top of page

A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
1 João 2.20

 

Introdução

Quero agora falar sobre um assunto especialíssimo, que não pode faltar na vida de nenhum crente: a unção do Espírito Santo.

Em 1Jo 2.20 lemos a respeito da unção. Está escrito: "Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade".

 

Hoje ouvimos muito sobre unção... falamos dela e cantamos sobre ela...

 

Mas o que é essa unção?

Certa vez, um garoto perguntou para um servo de Deus: “O que é unção?” O servo de Deus, então, chamando a atenção do garoto para um boi que pastava à certa distância, perguntou: “Você está vendo aquele boi pastando?” Sim!, respondeu o garoto. E o homem de Deus falou: “Aquilo não é unção”. Em seguida, viu um passarinho que cantava no galho de uma árvore, e disse: “Você está vendo aquele passarinho cantando?” E o garoto respondeu: “Sim!” “Aquilo também não é unção”, falou o servo de Deus. E curioso, o garoto perguntou: “Então, o que é unção?” Depois de uma boa pausa, o homem concluiu dizendo: “Se você ver um boi no galho de uma árvore, cantando feito passarinho, aquilo, sim, é unção!”

 

A unção, amados, é um derramar de Deus... é algo sobrenatural, celestial e inusitado, que ocorre, quando o Espírito Santo, com o Seu poder, vem numa medida generosa, sobre aqueles que crêem.

 

Receber a unção do Espírito Santo é a experiência de se receber um revestimento de poder.

A unção é uma capacitação sobrenatural de Deus em nós... é a própria presença de Deus naquilo que fazemos para Ele.

 

A unção nos capacita, nos dá habilidade espiritual... somente a unção poderá levar um boi a cantar feito passarinho em cima de um telhado...

 

O que quero dizer é que a unção de Deus nos capacita a fazermos aquilo que naturalmente não conseguimos fazer...

 

Na unção, há ousadia, uma intrepidez, uma coragem sobrenatural...

 

Jesus fez promessa em Lucas 24.49, promessa aos discípulos, e disse assim: "...esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês".

A unção, portanto, é o derramar desse poder que desce de cima.

 

Essa unção do Espírito Santo na vida do crente, significa também um enchimento do Espírito Santo.

 

Na Carta aos Efésios está escrito: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus” (Ef 5.18).

Isto soa como mandamento, e de fato, é mandamento de Deus, porque ninguém pode ser 100% na obra de Deus, se não for cheio do Espírito Santo.

 

Aprecio o que a Cassiane ministra numa de suas gravações... ela tem uma canção através da qual diz assim: “Pense na unção, veja a unção, pregue na unção, Louve na unção, sinta a unção, ande na unção, Viva na unção, cheio da unção”.

 

Esse é o desejo de Deus: que sejamos cheios, inundados pelo poder do Seu Espírito.

E para quê mesmo? ...para ter capacitação espiritual...

 

Me lembro de haver lido de dois crentes que foram ministrar o mesmo cântico de adoração na igreja... um ministrou pela manhã e o outro, à noite, do mesmo domingo. O que ministrou pela manhã, tinha uma voz bonita, afinadíssima, e quando iniciou o cântico, a congregação acompanhou com gosto, e foi um momento bonito! Mas, à noite, o outro foi ministrar, a voz não era bonita como a daquele, e havia momentos em que até desafinava... ah! mas, quando este iniciou o mesmo cântico de pela manhã, a congregação não se conteve, as pessoas mal conseguiam acompanhar o cântico, porque muitas se prostravam em adoração, outras choravam... porque, parecia que o céu tinha vindo sobre aquele lugar... Sabe a explicação para isto? ...a unção que esse teve e que aquele outro, não tinha.

 

É por isso que um colega definiu unção declarando o seguinte: “Uns são, outros não”...uns, tem poder de Deus naquilo que fazem, outros não...

 

E para quem é a unção do Espírito Santo?

É para todos os que são crentes em Jesus!

Em Atos 2:39 está escrito: "Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, o nosso Deus, chamar". Aleluia!

 

E qual o propósito da unção?

Lemos algo revelador em At 10.38: “...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.

Jesus foi ungido com o Espírito Santo e, aí, diz a Bíblia que Ele "...andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele". 

 

Esse é o propósito da unção: Capacitar o crente com um poder tal, que ele ande por toda a parte, como Jesus, fazendo o bem e manifestando o poder sobrenatural de Deus.

