top of page

A TERRA QUE BEBE A CHUVA

Hebreus 6.7, 8

 

“Pois a terra que absorve a chuva que cai freqüentemente, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus. Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada”.

 

INTRODUÇÃO

O tema da mensagem hoje é “A Terra Que Bebe a Chuva”.

O texto fala de dois tipos de terra: da que produz boa colheita, e também de uma terra que produz espinhos e ervas daninhas.

Irmãos: Com qual destes dois tipos de terra se identificará nosso coração? (...sem Jesus, terra estéril, deserto).

Mas bendito é o Senhor que disse que o deserto floresceria – isto se cumpre em nós quando, em Cristo, passamos da morte para a vida). Is 32.15: “Mas Deus derramará sobre nós o seu Espírito; então o deserto virará um campo fértil, e as terras cultivadas darão melhores colheitas”.

 

DESENVOLVIMENTO

Terra, que em Adão foi amaldiçoada, produz espinhos e ervas daninhas.

O Senhor, em Sua bondade, tem trabalhado nela, passando arado (como sábio agricultor passa o arado tão profundamente, até extrair as raízes e pedregulhos que estorvam o crescimento da boa semente).

Qual é o arado de Deus? ...os tratos do Senhor, nossos fracassos, amarguras (usa experiências difíceis, uma após outra, para quebrantar o nosso coração).

Quando o arado passa, fere a terra. É doloroso também o arado de Deus: uma provação na família, no trabalho, uma enfermidade... (mas é a mão do Senhor trabalhando, porque Ele quer que sejamos uma boa terra)!

A Adão Deus disse: “Maldita será a terra por tua causa... espinhos e cardos te produzirá”.

Os espinhos saem do solo. Percebeu? Basta descuidar!

É o que se passa também em nosso coração se não é cultivado, regado e semeado com boa semente – espinhos vão brotar sozinhos se descuidarmos, se não ouvirmos a Palavra de Deus.

Basta deixar as reuniões da igreja... basta descuidar do estudo da Bíblia... desprezar a oração... a comunhão com os irmãos, e o mundo semeará sua maldade – então, tornaremos: soberba, impureza, carnalidade... “quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição”, diz Gl 6.8.

 

Que acontecerá à esta terra? ...sofrerá destruição (e para que não ocorra conosco, o Senhor passa Seu arado: para que não cresçam os espinhos.

Que são os espinhos? ...alguém pode reclamar: “Minha casa ninguém visita. Por que parece que os irmãos não se aproximam de mim?” ...não será porque tem crescido espinhos em seu coração, impedindo pessoas se aproximarem de você? (Elas imaginam que receberão palavra dura, uma crítica... os espinhos ferem, não dá para abraçá-los!)

Irmãos: que cresça a boa semente, o bom trigo! (quem é o bom trigo? ...Jo 12.24 nos fala de Jesus como o grão de trigo).

Quero encontrar-me com Jesus ao aproximar-me de você, e quero que você encontre Jesus em mim! (essa é a boa semente semeada em nós agora! Vida poderosa e abençoada que não causa dano, não espeta! ...se me encontro com Jesus em você, temos comunhão – bendito seja o nome do Senhor)!

O v.7 inicia dizendo da terra que absorve a chuva (Graças a Deus que Ele nos envia Sua chuva sobre nós)!

Que seu coração não se seque!

Mergulhe no rio de Deus (compareça diante do trono de Deus, porque há um rio que flui dali)!

Do Calvário também flui um rio, porque do lado ferido de Jesus, jorrou sangue e água – o sangue está fluindo para que nenhum pecado cresça em nossas vidas. Por ele somos limpos. Bendito seja o nome do Senhor!

O Espírito do Senhor também está fluindo: traz Palavra que nos restaura, nos refresca.

Aleluia! Somos lavoura de Deus e Ele está trabalhando com Seu arado, removendo as maldades do coração, e está plantando boa semente que é a vida de Cristo em nós!

Que maravilhoso é quando começa a brotar a boa semente: quando se começa a ver algo do amor de Jesus, alegria, paz, paciência, bondade... Uma vida assim é um jardim regado, bem cuidado!

 

Agora, você e eu podemos estar em perigo, porque somos uma terra que muitas vezes está recebendo a chuva que cai.

Recorde que a quem muito se dá, mais dele é exigido (que não se encontre a maldade, mas que se encontre em nós o bom fruto, a boa árvore, a boa semente, que é Cristo)!

Você está bebendo cada semana, muitas vezes, a chuva do Senhor? E que fruto está produzindo sua terra, depois de ouvir uma e outra vez a Palavra de Deus? ...ainda no solo: imoralidade sexual, impureza, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, inveja, discussões e brigas?

Não é justo, irmão: nós somos essa terra que muitas vezes bebe a chuva que cai – precisamos dar bom fruto, colheita proveitosa e receber a bênção de Deus!

1Co 3.9 diz que somos a lavoura de Deus – o Senhor quer que haja colheita proveitosa, grama verde...

...Para que venham os rebanhos famintos e se encontrem com Cristo em nós. Sl 65.13 diz: “Os campos se revestem de rebanhos e os vales se cobrem de trigo...”.

O Senhor permita que cada um de nós seja uma boa terra; que nossos corações continuem sendo trabalhados por Deus! Amém?

 

Ministração

Você quer ser restaurado? Quer ter seu coração restaurado para a glória de Deus? Então venha se prostrar... vem pedir a Deus que abençoar o seu coração.

Deixa Deus ministrar ao seu coração. Venha se prostrar na presença de Deus aqui à frente. Você não vai orar agora, não vai cantar agora... apenas fique em silêncio na presença de Deus e deixa Ele tocar o seu coração.

Seu coração é comparado com a terra que bebe muitas vezes a chuva. Que fruto você está dando para Deus? ...não seja mais uma terra que produz espinhos e ervas daninhas.

Mas talvez seja exatamente isto que você tem visto crescer em seu próprio coração: muita amargura, muito ódio, invejas, ciúmes, brigas... um montão de coisas más...

Isso acontece porque o coração humano é muito enganoso e corrupto. Os espinhos brotam naturalmente e o mundo semeia muita coisa ruim também.

Mas agora, Deus está desejoso de passar um arado por cima disso tudo. O arado de Deus entra profundamente na terra do coração e arranca toda raiz de amargura, para que brote só a semente boa regada pelo Espírito Santo. Oh! Bendito seja o nome do Senhor!

Então, que maldades tem havido em seu coração? Que pecados tem crescido dentro dele? Que coisas más estão plantadas nele, crescendo como verdadeiros espinhos? ...é importante que você veja o estado do seu coração. Ele está infestado de ervas daninhas?

Você quer ser terra boa? ...Que tal pedir a Deus agora para que passe Seu divino arado no seu coração, a fim de remover pedregulhos, os espinhos e todo o mal? ...o Senhor está fazendo justamente isto agora: Ele está trabalhando em seu coração, passando o arado bem profundamente...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page