top of page

ANO DO RECOMEÇO

Josué 1:1-9

 

Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, o SENHOR falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:  2 — Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel.  3 Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés.  4 O território de vocês irá desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, estendendo-se através de toda a terra dos heteus e até o mar Grande, na direção do poente do sol.  5 Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei, nem o abandonarei.  6 Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles.  7 Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar.  8 Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.  9 Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar. - NAA

 

Introdução

Estamos vivendo um tempo difícil, e quem não percebeu isso? Já faz um ano e dois meses e seis dias que o novo coronavírus está no mundo. Nesse mês de Fevereiro completará um ano que o primeiro caso da Covid-19 foi confirmado no Brasil. 

Quantos momentos difíceis a partir de então! Momentos de tensão, ansiedade, dor, lágrimas. Talvez alguns de vocês choraram a dor do luto por um familiar ou pessoa bem próxima.

 

Alguns de vocês aqui, eu sei, perderam o emprego, a fonte de renda... alguns, ficaram privados de estar com os seus entes queridos... faz um ano que só vejo meus pais virtualmente. E quantos outros filhos e netos, na mesma condição?

 

A igreja ficou meses sem cultos presenciais, atividades foram canceladas, dinheiro para o pagamento dos serviços caiu para menos da metade... Que tempo difícil!

 

Mas... Tem um “mas”, porém, na nossa história! Chamo sua atenção para isso.

Porque, estamos no início de um novo ano, de um novo tempo, com novas perspectivas e novos horizontes.

 

Porque o que era improvável no começo da pandemia, ter por exemplo uma vacina, hoje a gente sabe, ela já está sendo produzida e está chegando. Tem quase 50 vacinas em fase de testes no mundo e umas 11 já aprovadas por autoridades da saúde.

 

Então, eu apresento o lema deste ano para você: é tempo de recomeçar. 2021 é o Ano do Recomeço, para a igreja e para a sua vida.

Então, é hora de você se levantar. Tenha novos projetos, novos alvos, novos sonhos, novas perspectivas. Vislumbre novas conquistas na sua vida, no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, na sua vida espiritual. Entramos no ano do recomeço. Seja bem-vindo e, irmão, vamos que vamos!

 

Nós fizemos a leitura dos primeiros versículos do livro de Josué, capítulo 1. É um texto que registra a história de como o povo de Israel começou sua peregrinação, por 40 anos no deserto, quando Moisés liderava o povo de Deus.

 

A tarefa de Moisés era tirar o povo da escravidão tão sofrida em que vivia no Egito e levar o povo para a terra prometida, Canaã, a terra da promessa que Deus havia feito ao velho Abraão.

 

Ocorre que quando já estavam nas proximidades do rio Jordão, prestes para entrar na terra prometida, a Bíblia conta que Moisés morre.

Aí, fica um vazio muito grande para o povo. Eles sofrem o luto pela perda do líder, mas sofrem também a dor da desesperança. Antes, o Egito havia ficado para trás, o tempo da escravidão foi vencido e eles estavam indo rumo ao futuro, rumo à terra prometida. Mas, e agora?

 

Agora, nesse momento de dúvidas, de medo, de incertezas se vai dar ou se não vai, é que Deus aparece para um jovem chamado Josué e diz para ele: “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. [...] Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei” (v.2-5 – NTLH).

 

Veja: Deus estava dizendo que agora é o tempo do recomeço!

Quando parecia que tudo iria desandar de vez, ficar dramático demais, doloroso demais, porque tudo já estava parado, era lockdown no deserto, Deus veio e falou para o povo: “É hora de recomeçar. Vocês ainda não entraram na terra prometida; vocês estavam na caminhada; pararam por conta de uma adversidade, pararam por conta de uma circunstância difícil” – nós paramos por conta da Covid-19, eles pararam por conta da morte de Moisés, mas Deus disse: “é tempo do recomeço. “Bora!” avançar de novo!”

 

Irmão, e como recomeçar depois de uma parada? Como recomeçar depois de uma perda, depois de um luto? Como recomeçar com os olhos ainda molhados de lágrimas e o coração tão preocupado?

