top of page

AO OUVIR DEUS FALAR, OBEDEÇA

Jonas 1.1-3

 

Abra sua Bíblia no livro de Jonas. Quem usa Bíblia no celular, facinho, facinho! Quem usa no formato convencional, vai dizer: “Jonas? Fala sério! Se fosse Gênesis ou Apocalípse, tava na mão. Agora, Jonas?” A vantagem de usar a Bíblia no formato físico é que você vai folhear e vai conhecendo os livros bíblicos!

Então, Jonas 1.1-3: “A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença". Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor” (NVI).

Quero compartilhar sobre obediência. Ao ouvir Deus falar, obedeça.

 

Jonas foi um grande profeta que serviu a Deus no passado e foi até muito honrado, porque, imagina: o nome dele é citado no Novo Testamento pelo próprio Senhor Jesus.

Jesus falava para os discípulos sobre a Sua more e ressurreição (Mt 12.40) e aí, citou a história de Jonas.

 

A maioria dos crentes só sabe uma coisa sobre Jonas: que ele foi engolido por um grande peixe. No Culto Infantil ou na Escola Bíblica, talvez a histórinha mais contada seja a de Jonas! E a atividade das crianças no dia? Colorir Jonas e o grande peixe!

 

Com toda razão, esse um ponto marcante da vida de Jonas. Mas, sabe, isso aconteceu porque no início do seu serviço para Deus, Jonas achou de desobedecer. Deus deu a direção para onde ele ir e Jonas preferiu ir em direção contrária.

Aí, uma coisa que impressiona muito é a gente ver como Deus tratou Jonas durante o tempo da sua desobediência.

 

Deus tinha um propósito para a vida de Jonas e também tem um propósito para a vida de cada um de nós. Mas, sabe, eu creio, nós vamos fazer melhor do que Jonas; nós vamos cumprir com a nossa missão e seremos ainda mais felizes, mais abençoados.

 

Mas, para isto acontecer, precisamos ouvir a orientação de Deus e obedecer.

A história de Jonas começa com Deus dando uma direção bastante clara, v.2: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença” (NVI).

 

Direção clara! Os pecados do povo de Nínive se acumulavam diante de Deus e chegou um momento em que Deus falou: “A maldade dessa gente tá sendo muito grande, os seus pecados são tão horríveis, que eu vou destruir a cidade”. Saiba de uma coisa: Deus é amor, mas Deus também é santo e Ele abomina o pecado.

 

Então Deus falou: “Jonas, Eu estou querendo usar você; é, Eu tenho um propósito para a sua vida: você vai até a cidade de Nínive e prega lá uma mensagem de advertência para o povo”.

Essa era a missão, mas Jonas obedeceu a Deus? Não, não obedeceu.

 

Meus irmãos, esse também é o nosso maior problema hoje em dia. Deus sempre dá uma direção para nossa vida. Aliás, o que Deus quer de nós está revelado nas Escrituras Sagradas com todas as letras e de modo muito claro.

 

O nosso problema não é falta de orientação de Deus, é falta de obediência a Deus.

 

Tem gente que reclama: “Ah! tô perdido, tô sem direção; não sei o que Deus quer de mim!” Ouvir isso da boca de um crente é pior ainda, porque sendo crente, Jesus falou que ele tem o Espírito Santo que guia, dá direção, é Ajudador!

 

Deus ama dirigir a nossa vida! A gente vê aqui na história de Jonas, Deus dando direção.

 

E, você sabe ou fica sabendo: para 2022, temos uma direção de Deus, me veio ao coração na primeira semana; 2022 vai ser de superação. Deus vai te orientar, você vai saber direitinho o que Deus quer para a sua vida. Você vai ter direção de Deus para a sua vida emocional, para os seus negócios... Deus vai te dar orientação clara e segura.

Pode acreditar, Deus vai falar: “Hei, sai fora disso aí; Eu não preparei isso para você. Não entre nesse relacionamento, não é o que preparei para você”.

 

E você vai dizer: “Opa, Deus tá me dando direção: eu não vou entrar numa furada, não fazer esse negócio, não vou comprar nada agora, não vou vender agora, não vou entrar nessa relação...”. Irmão, Deus vai dar direção para você.

