top of page

PORTA ABERTA

Apocalípse 3.7-13

 

INTRODUÇÃO

Os capítulos iniciais do livro de Apocalípse, especialmente os capítulos 2 e 3, falam de Jesus que envia uma carta para cada uma das sete igrejas da Ásia.

Para duas igrejas Jesus só tinha elogios: estas igrejas ficavam em Esmirna e Filadélfia. Para quatro igrejas Jesus tinha elogios e críticas: são as igrejas que estavam em Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes. E para uma igreja, Jesus só tinha críticas: é a igreja que ficava em Laodicéia.

 

Mas, essas cartas revelam para nós que Jesus não vê a igreja da mesma maneira que vemos. A gente pode dizer de uma igreja: “Que povo legal, que gente amorosa”, mas quando Jesus bate os olhos, Ele vê o que não vemos ou o que não queremos ver.

 

Eram sete igrejas. A que estava em Éfeso era uma igreja firme na doutrina, mas sem amor, Jesus viu. A igreja em Esmirna era uma igreja pobre, mas rica aos olhos de Jesus.

Outra igreja ficava em Pérgamo, cidade que era conhecida como o lugar onde estava o trono de Satanás, imagina! Mas lá, Jesus viu que congregava um crente de nome Antipas, que era fiel a Deus e muito consagrado.

A igreja em Tiatira tolerava o pecado; os pecados da carne, prostituição, por exemplo, eram permitidos. Mas, um punhadinho de crentes lá, permanecia fiel. Jesus viu.

 

Em Sardes estava uma igreja que tinha fama de igreja viva, mas aos olhos de Jesus, estava morta; somente poucos crentes se mantinham puros.

 

Em Filadélfia havia uma igreja que, aos olhos do mundo tinha pouca força, mas aos olhos de Jesus era uma igreja fiel, o Senhor abriu uma porta para ela.

 

Finalmente, em Laodicéia,a igreja se achava rica, igreja rica e abastada, mas aos olhos de Jesus, era pobre, cega e nua.

 

Destas sete igrejas, vamos nos ocupar com a que ficava em Filadélfia, que era a cidade mais nova da época e que ganhou esse nome interessante, Filadelfia.

Ela foi fundada no reinado de Átalo II, um rei que diz a história, amava muito o seu irmão Eumenes, que deu pra ele o apelido de “philadelphos”, que significa o que ama a seu irmão, e isso deu nome à cidade.

 

Filadelfia ficava situada numa região vulcânica, mas num lugar bastante estratégico, servindo de caminho principal de Roma para o Oriente. A cidade era até chamada de a Porta do Oriente. Ela foi fundada com o propósito de ser uma porta aberta de divulgação da cultura grega para toda a Ásia.

 

Aí, veio Jesus e por carta, Ele disse para esta igreja (v.8): “Eu conheço vocês e conheço o lugar onde vocês estão localizados. Eu coloquei uma porta aberta diante diante de vocês e não é para a divulgação da sua cultura; é para a divulgação do evangelho da salvação”.

Jesus conhece a igreja e conhece o lugar onde ela está. Isso fica claro no próprio texto: Filadelfia sofria na sua história, vários terremotos. Paredes com rachaduras e focos de desabamentos eram comuns na cidade. As pessoas viviam assustadas com os tremores daquele terreno vulcânico.

 

No ano 17 d.C. houve um terremoto que destruiu Filadélfia. Mas para a igreja assustada com os abalos, Jesus falou, lemos no v.12: “farei com que seja uma coluna, [firme, que não vai sair do lugar]”.

 

Reconstruída, a cidade recebeu um novo nome, Neocesaréia, a nova cidade de Cézar, o imperador. E Jesus, que conhece a igreja e o lugar em que ela está, escreveu, lemos no v.12 também: “ao vencedor... Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome” (v.12). A igreja terá o nome de Deus gravado nela e não o nome de César. Jesus lembrou.

 

Portanto, nesses detalhes, vgemos que Jesus conhece a igreja e conhece o lugar onde ela está.

 

E, sabe, Jesus não apenas conhece a igreja e o lugar onde ela está; Jesus também Se apresenta como solução para as dificuldades quem vem sobre a igreja.

Lemos no v.8 que Jesus fala para a igreja de Filadelfia: “Você não negou o meu nome”. Ele disse isso porque havia perseguição dos falsos mestres, mas Jesus Se apresenta dizendo “aqui escreve Aquele que é o Santo, o Verdadeiro” (v.7).

 

Jesus é o Santo, Ele está separado de toda maldade, de toda injustiça. Jesus é possuidor de santidade absoluta, coisa que nenhum outro conhece.

 

Jesus também é o Verdadeiro. Ele é Deus confiável, Ele não mente. Ele não é uma cópia de Deus, Ele não é fake, Ele é o Deus verdadeiro.