 

Eu quero dizer para você que por pior que seja a sua situação, por mais dramática que sejam as coisas para você, Deus não acabou! Deus não parou! Deus não saiu de cena. Deus não sumiu. Ele está vivo e está no trono, no controle de todas as coisas!

 

E Deus pode fortalecer você, pode fortalecer a igreja, para a gente se levantar e continuar a caminhada. Amém?

 

Porque assim como Deus agiu no passado na história do povo de Israel, Ele vai agir no presente, na história da igreja e na história da sua vida!

Irmão, assim como Deus foi fiel em nos guardar até aqui, Ele há de nos conduzir em vitória daqui para frente.

 

Aleluia! (pode aplaudir ao Senhor por isso?) Vamos viver o tempo do recomeço!

 

Para isso, o que é que Josué precisava para recomeçar? Primeira coisa, para o tempo do recomeço, Josué precisava e você precisa, a igreja precisa de:

1- BOM ÂNIMO

Deus falou para Josué: “tem bom ânimo” (v.6 – ACF). Uma expressão que também esteve nos lábios de Jesus, quando Ele disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (Jo 16.33 – ACF).

Porque, deixa eu dizer uma coisa para você: o desânimo é outro vírus terrível e contagioso. O desânimo é uma derivação regressiva; era ânimo, mas passou o entusiasmo, passou a coragem, passou a vontade de agir – o ânimo regrediu, se tornou desânimo.

 

O desânimo é a incapacidade de prosseguir, e pior, mesmo diante das promessas de Deus de se ter êxito, de se ser bem-sucedido. O desânimo é tão triste que a pessoa possuída por ele, não leva em consideração as promessas de Deus que é fiel.

 

Tem pessoas que são desanimadas toda vida.

São como o Zé Muxoxo, figura folclórica da cidadezinha onde morava e conhecido por todos pelo seu desânimo. Zé Muxoxo vivia sempre achando tudo muito difícil. Por fim, decidiu que seria melhor morrer do que continuar vivendo. Conseguiu um caixão, entrou dentro e pediu que o levassem para o cemitério. A cidadezinha parou para presenciar aquela situação tão louca! Um conhecido bem próximo foi avisado daquele absurdo e correu para impedir o cortejo descabido. “Zé, não faça isso”, o velho conhecido lhe disse. “Tanta gente querendo viver e você desistindo da vida? Tire essa idéia louca da cabeça, homem!” A tampa do caixão abriu e Zé Muxoxo retrucou: “Não quero viver. Tô desanimado de ter que trabalhar e colocar comida em casa. Eu desisto”. Mas o amigo, querendo ajudar, insistiu: “Não seja por isso, Zé! Olha, eu te dou duzentos quilos de arroz, é seu, é de graça. Tão cedo você não vai precisar trabalhar”. Zé Muxoxo pensou e depois perguntou: “Esse arroz com casca ou sem casca?” Era com casca, respondeu o seu conhecido. Pois, o Zé fechou a tampa do caixão, tornou a se acomodar lá dentro e gritou para os que carregavam: “Toca pro cemitério!”

 

Fácil, não! Tem gente tão desanimada que é assim, sem coragem até para desembrulhar o presente.

 

Mas você, por favor, não se renda ao desânimo! Não desista da caminhada, não desista da família, não desista da igreja, não desista do Brasil; porque é hora do recomeço. É hora de olhar para Deus, é hora de voltar a ter esperança.

 

Firme o seu pensamento nisso e você já ganhará ânimo!

 

Segunda coisa que Josué precisava e você precisa para esse tempo do recomeço:

2- CRER NAS PROMESSAS DE DEUS.

Deus falou para Josué: “Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei, nem o abandonarei” (v.5 – NAA).

Irmão, Deus é fiel, a Palavra de Deus não muda, as promessas de Deus não ficam sem se cumprir, elas não perdem o prazo de validade, elas não caducam.

 

Confie. Deus é poderoso para tirar você do fundo do poço. Deus é poderoso para reverter a tempestade da sua vida em calmaria. Deus é poderoso para transformar todo o lamento em festa. Aleluia!

 

Um dos Salmos mais lindos da Bíblia diz assim: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria” (Sl 30.11 – NVI).

