top of page

O INTERIOR MERECE

1 Tessalonicenses 5.23

 

“[...] Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (NVI).

 

Estamos numa série de mensagens intitulada “Pura Mordomia”.

Um ponto importante que temos compreendido nesta série é o conceito de mordomia.

 

No popular, quando se pensa ou se fala em mordomia, o primeiro pensamento que ocorre é que se trata de vantagens, de regalias, de privilégios que se se tem. Daí, ouvirmos frases como: “É mordomia demais! Quanta mordomia! Isso que é mordomia...”. Ou ainda: “Tá de mordomia, heim!”

 

Porém, não é nesse sentido que estamos trabalhando com a palavra mordomia.

 

O significado original desta palavra fala da função do mordomo, pessoa contratada para administrar os bens de outra pessoa.

Certa vez, Jesus contou uma parábola para os discípulos sobre o mordomo infiel (Lc 16.1-13).

 

A palavra que Jesus usou para mordomo naquela história, foi oikonomos, palavra grega que significa administrador da casa com tudo o que ela tem. Por isso, se você pegar algumas versões da Bíblia em português, você vai encontrar logo a palavra oikonomos já traduzida como “administrador” em vez de “mordomo”, e “administração” em vez de “mordomia”.

 

Então, fica a explicação: mordomo é a pessoa encarregada de administrar a casa do seu patrão com todos os seus pertences. O mordomo cuida do que não é seu.

 

E na parábola que Jesus contou, Ele fala de um momento em que o patrão veio e disse ao seu mordomo, ao que estava encarregado de cuidar das suas coisas: “Que é isto que ouço de ti? [aquele funcionário havia sido denunciado pela má administração das coisas do seu patrão, que então, fala pra ele:]. Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo” (ACF).

É uma parábola muito interessante para ser lida, estudada e aplicada à vida de todos nós.

 

Porque tem tudo a ver conosco. Nós também somos mordomos, mordomos de Deus. Estamos na casa de Deus. Esse mundo e tudo a nossa volta, pertence a Deus. Inclusive, nós mesmos somos de Deus, porque Ele nos criou, nos sustenta e nos salva.

 

Quando Deus completou a obra da criação, a Bíblia diz que em seguida: “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo e tomar conta dele [administrar]” (Gn 2.15 – NVT).

Portanto, nossa posição na vida nesse mundo é a de um mordomo. Somos livres para usar o que Deus criou e somos responsáveis por tomar conta, administrar o que é de Deus.

 

E nesse ponto, vale lembrar da parábola contada por Jesus. Aquele patrão retornou e pediu prestação de contas do encarregado pelas suas coisas. O Senhor também voltará e quando isto acontecer, teremos de prestar contas da nossa mordomia, da administração que temos feito das coisas de Deus, o nosso Senhor.

 

E como disse, isso nos envolve, porque também pertencemos a Deus por direito de criação, direito de preservação e direito de redenção. Não somos de nós mesmos.

 

O nosso corpo não é nosso. Deus criou, é dEle. Não é assim que é? Você cria uma coisa, ela é sua por direito. Nosso corpo foi feito pelas próprias mãos de Deus! Pertence a Ele.

E quando uma pessoa recebe Jesus como Salvador, o corpo passa a ser templo do Espírito Santo, a morada de Deus. Logo, o corpo precisa ser bem cuidado.

 

Recomenda-se uma alimentação saudável; coma mais verdura do que gordura. E nada de excessos. Não coma demais nem beba todas. Evite os vícios degradantes. Não trabalhe em demasia, porque o corpo precisa de descanso. E vá ao médico periodicamente. Não espere que a doença chegue. É melhor prevenir do que remediar.

 

Isso tudo é importante porque devemos ser bons mordomos, bons administradores do corpo que Deus nos deu e se você é crente, seu corpo se tornou o templo do Espírito de Santo.

 

Agora, não somente do corpo precisamos cuidar bem. Como coloquei no tema desta Palavra “O Interior Merece”; porque além do corpo somos possuidores de uma alma e de um espírito.

O ser humano é assim; constituído de três elementos: corpo, alma e espírito. Do pó da terra Deus formou o nosso corpo. Foi um trabalho artesanal; as próprias mãos de Deus nos deram forma. O corpo é a nossa parte física, material.

