top of page

ÂNCORAS DA NOSSA ESPERANÇA

Romanos 8:26-28

 

“26Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  27E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.  28Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. – NAA

 

Introdução

Âncora é uma palavra náutica, comum para os que trabalham com embarcações sobre a água.

Essa peça de ferro que chega a pesar 20 toneladas, é um equipamento básico para os barcos e navios; serve para prender a embarcação no fundo do mar, impedindo que ela seja levada pelas ondas, ou arrastada pela correnteza ou virada pela força do vento.

 

Portanto, é mesmo de uso obrigatório para a segurança dos barcos e navios.

 

Nós vivemos um tempo de grandes solavancos. Ondas e vendavais nos arrastam com força capaz de nos tombar, derrubar, virar nossa vida de pernas para o ar.

Parecido com os navios, precisamos de âncora que nos firme, principalmente num tempo como esse, que tem sido de muita desesperança.

 

Sim, o mar da vida está agitado, está tempestuoso para todo o mundo. A crise na saúde é mundial e avassaladora. O cenário financeiro, econômico, também é sombrio.

 

A pandemia do novo coronavírus não está controlada... e junto com isso, tem a intolerância racial, a violência, o crime organizado, famílias que estão sendo destruídas...

 

Tudo isso chacoalha o nosso coração, nos perturba.

 

Mas, eu quero nesta noite, tratar com você sobre aquilo que podemos chamar de âncoras da nossa esperança.

Essas âncoras que quero falar, não são as de ferro das embarcações; são aquelas âncoras ainda mais resistentes, porque são afirmações da Palavra de Deus e que dão sustentação firme para a nossa vida.

 

O apóstolo Paulo, nesta parte da sua carta aos romanos, fala da obra do Espírito Santo. E aqui, nesta parte, então, por assim dizer, estão três âncoras mais fortes que o aço para dar segurança à nossa vida.

 

Naturalmente, se você não quer ficar à deriva, a recomendação é que você faça uso destas três âncoras.

 

A primeira dessas âncoras, vamos chamar de assistência na fraqueza.

Ela está guardada no v.26, no compartimento que diz: “o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

 

O maravilhoso da Palavra de Deus é que ela expõe a verdade a nosso respeito. A Bíblia diz que nós temos fraquezas, fraquezas físicas, emocionais, morais e espirituais.

 

E diz mais, diz que apesar das nossas fraquezas tão diversas e tão grandes, Deus não nos despreza ou nos ofende, como que dizendo: “Bem feito, se vire” ou coisas assim.

 

Pelo contrário, está escrito que o Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza, como que pegando o nosso fardo, o nosso peso, e carregando-o por nós.

As nossas fraquezas são tão grandes, que nós “nem sabemos orar como convém”.

 

Nós não sabemos o que é melhor para nós mesmos. Às vezes, pedimos para Deus uma pedra, pensando que estamos pedindo um pão; às vezes pedimos para Deus uma coisa que vai nos fazer mal; mas, pensamos que estamos pedindo a coisa certa. Olha o tamanho da nossa fraqueza!

 

Mas, o que é que Deus faz? Deus nos ajuda na nossa fraqueza. Deus nos favorece. Deus nos levanta. Deus nos põe de pé!

Você pode ter certeza disso: Deus é amor e Ele não desiste de você. Deus não abandona você.

Pode cantar Marquinhos Gomes, sem medo de errar: “Ele não desiste de você/ Ele se importa com você/ Ele compreende o seu caminhar/ Nunca vi um amor tão grande assim”.

 

O Espírito Santo está pronto para assistir você nas suas fraquezas.

Uma versão desse verso fala bem assim: que o Espírito Santo “nos assiste em nossa fraqueza” (ARA). Mas não é assistir no sentido de ficar vendo, presenciando.

 

É no sentido de fazer como faz aquele jogador de futebol que passa a bola para o companheiro fazer o gol. Isso tem o nome de assistência: “Olha, você não precisa ficar driblando, não; corre lá pra área, se posiciona, porque eu vou te passar a bola e você faz o gol. Deixa eu driblar por você”. Deus faz isso conosco. Ele facilita. Ele nos ajuda!

 

Sua vida tá agitada demais e você tá receoso de ficar à deriva, sem rumo certo? Tá preocupado com doença, com emprego, a família, o casamento? Alguma coisa pra resolver? Usa essa âncora aí: Deus te ajuda em suas fraquezas. [pode aplaudir ao Senhor?]
 

Mas há uma segunda âncora que Paulo fala aqui. Primeiro tem a assistência na fraqueza; a segunda âncora é a intercessão nas necessidades.