 

Já imaginou você, um líder, levantado por Deus, cheio do Espírito Santo, indo por toda a parte, fazendo o bem? ...maravilhoso!

 

Você deve receber a unção de Deus, porque a unção do Espírito Santo visa uma atuação sua, de maneira útil, mais frutífera, na obra de Deus. 

Você deve receber esta unção porque ela é necessária aos servos de Deus; a unção capacita o crente para um testemunho poderoso de Jesus... como está escrito em Atos 1.8: "...quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra". Oh! Glória!

 

Quando estamos cheios do Espírito Santo, cheios da unção do Alto, somos ousados, corajosos, intrépidos... o mundo das trevas nos identifica e treme. 

 

A unção é poderosa... ela quebra todo jugo... é um revestimento de poder completo. 

E esse poder, essa unção é necessária para o crente ser frutífero.

Na história da Igreja, no decorrer do tempo, muitos receberam a unção de Deus, mas não aproveitaram esse presente, não fizeram uso desse dom. 

 

Mas hoje, vivemos um tempo profético, no qual Deus promete derramar do Seu Espírito sobre toda a carne e a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como águas cobrem o mar (Is 11.9). Amém? (aplauda ao Senhor).

 

Quando você recebe a unção do Espírito Santo, algumas coisas acontecem com você... a unção resulta no seguinte: 

Você ganha mais sensibilidade contra o pecado (João16:8)... na unção, a coisa que você menos liga é a TV.

 

Você tem mais interesse em viver uma vida que glorifica a Jesus (João 16:13-14 Atos 4:33).

 

Você pode ter visões da parte do Espírito, como João na Ilha de Pátmos, que foi arrebatado em espírito e pode ouvir uma grande voz como de trombeta e ver o sobrenatural;

 

Com a unção, você pode fluir na manifestação dos dons espirituais, porque o Espírito Santo "Ele dá diferentes dons para cada pessoa, conforme ele quer" (1Co12.4-10).

 

Na unção, você faz o que normalmente não consegue fazer... tem ousadia, você dá glória a Deus, dança, ri, prostra-se...

 

Na unção, você também tem um maior desejo de orar e de interceder (Atos 2:41-42, Romanos 8:26).

 

Sabe, o Espírito Santo foi à única fonte de poder no ministério de Jesus.

Foi a unção de Deus sobre Jesus que O capacitava. Lemos em Atos 10.38: "Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele".

 

No Velho Testamento, essa unção veio sobre Davi e, por ela, Davi conseguiu vitória contra o gigante Golias... foi na unção de Deus que o gigante foi vencido, ou você acha que Davizinho era tão bom assim? 

 

Amados, é a unção de Deus em nossas vidas que nos capacita a lutar e vencer.

 

Dito estas coisas, consideremos agora as condições para receber a unção do Espírito Santo.

As condições são estas:

Ser um crente em Jesus;

 

Buscar e obedecer a Deus;

 

Desejar essa unção... você deve ter grande fome e sede pela unção do Espírito Santo; e,

 

Pedir a Deus em oração, por esta unção.

 

Importante é que, quando você recebe essa unção de Deus, você sente algo.

Algumas pessoas choram, não de tristeza, mas de gozo... uma alegria que invade a alma...

 

Outras pessoas experimentam um tremor, uma onda de arrepio ou de quentura no corpo...

 

Outras têm tido uma prazerosa sensação interior... há quem sinta o corpo leve, ou cai num momentâneo sono...

 

E sabemos, pela Bíblia, está escrito em 1Co 12.7-11, que: “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. 8  Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. 9  Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar. 10  Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. 11 ...Ele dá diferentes dons para cada pessoa, conforme ele quer”.

 

Todos temos a necessidade de estar cheio do Espírito Santo... Deus quer Sua Igreja cheia do Espírito Santo... e para isso Ele unge os Seus filhos. Aleluia!

 

Conclusão

Todos nós precisamos ser cheios do Espírito Santo, necessitamos da unção dEle. 

 

Neste momento, vamos orar por isso... você será cheio do Espírito Santo...

 

Creia na manifestação sobrenatural do Deus Todo-Poderoso!

 

Ministração

Afaste as cadeiras para trás a fim de que tenhamos mais espaço...

Vamos exaltar o nome do Senhor...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 27.6.2008

bottom of page