 

Aí, a Bíblia diz que Deus soprou o fôlego de vida nas narinas do homem. E, conforme Watchman Nee explica (ele era chinês e foi um servo de Deus muito estudioso), ele explica que naquele momento em que Deus soprou nas narinas do homem, esse sopro de Deus deu origem ao espírito do homem e quando esse sopro divino entrou em contato com a matéria, com o corpo feito do pó da terra, a alma foi gerada.

 

Temos aí, então, os três elementos: corpo, alma e espírito.

 

A Bíblia fala destas três partes, lemos em 1Ts 5.23: “[...] e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (ACF).

Esse versículo mostra de modo preciso que o homem é composto de três partes.

 

Portanto, somos responsáveis em cuidar não somente do corpo, mas também da alma e do espírito.

 

Alguns confundem alma com espírito, achando que são a mesma coisa. Será? Se vamos ser bons mordomos da nossa personalidade, é preciso compreender o que é a alma e o que é o espírito.

E é simples. Através do corpo feito da matéria, pó da terra, entramos em contato com o mundo material. É por meio do corpo que tomamos conhecimento das coisas à nossa volta.

 

Por exemplo, é o corpo que nos permite perceber o silêncio ou o os sons, se uma coisa é fria ou quente, áspera ou lisa, rígida ou macia, leve ou pesada... o corpo nos possibilita isso. Os sentidos “habitam” o corpo!

 

Nossa outra parte é a alma, sede da nossa personalidade. Sabe a mente, a vontade e as emoções que toda pessoa experimenta?

É na parte da alma que se acham a vontade, a mente e as emoções. Estas coisas não ficam no corpo, não ficam no joelho, no pescoço...; elas fazem parte da alma. Tá entendendo? Toda vez que você ouvir sobre a mente, a vontade e as emoções, saiba que estas coisas são da alma.

 

Então, o corpo nos dá consciência do mundo material à nossa volta. A alma nos dá consciência de nós mesmos. Eu sei que eu sou eu por causa da alma. O meu “eu” habita na alma, por assim dizer.

 

E tem o espírito, a parte mais nobre de todas, porque é através do espírito que tomamos consciência das realidades espirituais. Este é o elemento que nos dá consciência de Deus e que nos permite ter comunhão, ter relacionamento, com Ele.

Então, aqui estão duas coisas, alma e espírito, que precisamos administrar com o mesmo zelo com que devemos administrar o corpo.

 

Uma função da alma é a mente, que é um tesouro para ser muito bem cuidado. Nossa mente tem a capacidade de guardar cada dia as informações e experiências vividas, para depois de dezenas de anos, voltarmos a lembrar delas.

 

Nossa mente possui poderes extraordinários. O ser humano foi criado para pensar.

Enquanto os animais agem por instinto, Deus criou o homem para agir por entendimento e nos proíbe de comportarmos como cavalos ou burros; tá sabendo?

 

Olha esse Sl 32.9. O ser humano é racional, é inteligente. Nossa mente, portanto, deve ser bem cuidada e bem desenvolvida.

Um problema sério e que muitos cristãos sofrem, é ter a mente poluída, dominada pela impureza.

 

Ouça: a mente é que deve dominar o corpo e não o corpo dominar a mente.

O  olho vê um negócio lindo toda vida na vitrina da loja, e diz para a mente: “Compra, compra!” Aí você vai e compra. Tá certo isso? Não. O olho pode ser grande, mas não pode mandar na mente.

 

O estômago vai ao jantar de aniversário. O garçom não dá conta de passar pela mesa onde você está, porque o estômago toda hora fica dizendo: “Coma, coma!”. Não permita que o corpo domine sobre a sua mente.

 

A Bíblia conta de Sansão, dono de uma força fora do comum. Sansão guardava em segredo a fonte da sua força.

Mas, ele se deixou seduzir por Dalila, mulher bonita e gananciosa. Ofereceram dinheiro pra ela descobrir o segredo da força de Sansão. Ela partiu pra cima e os olhos de Sansão mandaram uma mensagem para a mente: “Não negue nada para essa linda mulher”. Sansão cedeu. Revelou que sua força estava nos cabelos que nunca haviam sido cortados. Pra quê! Quando ele dormiu, Dalila cortou os cabelos dele. Sansão perdeu a força. Aí, os inimigos vieram e levaram Sansão preso e derrotado.

 

A principal função da mente é o raciocínio, é o pensamento. Logo, se vem um pensamento ruim, a mente deve controlar em vez de ser controlada por ele.

