top of page

CORPO SAUDÁVEL

1 Coríntios 6.19-20

 

“Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, 20 pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo”. - NVT

 

Introdução

Estamos numa série de mensagens que trata do assunto mordomia. Estou chamando esta série de Pura Mordomia.

E a primeira coisa importante é compreender que mordomia é essa. Eu fico imaginando algumas pessoas que te vêem na sua casa num dia de domingo, por volta da hora do almoço: você está sentado no sofá de encosto reclinável (chique toda vida), com os pés apoiados sobre aquele puff aveludado, TV de 20 mil reais ligada, a porta da sala aberta de frente pra piscina, aí entra aquele cheirinho do churrasco assando, que vem lá de perto da garagem, onde está o seu carro BMW conversível, e três funcionários uniformizados, vem te trazendo tudo na mão (bandejinhas de carne, outro só com a picanha e o outro, o suco com gelo), e você só curtindo...

 

O pensamento típico do brasileiro que vê essa cena de tanto conforto, tanta regalia, é dizer assim: “Que mordomia, heim!”

 

Ou, na maioria das vezes, não precisa nem tanto; basta ter alguma vantagem no serviço, alguns privilégios no emprego e alguém já fala “Tá de mordomia!”

 

Porém, entenda o que é mordomia no sentido original da palavra. A mordomia é a função do mordomo. Então, vamos lá: o que é um mordomo?

Essa nossa palavra mordomo em português, vem do latim majordomus, que corresponde à palavra grega oikonomos; (no latim, major significa “maior ou principal”, e domus significa “casa com tudo o que ela tem”. No grego oikonomos, o prefixo oikos significa casa, e nomos significa governo).

 

Então, mordomo é a pessoa que administra a casa. Mordomo é uma pessoa contratada com a incumbência de administrar as propriedades, os bens de outra pessoa. O mordomo é alguém que cuida do que não é seu.

 

Então, nos ocupamos na vez passada, em compreender que somos mordomos de Deus! Estamos na casa dEle. Esse mundo é dEle!

E se você perguntar por que Deus nos colocou aqui no mundo dEle, a resposta é (Gn 2.15): para termos um relacionamento direto com Ele e para cultivar e guardar o que Ele criou, usar e tomar conta; usufruir e manter em ordem, porque tudo pertence a Deus.

 

Qual é nossa função, então? Mordomo, administrar bem, cuidar direito do que pertence a Deus.

 

Isto inclui o que somos; porque se tudo é de Deus, você não é de você mesmo, entendeu?

Você também pertence a Deus, por direito de criação; Ele te criou. Você pertence a Deus por direito de preservação, Ele te sustenta em vida. E você pertence a Deus por direito de redenção, Ele te salvou do castigo eterno. Você só tem que receber Jesus como Salvador em seu coração; aliás, a maioria aqui já fez isso. Você também?

 

Portanto, somos de Deus por direito de criação, de preservação e de redenção.

 

Assim, sendo, nos cabe cuidar de tudo que pertence a Deus, inclusive do nosso corpo, da nossa mente e do nosso espírito. Isto envolve nossa personalidade inteira.

 

O que é personalidade? É aquilo que caracteriza uma pessoa, que faz cada um ser cada um.

Nós temos qualidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais diferentes uns dos outros. Cada um de nós tem uma aparência física diferente do outro. Mesmo os gêmeos não são iguais. Não vê as Roses (Rosilane e Rosane)? Temos modos diferentes de pensar e de agir...

 

Pensa neste mundo como sendo o jardim que Deus plantou. A personalidade de cada um de nós, são as flores desse jardim. Pensa na variedade de flores, de aromas e de cores; nosso Deus (o Divino Jardineiro) ama a diversidade.

Personalidade, portanto, é tudo quanto a pessoa já é nesse jardim e tudo o que ela poderá vir a ser, pela graça e benção de Deus.

 

Então, vamos agora, como mordomos da nossa personalidade, pensar na responsabilidade que temos de usar e guardar o que Deus nos confiou. Primeiro, A MORDOMIA DO CORPO.

O corpo humano é algo maravilhoso. Só mesmo Deus poderia ter criado coisa tão perfeita e completa.

 

No Sl 139.14, lemos de como o salmista, admirado, exclamou: “Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário; tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei muito bem”. Ele devia estar diante do espelho do quarto, se contemplando e dizia: “Deus caprichou”.

 

Existem monumentos no mundo antigo e moderno, que são chamados de as sete maravilhas. Mas, sem comparação, superior a qualquer dessas maravilhas, está o corpo humano.

É só considerar o cérebro, por exemplo. São cerca de 80 a 100 bilhões de células só no cérebro. São mais conexões no sistema nervoso, do que o número de estrelas em nossa galáxia.

 

A ciência calcula que são mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos que se espalham pelo cérebro humano; se esticar isso em linha reta é o suficiente para dar quatro voltas em torno da Terra.