 

Hoje em dia há uma variedade de religiões, todo tipo de filosofias e pensamentos bombardeando a igreja, minando a cabeça dos cristãos, mas a igreja deve estar “fechada” com Jesus, que é o Santo e o  Verdadeiro.

 

Lemos ainda no v.8 de Jesus dizendo que sabia que a igreja de Filadelfia era de pouca força, mas Jesus parabeniza aquela igreja dizendo: “você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome” (v.8). Jesus conhece a igreja.

A igreja de Filadelfia tinha pouca força, talvez por ser pequena, poucos membros, talvez porque eram pobres, mais empregados do que empregadores, mais funcionários do que empresários... era uma igreja de pouca força; mas ela guardava a Palavra de Deus e não negava o Seu nome.

 

Era uma igreja pequena em tamanho, mas era grande em poder e fidelidade. Ela não tinha fama, mas tinha vida e poder.

 

E de novo, veja o v.8, era igreja de pouca força, mas Jesus colocou diante dela uma porta aberta que ninguém pode fechar. A igreja é fraca, mas o Seu Dono é o Deus Todo-poderoso!

Irmãos, a nossa força não vem de fora nem de dentro, vem do alto. Me falaram uma vez aqui: “Pastor, se um desses jogador de futebol famoso, soubesse da nossa igreja e ajudasse...”. Aí, outro já fica imaginando: “Se um crente muito rico se mudasse pra nossa cidade e escolhesse congregar na nossa igreja!” O poder da igreja não vem de fora, não vem de dentro, vem de cima, vem de Deus.

 

No v.10 lemos que a igreja de Filadelfia guardou a Palavra do Senhor em meio às provações, e Jesus prometeu guardar a igreja. A igreja guardava a Palavra, Jesus guardava a igreja.

 

E outra consideração: Jesus não apenas conhece as dificuldades quem vem sobre a igreja, mas coloca diante dela uma grande oportunidade.

No v.8 Jesus fala de ter colocado uma porta aberta diante da igreja. Essa porta aberta significa duas coisas: Primeiro, significa a oportunidade da salvação. No evangelho Jesus disse que Ele é a porta da salvação (Jo 10.9).

 

No sermão da montanha, Jesus também falou: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.13-14).

Nesse texto vemos duas portas abertas: uma está aberta para a rua larga e cheia de gente indo pelo caminho que leva para a perdição, para o inferno. A outra porta está aberta para um caminho estreito e com poucas pessoas passando por ele, é o caminho que leva para o céu, para a vida eterna com Deus.

As portas estão abertas e cada pessoa resolve na qual quer entrar. Mas, para entrar na porta estreita é preciso uma atitude: a pessoa precisará entregar a sua vida para Jesus dirigir. Se ela insistir em ficar com a mão no volante da sua vida, ela não passa na porta.

 

Em segundo lugar, essa porta aberta significa a oportunidade da evangelização. Jesus está falando de uma porta de oportunidade para a igreja pregar o evangelho.

 

E em Filadélfia, a igreja tinha três problemas para aproveitar essa oportunidade:

Primeiro, era uma igreja fraca (v.8), pouca força, pequena, era formada de crentes pobres; mas isso não devia impedir que ela fizesse o evangelismo.

 

Outro problema era a oposição que sofria (v.9). Os judeus perseguiam aquela igreja. Jesus até chamou o grupo dos perseguidores de sinagoga de satanás. Os crentes não se mexiam com medo dos judeus. Então, Jesus falou para aquela igreja: “Eu coloquei diante de vocês uma porta aberta que ninguém pode fechar. Aqueles que hoje perseguem vocês, são os que virão e se prostrarão diante de vocês e saberão que Eu os amei”.

 

E o terceiro problema era a ameaça de uma futura tribulação. No v.10 Jesus fala de um tempo duro e difícil: “da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra”. Essa pandemia já está colocando o mundo à prova. Mas ainda não é o fim.

A igreja então, pensava: “Não está sendo um tempo seguro para o evangelismo. É melhor a gente só se reunir em vez de sair por aí”. Jesus disse: “Não! Eu coloquei uma porta aberta diante de vocês” e Ele prometeu guardar a igreja em suas dificuldades.

 

Não basta ser uma igreja que guarda a Palavra (v.8). Não basta ser uma igreja firme na doutrina, é preciso ser uma igreja que evangeliza! Não basta ser igreja que se reúne para louvar a Deus, é preciso anunciar o evangelho do reino de Deus. Irmãos, a porta está aberta: nós temos a oportunidade de evangelizar. Precisamos evangelizar!

 

Qual porta aberta que Jesus coloca diante da nossa igreja para fazermos o evangelismo?

Jesus nos dá essa hora de culto. Compartilhe com os amigos, convide pessoas para os cultos da igreja!

 

Jesus nos dá o projeto das reuniões da igreja nas casas, os pequenos grupos. Não desistimos desse projeto. Quando formos liberados da pandemia, vamos nos reunir e convidar os amigos para estar conosco.

