top of page

SUPERANDO A TRISTEZA

Tessalonicenses 4.13-18

 

Estamos numa série de mensagens que chamo de Transformando Vidas e vamos abordar alguns aspectos da vida pessoal, familiar, social e espiritual.

A expectativa é que deixemos Deus nos tocar e transformar nossa vida.

 

A abordagem de hoje é sobre algo que mais nos afeta na vida nestes últimos tempos: é a tristeza.

 

As pessoas andam tristes por vários motivos. Mas, certamente, o que mais angustia é a dor do luto; é quando uma enfermidade ou acidente nos arranca uma pessoa próxima e querida.

 

Agora, essa tristeza é aumentada quando você não sabe para onde o seu ente querido foi depois de morrer.

Algumas pessoas pensam que a pessoa “morreu, acabou”. Outras pensam: “Morreu, agora foi para o purgatório”, onde vai ficar sofrendo. Outras ainda pensam que seu ente querido desencarnou e vai reencarnar de alguma forma até ser aperfeiçoado.

 

Com tais pensamentos, a pessoa se entristece mesmo, porque não tem consolo.

 

Mas, a Palavra de Deus nos ensina como podemos superar essa tristeza. O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses 4.13-18, mostra como.

Vamos ler o texto: “13 Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança.  14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem.  15 E, pela palavra do Senhor, ainda lhes declaramos o seguinte: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo nenhum precederemos os que já morreram.  16 Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;  17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.  18 Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras” (NAA).

 

Deus nos chamou para a salvação. E está escrito no v.13, que não devemos ficar tristes como aqueles que não têm esperança.

 

O cristianismo é a religião da esperança e não do medo nem da tristeza e nem do choro. O cristianismo é a religião do louvor, da alegria, da celebração, da festa!

É verdade que na vida tem momentos em que passamos pelo vale. O luto, por exemplo, é um vale duro e difícil, mas não entramos em desespero. Eu gosto do hino que diz “Haverá Paz no Vale”. É lá do início dos anos 1900, gravado por Mahalia Jackson. Depois, Elvis Presley gravou em 1957 e aqui no Brasil, esse hino ficou conhecido nas vozes de Feliciano Amaral, Luiz de Carvalho. Paz no vale.

 

Choramos a dor da saudade, mas temos a garantia de que aqueles que colocaram a fé em Jesus, não perecem, não estão num lugar de trevas, não estão no fogo de tormento, nem vagando pelo espaço.

 

O que é que a Bíblia nos ensina sobre este assunto?

 

Em primeiro lugar, ensina que a tristeza pode ser vencida quando você compreende que Jesus venceu a morte.

A morte não tem mais a última palavra. Jesus, o Filho de Deus veio ao mundo, morreu na cruz como os judeus faziam com os criminosos mais bárbaros, só que o que aconteceu é que Jesus com a Sua morte, matou a morte.

 

As autoridades e o povo não acreditaram que Jesus era o Filho de Deus, enviado para trazer salvação. Acharam que Ele blasfemava, que Ele mentia e trazia confusão para o povo. Condenaram Jesus à morte de cruz.

A história, além das Escrituras Sagradas, registra o que aconteceu: no terceiro dia depois de morto, Jesus apareceu vivo novamente.

 

Um historiador do primeiro século, chamado Flávio Josefo, documentou num livro: “Nessa época havia um homem sábio chamado Jesus. [...] Pilatos condenou-o à cruficicação e à morte. E aqueles que haviam sido seus discípulos não deixaram de seguí-lo. Eles relataram que ele lhes havia aparecido três dias depois da crucificação e que ele estava vivo  [...]” (GEISLER, Norman, Enciclopédia de Apologética – Vida 2002, pp.449).

 

E o apóstolo Paulo na inspiração dada pelo Espírito Santo, escreveu: “A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (1Co 15.54-55 – NTLH).

 

É isso que aconteceu com a morte. Jesus ressuscitou e o poder da morte foi quebrado. Você já ouvir dizer de algum túmulo aberto de dentro pra fora? Jesus abriu o dEle, pensa nisso! A morte foi envergonhada e derrotada!

E a Palavra de Deus diz que, se Cristo ressuscitou, os que morrerem crentes em Jesus, ressuscitarão também! O próprio Senhor disse: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40 – NAA).

Então, que coisa maravilhosa, é você saber que quando um ente querido seu, é levado para o sepultamento, não é um “adeus” que você está dando; é apenas um “até logo”, é uma separação que não é para sempre.

 

Portanto, morrer crente em Deus, é deixar esta vida de dor, de lágrimas, de incertezas, de sofrimentos, para estar com Jesus para todo o sempre (Fp 1.23).

 

Portanto, você não precisa temer a morte, porque ela já foi vencida. Jesus ressuscitou. Nós vamos ressuscitar também! Creia!

Mas a Bíblia ensina uma segunda coisa que ajuda a vencer a tristeza: é você saber que Jesus vai voltar com grande poder e glória.

Quando Jesus ressuscitou, Ele passou 1 mês e 10 dias com os discípulos e depois Ele foi para os céus. Quando os discípulos viram essa cena, Jesus indo de volta para o céu, dois anjos apareceram e falaram com eles, dizendo: “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (At 1.11 – NAA).

 

Jesus vai voltar e a Bíblia diz que todo olho O verá (Ap 1.7). A volta de Jesus será gloriosa e majestosa. Ele virá acompanhado de uma comitiva de anjos e na companhia dEle, os crentes que já dormem. Que tremendo vai ser!

