top of page

PARA ONDE OLHAR NUMA CRISE?

Isaías 6.1-3

 

“1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.  2 Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. Isaías 6:1-3 – NAA

 

Introdução

Uma curiosidade sobre a palavra “crise” é que ela é própria do vocabulário médico.

Hipócrates, conhecido como “pai da medicina”, empregava esta palavra para explicar que as doenças, durante um certo tempo, evoluem de forma silenciosa até alcançarem o momento crucial, um momento que Hipócrates chamava de crise, o momento em que a doença se define, rumo à cura ou não. Crise é aquele momento decisivo.

 

E esse momento chega. Na saúde, na economia, na política... A crise chega para todos: para ricos, pobres, doutores, analfabetos; a crise chega para os crentes e chega para os não crentes também.

 

Não vê esse tempo? Todos estamos vivendo uma crise mundial por conta do novo coronavírus.

A Covid-19 parou o mundo, alterou o andamento da sua vida, da minha vida... está sendo uma grave crise de saúde pública e de economia. O Brasil não está quebrado, mas tá ruim das pernas.

 

Isto nos coloca diante de uma grande questão: em tempo de crise, para onde olhar a fim de ter esperança segura de que a coisa vai se resolver, vai melhorar?

Este texto do profeta Isaías 6, fala de uma grande crise. A história é a seguinte: O rei Uzias foi um dos mais importantes reis de Israel, ele reinou 52 anos. Era um homem poderoso; foi um dos reis que mais deu vitórias a Israel em toda a sua história. O povo respeitava e amava o rei Uzias.

Mas, o rei acabava de morrer, deixando o trono vazio, deixando a nação de luto e deixando uma pergunta no ar: e agora, daqui para frente, como será o nosso futuro?

 

É nesse momento crucial, que o profeta Isaías entra no templo, se coloca na presença de Deus, e ele vai descobrir para onde olhar no tempo de crise. Para onde devemos olhar?

 

1- OLHAR PARA CIMA

Primeiro lugar, em tempo de crise, você precisa olhar para cima. Precisa saber que Deus está no trono, que Deus é o Todo Poderoso, que Deus reina.

Os tronos da terra podem ficar vazios, mas o trono do céu está ocupado para todo o sempre pelo Deus Todo Poderoso, que tem o controle da história em Suas mãos.

 

Quem é este Deus? Primeiro, Ele é o Deus Soberano, é o Deus que sustenta o universo, que dirige a história e que não foi pego de surpresa por essa pandemia.

 

Segundo, Ele é o Deus não apenas Soberano, Ele é o Santo, Santo, Santo. Quem proclama esta verdade são os anjos serafins, os seres angelicais mais sublimes do céu.

 

Os anjos de Deus são assim, seres espirituais que Deus criou para alguns serviços. Eles são muito numerosos, muito poderosos e muito organizados.

Tem os arcanjos, os querubins e os serafins. Cada tipo de anjo tem sua função em especial.

O profeta Isaías fala dos serafins, uma classe de anjos com uma posição muito importante no céu, porque são os que ficam mais próximos do trono de Deus. O profeta Isaías conta de ter tido uma visão deles, dizendo em alta voz uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-poderoso; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3 –BV).

 

Quando você diz: “Santo”, você define. Quando você diz: “Santo, Santo”, você enfatiza. Quando você diz: “Santo, Santo, Santo”, você exalta, porque só Deus é Santo, Santo, Santo.

Aquele que está no trono, portanto, é Deus, O que é adorado, servido e que tem toda a terra cheia da Sua glória.

 

Então, para onde olhar no tempo da crise? Em primeiríssimo lugar, você precisa olhar para cima e saber que Deus reina, que Deus está no trono, que Ele não está em apuros nem em dificuldades.

 

Os poderosos deste mundo chegam ao governo e deixam o governo, mas Deus continua no trono para todo o sempre; nenhuma dificuldade O remove. Aleluia! Então, olha para cima! Deus está no controle.

 

2- OLHAR PARA DENTRO

Em segundo lugar, em tempo de crise: você precisa olhar para dentro.

Veja, por favor o que diz o v.5, é o profeta Isaías falando: “Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros”.

 

Observe que Isaías declarou isto depois dele ter dito: “eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”.