 

Irmão, você é possuidor de uma coisa chamada fé. Quando se tem fé, é simples, a gente confia e pronto.

Esta noite, quando você chegou para este lugar, você se sentou, todos estão sentados aqui. E no momento em que você se sentou, houve fé no seu coração.

 

Nenhum de vocês foi visto levantando a cadeira e conferindo a resistência dela. Não houve ninguém que perguntasse: “Hei, dá para sentar nessa cadeira?” Ninguém também virou a cadeira de pés para o ar para certificar se eles estão seguros. Você chegou e se sentou. Você confiou no nosso serviço. Confiou que somos honestos com você.

 

Pois é essa confiança simples assim, que você precisa ter em Deus. Deus prometeu que vai estar com você. Confie!

 

Então, não olhe para as dificuldades desconfiado de que Deus sumiu... porque Deus nunca faz isso. Deus prometeu estar com você e Ele estará até o fim. Nesse tempo do recomeço, você já tem a fé no seu coração, então, confie nas promessas de Deus!

 

Mas, em terceiro lugar, para esse tempo do recomeço, você precisa:

3- ANDAR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.

Deus disse para Josué: “Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei [...] não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda” (v.7 – NVI).

A expressão “toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou”, é uma referência à Palavra de Deus.

 

A Palavra de Deus é lei, é uma revelação da vontade de Deus e que dá instrução sobre como deve ser a conduta do ser humano.

 

Porém, nós vivemos hoje em uma sociedade que tem perdido a noção do que é certo e do que é errado. A sociedade de hoje em dia, transforma o certo em errado e o errado em certo.

Pois, é nesse mundo cruel, virado, que despreza os princípios de Deus, que você é desafiado a andar de acordo com a Palavra de Deus.

 

Agora, falar em “andar de acordo com a Palavra de Deus”, o que significa isso, exatamente? Porque é o tal do “evangeliquês”. Tem o linguajar português dos portugueses, o inglês dos ingleses, o francês dos franceses... mas tem esse linguajar também, o evangeliquês dos crentes, dos evangélicos.

 

Os crentes têm o costume de falar certas coisas, que para quem não participa da igreja poder entender, tem que traduzir. O crente fala: shekiná, homem de branco, cajadada, dar brecha...

 

E falar em andar com Deus ou andar de acordo com a Palavra dEle, tem que traduzir porque isso é evangeliquês.

Então, quando a gente fala em andar de acordo com a Palavra, não é andar no sentido de ir de um lugar para o outro. Andar com Deus ou andar de acordo com a Sua Palavra, isto tem a ver com o comportamento.

 

Aquele que “anda” no caminho de Deus, que anda de acordo com a Palavra de Deus, é uma pessoa que se comporta diferente das outras pessoas. “Ah! Eu sei, ela lê a Bíblia, faz oração, participa da igreja”. É, mas não é só isso, não.

 

A pessoa que anda de acordo com a Palavra de Deus é alguém que vive e procura viver em obediência a Deus, diferente das pessoas sem compromisso com Deus, que vivem sem obediência.  

 

Pois, para o tempo do recomeço, Josué precisava ter o cuidado de obedecer a Palavra de Deus.  

Esta é a terceira providência que você precisa tomar para este tempo do recomeço: ande de acordo com a Palavra de Deus, seja fiel a Deus, valorize os ensinamentos de Deus.

 

Os princípios da Palavra de Deus são para abençoar a sua vida, abençoar o seu casamento, abençoar a sua família, abençoar a sua vida espiritual. Não despreze a lei do Senhor. Viva em obediência.

 

Memorize esse alfabeto completo e não se esqueça dele mais. O alfabeto é: O – B – D – C. Faz isso!

 

Conclusão

2021 é o Ano do Recomeço.

Deus tem para você uma vida abençoada.

Tenha bom ânimo!

Creia nas promessas de Deus!

Ande de acordo com a Palavra de Deus.

 

E está escrito: “...então você prosperará e será bem-sucedido” (v.8 – NAA).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 7.02.2021.

Baseado em material de Hernandes Dias Lopes

bottom of page