top of page

ATITUDES PARA ESTE ANO

Colossenses 3.8-9; 12-14

 

“Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” Colossenses 3:8,9

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14

 

Introdução

Ao iniciarmos mais um ano no calendário, bênção que Deus tem concedido a todos nós, 2021 começa com o nosso coração cheio de expectativas, cheio de esperança, considerando que o ano 2020, deixa quieto, foi um ano atípico e triste para nós e o mundo todo.

E quando começa um novo ano, é comum as pessoas serem mais reflexivas e abertas para novos planos, novos projetos.

 

Muitos aproveitam o começo de ano para fazer uma mudança na alma, uma faxina no coração, tomando a decisão de se livrar de algumas coisas e também a decisão de conquistar outras coisas.

 

E um procedimento muito abençoador nesse tempo, é orar pedindo a Deus que nos dê sabedoria para não repetirmos os mesmos erros que cometemos no ano passado.

Os erros de 2020, deixemos para trás! Agora é 2021, então, vamos que vamos!

O que a gente deve fazer? Os erros do passado são como uma roupa suja que você tira do corpo para colocar uma roupa limpa. É isso precisamente que a Palavra de Deus nos recomenda fazer com as coisas erradas da nossa vida.

 

Veja esse texto que o apóstolo Paulo escreveu para os cristãos que moravam numa antiga cidade da Ásia, chamada Colossos. Hoje tem o nome de Conas e está localizada na Turquia.

Na carta que escreveu para os cristãos colossenses, o apóstolo Paulo usa duas palavras interessantes: “despido” e “revestido”. Versões da Bíblia mais eruditas, aquelas que trazem termos para doutor entender, você encontra “despojai-vos” e “revesti-vos”.

 

Despojar é despir, é tirar; é o que a gente faz quando tira uma roupa suja que está incomodando. E revestir é você ir lá no seu guarda-roupas e pegar uma roupa limpa para usar.

 

O apóstolo Paulo está falando: tem coisas sujas do ano passado que você fez, atitudes erradas que tomou, que agora você deve se livrar delas porque no guarda-roupas espiritual, graças a Deus, tem virtudes nobres lá, tem atitudes abençoadas lá, para vestir, para você usar na sua vida.

 

Então, a questão para a nossa reflexão hoje é essa: o que você deve deixar de fazer este ano? E o que, que você deve começar a fazer?

O texto bíblico diz assim para nós, “Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros” (v.8-9 – NAA).

Talvez, você foi uma pessoa briguenta, ranzinza, no ano passado. Você chegava num ambiente, em casa, na sala de trabalho, e o ambiente ficava pior. É hora de você parar com isso, diz o apóstolo Paulo.

 

Tem domínio próprio lá no armário, o Espírito Santo ajeitou tudo; você pode ter controle das suas reações.

 

Quem sabe no seu coração você alimentou maldade, desejou o mal para os outros, pensou em derrubar alguém...

Quem sabe, você também foi desbocado. Esse verso fala de linguagem obscena, isto é, conversas inconvenientes, piadas imorais, indecentes, xingamentos.

 

A Palavra do Senhor está dizendo: é hora de você largar mão disso. É hora de você dar uma mudada na sua vida; deixar os vícios para trás, deixar os pecados habituais para trás. Essas coisas são como roupa suja que você deve abandonar, deve se despir delas.

 

Esta é a primeira ação que a Palavra de Deus está nos mostrando que devemos fazer a partir dessa noite.

Toda coisa errada, deixa para trás, abandone; tira essa roupa suja, muda sua postura, muda a sua atitude.

 

Atitudes erradas trazem tristeza, não só para você, mas para quem mora com você, convive com você.

 

Então, qual a primeira atitude para este ano de 2021? Abandonar as coisas erradas.

 

Agora, o texto continua e a Palavra de Deus diz algo mais positivo: “tendo-vos revestido do homem novo que se renova para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou”.

Esse verso na NTLH, está assim: “e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele”.

 

Como é essa nova natureza? Nos v.12-23 está escrito: “revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros” (NAA).

Está escrito para nos vestirmos de profunda compaixão.

 

Isso significa que o mosso coração deve se abrir para abençoar o próximo, sermos generosos na maneira de tratar os outros, sermos amáveis nas nossas palavras e gentis nas nossas atitudes. É novo homem, nova pessoa, nova natureza.

 

O texto diz mais; fala para sermos “cheios de bondade”.

Tem um personagem na Bíblia que é chamado de bom, o nome dele é Barnabé. A Bíblia diz que Barnabé “era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.30).

 

A vida de Barnabé era assim: sempre pensando em fazer alguma coisa boa para o próximo. Ele chegou a vender dos bens que tinha para ajudar os pobres de Jerusalém.

