top of page

CRIADO PARA A ETERNIDADE

Eclesiastes 3.11

 

“Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano”. – Eclesiastes 3.11; NLT

 

Introdução

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra “eternidade”?

 

Conta-se que um menino brincava na praia e num dado momento, perguntou: “Pai, o que é eternidade?” A criança deve ter ouvido esta expressão em algum lugar e lembrou de perguntar. O pai respondeu: “Filho, está vendo esse baldinho entre os seus brinquedos? Você pega e começa a esvaziar o oceano. Quando você terminar de esvaziar o mar com o seu baldinho, vai ter passado somente um pouquinho da eternidade”.

 

Essa é a ideia popular que se faz a respeito da eternidade, que ela é algo infinito, que não acaba. Mas, em realidade, é mais do que isso. A eternidade é o tempo de Deus, o tempo verdadeiro, o tempo real, bem diferente do tempo que experimentamos nessa vida e que está dividido em passado, presente e futuro, e que é medido em segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e séculos, milênios…

 

Chamo sua atenção para este tema, porque você passará mais tempo do lado de lá do que do lado de cá, onde até agora estamos. Talvez eu consiga facilitar o seu entendimento mostrando esse gráfico. A corda de cor branca representa a eternidade. Ela é continua. Não tem começo e não tem fim. A corda vermelha representa o nosso tempo nessa vida. Tivemos um começo. Teremos um fim e depois será só a eternidade. Aqui nessa vida se vive no máximo uma centena de anos, mas na eternidade se vive para todo o sempre. E, sabe, você foi criado para ser eterno; você foi criado para a eternidade! Veja o que a Bíblia diz nesse texto do livro de Ec 3.11: “Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano” (NAA). Você tem o desejo natural de viver muitos anos. Não é sem motivo; Deus projetou você para viver eternamente. A gente sabe que um dia partiremos dessa vida. Sabemos que a morte é uma realidade e ela chegará para todos, trazendo fim ao nosso tempo, nesse corpo, nessa terra; mas não será o nosso fim.

 

É interessante ler o que a Bíblia ensina a respeito. A Bíblia chama esse corpo terreno de “habitação temporária” e fala do nosso futuro corpo como uma “casa”. Veja que está escrito: “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu” (2Co 5.1 – NTLH).

 

Agora, tem uma coisa importante: a eternidade nos oferece somente duas opções: céu ou inferno. E é o seu relacionamento com Deus aqui na terra, que determina o seu relacionamento com Deus na eternidade. Se você entregar a sua vida para Jesus dirigir e abençoar, se você confiar em Jesus para a salvação da sua alma, você será levado para o céu onde passará a eternidade com Deus. Entretanto, se desprezar o amor de Deus, se rejeitar o perdão e a salvação que Deus oferece através do Seu Filho Jesus Cristo, você passará a eternidade separado de Deus, no inferno.

 

C. S. Lewis, aquele que é o autor das Crônicas de Nárnia, ele escreveu: “Existem dois tipos de pessoas: tem as que dizem: “Deus, seja feita a sua vontade” e tem aquelas para quem Deus diz: “Então, tá, faça do seu jeito”. Muitas pessoas passarão a eternidade separadas de Deus, porque foi assim que elas escolheram viver aqui na terra. Entenda uma coisa: tudo que você faz aqui nessa vida, nesse tempo, tem consequências para a eternidade. Cada ato da nossa vida é como se produzisse um som, um acorde, que soará na eternidade. E o problema comum com a maioria das pessoas é que se quer tirar o máximo dessa vida; então, o pensamento de muitos é curtir, é ganhar dinheiro e esbaldar. Mas a sua vida não se resume somente nesta terra.

 

Veja essa imagem: Isso aí é um iceberg, um bloco de gelo vagando no mar até o seu derretimento. Um iceberg tem duas partes: a que se vê e a que não se vê, porque é a parte que fica abaixo da superfície das águas. Então, na linha do tempo, o que vemos hoje é apenas a ponta do iceberg. A eternidade é todo o resto que você não vê sob a superfície.

 

E como será a eternidade com Deus? Ah! Nosso cérebro não é capaz de compreender a maravilha e a grandeza do que está preparado para nós no céu. Não existem palavras que possam transmitir a ideia de como será a eternidade na presença de Deus. A Bíblia diz assim: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2.9 – NAA). Mas, a Palavra de Deus nos dá alguns vislumbres da eternidade. Por exemplo, a Bíblia diz que no céu, seremos reunidos com os crentes de todas as épocas e de todos os lugares, e estaremos libertos de toda dor e sofrimento e recompensados por nossa obediência a Deus aqui na terra. A Bíblia diz que chegará o dia em que Jesus dirá: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt 25.34 – NAA).

 

Então, preste atenção: Deus tem um propósito para a sua vida aqui na terra, mas esse propósito não termina aqui. Tem a eternidade pela frente. Mas o ponto grave, porém, é que na maioria das vezes, a única hora em que as pessoas pensam sobre a eternidade, sobre a vida futura, é na hora de um velório, de um enterro. E mesmo assim, eu já constatei uma coisa: acabou o velório, a maioria das pessoas não pensa mais sobre a eternidade; porque se fosse o caso, elas procurariam mais a igreja e procurariam servir a Deus, amar a Deus e aprender mais sobre Ele. Porém, vivem como se a vida fosse somente nesse mundo aqui.

 

CONCLUSÃO

Mas, veja novamente aquele gráfico: em comparação com a eternidade, o nosso tempo na terra é curto, não passa de um piscar de olhos, mas as consequências das nossas escolhas, dos nossos atos, durarão para sempre.

 

A Bíblia diz: “Aquele que tem o Filho (o Filho de Deus, que é Jesus Cristo, o Senhor) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5.12 – NAA). Essa é a questão: você tem Jesus como o seu Salvador? Você tem Jesus dirigindo e abençoando a sua vida?

É necessário ter Jesus para ter a vida eterna com Deus no céu.

 

APELO

Você gostaria de receber a Jesus agora mesmo? Gostaria de entregar a sua vida para Jesus dirigir e abençoar?

Gostaria de servir a Deus e se preparar para a eternidade?

 

Se for assim, faça essa oração de entrega: “Jesus, eu preciso do Senhor. Entrego a minha vida para o Senhor dirigir e abençoar. Obrigado por me mostrar o Teu propósito e por me dar a vida eterna nessa hora. Amém”.

 

Pastor Walter Pacheco da Silveira, 16.05.2021

Fonte: Vida Com Propósitos, Rick Warren

bottom of page