 

Vamos, então, aprender algumas lições com a história de Jonas, a primeira é: 1- Saiba que muitas vezes, Deus pede coisas que parecem impossíveis de serem feitas.

É o caso de Jonas. Deus mandou que ele fosse à Nínive. Se você for um pouco curioso e pesquisar sobre a cidade de Nínive, você vai entender o que passou na cabeça de Jonas.

 

Nínive era uma das capitais da Assíria. Era uma cidade fortemente protegida por um muro que dizem, tinha 30 metros de altura. E os assírios tinham um costume: nos muros da cidade haviam portas, e nas portas principais de entrada, eles penduravam os seus adversários. Assim, quem chegava, já era logo avisado: “Não vem fazer graça aqui, não!”

 

Os ninivitas eram maldosos toda vida. Os historiadores narram que eles pegavam os inimigos, pilhavam, mutilavam e matavam com requintes de crueldade.

 

Jonas sabia disso. Aí ele falou quando Deus mandou ele ir à Nínive, Jonas disse: “O quê? Pregar em Nínive? Eu tô fora!” Muitas vezes, aquilo que Deus pede, parece impossível de ser feito.

Mas, preste atenção, tem duas coisas que você deve saber: a primeira é que quando Deus nos pede uma coisa difícil, desafiadora, é que Ele quer que a gente saia do comodismo.

 

Porque, muitas vezes ficamos na nossa, sem nos mover para nada, e aí Deus fala: “Eu tenho uma missão para você”.

 

Irmão, a direção que Deus dá, quando ela é um desafio, é porque Deus quer que você se mova, que você se mexa, que você dê os seus pulos; porque comodismo, acomodação, ficar no mesmo lugar, sem avançar, sem crescer, sem produzir, não é de Deus, não.

 

E a segunda coisa é um detalhe que reforça a primeira: quando a direção de Deus vem na forma de um desafio, é porque Deus quer mesmo que você saia do seu comodismo.

O detalhe é o seguinte: Nínive era uma cidade de 175 mil habitantes, quase 5 vezes maior do que a nossa aqui. A Bíblia diz: “Nínive era uma cidade muito grande, tão grande que uma pessoa levaria três dias para atravessá-la a pé” (3.3 – NBV).

 

Nesse detalhe, Deus está falando: “Deixe o seu comodismo, porque tem muito chão pela frente; bora, vamos, se mexa!”

 

E eu quero te lembrar da Palavra do último Domingo: 2022 vai ser um ano da superação. Então, se prepare, porque parado no lugar você não vai ficar; nesse ano você vai correr atrás do prejuízo, va se superar; mas só vai ter superação na vida de quem se mexer e você vai, em nome de Jesus.

 

Quer comemorar? Dá um aplauso ao Senhor.

 

Segunda lição: 2- Quando Deus pedir para fazer uma coisa, faça; porque Ele dará as condições necessárias.

Quando Deus disse para Jonas pregar em Nínive, Deus estava falando: “Jonas, eu estou contigo. Eu sou o seu recurso principal; Eu te capacito”. Deus estava dizendo: “Jonas, só em te dar uma missão, Eu já tô te mostrando que estou contigo para te capacitar a fazer o que estou pedindo”.

 

Portanto, irmão, quando Deus dá uma direção, não é o caso de olhar para si mesmo; é olhar para Deus, porque se você olhar para você mesmo, se eu olhar para mim mesmo, eu vou ver que não tenho condição de fazer o que Deus pede.

 

Então, olha para Deus, porque muito melhor do que Jonas sabia, Deus sabia que Nínive era uma cidade terrível. Deus sabia da malícia daquela cidade.

Então, pode ter certeza, quando Deus deu direção para Jonas ir à Nínive, Deus também deu para ele a condição de dar conta do recado.

 

Irmão, quando Deus te dá direção, te pede para fazer uma coisa, Ele também te ajuda a fazer o que Ele pede. Você não vai ser deixado na mão, não! Pode ficar seguro disso: quando Deus manda você fazer uma coisa, Ele sempre dá o apoio necessário. Pode glorificar a Deus aí?