 

Quando Saulo se converteu ao cristianismo, a igreja duvidou e não recebeu o Saulo. Barnabé, porém, sabendo do caso, acolheu Saulo e apresentou ele para os outros companheiros.

 

O texto diz ainda, que devemos nos revestir de humildade.

Você não pode parecer um pavão, chamando a atenção para si, cheio de arrogância, soberba e vaidade.

 

Dizem que o pavão é uma ave que olha para a sua cauda para não ver os pés que tem. Ele ama ver suas penas e cores, mas não tem a humildade de olhar para os próprios pés. Já viu os pés de um pavão? São os pés mais feios do reino animal, mas ele se gaba das plumas, da performance que faz.

 

Que bobagem é sermos assim. Ninguém deveria se gabar de nada, porque mesmo o nosso melhor, não é garantia de nada. Se Deus tirar a mão dEle de sobre a nossa vida, acabou.

Então, vamos ser humildes; Deus honra os humildes, mas resiste aos soberbos. Não engrandeça a você mesmo, não exalte a você mesmo, não toque trombeta para chamar atenção para o bem que fizer...

 

Jesus disse “eu sou manso e humilde de coração, aprendei de mim”. É o que devemos fazer.

 

E mais ainda, o texto diz o seguinte: “você precisa ser revestido de mansidão”.

O que significa mansidão? Não é ser frouxo, não é ser mole, não é ser capacho, não ter sangue de barata.

 

Mansidão é o poder sobre controle. A palavra “mansidão” era usada pelos gregos antigos, por exemplo, para falar dos animais que eram amansados, domesticados. O cavalo que antes era selvagem, agora que foi domesticado, se tornou manso.

Pensa numa pessoa que tem o poder e a oportunidade para se vingar, fazer justiça com as próprias mãos, mas, ela não faz isso; ao contrário, ela paga o mal com o bem.

 

O que houve com ela? Foi amansada, revestiu-se de mansidão.

 

O texto ainda diz: “você deve se revestir de paciência”.

Algumas versões da Bíblia traduzem ser paciente por ser longânimo, ânimo longo. A pessoa te cutuca, a pessoa fala mal de você, a pessoa faz mal para você, mas, em vez de você pagar com a mesma moeda, você anda mais um quilômetro, a segunda milha.

 

Portanto, você deve ser equilibrado em vez de ter pavio curto, você deve demorar para ficar irritado. Esta é uma outra atitude que você e eu precisamos cultivar em 2021.

E o texto também diz: “Suportem-se uns aos outros” (v.13).

Agora, como é que você entende essa orientação da Palavra de Deus, “suportem-se”?

 

Eu fazia uma confusão. O meu entendimento era que há pessoas que são intoleráveis, intragáveis, difíceis de engolir, mas que a Bíblia manda suportar, aturar.

 

Mas, presta atenção, no dia quando eu estudei esse verso com livros abertos, enciclopédias e dicionários na mão, eu fui entender que suportar nesse verso, não tem o sentido de tolerar, tipo: “Fulano é difícil de engolir; é muito ruim de manobra; mas eu tenho que ficar aturando ele”.

Não, não é nesse sentido. É pior um pouco, é mais difícil. Mas, você está revestido de uma nova natureza, você se tornou uma pessoa renovada por Deus, então você consegue.

 

Suportar uns aos outros significa escorar, sustentar, servir de suporte, assim como Deus suporta os pecadores. Pensa, se não é Deus sustentar os pecadores, todos já teríamos sido consumidos; mas Deus dá suporte, Ele sustenta, aguardando que nos arrependamos do pecado e correspondamos ao Seu amor.

 

E, finalmente, o texto diz assim: “ “Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros”.

No momento em que tivermos alguma queixa contra alguém, devemos perdoar essa pessoa no nosso coração.

 

Irmão, neste ano 2021, é hora de você esvaziar o seu coração de toda mágoa, rancor, ressentimento, ou amargura que tá lá desde o ano passado.

 

Tome a decisão de perdoar. O perdão abençoa. O perdão cura, o perdão liberta, o perdão transforma.

 

Tome logo a decisão de perdoar. Se você guardar mágoa, você adoece. Mas, é hora de você experimentar a graça de Deus

 

Conclusão

Agora em 2021, que atitudes devemos ter?

Vamos nos despi daquilo que é errado, daquilo que é pecado, daquilo é vício, daquilo que é mau, daquilo que polui a vida, estraga a vida, azeda a vida... e vamos colocar roupa nova!

 

Vamos nos revestir das virtudes próprias de Deus: misericórdia, bondade, mansidão, benignidade, e vamos perdoar, assim como Deus, em Cristo, nos perdoou.

 

Você concorda tomar essas atitudes?

 

Que Deus nos ajude e capacite a nos livrar de toda coisa errada e a nos revestir daquilo que é certo. Em nome de Jesus. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10.10.2020

Baseado em material de Hernandes Dias Lopes

bottom of page