top of page

COMO ÁGUIAS

Isaías 40.31

 

​O texto para hoje diz: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (NAA).

Nesse verso a águia é tomada como um exemplo para nós. O texto fala dos que esperam no Senhor e faz uma comparação: “sobem com asas como águias”. A comparação é com as águias. Pessoas que buscam a Deus, que esperam no Senhor, são as que sobem com asas como águias.

 

Ao prestarmos atenção nessa ave, nesse pássaro, podemos tirar lições bem práticas para a nossa vida.

 

A primeira observação é que a águia, no mundo inteiro, é símbolo de nobreza, realeza, força, coragem, determinação. Não é sem propósito que ela está presente em bandeiras ou brasões de muitas nações.

Agora, considere: se existe na natureza um pássaro assim, tão nobre e admirável, você que foi criado por Deus à imagem e semelhança dEle, você que tem a Bíblia dizendo que você é a coroa da criação, você é muito mais nobre e precioso do que qualquer outra criatura. Certa vez Jesus disse aos discípulos: “Vocês valem mais do que os passarinhos” (Mt 10.31).

 

Mas, uma tendência comum que acontece, é de olharmos para dentro de nós mesmos com desprezo. Os sentimentos de inferioridade vem por causa de muitos fatores, e têm arrastado muitos para a tristeza, para o abatimento, o desânimo e a depressão.

Houve um momento na história do povo de Israel em que homens nobres, príncipes, foram enviados para espiar a terra prometida, mas depois de um tempo, voltaram se sentindo como gafanhotos; se sentindo pequenos de tudo para alcançar uma grande conquista, como a que Deus estava dando para eles que era entrar na terra da promessa, que se chamava Canaã.

 

Então, parecidos aos espias de Israel, quantos que se olham com depreciação, com desgosto. Mas, você não é um gafanhoto! Você não é um derrotado; você é, do ponto de vista divino, um grande vencedor. Você é como a águia que voa nas alturas do céu!

Portanto, a primeira observação é essa: você é a coroa da criação de Deus; você é de grande, muito grande valor para Deus e Ele te criou para a glória. Seu destino é a glória. Seu destino é estar aonde Deus mora.

 

Depois, uma segunda observação é a seguinte: a águia tem a capacidade de voar nas alturas mais impressionantes. Águias voam acima do topo das montanhas.

Parece existir uma lei que a águia respeita: voar sempre mais alto. Isto ensina pra nós que Deus tem projetado para você e para mim, é que vivamos uma vida elevada, de altitude, de grandeza e não de baixaria ou mediocridade.

Vemos muitas pessoas vivendo na sarjeta, na decadência... e não é porque são pobres de dinheiro; é que são pecadoras. Estão afastadas de Deus.

Mas, o Criador colocou a águia nas alturas dos céus para nos ensinar que Ele não quer que ninguém fique colocando seus pés na lama do pecado, no lôdo, se envolvendo com coisas imundas, que mancham a vida trazendo tristeza, lágrimas, dor e vergonha para o coração.

Deus tem para você uma vida de altitude, de padrões elevados: santidade, pureza, justiça, uma vida elevada.

A Bíblia diz assim: “...busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra” (Cl 3.1-2 NAA). Porque seu destino é a glória.

 

Uma terceira observação sobre a águia: ela tem a capacidade incrível de voar em linha reta.

Isso fala de integridade, vida justa, retidão, honestidade, vida na luz das coisas boas e não das trevas.

No livro do profeta Miquéias está escrito: “...e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6.8 NAA).

Deus não quer ninguém vivendo na duplicidade: numa hora andando retamente, noutra hora andando em círculos. Uma vida dupla aborrece a Deus. Ora, a pessoa ser uma coisa em casa e outra coisa no trabalho, na escola, na igreja, é horrível isso! É falta de caráter.

Deus não quer que você seja uma pessoa aqui e outra pessoa bem diferente lá fora. Deus não quer que você tenha uma vida torta, sinuosa. Deus quer que você pratique a justiça, que você viva na retidão.

 

Este é o projeto de Deus para você. Então, quando a Bíblia faz a sua comparação com a águia, não tenha dúvida, é Deus mostrando que é desse jeito que Ele quer que você viva: como a águia voando em linha reta, com retidão.

 

Mas, há uma terceira observação sobre a águia que podemos fazer: a águia tem uma característica interessante.

Os estudiosos foram examinar a águia e descobriram que as suas asas chegam a ser desproporcionais ao tamanho do seu corpo.

Esse pássaro mede 65 centímetros ou mais um pouco, e suas asas podem chegar a ter 2 metros de envergadura. Um águia de asas abertas, dois metros!

Olha, não aconteceu nenhum erro na criação da águia, não. Esse tamanho das asas dela, não é porque o Criador cochilou e ficou assim. Não! A águia tem asas tão grandes, justamente para poder fazer vôos muito altos e muito longos.

 

Uma águia quando voa nas alturas, ela praticamente deixa que o vento a carregue, ela fica só aplainando.

O que essa observação ensina? Ensina que se você quiser fazer vôos elevados, vôos longos, ter vitórias expressivas na sua vida pessoal, familiar, profissional, espiritual, você não pode voar dependendo da sua força; tem que depender do vento, depender do Espírito Santo. A Palavra de Deus fala que o Espírito Santo sopra. Ele dá poder!

Portanto, se você quer grandes conquistas, terá que viver na dependência do Espírito Santo.

 

Veja o que a Bíblia diz no livro dos Provérbios (3.5): “Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento”.