 

Então, nesse ano da superação, se Deus abrir uma porta, você entra porque Ele vai te dar apoio; se Deus te chamar para uma missão, pode ir porque Deus vai te apoiar com condição, com coragem, com capacidade. Vai na fé porque Deus está contigo!

A Bíblia conta de Moisés. Deus pediu que Moisés fosse ao Egito e falasse ao Faraó que era para deixar o povo de Israel livre.

 

E aí Moisés vira para Deus, querendo tirar o corpo fora (tipo Jonas), e fala: “Senhor, eles vão me perguntar quem foi que me enviou!” Deus diz: “Sem problema. Você fala que o Eu Sou te enviou”. E Moisés continua: “Sim, mas como é que eles vão crer que foi o Senhor que me enviou? Deus fala: “Moisés, sem problema. Eu vou fazer milagres no Egito e todos saberão que Eu te enviei”.

 

Moisés ainda insiste em “vazar fora” e fala: “Mas, Senhor, eu sou ruim para falar; eu tenho muita dificuldade para me expressar” (Ex 4.10 – NBV). E Deus fala: “Moisés, sem problema. Eu também tenho solução para isso; chama o seu irmão, coloca ele do seu lado; você e vai se sentir melhor!”

Agora, teve um momento, a Bíblia fala, que Deus ficou irado com Moisés, olha esse texto (Ex 4.13-14); foi quando Moisés disse: “Ah! Senhor, manda outra pessoa, manda outro ir no meu lugar”.

A Bíblia conta que a ira do Senhor se acendeu contra Moisés porque era como se Moisés falasse: “Deus, o Senhor errou na escolha; o Senhor escolheu errado”. E eu pergunto: “Deus erra?” De modo algum!

 

Então, quando Deus orienta fazer uma coisa, o que Ele espera? Que você se sinta capaz? Não. Que você acredite que Ele vai te respaldar com as condições necessárias para você fazer o que Ele tá pedindo.

 

Irmão, se Deus te dá direção para abrir um negócio, iniciar um relacionamento, começar um estudo, você está sentindo que é de Deus, porque tem paz no seu coração e a Bíblia diz que a paz é como um árbitro dentro de nós, então vai na fé! Se Deus tá orientando, Ele vai te dar as condições necessárias. Aleluia!

 

Outra lição para aprender da história de Jonas: 3- Nunca fuja de fazer a vontade de Deus.

Olha comigo o v.2 como está numa outra versão (NTLH): “Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive” e no v.3 está: “Jonas se aprontou”. Parar a leitura aqui nos faz dizer: “Jóia! Deus mandou Jonas se aprontar e ele se aprontou! Fez direitinho”. Mas aí, o texto continua e está escrito que Jonas “se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária”.

 

Agora não dá para falar mais que foi jóia, porque Jonas foi para uma direção contrária àquela que Deus deu.

 

Se você reparar no mapa antigo ou moderno até, porque essas cidades ainda existem. Nínive ganhou o nome de Mossul e fica no Iraque. O texto fala que Jonas foi para Jope e Jope hoje faz parte de uma cidade de Israel chamada Telavive.

Interessante é que de onde Jonas estava (Jerusalém), Nínive ficava à 800 Km. Ele quis ir para Jope, direção contrária, e lá entrou num navio que ia para Tarsis, que ficava a 4 mil km de distância de onde ele estava.

 

Jonas não queria só dar uma fugidinha; ele queria era fugir com vontade. Mas, que coisa: para obedecer a Deus, ficava tão perto; Jonas, porém, quis ir para longe.

 

Aonde é que você está? Tem lugar que não é para você estar, não é para ir.

“Ah! Mas tem um monte de gente indo!” Sim, no caso de Jonas, tinha gente indo para Tarsis. Navio cheio! Mas quanto a ele, a orientação de Deus era ir para Nínive; então, ele não devia ir para Tarsis.

Você deve ir para onde Deus te orienta. Sabe por que? Porque é lá que Deus te garante a vitória! É lá que Deus te garante o apoio, a sustenção, a ajuda.