 

Mas, há uma terceira coisa maravilhosa que a Bíblia ensina e que ajuda a superar a tristeza, trazendo esperança para o seu coração: É que quando Jesus voltar, os mortos ressuscitarão.

Os crentes que tiverem morrido até aquele dia, ressuscitarão primeiro, na frente dos que não creram em Deus; e os crentes que estiverem vivos na ocasião, serão arrebatados, levados para o alto das nuvens e junto com os crentes ressuscitados, irão ao encontro de Jesus nos ares (1Ts 4.16-17). Os incrédulos ficarão olhando para cima...

 

Então, veja: quando uma pessoa crente em Jesus morre, a sua alma vai imediatamente para a presença de Deus no céu, o espírito da pessoa volta para Deus (Ec 12.7).

 

Quando Jesus conversou com o ladrão da cruz, que havia sido um homem criminoso e que estava ali na cruz do lado, Jesus disse para ele: “Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43). Jesus não disse: “Hoje mesmo estará comigo no túmulo”. O que Jesus disse foi: “Hoje você estará comigo no paraíso”.

 

E no Seu último fôlego, Jesus disse: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito”. É assim que acontece com o crente no momento em que morre: o corpo depois, vai levado para o túmulo, mas o espírito vai imediatamente para o céu, vai para a presença do Pai.

Quando morremos, o que dorme no pó da terra, não é a alma, é o corpo. Por isso, quando Jesus voltar, os que dormem, ou seja, aquele corpo dos que já morreram e que está no túmulo, que voltou a ser pó, esse corpo ressuscitará cheio de glória; será um corpo glorioso, poderoso, imortal; será um corpo semelhante ao corpo glorificado de Jesus.

 

Agora, preste atenção, a Bíblia diz que quando Jesus voltar (alguns estarão vivos na ocasião, outros já terão morrido), a Bíblia diz que antes dos vivos serem transformados, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e isso vai acontecer num abrir e fechar de olhos.

 

Vai ser quase que ao mesmo tempo: os mortos em Cristo ressuscitarão e os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar com Jesus nos ares, nos altos das nuvens (1 Co 15.52).

 

Você tem medo de altura? Não tem problema não, porque para essa hora o seu corpo já terá sido transformado num corpo adequado para a vida no céu.

 

Os mortos ressuscitarão de que maneira? Com um corpo glorificado, isto é, semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus. Que coisa maravilhosa!

Nós teremos um corpo que não vai estar mais sujeito a fraqueza, não vai ficar doente mais, não vai envelhecer mais, porque será um corpo livre das leis naturais dessa vida.

 

Como é o corpo glorificado? Não dá pra saber muita coisa ainda não, mas considerando que Jesus ressuscitou e passou 40 dias com os discípulos, teve algumas coisas surpreendentes.

 

Por exemplo, com o corpo ressurreto, Jesus entrava numa casa com as portas fechadas. A parede de pedra não representava nada. Com o corpo ressurreto, Jesus saía de Jerusalém e aparecia na Galiléia, 200 km de distância num piscar de olho. Chega de esperar ônibus, pedalar bicicleta ou encarar o trânsito com sua moto ou seu carro. Seu corpo glorificado não precisará de transporte mais não.

 

E a Bíblia diz que com este corpo glorificado nós estaremos reinando com Jesus. Que privilégio! Que bênção! Que verdade gloriosa que nos enche a alma de esperança e que manda embora a tristeza do coração.

E quando o apóstolo Paulo termina essa explicação na sua carta aos tessalonicenses, ele encorajou os crentes, dizendo: “Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4.18 - NAA).

 

O evangelho de Jesus é o evangelho da consolação, é o evangelho que enxuga as lágrimas, é o evangelho que traz esperança.

 

Então, você pode experimentar esta esperança. Você pode ter a tristeza do luto, eliminada da sua vida. Basta confiar em Jesus.

Porque Jesus diz assim: “...E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente” (Jo 11.25-26) e numa outra parte, Jesus falou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.

 

Se você entregar sua vida para Jesus dirigir e abençoar, você vai ter garantia, vai ter certeza de uma vida plena aqui e na eternidade. Entrega a direção da sua vida nas mãos de Deus.

 

Você não tem que viver como aqueles que não têm esperança. Você não tem que viver como o ateu que pensa que morreu, acabou. Você não tem que viver como aqueles espiritualistas que pensam que morreu, vai ter que reencamar.

 

Você também não precisa viver como aqueles que pensam que morreu, a alma vai para o purgatório. Não! O Senhor Jesus já levou a condenação que você deveria receber. Creia em Jesus e seja salvo!

 

Não é você que se salva, que se purifica ou que se aperfeiçoa. Esta é uma obra que Deus faz quando você reconhece Jesus como Salvador. 

 

Então, vença a tristeza do luto. Tome posse dessa alegria. Você pode chorar a morte de alguém, sim, serão lágrimas da saudade. Jesus chorou no túmulo de Lázaro, que era um amigo para Ele.

Chore de saudade, mas chore com a certeza de que vai chegar o dia, os salvos, os filhos de Deus estarão juntos na casa do Pai, reinando com Ele, e desfrutando da vida que Ele preparou para nós.

 

Ministração

Então, agora, neste momento, onde você está, entregue a sua vida para Jesus. Se você já serve a Jesus, já ama a Jesus, já confiou nEle para sua salvação, agradeça a Ele por este grande privilégio da esperança, gloriosa esperança que temos em Jesus Cristo.

 

Deus abençoe sua vida, Deus abençoe seu lar, Deus abençoe o seu coração, neste momento, em nome de Jesus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6.12.2020

bottom of page