Olha que segurança! No compartimento do v.26, tem uma segunda âncora guardada lá, está escrito: “mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

 

Isso é magnífico. A Bíblia já diz que Jesus intercede continuamente por nós perante Deus (Hb 7.25). Fala que Jesus Se tornou a ponte entre nós e Deus, o Mediador.

Fala que Jesus é nosso Advogado (1Jo 2.1), que nenhuma condenação pode nos atingir, porque Jesus com a Sua morte na cruz pagou a nossa dívida.

 

Isso significa que se você entregar a sua vida para Jesus dirigir, Ele é Se torna o seu defensor, o seu intercessor, o seu Advogado; por isso a Bíblia diz que nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus.

 

Mas, agora, no texto que lemos no começo, aprendemos que temos um segundo intercessor, temos o Espírito Santo!

Se Jesus já intercede por nós à direita de Deus lá no trono, o Espírito Santo intercede por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós.

 

E de que maneira o Espírito Santo intercede por nós? De três maneiras. Primeira, é de uma forma intensa. Segunda, é com dor, com gemidos inexprimíveis. Terceira, é de forma eficaz, porque intercede em conformidade com a vontade de Deus.

 

Nós não sabemos orar como convém; o Espírito Santo sabe. Então, para ajudar, Ele intercede por você, em você, ao Deus que está sobre você.

 

Sua vida está agitada demais e você está receoso de ficar à deriva, sem rumo certo? Tem essa âncora aí para você usar. Ponha fé nessa verdade: o Espírito Santo intercede por você, em você, ao Deus que está no controle de tudo.

 

Quando Jesus dirige a sua vida, pensa que você está sozinho? Não tá, não. O Espírito Santo habita em você e intercede por você. [pode aplaudir novamente ao Senhor? Comemore isso.]
 

E tem uma terceira âncora, é a convicção nas adversidades.

No verso 28, o apóstolo Paulo diz assim: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

 

Observe com atenção que Paulo não está fazendo uma conjectura, uma hipótese, mas está falando de uma certeza. Ele diz “sabemos”.

 

Ele não fala “sentimos”, ou “cogitamos”, ou “supomos”... Ele usa um termo que vem da Matemática, vem das ciências exatas. Ele diz: “nós sabemos”.

 

Sabemos o que? “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Não algumas coisas; não somente as coisas boas; mas todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

 

Interessante é o significado da palavrinha “todas”. Se você consultar um dicionário, você vai ver que essa palavra “todas” significa “todas” mesmo.

 

É claro que o apóstolo Paulo não está dizendo que todas as coisas que acontecem conosco, são coisas boas, formidáveis.

 

Um cristão que ama a Deus, pode enfrentar enfermidade; pode enfrentar uma crise na família; pode enfrentar uma perseguição no serviço; pode bater o carro e sofrer um acidente; pode se contaminar com o coronavírus.

 

O que Paulo está dizendo é que se você ama a Deus, Deus vai trabalhar na sua vida, de modo que no fim, tudo que tiver acontecido, você vai ver, contribuiu para o seu bem.

Talvez você pergunte: mas que bem é esse? “Eu ouço falar de uma seguradora que diz: “Nós cuidamos do seu bem”. Uma corretora tem essa propaganda: “Cuidamos do seu bem como se fosse o nosso”. Uma cuidadora de crianças, publicou na Internet: “Alô Babá. Cuidamos do seu bem mais precioso”.

 

Então, quando a Bíblia diz que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, é legítimo que você pergunte: Que bem é esse?

 

É ficar rico? É ser famoso? É ter saúde? É ter muitos amigos?

 

A resposta está no v.29. Paulo diz que Deus nos predestinou para que nos tornemos semelhantes à Jesus.

Em outras palavras, o grande bem para o qual Deus está trabalhando, é moldando em nós a formosura, a beleza que existe no caráter de Jesus.

 

Em outras palavras, Deus não apenas quer levar você para a Glória, Ele quer transformar você em alguém parecido com o Rei da Glória.

 

Conclusão

Pode ter essa segurança: em meio as suas fraquezas, Deus não desiste de você.

E Deus não apenas isso: Deus assiste você nas suas fraquezas; e não apenas isso: Deus tem o Filho (Jesus) e o Espírito Santo intercedendo por você. E não apenas isso: Deus Pai também está trabalhando para moldar você na imagem do Rei da glória, o nosso Senhor Jesus.

 

Eu quero agora que você pense: como não amar a Deus? Qual a razão para não servir a Deus?

 

Eu espero que você encontre nesta palavra, conforto para o seu coração, mas também o encorajamento para amar e servir a Deus de todo o seu coração e com todas as suas forças.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 17/01/2020

Baseado em material de Hernandes Dias Lopes

bottom of page