 

Tem um ditado inglês que diz assim: “Não podemos evitar que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ninho nela”. É verdade.

 

E a Bíblia tem um conselho. Ela diz para mantermos nossa mente focada nos pensamentos nobres, nas atitudes dignas e nos desejos puros. Está escrito em Fp 4.8: “Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor” (NVT).

 

Você cuida da sua aparência. Tem os cabelos e o corpo mantido em forma. Pois, cuida com o mesmo capricho da sua mente; sua alma merece.

 

Agora, devo lhe falar sobre a parte mais nobre do nosso ser, o espírito; porque é a parte através da qual, podemos ter comunhão com Deus. É por meio do espírito que tomamos consciência de Deus.

Alguém comparou estas três partes do nosso ser (corpo, alma e espírito) com as três divisões do templo no passado bíblico.

 

O templo que Jesus conheceu era assim: tinha o átrio (que era o pátio), tinha o lugar santo e tinha o lugar santíssimo, chamado também de santo dos santos.

 

O corpo corresponde ao átrio, é a parte de fora, visível. Na parte de dentro, está a alma, representada pelo lugar santo, que no templo, era onde os sacerdotes ofereciam sacrifícios. Nossa alma é como aquele Lugar Santo, é onde estão nossa vontade, nossa mente e nossas emoções.

 

E o espírito é representado pelo Santo dos Santos ou Lugar Santíssimo, o mais interior, onde somente o sumo-sacerdote entrava e era só uma vez por ano, para interceder pelos pecados do povo, porque ali se encontrava a Arca da Aliança, o símbolo da presença de Deus.

 

O nosso espírito é esse lugar correspondente ao Lugar Santíssimo, onde Deus habita e onde podemos nos relacionar com Ele.

Então, precisamos ser igualmente zelosos por esta parte do nosso ser. Paga-se caro pra manter o corpo em forma. Também devemos investir no cuidado da parte espiritual do nosso ser.

 

E Deus colocou recursos à nossa disposição para que o espírito seja desenvolvido. Três recursos básicos: o estudo da Bíblia, a prática da oração e o envolvimento com a igreja.

 

Primeiro, a Bíblia é uma fonte inesgotável de poder para o nosso espírito. A Palavra de Deus renova e fortalece o nosso espírito.

Quando o jovem Josué foi chamado para liderar o povo de Israel, Deus recomendou pra ele: “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Js 1.8 – NTLH). Precisamos ler e meditar na Palavra de Deus se desejamos alcançar sucesso, realização na vida.

 

A oração é o outro recurso para o nosso espírito ser fortalecido.

Orar é falar com Deus, é conversar com Ele. Simples assim.

 

E com Deus, fechamos a porta do quarto, podemos falar sobre tudo. Não tem restrições. Jesus ensinou que podemos pedir sobre tudo a Deus, mesmo as coisas impossíveis para os homens, impossíveis para a ciência; tudo pode ser tratado com Deus através da oração. Pratique o TSD!

 

E o terceiro recurso básico para nos manter em boa forma espiritual é o nosso envolvimento com a igreja.

Igreja não é cinema onde a gente vai pra assistir; igreja a gente participa.

 

E quanto mais participamos, quanto mais nos envolvemos no serviço da igreja, nas atividades da igreja, na missão da igreja, mais ânimo de espírito, mais saúde espiritual nós ganhamos.

 

Os psicólogos do nosso tempo têm verificado o seguinte: que a grande necessidade de homens e mulheres, com problemas de toda espécie, principalmente os da alma como: angústia, depressão, desânimo, carências de afetividade; os psicólogos dizem: o que estas pessoas mais precisam é se lançarem ao serviço de uma causa nobre (e a causa mais nobre que existe é estabelecer o reino de Deus na terra através da igreja).

 

Ora, a solução que os psicólogos procuram, Jesus já apresentou faz tempo. Ele disse: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará” (Mt 16.25).

 

Jesus está dizendo que quando a pessoa se dispõe a "perder" a vida em serviço para Ele, terá descoberto a chave que abre as portas de uma vida feliz.

 

Você tem três recursos bem básicos para desenvolver o seu ser interior: a Bíblia, a oração e o envolvimento com a igreja.

 

Isso é necessário porque você deve ser bom mordomo das coisas que Deus te deu.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 11.10.2020

bottom of page