top of page

CARTA À IGREJA EM ÉFESO

Apocalipse 2.1

 

Introdução

Este mês é o aniversário da igreja e aqui está uma carta para a Comunidade Batista KARIS. Nós vamos comemorar nosso aniversário, lendo uma carta que Jesus escreveu para nós, nesse tempo, nos dias de hoje, para que possamos viver, nos próximos anos, daqui pra frente, como igreja que alegra o coração de Deus.

Você está disposto a ler esta carta comigo, ouvir a mensagem de Jesus e obedecer à Ele? Você está disposto a ouvir o que Deus tem a dizer para você como pessoa, e para você como igreja?

Você está pronto para ouvir e aceitar os desafios que Ele vai mostrar? O desafio pra você mudar, melhorar e crescer? Se você está disposto, diga “amém”.

Então, vamos começar. Esta é a primeira carta de uma sequência de sete, e o tema da mensagem é esse: Leal, mas não completamente.

Esse é o primeiro grande desafio que nós encontramos nesta carta escrita para a igreja que ficava na cidade de Éfeso.

Se você olhar Ap 1.9-11, você vai ver que Jesus é quem mandou que o apóstolo João escrevesse. Então, o Espírito de Deus foi revelando e João foi escrevendo cartas para a igreja localizada em sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Estas cidades estavam localizadas na Ásia Menor.

E cada carta retrata as circunstâncias que existiam em todas as igrejas da época, porque, com certeza, existia mais de sete igrejas naquela época. Tinha igreja em Roma, em Corinto, na Grécia... elas não receberam cartas, mas o que Jesus escreveu para uma, vale para todas as outras, vale para nós também!

Na realidade, essas sete igrejas da Ásia, foram escolhidas para representar as necessidades das igrejas ao longo de todos os tempos.

E é interessante notar que nessas cartas, existe uma estrutura básica, que conforme você vai lendo, essa estrutura salta aos olhos.

Observe: primeiro, Jesus Se apresenta como Senhor e destaca algo que Ele faz com o Seu ministério dentro da igreja que é dEle.

Depois, Jesus apresenta uma palavra de elogio, de reconhecimento do que aquela igreja está fazendo e, logo em seguida, vem uma palavra de repreensão que é acompanhada de uma palavra de encorajamento e, depois, uma palavra de exortação que termina com uma promessa. Olha, vale a pena observar isso!

Outra coisa curiosa das sete igrejas, com exceção da igreja em Esmirna e em Filadélfia, o grande problema que aquelas igrejas enfrentavam, era interno. Interessante isso!

Se você olhar para a história da igreja em geral, você vai ver que as grandes dificuldades que a igreja sofreu, não foi fruto de perseguição externa, não vieram daqueles que não são crentes em Deus, mas as grandes dificuldades vieram de dentro mesmo: dos problemas de relacionamentos quebrados, de invejas, de carnalidade, da falta de consagração, da falta de busca por Deus... coisas desse tipo é que criam desvios da fé e que prejudicam grandemente a pregação do evangelho.

Amados, o maior perigo da igreja e o maior problema da igreja, surge de dentro da própria igreja.

É interessante o começo da carta no v.1, porque Jesus Se apresenta como Aquele que conhece os pontos fracos e fortes da igreja. Jesus sabe como é que é a Comunidade Batista Karis por dentro! Ele está com essa igreja desde o começo.

Quem aqui, estava quando começou esta igreja? (aplausos). Sabe, Jesus estava também e Ele tem estado conosco, com essa igreja, desde o começo. Essa é a mensagem que vem dessa carta!

Vamos falar um pouco sobre a cidade de Éfeso.

Era uma cidade portuária, conhecida como a capital da Ásia Menor, uma cidade muito importante naquela época, não apenas pela questão financeira, mas tinha uma importância religiosa tremenda, porque lá estava o templo da deusa Diana, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Éfeso era famosa.

E Jesus escreveu essa carta para a igreja cristã, que estava lá, uma igreja que foi organizada pelo apóstolo Paulo! Olha as ruínas de Éfeso que podem ser visitadas hoje.

Então, Jesus escreveu uma carta para aquela igreja, que tiveram como líderes: Aquila, Priscila, Apolo, Timóteo, João. Vamos ler a carta. Eu uso a NTLH para ficar mais parecida com os nossos dias. [...]

Como Jesus se apresenta nesse v.1? Ele aparece falando sobre setes estrelas e sete castiçais, candelabros. A carta é endereçada ao anjo da igreja em Éfeso.

Você sabe que a linguagem do livro de Apocalipse é muito simbólica. Quando fala em sete estrelas e sete castiças ou candeeiros também, isso é simbólico. As sete estrelas são os pastores, os líderes espirituais daquela igreja e os castiçais são as igrejas.

Ficamos sabendo disso porque o capítulo 1.20, termina com essa revelação: “...as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.

E o fato mais interessante de todos é que Jesus declara no capítulo 2.1: “Esta é a mensagem daquele que está segurando as sete estrelas na mão direita e que anda no meio dos sete candelabros de ouro”.

