top of page

AUTO-AVALIAÇÃO DE SEUS DONS

Romanos 12.6-8

 

Introdução

Na aula hoje, amado, você vai começar a considerar quais os dons espirituais que você pode ter.

Eu quero encorajar você a se abrir para a possibilidade de ter algum dom que não está na lista que eu trago, porque nenhuma das listas que encontramos na Bíblia é completa. Não existe uma lista só na Bíblia. A gente encontra uma listinha em uma parte, depois outra listinha em outra parte e, juntando todas, penso que temos uma lista complete, mas isto não é garantido. Pode haver dons que não estão relacionados.

Mas, eu trago uma relação quase completa. É uma lista dos dons mencionados na Bíblia.

Essa relação é importante porque ajuda a distinguir os dons que você sente que tem, dos que sente que poderia ter ou dos que sente que não tem.

Em uma outra aula nós vamos fazer um exame, mas nesta, de preparação, eu quero te mostrar o que significa cada um dos dons espirituais.

E, sinta-se à vontade para sonhar um pouco! Pode ser que exista algum destes dons adormecidos em você, só esperando essa oportunidade de você aprender sobre eles, pra eles começarem a se manifestar!

Pois bem, essa relação de dons é formada por três listas encontradas na Bíblia: tem uma lista dos dons em Romanos 7, outra lista de dons em Efésios 5 e outra lista aparece em 1 Coríntios 12. E tem mais alguns possíveis dons incluídos nesta lista.

Vamos conhecer! A primeira lista está em Rm 12.6-8: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.

 

O primeiro dom que aparece nessa lista é o de profetizar, a PROFECIA.

A pessoa possuidora desse dom, recebe uma mensagem de Deus para transmitir a alguém. Deus fala através dos profetas.

Importante, porém, é lembrar que um profeta pode errar. Então, faz bem ouvir toda profecia e submeter à confirmação das Escrituras. E quando a profecia é confirmada pela Palavra e pela igreja, o profeta deve ser altamente respeitado.

Então, profecia é o dom que Deus dá a alguns crentes para receber e transmitir alguma mensagem dEle para alguém ou para um grupo até.

 

Depois disso, lemos sobre o dom de servir, o SERVIÇO.

Deus dá para alguns dos Seus filhos, a capacidade especial de identificar necessidades para supri-las.

É muito comum que irmãos possuidores desse dom se dediquem a uma instituição social, a uma causa, porque a motivação deles é arrumar um jeito de suprir necessidades.

Depois lemos sobre o dom do ENSINO, “se é ensinar, ensine”. A motivação de quem possui esse dom, é procurar de um modo fácil, explicar as verdades de Deus, para que outras pessoas possam entendê-las e praticá-las.

Quem tem o dom do ensino, explica direito, não confunde a cabeça de ninguém, mas explica de tal modo que os outros são capazes de aprender.

 

Depois disso, lemos sobre “dar ânimo”. Esse é o dom do ENCORAJAMENTO, também chamado de exortação.

Mas, a palavra exortação não muito simpática hoje em dia. Na igreja, principalmente, quando se fala em exortar, qual é o entendimento? Dar advertência, uma chamada de atenção: “Oh! Irmão Fulano precisa de exortação... ah! Deixa comigo que vou dar uma exortada nele”.

Exortar, sabe o que significa? É animar, incentivar, encorajar. É um dom espiritual que Deus dá para alguns para ministrarem aos outros, palavras de consolo, encorajamento, ânimo, conselho e, de tal modo, que as pessoas são ajudadas, são abençoadas.

Quem tem o dom do encorajamento, normalmente se preocupa com o bem-estar espiritual de alguém e fica encorajando aquele irmão pelo tempo que for preciso.

Outro dom que aparece nessa lista de Romanos 12 é o dom da contribuição. Está escrito: “se é contribuir, que contribua generosamente”.

Deus dá para alguns crentes a capacidade de contribuírem com seus recursos materiais para a obra de Deus, e isso com liberalidade e com satisfação.

Todo crente deve contribuir para a obra de Deus, com ofertas e dízimos. Todos devemos contribuir, tanto os crentes ricos quanto os crentes pobres. Aqueles que ganham pouco e gastam muito, devem contribuir para a obra de Deus!

E contribuir com quanto? No Antigo testamento a lei era entregar 10%, o dízimo. Mas agora, estamos no Novo Testamento, passou o tempo da lei e estamos no tempo da graça de Deus.

Então não precisamos contribuir mais? Não pensa isso... agora, 10% não é o limite, 10% é o mínimo pra se contribuir para a obra de Deus, hoje (no tempo da Graça), você é livre pra dar mais, pra contribuir com mais.

Eu creio que nos dias de hoje, quando somos tão privilegiados pela graça de Deus, qualquer crente que contribuir com menos de 10% de sua renda, em certo sentido, está praticando uma forma de desonestidade.

Bem, contribuir para a obra de Deus, todos devemos. Mas, sabe, Deus capacitou alguns dos Seus filhos para contribuirem com os seus recursos materiais com mais liberalidade e satisfação do que os outros que não tem esse dom.

Na sequencia, o texto fala de PRESIDIR ou exercer LIDERANÇA.

O crente possuidor desse dom é alguém que recebeu de Deus a capacidade de ajudar um grupo a estabelecer alvos em acordo com os propósitos de Deus, e conduzir o grupo a realizá-los.

Os irmãos que recebem de Deus esse dom para exercer autoridade, são irmãos que lideram sem manipular nem coagir as pessoas.

 

E finalmente, aparece nesta lista de Romanos 12, o dom da MISERICÓRDIA.

Este dom é uma capacidade especial que Deus dá a alguns crentes, para que sintam compaixão pelas pessoas que sofrem, e eles buscam ajudar essas pessoas com um ato de amor.

Crentes que possuem o dom da misericórdia, eles fazem isso: ajudam as pessoas que sofrem por meio de atos de amor.

Pr Walter Pacheco

bottom of page