 

Irmão, o melhor lugar para estar é no centro da vontade de Deus. Nínive representa a vontade de Deus e Tarsis representa a minha vontade. Então, quando Deus der orientação para ir para Nínive, não vá para Tarsis; não fuja de fazer a vontade de Deus. Amém?

 

A quarta lição a ser aprendida da história de Jonas é que: desobedecer a Deus faz a vida ficar mais difícil.

Confere comigo o v.3: “Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor” (NVI).

O que é que Jonas teve que fazer de acordo com o verso? Teve que pagar a passagem dele. Vai vendo: a desobediência faz a vida ficar mais difícil. Quando você anda em obediência, Deus provê o seu sustento. Agora, quando você vai por conta própria, é você quem paga a conta.

 

Deus mandou Moisés tirar o povo do Egito e levar para Canaã, para a terra prometida. O povo levou 40 anos para atravessar o deserto, mas estavam em obediência e Deus sustentou.

 

Irmão, quando você está na direção de Deus e tem um deserto pra ser atravessado, Deus te sustenta!

Foram 40 anos de peregrinação no deserto, mas a roupa do povo não ficou velha no corpo e nem o sapato desgastado nos pés.

 

Pensa em você com a mesma roupa e sapato, 40 anos! As mulheres não deviam ter gostado; os homens acham até bão, um sapato só! Deus sustentava.

 

No deserto, Deus ainda mandava o maná, mandava água brotar da rocha; Deus sustentava.

 

Agora, a desobediência faz a vida ficar mais difícil.

Tem gente que acha difícil obedecer a Deus: “Eu não vou ser crente; obedecer a Deus é difícil demais”. Mas, vou te falar uma coisa: difícil é desobedecer.

 

Jonas teve que pagar a conta, ainda sofreu um desgaste desnecessário, porque tivesse ido para onde Deus mandou, era só uma viagem de 800 km; mas ele foi para uma direção contrária, mais longa e mais cara!

 

E Jonas ainda amargou um sofrimento gratuito; começou com um vento forte que chacoalhou todo mundo, depois virou tempestade; e quando Jonas foi identificado como alguém que desobedecia a Deus, pronto, a vida ficou ainda mais difícil para ele – jogaram Jonas no mar e ele foi engolido por um grande peixe; podia ter sido o fim de Jonas.

 

Eu quero liberar uma palavra de bênção sobre a sua vida: Deus te deu direção, você está obedecendo, Deus vai te sustentar. Irmão, esse vai ser um ano abençoado; vai ter superação na sua vida. Aleluia! Pode aplaudir ao Senhor?

 

Lição número cinco que podemos aprender com a história de Jonas: 5- tomar cuidado com quem permitimos entrar no nosso barco.

Você sabe quem é que provocou aquela tempestade sobre o navio? Foi Jonas, o desobediente a Deus.

Mas, pensa nos outros que estavam no barco! O v.6 mostra que foi preciso do capitão abordar o passageiro mais estranho que já embarcou naquele navio. Todo mundo em pânico, e o passageiro Jonas, dormindo. Mais estranho ainda!

 

A tripulação toda estava sofrendo, porque tinha um Jonas embarcado.

Oh! Toma cuidado com quem você deixa embarcar para dentro da sua vida. Se for gente desobediente a Deus, vai ter tempestade e você vai ter que passar por ela.

 

Toma cuidado com quem você deixa entrar na sua casa, deixa entrar no seu grupo do WhatsApp; toma cuidado com quem você ouve, porque pode ser alguém que vai trazer tempestade que você não precisava enfrentar.

 

Deixa eu abençoar a sua vida com uma palavra profética: nesse ano quem vai entrar no seu barco, vai ser gente que vai te abençoar e não gente que vai trazer tempestade. Nesse ano 2022, você vai superar a tempestade, vai vencer o mar agitado, vai ter calmaria, vai ter vitória em nome de Jesus! Você pode dar um glória a Deus? Aleluia!

 

Outra lição a ser aprendida com a história de Jonas: 6- Identificar o verdadeiro problema.

