top of page

AMIGO DE DEUS! COMO ASSIM?

Romanos 5.10

“Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo”.

 

INTRODUÇÃO

O versículo que foi lido nos dá condição para afirmar que Deus quer ser o seu melhor amigo. Daí, o tema para esta mensagem: Amigo de Deus! Como assim? Eu quero ajudar você a entender esta verdade.

O seu relacionamento com Deus tem variados aspectos: Deus é o seu Criador, o seu Senhor, Mestre, Juiz, Pai, Salvador e muito mais. Porém, a mais

impressionante verdade é esta: Deus quer ser seu amigo!

 

No Éden, onde estava o primeiro homem e a primeira mulher, vemos o relacionamento ideal que Deus desejou ter conosco.

Adão e Eva tinham uma amizade genuína e profunda com Deus. Não havia religião. O que tinha era um relacionamento estreito, de muito amor entre Deus e as pessoas que Ele criou.

 

Nós fomos criados para isso; fomos feitos para viver na presença de Deus e desfrutar de um relacionamento AMOROSO e íntimo com Ele.

 

Mas, sabe, com a desobediência do homem, aquele relacionamento de amizade estreita, foi perdido.

Em todo o Antigo Testamento somente umas poucas pessoas tiveram o privilégio de ter amizade com Deus.

Lemos de Moisés, Abraão, Davi, Jó, Enoque, Noé; eles foram chamados “amigos de Deus”. Mas toda a humanidade restante não se relacionava em amizade com Deus.

 

O pecado, na verdade, criou um abismo de separação do homem com Deus.

 

Porém, quando Jesus veio ao mundo e morreu na cruz, Ele mudou essa situação.

 

Um evento histórico aconteceu: Em Jerusalém estava o Templo, o lugar central do culto a Deus.

O templo tinha duas repartições do lado de dentro: havia o lugar chamado Santo e havia o lugar chamado Santíssimo, onde estava a arca da aliança que representava a presença de Deus e onde ninguém podia entrar, a não ser o sumo-sacerdote e mesmo assim, numa ocasião especial.

 

Separando o lugar Santo do lugar Santíssimo, tinha um véu de ponta a ponta e do teto ao chão e com 12cm de grossura. O historiador Flávio Josefo conta que se cavalos puxassem o véu dos dois lados, eles não conseguiriam romper o véu.

 

Esse véu simbolizava a nossa separação de Deus. Não tem nada na natureza nem coisa humana capaz de desfazer a separação do homem com Deus.

 

Mas, eis o evento histórico: quando Jesus Cristo morreu na cruz, no momento exato da morte do Filho de Deus, o véu (sozinho) rasgou de cima para baixo (era a mão de Deus), indicando que o acesso direto a Deus estava livre novamente.

Até então era somente o sacerdote e em ocasião especial, mas agora todos podemos chegar a Deus a qualquer instante. A

Bíblia diz assim: “Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho” (Rm 5.10 – NTLH).

 

Veja isso: Podemos ter amizade com Deus e isso só é possível por causa da graça de Deus que nos abençoou com o sacrifício de Jesus.

Sobre isto o apóstolo Paulo escreveu: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2Co 5.18).

 

Olha esse final do versículo: “E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele”. Venha Terça-feira para você conhecer o método de evangelismo fácil. É por causa dessa tarefa: fazer com que os outros também sejam amigos de Deus.

 

Lemos em Jo 15.15 que Jesus disse: “…mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai” (NTLH).

A palavra utilizada para “amigo” nesse versículo não significa uma relação de meros conhecidos, mas de pessoas que estão num

relacionamento mais profundo e de confiança.

 

É a mesma palavra que é usada para se referir às pessoas de confiança de um rei. Numa corte real, os servos mantém certa distância do rei, mas as pessoas daquele círculo de amigos de confiança, desfrutam de proximidade e de acesso direto e até informações confidenciais do rei.

 

Que Deus nos queira como amigos íntimos dEle é difícil entender, mas a Bíblia diz que isto é um fato, é uma verdade.

Nós vamos estudar mais sobre isto da próxima vez.

 

Conclusão

Deus quer ser meu melhor amigo.

 

Um versículo para memorizar: O Senhor é amigo chegado

de quem o respeita e lhe obedece (Salmos 25.14a; BV).

 

Uma pergunta para meditar: O que posso fazer para me

lembrar de pensar mais em Deus e falar com Ele mais vezes ao longo do dia?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 11.07.2021

bottom of page