top of page

O QUE TEMOS NA CEIA

1 Coríntios 11.23-34

 

Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão  24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.”  25 Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.”  26 Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem do cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.  27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor.  28 Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice.  29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.  30 É por isso que há entre vocês muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.  31 Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.  32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.  33 Assim, meus irmãos, quando vocês se reúnem para comer, esperem uns pelos outros.  34 Se alguém tem fome, que coma em casa, a fim de que vocês não se reúnam para juízo. Quanto às demais coisas, eu as ordenarei quando for aí. – NAA

 

Introdução

Ao final desta palavra, teremos um momento solene e muito significativo, que é a Ceia do Senhor.

Por isto, quero pensar com você hoje, sobre porque, de quando em quando, devemos ter esta cerimônia da Ceia do Senhor no culto da igreja?

 

Tem um propósito. Não é para variar a programação. Por que termos esta solenidade?

 

A Ceia do Senhor é uma celebração que tem o propósito de nos levar a recordar, trazer à memória, trazer à lembrança, a morte de Jesus na cruz, por meio de Quem, somos reconciliados com Deus.

Então, esta é uma cerimônia que serve para recordar a morte de Jesus. Mas não é uma solenidade fúnebre, uma hora melancólica e triste.

Quando a Ceia do Senhor é celebrada, alguns até podem se emocionar e chorar porque o pensamento vai lá para o sofrimento de Jesus na cruz, mas, eu te digo, essa comoção deve ser por gratidão e não por tristeza; porque a Ceia do Senhor fala de algo maravilhoso: fala da prova do amor de Deus por nós!

 

Jesus morreu na cruz para a salvação de cada pessoa. Por causa da morte de Jesus na cruz, somos salvos do castigo eterno. Na morte de Jesus, temos o perdão de Deus e ganhamos a vida eterna!

 

Então, a Ceia do Senhor é motivo de júbilo! A morte de Jesus trouxe vida! Portanto, é para ser celebrada com gratidão.

A Bíblia diz que mediante a morte de Jesus fomos foi justificado por Deus gratuitamente (Rm 3.24).

 

Saiu de graça para nós, mas não para Deus, porque a nossa salvação custou o sangue do Filho, o sangue de Jesus. Este foi o preço pago.

 

O profeta Isaías havia anunciado: “o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Is 53.4-5).

A nossa salvação custou o sangue de Jesus, custou a morte de Jesus – e a pior morte, porque foi morte de cruz.

 

Toda forma de morte é triste, até aquela que acontece naturalmente com o avançar da idade, quando a pessoa dorme e não acorda, é triste.

 

Mas, deixa eu te dizer: toda morte acaba sendo boa quando comparada à morte de cruz. É até sugestivo o nome daquela igreja aqui em Campos dos Goytacazes, a Igreja da Boa Morte. Parece mal gosto colocar esse nome pra uma igreja, parece falta de criatividade, mas nos lembra disto: toda morte, mesmo a mais trágica, acaba sendo boa quando comparada à morte de Jesus na cruz. Aquela, sim, foi uma morte horrenda.

 

Portanto, a Ceia do Senhor, é uma celebração que nos ajuda a trazer à memória o preço que foi pago para a nossa salvação. Não foi barato.

E Jesus mesmo estabeleceu a Ceia. Ele ordenou aos discípulos, quando, segurando um pão nas mãos, disse: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19-20) e depois, disse a mesma coisa, segurando um cálice com vinho.

 

Mas, vamos ao nosso tema: o que é que nós temos na Ceia do Senhor?

 

1- UMA GLORIOSA MENSAGEM PARA PROCLAMAR

Em primeiro lugar, nós temos uma gloriosa mensagem para proclamar.

Veja o que está escrito no v.23-26: “Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem, em memória de mim”.

 

A Ceia do Senhor foi instituída para que a igreja pudesse recordar o sacrifício de Jesus.

 

E nessa recordação, no v.26 está escrito: “sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”. O que é que anunciamos? A morte do Senhor. Não, não somente isso: anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha.

Essa é a mensagem proclamada nesta hora: a morte de Jesus é anunciada mais uma vez e isso, até que Ele volte. Esse é o anúncio completo: Jesus vai voltar.

 

Porque estamos falando d o Filho de Deus, que morreu, mas ressuscitou, está vivo e vai voltar!

 

Essa gloriosa mensagem vai ser anunciada hoje quando você cear.

 

2- UMA SOLENE ADVERTÊNCIA PARA ACATAR

A segunda coisa que temos na Ceia do Senhor é uma solene advertência para acatar.

No v.27 está escrito: “...todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor”.

 

Como que uma pessoa participa da Ceia do Senhor indignamente? É quando participa sem discernimento, isto é, sem crer no sacrifício de Jesus por ela.

 

Ninguém deve participar da Ceia, a menos que tenha reconhecido, discernido, que é pecadora e que Jesus é o Salvador.

 

É por essa razão que a igreja ensina que somente os que foram batizados, participem desta hora. Porque o batismo é o testemunho público que a pessoa dá de que reconheceu ser pecadora e que recebeu Jesus como Salvador.

 

Poderíamos distribuir indistintamente, mas...

 

3- UMA CLARA ORDEM PARA OBEDECER

A terceira coisa que temos na Ceia do Senhor é esta: uma clara ordem para obedecer.

Veja o que está escrito no v.28-29, confira: “Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação”.

 

Antes de participar da Ceia, devemos fazer um exame de nós mesmos; um exame que deve ser feito, olhando para quatro direções.

 

Primeiro, olhar para o passado: Jesus sofreu tudo e morreu no seu lugar. Você já compreende isso? O castigo era para ser seu!

 

Segundo, olhar para frente, para um momento no futuro, que vai ser repentino: Jesus vai voltar. Você está se preparando para a eternidade?

 

Terceiro, olhar ao redor e vê os seus semelhantes: você acolhe a todos com amor? Trata com bondade? Perdoa a todos?

 

E quarto, olhar para dentro de si mesmo: como está o seu coração? Você ama Jesus, vive louvando por tão grande salvação?

 

Veja que esse exame é um exame que cada um faz de si mesmo! Não é examinar a vida dos outros, é cada um examinando a si mesmo. É a quarta coisa que temos na Ceia.

 

4- UMA DOLOROSA REALIDADE PARA CONSTATAR

E por fim, uma quarta coisa que nós temos na Ceia do Senhor: uma dolorosa realidade para constatar.

Lemos no restante do texto, v.29-34: “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções”.

 

A participação desatenta e descuidada da Ceia do Senhor, produz resultados desastrosos, essa é a realidade. É preciso zelo, reverência.

 

Conclusão

Na Ceia do Senhor, portanto, nós temos:

1) Uma gloriosa mensagem para proclamar: Jesus morreu para a nossa salvação, mas Ele ressuscitou e agora está no céu, mas Ele vai voltar.

 

2) Uma solene advertência para acatar: não participar da ceia indignamente.

 

3) Uma clara ordem para obedecer: examine-se cada um a si mesmo e participe da ceia.

 

4) E uma dolorosa realidade para constatar: falta de zelo, que remove a bênção de Deus sobre nós.

 

Se você já discerniu que Jesus morreu na cruz por você e já é batizado, participe com profunda gratidão dessa hora.

Hoje a ceia é aqui. Depois da volta de Jesus, ela vai ser feita lá no céu, na casa do Pai, com Jesus, os anjos e todos os salvos juntos. Oh Glória!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 28.02.2021

Baseado em material de: Hernandes Dias Lopes

bottom of page