 

O cérebro é o quartel general do corpo, é de onde partem as ordens que são executadas, e que graças a um sistema extraordinário, podemos raciocinar, ver, ouvir, provar, cheirar, falar, respirar... O corpo humano é realmente impressionante!

 

E sabe, para a Bíblia, o nosso corpo é uma representação do que é a igreja de Jesus.

Ah! Presta atenção nisso. O apóstolo Paulo, querendo uma ilustração para falar da igreja ideal, da igreja que Jesus idealizou, ele recorreu ao corpo humano, cujas partes se completam e que cada uma exerce sua função especial, em harmonia.

 

Olha o que ele escreveu aos 1 Co 12.12-31: “O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. O mesmo acontece com relação a Cristo. [...] Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele. Deus estabeleceu para a igreja...”.

 

Se nós, membros da igreja, repetíssemos o trabalho harmonioso que o corpo humano realiza, o reino de Deus teria um avanço fenomenal.

 

E outra coisa preciosíssima: quando alguém recebe Jesus na sua vida, a presença de Deus vem para a pessoa. O corpo dela se torna habitação do Espírito Santo de Deus.

Está escrito em 1 Co 6.19-20: “Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo” (NVT).

 

A Bíblia diz que devemos honrar a Deus com o nosso corpo, porque honra maior nos foi dada: você é crente, você tem por companheiro constante o Espírito de Deus em você. Isto é um privilégio que nada mais tem.

 

Esse verso da Bíblia chama o nosso corpo de templo do Espírito Santo. Qualquer dicionário vai te dizer que templo é um lugar sagrado. Portanto, devemos conservar nosso corpo nas melhores condições possíveis.

A gente cuida da casa em que moramos, não é? Gostamos de manter a casa limpa e arrumada. Quanto mais zelosos devemos ser com o nosso corpo, que se tornou morada, templo, do próprio Deus!

 

Então, devemos manter o corpo em bom funcionamento. Pra isso precisamos de uma alimentação saudável; evitar comer e beber coisas prejudiciais à saúde.

 

Os nutricionistas orientam que devemos beber mais leite e comer mais verduras e menos gorduras. Os pais têm grande responsabilidade em orientar os filhos numa alimentação saudável.

 

E é importante também que não pratiquemos excessos prejudiciais ao corpo.

Tem os que se excedem, comendo demais; tem os que bebem todas... A saúde vai sofrer.

 

Tem os que trabalham em demasia. É preciso ter um limite para as horas de trabalho. O corpo precisa de descanso.

 

Um bom mordomo do corpo, fará visita ao médico, periodicamente. Ao dentista. Ninguém deve esperar que a doença chegue para ir ao médico. Como se diz: é melhor prevenir do que remediar.

 

Parece até que parei de pregar sobre a Bíblia, falando essas coisas. Mas, percebe aí: cuidar do corpo é um dever, faz parte da mordomia cristã. Ninguém deve idolatrar o próprio corpo, e também ninguém deve relaxar no cuidado dele.

Aliás, toda pessoa deveria cuidar bem do seu próprio corpo, mas, muito mais, aquela pessoa que entregou a vida para Jesus, porque o corpo dela passou a ser o templo, a morada do Espírito Santo.

 

Entenda isso: quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e recebe Jesus como Salvador, Deus coloca o Espírito Santo dentro dela. Em Ez 36.26-27, Deus diz: “Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito. Removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei dentro de vocês meu Espírito, para que sigam meus decretos e tenham o cuidado de obedecer a meus estatutos” (NVR).

 

Em 1 Co 3.16-17 está escrito: “Vocês não entendem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Deus destruirá quem destruir seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo” (NVT).

 

Agora, ser feito templo do Espírito de Deus nos traz responsabilidades.

Em primeiro lugar: o nosso corpo é sagrado. Você vê o que diz a Bíblia?

 

O nosso corpo, embora frágil e mortal (o Corona vírus que o diga), é a habitação do Espírito Santo, isto faz o nosso corpo sagrado.

 

Nosso corpo não é sagrado porque tem orelhas, olhos e boca... ou porque é bonito, tá em forma e coisa e tal; não é por isso. Ele é sagrado porque Aquele que é Santo, Santo, Santo, habita nele.

 

Por isso, desonrar o corpo é desonrar Aquele que nele habita. Destruir o corpo, é afrontar Aquele que tem o poder para dar a vida e tirá-la.

 

Se você é crente em Jesus, seu corpo é sagrado. Seu corpo não pode estar a serviço do pecado, porque seu corpo não existe mais para atender as seduções do mundo, aquelas coisas tentadoras, atrativas, que fascinam com o propósito de te afastar de Deus.

Seu corpo é morada de Deus e está a  serviço dEle. Está escrito: “Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês...? Vocês não pertencem a si mesmos”. Pessoas que são morada de Deus, não pertencem mais a si mesmas.

