você seja cada vez melhor. Confie!

Deus é bom. É próprio da natureza de Deus ser bom. Ele jamais fará maldade a você.

 

E Deus controla a história. Tudo que acontece com você, serve para cumprir o propósito de Deus na sua vida.

 

Então, caminhe em vitória! Se apegue ao que a Palavra de Deus revela; fica firme!

 

Agora, se você ainda não reconheceu que só Jesus pode salvar a sua alma da perdição eterna, reconheça logo, reconheça agora e seja abençoado com a maior bênção de todas: a salvação.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22.08.2021

Fonte: O Que Deus Exige e o Que Ele Nos Oferece – Central Gospel, Silas Malafaia

bottom of page