top of page

RECEITA PARA A VIDA FELIZ

Filipenses 3.13-14

 

"...esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus".

 

Introdução

Receita para a vida feliz. Peço que você abra a Bíblia neste texto, porque aqui nós encontramos uma receita oportuna para esta virada de ano.

É a receita para a felicidade. E é o que mais desejamos realmente. Todos estamos de alguma maneira dizendo: "Adeus Ano Velho. Feliz Ano Novo". É a frase mais repetida da ocasião.

 

Eu lembro de uma pessoa que na virada do ano 2016 para 2017, ela disse assim: "O ano já está indo embora e já vai tarde". O que dizer agora, então, do ano 2020?

 

Mas, sabe, apenas a virada de ano, apenas a mudança de dígito no calendário, não é garantia nenhuma de que fechado 2020 e iniciado o ano 2021, vamos ser felizes.

Entenda que a felicidade não depende das circunstâncias. Não depende de você ter saúde, uma família amorosa, realização profissional e sentimental, dinheiro...

 

Tudo isso é até muito bom. Oh! se é! Mas todas essas coisas são pequenas demais, limitadas demais, terrenas demais para produzir a verdadeira felicidade.

 

E o verdadeiro problema do ser humano está precisamente nesse ponto: Deus nos criou para a vida de relacionamento com Ele.

Entretanto, por rebeldia, temos deixado Deus de lado e preferido o mundo com os seus encantos e seduções.

 

Nós falamos: "A vida é para ser vivida" e tratamos Deus como estraga-prazeres e pouco nos envolvemos com Ele e nos comprometemos com as coisas dEle.

 

Pois, eu te falo com honestidade: se não nos arrependermos e voltarmos para Deus, não haverá felicidade para nós; porque a felicidade não depende de termos circunstâncias boas na vida; depende de termos boa relação com Deus na nossa vida.

 

Então, para que você seja realmente feliz no ano 2021 e a partir dele para todo o sempre, aqui está a receita.

Vamos reler o texto de Fp 3.13-14.

 

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (NAA).

 

E lendo esse mesmo texto numa tradução mais contemporânea, é assim: “Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: Esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em Cristo Jesus” (NBV).

 

Primeiro elemento desta receita:

ESTABELECER UM ALVO

Olha só: Deus está nos dizendo aqui, que se quisermos alcançar a felicidade, precisamos ter o alvo correto.

No v.13 o apóstolo Paulo diz: "...uma coisa eu faço". Quantas coisas ele fazia? Uma. E qual era esta coisa principal que Paulo fazia com tanta determinação?

 

Está no v.14, o próprio apóstolo Paulo declara: "prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

 

O negócio principal da vida de Paulo, o grande alvo dele, era seguir a Cristo, o Senhor. Ele entendia que sua felicidade dependia de cultivar um relacionamento certo com Deus.

 

Há pessoas que estão focadas em muitas coisas nesse mundo. Mas, se você quiser ter uma vida feliz a partir dos próximos instantes, você precisa estabelecer como alvo ter um relacionamento com Deus; esta deve ser a prioridade da sua vida.

 

O segundo elemento desta receita é:

ESQUECER O QUE FICOU PARA TRÁS

É a segunda orientação aqui no texto: para ter, não somente um feliz Ano Novo, mas uma vida inteira feliz, você precisa esquecer o que passou, precisa virar a página.

Quem tem o alvo firmemente estabelecido, não olha para trás. Se fizer isso vai errar o alvo.

 

O crente, aquele que está comprometido num relacionamento com Deus, não pode ficar ocupado com as coisas do passado.

 

O passado do apóstolo Paulo era tenebroso. Se você puxar a ficha dele, você vai ver que ele tinha uma religião diferente do cristianismo (Paulo, enquanto Saulo, era adepto do farisaísmo) e fazia o seguinte: quem não era cristão, ele caçava, prendia e consentia que morresse. E ele achava que tinha a religião certa e que fazia o que era certo.

Se Paulo não esquecesse o passado que teve, sua vida seria um inferno, um sofrimento terrível.

 

Sabe, existem coisas de 2020 e até de antes, que você não deve carregar para 2021. Existem algumas coisas que você precisa esquecer.

Eu quero encorajar você nesta noite, em nome de Jesus, a fazer isso. Esse ano foi atípico, ano de pandemia; tem havido doença, muitas mortes e quantos pecados seus também! 

