top of page

DEUS TRANSFORMA FRACASSOS EM VITÓRIAS

Rute 1

 

Em nossos cultos de Domingo a noite, temos desenvolvido um tema de pregações chamado Transformando Vidas.

É uma série de mensagens na qual abordamos aspectos da vida pessoal, familiar, social e espiritual. A expectativa é que ao abordar esses assuntos, deixemos Deus nos tocar e transformar nossa vida.

 

E uma transformação muito oportuna e urgente tem a ver com os nossos fracassos no decorrer da vida. Que nossos fracassos sejam transformados em vitórias! Amém?

 

Então, vamos ao texto bíblico para hoje, Rute capítulo 1.

Este texto fala de uma família, cujos membros são: Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom. Eles moravam em Belem2, nome hebraico que significa “Casa do Pão” ou lugar de comida, porque era lugar de terras muito férteis.

 

Porém, o texto que lemos é de um tempo em que havia fome naquele lugar. A casa do pão, não tinha pão. O nome da cidade virou tipo fake news, mentiroso, propaganda enganosa; não tinha comida na cidade; as prateleiras estavam vazias e os fornos de assar pão estavam desligados.

 

A crise havia chegado em Belém e aquela família entrou em desespero.

 

Eu quero dizer nesta noite para você: a crise sempre chega e chega de repente, sem mandar um zap, chega sem aviso.

E muitas vezes quando a crise chega, é fácil tomarmos decisões precipitadas e que vão nos colocar em muitas dificuldades.

A família de Elimeleque tomou uma decisão precipitada. No meio daquela crise, Elimeleque resolveu pegar a sua família e sair de Belem e ir para Moabe3. Quer dizer, em vez de enfrentar a crise no lugar em que estavam, em vez de ficar e trabalhar para a situação mudar, ele resolveu levar a família para Moabe, outra terra, outro povo, outros costumes, outros deuses.

 

Fugir do problema não é a solução. Pegar as coisas e ir embora da cidade, sair do país, deixar o lugar dos familiares e dos amigos, não é a solução.

 

Mas, essa família foi para Moabe. Eles buscavam a sobrevivência, mas encontraram a doença e a morte, porque em Moabe, Noemi perdeu o seu marido; teve que enterrar ele e depois, Noemi enterrou também os seus dois filhos, Malom e Quiliom. Que drama foi para Noemi!

Talvez, você esteja vivendo um drama também. O drama do desemprego, o drama da enfermidade, o drama do luto, o drama das perdas (perdas financeiras, perdas de relacionamentos...). Noemi vivia um drama.

Passados dez anos, correu a notícia em Moabe de que Deus havia favorecido o Seu povo que estava em Belem4, dando novamente o pão para aquele lugar (Rt 1.6).

 

O que Noemi fez quando soube disso? Tomou a decisão de voltar para a sua terra5. E agora, as suas duas noras, viúvas também, querem acompanhar Noemi.

 

Mas, Noemi até diz para elas6-7 (v.11-13): “Voltem, minhas filhas! Por que vocês iriam comigo? Vocês acham que eu ainda tenho filhos em meu ventre, para que casem com vocês? Voltem, minhas filhas! Vão embora, porque sou velha demais para ter marido. E ainda que eu dissesse: “Tenho esperança”, ou ainda que casasse esta noite e tivesse filhos, será que vocês iriam esperar até que eles viessem a crescer? Ficariam tanto tempo sem casar? Não, minhas filhas!”.

 

E diz a Bíblia que uma das noras voltou mesmo,8 voltou para o seu povo e voltou para os seus deuses (v.15).

Mas, Rute tomou a decisão de acompanhar a sogra; mesmo velha, mesmo pobre, mesmo desamparada, Rute ficou com ela; porque tem sogra que é como mãe, tá vendo! Tem sogra também que... deixa quieto.

 

Mas, sabe, Noemi não estava num bom momento9. Seu coração estava amargurado, ao ponto dela dizer o que está lemos no v.13: “o SENHOR descarregou a sua mão contra mim”.

 

Olha, quando você estiver passando por uma luta, por uma crise, por um problema, por uma angústia, não faz como Noemi fez, não. Ela achava que Deus estava contra ela.

 

Ora, as lutas acontecem com todo mundo. Até o fato de você ser cristão, andar com Deus, não significa que você está livre das lutas, das enfermidades, do luto, da crise financeira.

Não pense que Deus está contra você, porque Ele não está! A crise pode pegar a gente de supresa, mas não surpreende Deus, não abala o trono de Deus, porque Ele sempre está no controle de toda a situação.

 

Quando Noemi chegou de volta em Belem, a sua terra, e ela voltou pobre, viúva, acompanhada de uma nora tambem viúva. Lemos no v.2010, que Noemi teve algumas atitudes que mostram o quanto ela estava enganada, angustiada e amargurada.

 

Primeiro, ela pensou que o seu destino era sofrer. Ela até disse: “Eu nao quero que vocês me chamem mais de Noemi, porque Noemi significa feliz. Eu quero que vocês me chamem de Mara, que significa amargura, sofrimento, dor”.