 

Você não pode mais usar o corpo para a impureza. Não pode profanar com imoralidade a santa habitação de Deus. Não pode se entregar aos vícios danosos. Não pode destruir o corpo com a prática daquilo que é mal e deixar o corpo entregue à escravidão do pecado.

 

A Bíblia diz o que devemos fazer com o corpo: “devemos glorificar a Deus no nosso corpo (1Co 6.20).

Em vez de unir nosso corpo à impureza, ou em vez de destruir o corpo com a prática de vícios degradantes, devemos honrar a Deus com o nosso corpo.

 

E como podemos fazer isso: Como honrar a Deus no nosso corpo?

 

Primeiro, fazendo as coisas mais comuns da vida, sempre homenageando a Deus.

Olha esse texto de 1Co 10.31: “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus” (NVT).

 

Repare que todas as coisas, mesmo as mais comuns como comer, beber ou outras coisas, têm significado de adoração quando as fazemos dando os créditos a Deus. É Ele quem provê as condições, as oportunidades, os recursos pra nós. Tudo em nossa vida passa a ser atribuído a Deus e fazendo assim, nós O honramos.

 

Antes das refeições, dê graças; ao acordar pela manhã, dê graças...

 

Segundo, honramos a Deus no nosso corpo, nos oferecendo como instrumentos, como ferramentas que Deus pode usar conforme os propósitos dEle.

O texto de 1Co 6.20 fala para honrarmos a Deus com o nosso corpo. Quer dizer, os membros do nosso corpo deixam de ser instrumentos de maldade, de coisas descabidas, inconvenientes, pecaminosas, para serem instrumentos de justiça, de coisas retas, direitas.

 

Fomos criados para a glória de Deus (Is 43:7) e cada membro do nosso corpo deve honrar a Deus ao ponto de refletir a glória dEle, a luz dEle, a formosura dEle.

Na época dos corinhos na igreja, havia um assim: “Que a beleza de Cristo se veja em mim/ Toda a sua admirável pureza e amor/ Oh, tu chama divina, todo o meu ser refina/ Até que a beleza de Cristo se veja em mim”.

 

Terceiro, glorificamos a Deus no nosso corpo, vivendo para abençoar outras pessoas.

Olha esse texto agora, 2Co 4.15: “...à medida que a graça alcançar mais pessoas, haverá muitas ações de graças, e Deus receberá cada vez mais glória” (NVT). Deus é glorificado em nós quando expressamos compaixão pelas pessoas.

 

Deus ama, socorre, consola e anima as pessoas através de nós. Nossos pés, nossas mãos, nossos braços, nossos ouvidos, nossos olhos, são do Senhor. Jesus Se move na terra através dos Seus servos.

 

Então, quando fazemos o bem às pessoas, elas são abençoadas pelo bem que fazemos e isso traz glória ao nome de Deus.

 

Eu tenho aqui a foto de uma mulher (Fanny Crosby), que nasceu em 1820. Ficou cega a partir das seis semanas de vida, mas se tornou uma mulher que produzia glória para Deus onde quer que fosse. Mesmo cega ela conhecia a Bíblia melhor do que a maioria das pessoas. Dizem que de ouvir, ela memorizou trechos inteiros do livro de Rute e dos Salmos. Mesmo cega, ela aprendeu a valorizar as belezas da criação de Deus e a expressar isso em suas poesias. Essa mulher escreveu 8 mil hinos de louvor a Deus e decorou todos. Ela faleceu com 94 anos de idade, em 1915. Na sua sepultura, instalaram um monumento onde está escrito a primeira estrofe de um hino escrito por ela, diz assim: "Que segurança! Sou de Jesus!”.

 

Os hinos produzidos por esta mulher, trazem mensagens que tocam o coração. Milhares de pessoas entregaram suas vidas a Jesus, ouvindo hinos como: “Manso e suave, Jesus está chamando”, “Mais perto quero estar meu Deus de Ti”. Milhares de vidas foram abençoadas e ainda são até hoje, porque esta mulher cega, glorificou a Deus no seu corpo.

 

Conclusão

Cuide bem do seu corpo. Tem gente que vive como se odiasse o próprio corpo; despreza o corpo que tem por ser alto ou baixo, magro ou gordo ou por ter alguma deformidade...

O sábio escritor de Provérbios aconselha: “O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel prejudica o próprio corpo” (Provérbios 11:17).

 

O cuidado com o corpo é algo tão importante, que a Bíblia diz que quando recebemos Jesus na nossa vida, ele se torna o templo do Espírito Santo.

Usa seu corpo para honrar a Deus mesmo fazendo as coisas mais comuns da vida.

Dedique seu corpo para ser um instrumento na mão de Deus.

Viva para abençoar outras pessoas.

 

Seja um mordomo fiel do corpo que Deus te deu. Amém.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 4.10.2020

bottom of page