 

A recomendação agora é fazermos uma retrospectiva pessoal. De 2020, quais são os fracassos, os desapontamentos, as tristezas, as mágoas e os pecados de que precisamos renunciar, limpar da nossa memória?

 

Não há removedor químico capaz de fazer isto, mas há um sangue que foi derramado na cruz que nos purifica de todo pecado!

 

A Palavra de Deus nos diz: "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado [...] Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1Jo 1.7,9 - ACF).

Eu e você somos como um navio. Todo barco marítmo, de vez em quando, precisa ir ao estaleiro para ter o seu casco raspado. É que ao longo das viagens, as ostras vão grudando no casco do navio, de tal maneira que depois de algum tempo, o navio não consegue mais deslizar sobre as águas; as ostras estão grudadas ali e elas atrapalham.

 

O que ficou grudado de ruim e pecaminoso na sua alma em 2020, vai impedir a sua vida de ser feliz em 2021.

 

Mas, confessar, fazer confissão dos pecados a Deus, é esse processo de raspagem. Faça confissão sincera ao Senhor. Ele é fiel, perdoará os seus pecados e purificará o seu coração.

 

Faça isso nessa noite. Com a ajuda do Espírito Santo, diga: "Eu não vou carregar o peso dos meus pecados comigo para o ano 2021 e o restante da minha vida! Não vou mais olhar atrás; meu passado não importa mais. Eu sou livre!"

 

E o terceiro elemento desta receita, é:

PROSSEGUIR PARA O ALVO

Há uma terceira e última recomendação de Deus para que possamos ter, não apenas um ano, mas a vida feliz e próspera. A orientação é: prossiga para o alvo, siga em frente.

O apóstolo Paulo diz: "...avanço para o que está na minha frente... prossigo para o alvo, para o prêmio, para a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

Isso significa: Deixe para trás o que precisa ficar para trás e avance para aquilo que Deus tem colocado diante de você. Ele te criou com um propósito de glorificá-Lo. Prossiga em frente!

 

Uma mensagem que vi numa rede social tempos atrás, diz assim: "Recuar? Só se for pra pegar impulso".

Dizem que numa batalha, o exército pode assumir três posições: avançar, parar e recuar. Mas, na batalha espiritual do exército de Deus, apenas uma posição é aceitável: a posição de avançar.

 

Você não pode parar, não pode ficar estagnado e muito menos recuar para uma vida distante de Deus.

 

Precisamos fazer como faz o leito do rio. Considere o nosso Paraíba do Sul, por exemplo, ele corre para o mar, é o seu alvo.

 

Muitas vezes, as águas encontram obstáculos, rochas, barrancos de pedra e vão fazendo curvas, contornando os obstáculos, porque tem um alvo e o alvo é chegar no mar.

 

O alvo do crente é seguir o exemplo de Jesus. O apóstolo Paulo chama isto de vocação.

Como crente, você tem a vocação de seguir a Jesus e servi-lO. E você precisa avançar nisso.

 

Então, que obstáculos você precisa contornar?

 

Meu irmão, nesta noite, Deus está dizendo: avance! Avance na sua vocação, porque tem um prêmio aguardando por você na linha de chegada!

 

CONCLUSÃO

Irmão, Deus quer dar a todos não é apenas um feliz e próspero Ano Novo, mas é uma vida inteira e eterna de verdadeira felicidade.

Estabeleça como alvo para a sua vida, ter uma relação correta com Deus, porque Ele é a essência da verdadeira felicidade.

 

Deus nos criou para a Sua glória; para revelarmos a Sua grandeza e cumprindo com este propósito, a felicidade nos alcança.

 

Então, consagre a Deus este ano. E melhor, não consagre só o ano, consagre o seu coração, a sua vida!

 

Você foi criado para a glória de Deus e a sua felicidade está em cumprir com este propósito.

Portanto, estabeleça isto como o alvo para a sua vida.

 

Esqueça o que ficou para trás, vire a página. Em Jesus temos perdão e purificação da nossa vida. Ele desgruda toda a maldade que grudou em nós!

 

E, finalmente, avance para aquilo que Deus tem colocado diante de você. Prossiga em frente. Sua vocação é glorificar a Deus!

 

Agora, como você quer alcançar a felicidade, se não seguir as recomendações de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em áudio de Marcelo Aguiar.

31.12.2020

bottom of page