Querido, Jesus está no meio da igreja e Ele segura em sua mão a liderança dessa igreja! O que Jesus está dizendo é que o ministério dEle é estar no meio da Sua igreja. Jesus está no meio de nós! Sempre!

Ele prometeu que estaria sempre conosco, todos os dias. O que Deus promete, Ele cumpre.

Você tem vivido com essa segurança de que, quando você entra no seu ambiente de trabalho. Jesus está com você lá? Você vive com essa segurança de que, quando você abre a porta da sua casa, o Senhor Jesus está com você? Você vive com a segurança que, quando o seu filho entra na escola, o Senhor Jesus está com ele? Ah! como nós precisamos ter consciência de que Deus está conosco.

A Bíblia fala que os anjos do Senhor acampam-se ao redor daqueles O amam e O temem. Tem anjos aqui? Tem. Ainda bem que a maioria de não consegue ver, porque teria gente correndo daqui. Mas o Senhor que estaria conosco e El está, Jesus caminha no meio da igreja.  

A carta para a igreja de Éfeso nos relembra essa verdade profunda e essencial: quando essa igreja se reúne, o Senhor Jesus se reúne com ela. Quando essa igreja se reúne no TADEL, o Senhor Jesus está presente. Quando essa igreja se reúne para essa celebração domingo à noite, o Senhor Jesus está presente.

Quando você se reunir com sua célula esta semana, o Senhor estará naquela reunião. Quando você se reúne para ensaiar o louvor, o Senhor Jesus está naquele ensaio!

Essa segurança faz a diferença quando as circunstâncias não são boas. Quando aparecem as dificuldades, quando você, por exemplo, está lá no consultório médico e o diagnóstico é câncer, o Senhor Jesus está do seu lado! Lembra do testemunho impressionante de nossa Jhoyce e de outros?

A palavra para nós, líderes da igreja, é que o Senhor nos segura em Suas mãos. Cuidado ao falar sobre o seu líder de célula, cuidado ao falar sobre o seu discipulador, cuidado ao comentar coisas sobre o seu pastor. Porque quem é líder na igreja, pode não ser bonito, pode não ser carismático, mas está, sabe aonde? ...seguro nas mãos de Jesus. Então, ai dos que falam mal dos líderes pelas costas.

Certa vez eu brinquei dizendo que alguns crentes gostam de comer pastor frito no almoço de domingo. É verdade. O assunto na mesa é o pastor: “Ah! Isso que o pastor fez, aonde já se viu!” É pastor frito.

Sabe a frigideira quando a gordura está quente e você coloca a batata pra fritar? Você põe a batata na gordura quente e ouve aquele chiado: chiiii! Como tem gente que gosta de ouvir o pastor sendo fritado. Quando tá fritinho de um lado, vira o outro lado e chiiii! Alguns gostam de mais fritinho ainda, então aperta um pouco e mais chiado: chiiii! Honrem os seus líderes, querido!

E, amados líderes na igreja, tomemos nós cuidado também, porque na igreja, você não está solto para fazer o que você quer fazer e quando quer fazer – nós líderes estamos seguros nas mãos de Jesus e nós seremos cobrados em dobro por aquilo que fazemos.

É por isso que temos a Quinta de Oração. Os seus líderes precisam das suas orações. Venha estar aqui com a Patrícia, quinta-feira, 20 horas. Vem orar pela sua liderança!

Agora, a carta continua no v.2-3, falando desse ministério incrível que Jesus tem de estar no meio da Sua igreja.

No v.2 está escrito uma palavra de elogio, uma palavra de reconhecimento daquilo de bom que eles estavam fazendo. Jesus conhece todas coisas e porque Ele conhece, Ele diz: “Olha, eu sei que vocês são trabalhadores, sei que vocês trabalham duro, vocês são esforçados, quando vocês trabalham, trabalham mesmo. Vocês são perseverantes, tem paciência”.

E preste atenção, essa igreja de Éfeso, as pessoas lá, dessa igreja, não sabiam se estariam na reunião no próximo domingo, porque havia muita perseguição.

Já imaginou você participando desse culto e tendo no seu coração uma certeza: eu não sei se nessa semana eu serei preso por causa da minha fé.

Nós não contamos com essa possiblidade, mas no mundo hoje, existem muitos cristãos que se reúnem para adorar no domingo, com essa possiblidade muito clara na mente deles: “Esse pode ser o último culto da minha vida, porque posso ser preso ainda hoje ou amanhã ou depois de amanhã”.

Aqueles cristãos, que receberam essa carta, eram pessoas que estavam perseverando na fé, apesar da perseguição e da possibilidade de morte e de cadeia. Aí, então, o Senhor Jesus reconhece o valor do que eles estavam fazendo e os elogia por isso. Jesus diz: “Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalham muito”.

Mas, não era só isso. Veja o v.2: Eles também não suportavam aqueles que faziam maldades.

Você é uma pessoa que condena o mal? Quando você vê uma pessoa fazendo uma maldade, você intervém? Ou você faz de conta que não vê?