 

Eu quero te dizer uma coisa: o fato de você estar passando por uma crise agora, por uma luta agora, desemprego, crise financeira, uma enfermidade ou passando pela crise do luto, isso não quer dizer que o seu destino vai ser sempre este. Deus pode mudar a sua história! Deus pode transformar a sua vida!

 

Preste atenção: Enquanto Noemi passava por tudo isso, Deus estava preparando um novo marido para a sua nora, a Rute.

E esse marido de Rute daria pra elas boas condições e uma descendência abençoadíssima. O filho de Rute, netinho de Noemi, haveria de ser anos mais tarde, o avô do rei Davi, de cuja genealogia11 haveria de nascer Jesus, o Filho de Deus cuidado por José e Maria.

 

Quer dizer, a história de Noemi não ia terminar com lágrimas, não ia terminar com tragédia, mas com alegria, com vitória.

 

Irmão, o fim da linha que Deus tem preparado para os que confiam nEle não é de sofrimento, é de alegria; não é de derrota, é de vitória!

Quem sabe, em meio às lutas da sua vida, você tem culpado Deus pelo seu sofrimento, achando que Deus está contra você, pesando a mão sobre você...

 

Talvez você esteja revoltado com Deus, e abandonou a igreja por conta disso, e não lê mais a Bíblia, não faz mais oração, não canta louvor mais...

 

Ah! Olhe a crise por outro ângulo. Deus vai mudar a situação, Deus vai transformar a sua história, porque Ele está no controle.

 

No passado, os gregos achavam que a história é um ciclo, vai e volta, tem hora que melhora, depois piora, melhora e piora de novo. A história não é cíclica.

A história também não caminha para o caos, para o pior, como pensam os pessimistas. A história é linear. Quem dirige a história é o Deus vivo e verdadeiro e Todo-poderoso. E Deus está dirigindo a história para um destino, onde o mal vai ser derrotado e o bem vai ser vencedor!

 

Então, como você pode superar suas crises? Quero te dar duas dicas, primeira12: compreenda que Deus está no controle.

 

Você pode superar os tempos de crise reafirmando para si mesmo esta verdade várias vezes: Deus está no controle.13 A Bíblia diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).

 

Deus não é um estraga-prazer. Deus é Aquele que te ama desde toda a eternidade. Deus é Aquele que tem um plano perfeito para a sua vida e o seu destino é a glória, não é o sofrimento. Deus criou você para a vida eterna! Aleluia! Pode celebrar isso com um aplauso ao Senhor?

 

A segunda dica14 para você superar suas crises: perceba que ao seu redor, tem coisa boa acontecendo.

Ao mesmo tempo em que as dificuldades apertam você, há também muita coisa boa acontecendo à sua volta. É só prestar atenção.

 

Se você ficar só chorando, só lamuriando, as vistas embançam e você não vê as coisas boas.

Noemi tinha uma nora que a amava demais da conta. Esta nora, a Rutinha, disse para ela15-16: “Não insista para que eu a deixe nem me obrigue a não segui-la! Porque aonde quer que a senhora for, irei eu; e onde quer que pousar, ali pousarei eu. O seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus.  Onde quer que você morrer, morrerei eu e aí serei sepultada. Que o SENHOR me castigue, se outra coisa que não seja a morte me separar de você”. (v.16-17).

 

Que relacionamento maravilhoso de nora com sogra, né?! O relacionamento com sogra é tão desgastado e tem tanta piada de mal gosto, mas a relação de Noemi com Rute, relação de sogra com nora e nora com sogra, mostra que este relacionamento pode ser muito abençoado.

 

Perceba isso: na vida, tem pessoas que amam você, que demonstram carinho por você e é Deus quem coloca pessoas assim no seu caminho! Você deve se esforçar pra perceber isso.

Portanto, olha para Deus como seu Amigo, como seu Consolador, seu Ajudador. Deus é Aquele que se importa verdadeiramente com você!

 

E eu quero terminar, dizendo que Noemi teve a bênção de casar Rute com Boaz, um homem nobre, parente da Noemi, e que muito a ajudou!

 

Daquele casamento nasceu Obede, que cresceu, casou-se, foi o pai de Jessé17, que foi o pai do rei Davi, que teve seus filhos, e os filhos dos filhos foram tendo seus filhos...

 

O final de tudo é que, dessa família, quando você vai ao Evangelho estudar sobre a vida de Jesus, você encontra na lista dos antepassados, que está escrito, depois de muitos anos: “E Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo” (Mt 1.16).

Veja só! Aquela história de Noemi e Rute, um drama ensopado de lágrimas e dor, foi transformado em honra, em alegria, em grande vitória.

 

A Bíblia diz no Sl 30.518: “O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã”.

 

Amado, Deus está no controle de todas as coisa e Ele pode transformar as situações de choro em alegria; Deus pode transformar o seu fracasso em vitória.

 

O que você pode fazer? Primeiro, você deve compreender que Deus está no controle. Segundo, você deve se esforçar pra perceber que tem coisas boas acontecendo à sua volta.

 

Que Deus abençoe você, sustente você, e conduza você em vitória. Amem.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13.12.2020

bottom of page