top of page

A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Mateus 13:45-46

 

“O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola” (NAA).

 

Esta parábola contada por Jesus tem por objetivo revelar o grande amor de Deus por nós, que fomos criados por Ele mesmo, à Sua imagem e semelhança.

Esta parábola é uma ilustração. Aliás, parábola significa comparação: é uma pequena história usada para ensinar uma verdade complexa, então uma comparação é feita de forma ilustrada.

 

Através dessa ilustração da pérola de grande valor, podemos ter uma noção do significado e do processo da salvação.

 

Receber a salvação é uma necessidade de todo ser humano, porque, embora foi criado com o propósito de se relacionar com Deus, o homem pecou, desobedeceu, virou as costas para Deus. A Bíblia diz que “todos pecaram e estão separados da presença gloriosa de Deus”. E diz mais: “O salário do pecado é a morte”.

 

Morte fala de separação. Por causa do pecado toda pessoa está separada de Deus de duas maneiras: está separada de Deus agora, nesta vida. Sem Deus, toda pessoa não experimenta alegria nem paz verdadeira. Toda pessoa também está separada de Deus pela eternidade no inferno, isto é, separada de Deus para sempre.

 

Portanto, a salvação é uma necessidade. Pois nesta parábola, Jesus ensina que Deus, vendo a nossa situação, vendo que ficamos condenados à morte, agiu para nos salvar.

Eu penso que esta parábola nos ajudará não apenas a sermos agradecidos, mas a reproduzir em nós o mesmo sentimento de Deus, que vai em busca dos pecadores.

 

Que lições esta parábola ensina?

 

1- UM DEUS QUE TOMA A INICIATIVA DE BUSCAR

Primeira lição: Há um Deus que toma a iniciativa de nos buscar de volta para estar na presença dEle.

Diz o v.45: “O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas”.

 

Nesta ilustração, Jesus conta de um personagem que Ele descreve assim: é como “um que negocia e procura boas pérolas”. O Senhor está se referindo ao próprio Deus!

 

Deus, o Pai, é intencional, Ele está em busca de algo, que na ilustração aqui, são “boas pérolas”. É uma figura que representa, nesta parábola, os seres humanos, todas as pessoas são esta pérola de grande valor.

 

E que figura simples o Senhor usou para revelar a verdade mais profunda e poderosa do Universo!

Somos pérolas de grande valor e Deus tomou a iniciativa de nos encontrar de volta para estar na presença dEle.

 

O negócio de Deus é gente, é buscar o ser humano de volta, é ter as pessoas novamente em Sua presença! Deus é este que procura por pérolas.

2- UM DEUS QUE ENXERGA O VALOR DO PECADOR

A segunda lição que esta parábola ensina é que há um Deus que enxerga o valor de um pecador, de uma pecadora.

No v.46 está escrito: “Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola”. Deus sabe que somos de valor.

 

Deus viu preciosidade em nós. Mesmo que tenhamos sido envolvidos pelas trevas e dominados pelo pecado, continuamos tendo importância para Deus.

 

Você sabe como uma pérola é formada? É um grãozinho de areia que penetra o interior de uma ostra. Lá, no fundo dos oceanos, em lugares sombrios, escuros toda vida, lugares de trevas, onde a luz não chega, lá está a ostra e o grão de areia que entrou nela, começa a ferir a sua carne.

O ser humano é essa ostra. Toda pessoa é pecadora e vive nas trevas, sem a luz de Deus em seu coração. O pecado entrou, causou feridas, trouxe dores.

 

A ilustração é perfeita: a vida humana desde quando o pecado entrou na sua história, ficou assim: envolvido por trevas e tomada de dor.

 

Mas ostras são moluscos de valor, sabia? Elas são possuidoras de uma substância chamada madrepérola que é responsável pela formação da pérola, uma jóia que pode valer uma fortuna.

 

Há pessoas afundadas na lama do pecado que chegam a ser consideradas como um caso perdido e são desprezadas, rejeitas.

 

Deus sabe o valor do ser humano. Deus sabe o potencial que toda pessoa tem. Deus enxerga o nosso valor.

3- UM DEUS QUE DÁ TUDO O QUE TEM PELO HOMEM

Uma terceira lição essa parábola ensina: há um Deus que dá tudo o que tem pelo ser humano.

Veja comigo o que está escrito também no v.46: “e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra”.

 

Quando, nesta parábola, Jesus conta que Deus é como alguém que vende tudo o que possui para comprar a pérola que buscava, Ele não está exagerando.

 

Deus realmente fez isso! Ele desceu do céu, encarnou em forma humana na pessoa do Seu Filho e ofereceu Sua vida, ofereceu o Seu sangue, para que cada um de nós pudéssemos ter a vida eterna!

 

Dizem que esse versículo bíblico (Jo 3.16) é o evangelho em miniatura. Vamos ler juntos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (NAA).

 

Sim, o Deus eterno deu tudo o que tinha de mais precioso, deu o Filho, para nos ter de volta em Sua presença!

 

Você que ouve isto e entende: o que deveríamos fazer por gratidão a Deus? O que nos custa congregar? O que nos custa dizimar e ofertar? O que nos custa evangelizar? O que nos custa?

4- UM DEUS QUE NOS COMPRA PARA SERMOS DELE

Há, finalmente, uma quarta lição nesta parábola: há um Deus que nos comprou para sermos dEle para todo o sempre.

O v.46 fala de alguém que “tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra”. Este alguém é o Deus eterno, nosso Criador, o Deus todo-poderoso.

 

É importante você ter em mente que Deus não fez isso apenas para nos abençoar; Ele fez isso para nos possuir, ser o nosso dono, o nosso Senhor.

 

O personagem da parábola vende tudo o que tem para comprar a pérola que encontrou. E na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, está escrito: “Vocês foram comprados por alto preço” (1Co 6:20 – NVI).

 

CONCLUSÃO

Irmãos, se o nosso Deus atribuiu tanto valor aos pecadores e pagou um preço tão alto para tê-los de volta em Sua presença, nós devemos andar na mesma perspectiva, como discípulos, como servos.

Precisamos também viver como “quem negocia e procura boas pérolas”. Nossa busca por pessoas que possam estar de volta à presença de Deus, precisa ser constante e intensa.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 15.08.2021

bottom of page