 

Você só consegue olhar para dentro do seu coração e reconhecer o seu pecado, quando você tem uma visão de que Deus é grande e Santo, Santo, Santo. Enquanto uma pessoa não conhecer a grandeza de Deus, ela não conseguirá reconhecer a sua baixeza e pecaminosidade, não reconhecerá que é pecador.

 

Por que tantos homens e mulheres ainda não entregaram suas vidas para Deus dirigir e abençoar? Porque não reconheceram ainda a grandeza de Deus.

 

Se você ler o capítulo anterior, o capítulo 5 aqui do livro do profeta Isaías, você vai ver que ele distribui uma série de “ais”.

É um ai para os gananciosos, outro para os avarentos, outro para os violentos, outro para os beberrões, outro para os soberbos... mas quando ele olha para Deus, ele diz para si mesmo: “ai de mim”.

 

Ele reconhece que é pecador, porque se dá conta de que os seus lábios, por exemplo, não são puros.

 

Nós vivemos em uma sociedade onde cada meia dúzia de palavras, duas ou três são verdadeiros palavrões, palavras imorais, palavras de zombaria das virtudes, palavras que fazem chacota do nome de Deus e das coisas de Deus. E isso retrata o coração, porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.

 

E desta maneira, o profeta Isaías, lemos aqui, ele reconhece a gravidade do seu pecado, porque ele diz que não é só ele que tem os lábios impuros. Ele fala que habita no meio de um povo de lábios impuros também.

A Bíblia diz que você e eu vamos dar conta no Dia do Juízo por todas as palavras frívolas, fúteis, inúteis, que tivermos falado; somos pecadores.

 

É por isso que Isaías também recebe a graça perdoadora de Deus, o perdão de Deus, quando ele diz que na visão que teve, uma brasa viva, vermelhinha de fogo, foi tirada do altar com uma atenaz e o anjo veio, o serafim veio, e tocou os lábios dele com essa brasa viva e disse: “Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados” (v.7 – NTLH).

 

Na hora da crise nós precisamos reconhecer que somos pecadores e receber o perdão de Deus.

Às vezes, você está atormentado e não é apenas pela crise, é pelo pecado que existe e está registrado no seu coração; os seus pecados, os seus vícios, aquilo que tem te empurrado para baixo, aquilo que você ainda não resolveu diante de Deus.

 

Ouça: só o perdão de Deus pode aliviar a consciência, trazer paz para a sua alma, refrigério para o seu coração, descanso para a sua mente. Você e eu somos pecadores e precisamos do perdão de Deus.

 

Por isso, em tempo de crise, você deveria olhar para dentro e reconhecer que é pecador e então, receber o perdão de Deus para poder avançar na vida de maneira abençoada. Se não fizer isso, você não prospera.

 

3- OLHAR PARA FORA

Para onde olhar em tempo de crise? Em terceiro lugar, você precisa, além de olhar para cima e saber que Deus está no trono; além de olhar para dentro e saber que você é pecador, você também precisa olhar para fora e reconhecer o chamado de Deus para a sua vida.

No v.8 está escrito o seguinte: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: - A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: - Eis-me aqui, envia-me a mim”.

 

Aquele que reconhece que Deus é Deus, aquele que reconhece é pecador, é aquele que encontra perdão e salvação e que também escuta o chamado de Deus para um grande desafio, para uma grande obra

 

E o desafio é esse: ir até os confins da terra levando a esperança do evangelho, fazendo discípulos de todas as nações e anunciando que só em Jesus há esperança, só em Jesus há salvação, só em Jesus há verdadeira alegria, só em Jesus a vida ganha sentido e um verdadeiro propósito.

 

Conclusão

Você está vivendo um tempo de crise mundial, além de, provavelmente, ter as suas próprias crises, porque todos estamos vulneráveis à elas neste mundo e nesta vida.

Mas, em tempo de crise, você deve olhar para cima e reconhecer que Deus está no trono.

 

Também deve olhar para dentro e e reconhecer que é pecador e que precisa do perdão de Deus.

 

E num tempo de crise, você ainda deve olhar para fora e reconhecer que Deus tem um chamado para a sua vida. Deus quer Se servir da sua vida para levar esperança aos que não tem conseguido olhar para cima e nem para dentro.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 21.02.2021

Baseado em material de: Hernandes Dias Lopes

 

 

bottom of page