top of page

O MELHOR AJUDADOR
Atos 14.26

 

"Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome..." (Jo 14:26).

Introdução
Nós temos enfatizado o valor da oração, o valor do Quarto de Escuta, isto é, o valor daquela atitude de não apenas falarmos com Deus, mas de ouvirmos a Deus.
Estamos procurando corrigir uma definição muito popular a que temos aderido, mesmo inconscientemente, e que diz: "Orar é falar com Deus", porque, orar não é somente você falar com Deus, mas é também você ouvir a Deus.

Portanto, isto implica num hábito novo para muitos de nós: buscar um lugar sossegado para ficar a sós e falar com Deus e ouvir a Deus.

Cada um de nós deveria experimentar fazer um retiro particular de oração... que tal você apanhar sua Bíblia e uma garrafinha de água, ir para à sombra de uma árvore, no monte ou à beira do rio, e ficar ali retirado por 4, 5 ou 6 horas em oração?

Este valor da oração, todos devemos fazer por onde cultiva-lo!
Porque desde o passado, servos e servas de Deus, homens e mulheres que serviam a Deus, davam muita importância à oração.

Na biografia, por exemplo, de Jorge Müller, conta-se que as paredes do quarto dele ficavam impregnadas de hálito, devido as orações fervorosas que ele fazia naquele lugar.

O Tiago, filho de José e Maria, e, portanto irmão de Jesus, e que escreveu uma das cartas do Novo Testamento, ele era apelidado de "Joelho de Camelo", porque tinha seus joelhos calejados pelo tempo e número de vezes que passava prostrado em oração.

Os muçulmanos, embora sejam adoradores de Alá, possuem em geral, um calo na testa... o muçulmano se prostra tanto em oração a Alá, com o rosto em terra, várias vezes ao dia, que o seu calo fica na testa.

Agora, o nosso calo, aonde fica? ...talvez não consigamos localizá-lo... porque não nos dedicamos à oração.

Mas, irmãos, consideremos como somos privilegiados e, mesmo assim, fazemos tão pouca oração!
Lemos aqui em Jo 14.26: nós temos o que Abraão, Moisés, Davi, Daniel e centenas de milhares de outros não tiveram no seu tempo: a presença dAquele que Jesus enviou e disse, este é o seu Ajudador, é o Conselheiro, é o Consolador! ...o Espírito Santo!

Jesus pronunciou "paracleto", palavra grega que se traduz por "advogado" e que, literalmente, significa: "alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar".

Que Pessoa importante Ele é e que privilégio temos! ...O Espírito de Deus, que no princípio, se movia por sobre a água... o Espírito Santo que pelo Seu poder, fez Maria ficar grávida e dar à luz a Jesus, o Filho do Deus Altíssimo...

O Espírito Santo, portanto, é nosso Ajudador, Fortalecedor, Conselheiro, Consolador, Advogado, Amigo.

E numa outra parte, aqui mesmo em Jo 14, no verso 16, está escrito, Jesus falou: Ele vos é dado "para que fique convosco para sempre". Aleluia!

Este Ajudador é dado para estar conosco para sempre: este Conselheiro, nunca deixará você... este Advogado, nunca deixará você... este Consolador, nunca deixará você... este Amigo, nunca deixará você! ...mesmo tão importa nte, Ele não deixará você. Aleluia!

Está escrito: "Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.20).

Por isso, irmãos, vamos nos dedicar mais à oração e nos deleitar com a companhia de Deus.
Ele ensina, Ele consola, Ele encoraja... vamos ouvi-Lo mais!

Esta palavra de Jesus em Jo 14.26 é altamente reveladora: o Espírito Santo, Jesus disse, é AJUDADOR! ...o Ajudador que precisamos, porque nenhuma situação melhora sem Ele...

E qual de nós não precisa de ajuda?
Você precisa? ...pois você encontra em Deus - isso mesmo, em Deus - um Ajudador. Aleluia!

Imagine um homem que está atravessando, com dificuldade, as ruas da cidade. Ele anda, em meio de uma grande tempestade, segue em direção à rodoviária. O vento sopra com força e o homem está carregando duas malas bem pesadas. A chuva castiga, então, ele é obrigado a parar frequentemente para descansar e recuperar as forças. Mas a certa altura, quando não aguenta mais e está prestes a desmoronar, um homem pára a seu lado, pega suas duas malas e com uma voz estranhamente familiar lhe diz: "Nós estamos indo na mesma direção e vi que você precisa de ajuda." Aí, quando os dois chegam à rodoviária, o homem cansado, pergunta para o que lhe ajudou, "Por favor, senhor, qual é o seu nome?" E o homem responde: "Meu nome, meu amigo, é Lula; Luiz Inácio Lula da Silva". Hehehe!!!

Isso é imaginação nossa... mas que sensação seria ter a ajuda de uma pessoa tão importante!

Em nossa caminhada neste mundo, muitas vezes enfrentamos
situações difíceis que sugam nossas forças.
Enfrentamos tempestades de incompreensões, de aflições... enfrentamos uma chuva de fracassos... nos frustramos... chegamos a ter vontade de parar, de deitar e desistir.

Mas, irmãos e irmãs, existe alguém que está ao nosso lado, pronto a nos ajudar nessa hora, pronto a tomar nossas cargas e nos acompanhar no caminho.

É Alguém muito especial, muito poderoso, e muito mais importante que o presidente Lula.

É a presença de Jesus, em Seu Espírito Santo, que Ele prometeu, nos seria enviado, para nos consolar, para nos animar, para nos mostrar que nem tudo está perdido e que não há tempestade que impeça a nossa vitória. Aleluia!

Conclusão
O desânimo tomou conta de você? Você está cansado de lutar?
A Bíblia diz: "Pare de lutar e fique sabendo que o Senhor é Deus"!
Anime-se. Entra no seu quarto de oração e ora!

Deus vai te ajudar! Amém! Amém?

CD "Nos Braços do Pai", faixa 4
Ouça o que Deus vai falar à você nesta canção.

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page