Quando você vê que a tempestade tá formada, apertando e o barco quebrando, não fica só assistindo, não.

 

Tem gente que espera a coisa ir de mal a pior para fazer alguma coisa. Mas antes que fique pior, identifica o real problema.

 

Porque lemos no v.5 que parte da carga do navio, os marinheiros jogaram ao mar.

Não sabemos o que tinha naquelas caixas, mas devia ser comida, devia ser remédios, devia ser coisas importantes. Pegaram e jogaram fora. Resolveu a tempestade? Não, porque não era o real problema.

 

Irmão, tem alguma coisa ou alguma pessoa, trazendo tempestade sobre a sua vida? Identifica e lança fora.

 

Olha o que está no v.15: “...os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou” (NTLH). Eles identificaram o problema, era Jonas, aquele que desobedecia a Deus. E o que fizeram? Jogaram Jonas no mar e o mar acalmou na hora.

 

Alguns devem tá falando: “Mas, coitado! É um homem, é uma vida!” Mas a lição é a seguinte: tem coisas que você não pode ter dó; tem que cortar o relacionamento, tem que que se desfazer... porque a tempestade só vai acalmar quando o real problema sair da sua vida.

 

Eu quero profetizar que vem um tempo bom, vem tempo de bênçãos para a sua casa, para sua família, para sua vida. Vem o tempo de vitória, de superação. Aleluia!

 

Por fim, outra lição que podemos aprender com a história de Jonas: 7- Ore ao Senhor.

Está escrito em 2.2, que Jonas clamou ao Senhor. É melhor orar na obediência, mas Jonas fala de ter orado em seu desespero.

 

Qual é a hora melhor de orar? Você que escolhe. O capítulo 1 termina com Jonas sendo engolido por um grande peixe e o capítulo 2 começa com Jonas orando, fazendo oração de dentro do peixe. Podia ter orado antes, de dentro do navio; mas foi orar dentro do peixe.

 

Tem uma lição aqui: que na hora da disciplina, na hora da correção que Deus aplica na nossa vida permitindo a gente passar por situações difíceis para aprender, bom é a gente se quebrantar e reconhecer nosso pecado, nosso vacilo, nosso erro.

Jonas se quebrantou. Todos somos como Jonas muitas vezes: Deus fala para irmos numa direção e vamos para outra.

 

Mas aí entra a lição: quando o Espírito Santo de Deus tocar o seu coração mostrando o seu erro, o seu mau comportamento, o seu pecado, quebrante-se.

 

É triste saber que tem gente que tá na pior, nas entranhas do grande peixe, e não se corrige, não se quebranta, não se arrepende do seu mau. Irmão, é melhor você se quebrantar!

 

No v.4, lemos de Jonas tão arrependido, tão quebrantado, que ele diz: “Oh Deus... Será que algum dia voltarei a ver o seu santo templo?” (NBV).

Entenda o que Jonas está dizendo: “Senhor, eu tô com vontade de voltar até para a igreja agora, o teu santo templo... se o Senhor me tirar dessa, eu volto para o louvor da igreja, eu volto a frequentar os cultos direitinho...”.

 

Quando a gente tá no sufoco, Jonas tava na barriga de um peixe, aí a gente acorda e faz propósitos com Deus. Mas, não espera chegar na barriga do peixe, não!

 

Foi lá que Jonas chegou e foi lá que Deus tratou dele, porque nunca é tarde.

Enquanto existir fôlego de vida, mesmo que seja um restinho e você se arrepende e ora a Deus, olha (2.10) o que Deus faz: Deus ordenou ao peixe que vomitasse Jonas em terra firme.

 

Olha isso! Deus podia ter falado: “Jonas, você me desobedeceu, Eu falei para você ir para Nínive e você foi em direção contrária. Agora, Eu não quero mais nada com você. Acabou. Game Over”.

 

Mas Deus não falou isso, sabe por que? Porque Deus não despreza ninguém. Deus ama dar nova oportunidade, conceder nova chance, novo começo.

 

Ah! Irmão, você pode ter caído, pode ter pecado, mas Deus tem uma nova oportunidade para a sua vida hoje!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 23.01.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

bottom of page