Se você confiar em Deus, você subirá cada vez mais alto. Mas, se você confiar na sua inteligência, na sua capacidade, nos seus métodos, no seu jeito, então você não fará vôos altos nem longos.

 

Sem o poder que vem de Deus, você só vai descer.

Existe uma outra ave, o albatroz, que parece, gostaria de voar mais alto e melhor, mas não consegue.

O vôo do albatroz é curto e você tem que ver é a aterrisagem dele; é desastrosa. Olha esse filminho!

Os estudiosos foram procurar saber o motivo para tanto tombo. Concluíram que o albatroz tem um papo muito grande e por isso, ele não consegue voar melhor nem mais longe.

As pessoas que tem o papo muito grande, uma conversa que esbanja vaidade, orgulho, pessoas que batem palmas para elas mesmas, são pessoas que não avançam na vida; elas fazem vôos curtos, baixos e tem no final uma aterrisagem desastrosa também. A Bíblia adverte: “as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas” (2Tm 3.13 – NTLH).

Deus não quer isso para a sua vida! Deus compara você com a águia, não é com avestruz, não é com o abutre, não é com albatroz... é com a águia que voa nas alturas, porque o plano de Deus é que você alcance grandes vitórias. Seu destino é a glória!

 E outra observação: os cientistas foram examinar a águia e descobriram uma condição especial: a incrível capacidade para enxergar as coisas de longe.

A águia pode estar a dois mil metros de altura e ela consegue enxergar um camundongo no chão e mergulhar na direção dele feito uma flecha.

Os cientistas descobriram que a águia consegue olhar com facilidade para cima, para frente e para baixo. É uma característica das aves de rapina, porque elas têm os olhos voltados para frente, o que proporciona uma noção de distância e profundidade fora do comum.

 

É um fato curioso21, porque, se a Bíblia compara os que esperam no Senhor com a águia, isso significa que nós que somos crentes, que confiamos em Deus, nós temos também a condição de ter um discernimento apurado.

Podemos perceber melhor as coisas de cima (coisas que são de Deus); podemos perceber melhor as coisas da frente (por exemplo, para onde caminha a história, a vida futura).

E podemos perceber melhor as coisas que estão embaixo, que são próprias da terra (por exemplo, há pessoas que estão sofrendo dor e chorando). Os que confiam no Senhor são como a águia, capazes de enxergar longe certas coisas.

 

Por outro lado, a Bíblia diz (Ef 2.1 ARA) que há pessoas que estão vivas, mas estão mortas espiritualmente, mortas “em delitos e pecados”. E mortos não enxergam, não escutam, não entendem.

Quer dizer, pessoas no seu natural, têm a mente tapada para as verdades espirituais. Podem ser cultas, inteligentes, graduadas nas ciências mais diversas, mas não têm nenhum discernimento espiritual.

 

Porém, se você confia no Senhor, você é como a águia.

Deus quer que você conheça as coisas lá do alto, as verdades espirituais. Deus quer que você conheça as coisas próprias dEle e que mergulhe nelas.

Deus quer que você conheça o que está à frente; há uma vida futura, a história caminha para o seu melhor momento. O Filho de Deus vai voltar e o seu destino é a glória!

E Deus também quer que você enxergue as coisas de baixo, próprias da terra e desse mundo. Porque há pessoas que se voltam para Deus e não se importam mais com os que estão sem fé, sem esperança.

Você precisa ter olhos para ver os que sofrem e se mover em compaixão para ajudar essas pessoas, que muitas vezes estão até perto. Você é como a águia.

 

Mas, há uma última observação sobre a águia que quero fazer.

A Bíblia diz em Jo 39.27, que a águia faz o ninho dos seus filhotes no alto das rochas, longe dos predadores.

Isso é uma lição para quem é pai ou mãe, ou para aqueles que ainda vão ser pai ou mãe: você precisa colocar o ninho dos seus filhos longe dos predadores.

Os predadores estão ao redor: nas escolas, na vizinhança, no youtube... Você precisa saber onde estão os seus filhos, com quem eles andam. Precisa saber a hora que vão sair e que vão voltar para casa. Você precisa colocar o ninho dos seus filhos longe dos predadores.

 

E muito interessante é considerar o tempo da águia no ninho com os seus filhotes. Esse é um tempo de cuidado, de carinho e de ensinamentos.

Antes dos filhotes saírem para a vida, a águia ensina pelo exemplo, ensina a voar, ensina a trabalhar, ensina a prover...

Papai e mamãe, você ensina os filhos não apenas com palavras, mas principalmente com o exemplo. A Bíblia diz: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6 – NAA).

 

Mas você pode dizer: E se os meus filhos não quiserem seguir o meu exemplo? Você não desiste deles.

Seu lema deve ser o seguinte: “Eu nunca vou abandonar o meu filho, nunca vou desistir do meu filho. Eu sempre vou investir na vida dele”.

Você é como a águia. Deus chamou você pai, você mãe, para investir na vida de seus filhos.

Amém?

 

Ministração

Eu quero concluir, dizendo o seguinte: talvez você esteja desgostoso da vida, desanimado, desprezando até a si mesmo. Você pode ter nova esperança29, porque a Bíblia diz que você é como a águia.

 

E como Deus renova as forças da águia, Deus renova as suas também.

Este milagre maravilhoso, Deus pode fazer na sua vida hoje.

Você quer confiar? Quer entregar a sua vida para Deus dirigir e abençoar você?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page