Aqueles cristãos, quando viam maldade, eles condenavam a maldade. Se alguém chegasse pra falar o mal do outro, eles reprovavam.

Gente, isso que é igreja! Quer ser membro de uma igreja assim, quase perfeita, com gente de fibra, gente de caráter, gente que são pessoas de Deus e que confiam em Deus?

Mas no v.4 vem uma ressalva. Vamos ler: “Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio”.

Humm, o problema daquela igreja é que tudo que eles faziam não era motivado pelo amor.

Com certeza, tem tantas outras histórias motivadas pelo amor. Se a gente pudesse conversar com pais e mães aqui, nós iríamos ouvir de quantas madrugadas acordadas porque o bebê tinha febre, mas o pai ou a mãe, mesmo cansado, ficava lá, atento a qualquer movimento, pra acudir logo. É o amor que faz isso.

O amor nos faz sacrificar o sono, a comida, os interesses pessoais... mas, o problema com aquela igreja é que eles faziam as coisas certas, mas tinham perdido o combustível certo: o amor. Não basta fazer a coisa certa. Eu preciso fazer a coisa certa com a motivação certa.

Mas quando o amor a Jesus está ausente, tudo se transforma em puro ativismo.

Quem sabe, você está aqui hoje e a sua vida cristã é uma vida de ativismo? Já Tem muito tempo que o que você faz na igreja, não é por amor, faz porque é a coisa certa.

O TADEL, Quantos vêm domingo pela manhã porque é o certo, mas não vem por amor. Quantos que sentam pra ler a Bíblia porque é importante ler, mas não senta por amor a Jesus... Quantos que oram para agradecer pelo alimento antes da refeição, mas oram porque é para as crianças aprenderem, não oram por amor a Jesus.

Será que faz muito tempo que o amor sumiu? Queridos, a palavra de Jesus para igreja de Éfeso, é a palavra de Jesus para a Comunidade Karis hoje à noite. Volte para o primeiro amor.

Você é uma boa igreja, uma igreja cheia de atividades, uma igreja que luta contra o mal, uma igreja que procura valorizar aqueles que servem a Deus, mas sabe, você precisa voltar para aquele primeiro amor.

Cada um dessa igreja, eu creio, procura fazer a coisa certa, mas irmão, é preciso fazer a coisa certa com a motivação certa. Se vai ser discipulado, que seja por amor a Jesus... se vai reunir com a célula, que seja por amor a Jesus... se vai ser líder de célula, que seja por amor a Jesus.

Se, porventura, você tem feito algo sem a motivação certa no seu coração, preta atenção ao texto de 1co 13.1-3.

As pessoas da igreja em Éfeso, não estavam vivendo por amor a Jesus e você? Você vive por amor a Deus? Essa é a grande motivação da sua vida?

No v.5 lemos do grande encorajamento de Jesus para aquela igreja: “Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio”.

Hoje em dia nós temos muitas igrejas que não são igrejas, viraram clubes sociais, pontos de encontro de amigos, sociedades que fazem o bem. E, infelizmente, hoje tem muitas pessoas que não frequentam a igreja por amor a Jesus, mas por amor a si mesmas...

São pessoas com a atitude de consumidor: eu quero um serviço de entretenimento pra meus filhos... eu quero um serviço de oração forte pra meus problemas... são pessoas que olham para a igreja como uma prestadora de serviços.

A pessoa não frequenta a igreja por amor a Jesus, mas por algum serviço e quando o serviço não interessa mais ou não fica bom pra ela, ela deixa a igreja – porque o amor sumiu.

Irmão, quando existe o amor e eu percebo uma dificuldade na igreja, eu busco em Deus a solução, orando assim: “Deus, eu sou a resposta que o Senhor tem para essa dificuldade da igreja? Eu sou a resposta para o problema ser resolvido?”

Veja no v.7 dizendo: aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.

Jesus fala da vida eterna, fala do paraíso de Deus, mas fala que é para aqueles forem vencedores. Vencedores são aqueles que escolheram viver o que é o amor.

E sabe, irmão, a Bíblia diz em 1Jo 4.6 que “Aquele que ama é nascido de Deus”. Se você é filho de Deus, nascido dEle, então você ama a Deus sobre todas as coisas e vive amando a Deus sobre todas as coisas.

Quem não ama não é nascido de Deus. Então Jesus, fala para a igreja que abandonou o seu primeiro amor: arrependa-se e mude.

É isso que o Senhor Jesus nos diz nessa carta: volte para o primeiro amor.

Você se lembra quando você estava no começo, de como você se sentia por ter recebido Jesus no seu coração? Lembra daquele amor que você tinha? Lembra daquele desejo de crescer, de ler a Palavra, de buscar a Deus?

Hoje é a hora da volta. Essa é a mensagem que o evangelho traz. Quem sabe você está afastado do evangelho há anos. Você parou de frequentar a igreja... hoje é o dia de você dizer: chega de ficar longe... eu tô voltando.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page