 

Jesus também nos dá os formidáveis meios de comunicação que as redes sociais representam hoje: YouTube, facebook, WhatsApp... Tudo isso é porta aberta para você evangelizar os amigos!

 

Agora, uma outra consideração: Jesus não apenas conhece as dificuldades que vem sobre a igreja, Ele dá para a igreja uma grande garantia.

Lemos no v.7 que Jesus tem em Suas mãos toda autoridade. Ele fala da chave de Davi, uma maneira simbólica do Senhor dizer que Ele tem a chave da salvação e da evangelização.

 

No reino de Deus ninguém entra até que Jesus tenha aberto a porta e ela está aberta. Também, ninguém pode entrar no reino de Deus quando Jesus tiver fechado a porta. A chave está com Ele. Então, porta aberta simboliza a oportunidade que a igreja tem para evangelizar e a oportunidade da salvação de cada pessoa, e a chave simboliza a autoridade de Jesus. Ele dá esta oportunidade.

 

A porta ainda está aberta. Para a igreja é a oportunidade de evangelização e, para cada pessoa do mundo, é a oportunidade de crer que Jesus é o Salvador.

 

Mas um dia essa porta vai ser fechada. E quando ela for fechada por Jesus, ninguém poderá abri-la. Jesus abriu e ninguém fecha. Jesus fechará a porta e ninguém poderá abri-la. 

E certa vez, Jesus alertou as pessoas para o perigo de encontrarem a porta da salvação fechada.

 

Veja o que Jesus falou: “Esforcem-se por entrar pela porta estreita! Pois eu afirmo a vocês que muitos procurarão entrar, mas não conseguirão. 25 Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vocês, do lado de fora, começarem a bater, dizendo: “Senhor, abra a porta para nós”, ele responderá: “Não sei de onde vocês são.”  26 Então vocês dirão: “Comíamos e bebíamos com o senhor. Além disso, o senhor ensinava em nossas ruas.” 27 Mas ele dirá a vocês: “Não sei de onde vocês são; afastem-se de mim, vocês todos que praticam o mal.”  28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês lançados fora” (Lc 13.24-28).

 

É possível a pessoa ser batizada, participar da igreja, e mesmo assim ficar do lado de fora da porta da salvação. Porque batismo não salva, igreja não salva. Somente Jesus salva. Se você tem Jesus, o Filho de Deus, como seu Senhor e Salvador, você está salvo. Se ainda não fez isso, você não está salvo.

 

E, finalmente, Jesus que conhece as dificuldades que vem sobre a igreja e que conhece a localidade da igreja, promete uma grande recompensa para a igreja.

Veja comigo, por favor, o v.11. Jesus fala: “Venho sem demora”. Esse verso parece um zap-zap que Jesus está passando para a igreja, a mensagem dEle é: “Eu volto logo. É só mais um pouco e o dia da recompensa por sua fidelidade, por seu compromisso, por sua obediência a Deus, chegará. Venho sem demora”.  

 

A gente só precisa guardar o que temos. Nós temos a Palavra de Deus no nosso coração, nós temos a presença de Deus conosco, o Espírito Santo habita em nós... nós temos amor a Deus, nós O adoramos, nós O louvamos... Jesus fala: “Eu volto logo. Conserve isso, se mantenha assim, para que ninguém tome a sua coroa” (o seu prêmio, a sua recompensa). 

 

O v.12 parece revelar um pouco sobre essa recompensa: diz que o vencedor será coluna no santuário de Deus.

 

Nesse mundo, os terremotos da vida nos abalam, mas no céu estaremos firmes como coluna do santuário de Deus e jamais seremos abalados por coisa alguma. “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (NTLH)... Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima” (NVI – Ap 21.3).

 

CONCLUSÃO

A porta aberta representa a oportunidade da igreja evangelizar e representa também a oportunidade de toda pessoa receber a salvação.

Jesus abriu a porta e agora nós devemos trabalhar, porque quando Ele fechar a porta, só nos restará esperar o momento do fim. Mas, por agora, a palavra de ordem é pregar o evangelho a toda a criatura.

 

A porta está aberta. Se você já faz parte dos salvos, esta é a oportunidade de você trabalhar para salvar mais um. Se você ainda não está salvo, esta é a oportunidade de você receber a salvação agora.

 

Se Deus toca o seu coração agora e você quer receber Jesus como seu único Senhor e Salvador, isso é a porta que está aberta para você, então, repita em voz alta esta oração:

“Senhor, eu declaro que creio no sacrifício de Jesus na cruz para me salvar. Por isso, peço perdão pelos meus pecados. Eu confesso Jesus como meu único Senhor e Salvador e recebo o teu Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu seja transformado na pessoa que o Senhor quer que eu seja. Obrigado poir me receber, Senhor, e ter o meu nome escrito no Livro da Vida. Em nome de Jesus. Amém”.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12.04.2021

Baseado em material de Hernandes Dias Lopes

bottom of page