top of page

COMO SER GUIADO POR DEUS

Provérbios 20.27

 

“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser”. - NVI

 

Filhos de Deus podem esperar com certeza: serem guiados pelo Espírito de Deus.

O texto de Provérbios 20.27 diz que “o espírito do homem é a lâmpada do Senhor”. Se esse versículo tivesse sido escrito hoje à tarde, provavelmente leríamos

assim: “O espírito do homem é a lâmpada LED do Senhor”.

 

Atualmente as lâmpadas de LED são as mais fortes, as mais claras, as mais caras também. LED é abreviação de uma frase em inglês que trazida é “Diodo Emissor de luz”. Anota aí porque pode cair na prova!

 

A Bíblia diz que Deus nos iluminará, porque o Senhor tem uma lâmpada em nós.

Qual é a lâmpada de acordo com este verso? Está escrito: “o espírito do homem é a lâmpada do Senhor”. Isso significa que Deus nos guiará por meio do nosso espírito.

Muitas vezes, procuramos ser guiados por outros meios, como pelos nossos sentidos, por exemplo, pelo que vemos, ouvimos ou tocamos, ou sentimos. Mas, veja, em momento algum Deus fala que nos guiará por meio dos nossos sentidos. A Bíblia não diz que Deus nos guiará por meio do nosso raciocínio.

 

Não é por meio de nada do nosso corpo ou da nossa mente. Está dito que a lâmpada do Senhor é o espírito do homem. Então, pode estar seguro de uma coisa: Deus irá nos guiar, Ele nos iluminará, por meio do nosso espírito.

 

Entenda que o ser humano é um ser composto de três partes: todos temos um espírito, uma alma e um corpo. Quando Deus criou o homem, Ele disse: “Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).

Feito à semelhança de Deus, isso significa que o ser humano é um ser espiritual. Jesus disse que Deus é Espírito (João 4:24). O homem é um espírito, que é possuidor de uma alma e que habita um corpo.

É muito impressionante entender isso, porque você fica sabendo o seguinte: quando o corpo físico do homem está morto e é sepultado, o espírito vive. Essa nossa parte nunca morre!

 

Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo fala sobre a morte física (1.23-24), ele diz: “Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês [ele escreveu na carta aos filipenses], que eu permaneça no corpo”. Paulo está dizendo que seria muito legal se ele pudesse partir logo e estar com Cristo, mas ele entende que a sua hora não chegou e aí fala que ficar é necessário para ajudar mais um pouco aqueles cristãos. Então, o apóstolo Paulo está dizendo: “Ou vivo no corpo ou vou embora para estar com o Senhor”.

Se você perguntasse para o apóstolo: “Mas, Paulo, quem vai partir?” Ele responderia: “Eu! Eu vou partir”. Ele deixa claro que o seu ser interior é que irá partir e que o corpo ficará.

 

Portanto, existe um elemento espiritual que vive dentro do corpo. Esse elemento é você, o seu espírito! As pessoas às vezes perguntam: “No céu, nós vamos conhecer uns aos outros?” O que você acha? Você conhece os outros aqui nesta vida, não conhece? Você conhece. Então, se você estará no céu (como estarão

todos os crentes em Jesus), você conhecerá os outros, porque quem estará lá será você!

Se você conhece os outros aqui nessa vida, então continuará conhecendo lá. Você é aquele que está aqui e será aquele que estará lá.

 

Paulo diz na sua carta: “desejo partir e estar com Cristo”. E ele podia falar que isso será muito jóia, bastante legal, mas ele fala que será “muito melhor”. Tem uma versão do verso que diz “incomparavelmente melhor” (NAA) ou ainda “infinitamente melhor” (KJA).

Alguns pensam e ensinam que quando uma pessoa morre, ela acabou. Não, não é assim. O ser humano é mais do que um corpo. Ele é um espírito, ele tem uma alma e habita um corpo.

 

Outro pensamento errado e ensinamento errado é o seguinte: que quando uma pessoa morre, ela entra num estado de sono para sempre. E outro pensamento errado: dizer que na morte, o espírito deixa o corpo e volta em um animalzinho ou em outra pessoa. Mas, olha para o que a Palavra de Deus revela: o apóstolo Paulo disse: “Eu vou estar com o Senhor, vou estar com Cristo”. Portanto, entenda isso: você é o que está no interior. Você não é o exterior. O corpo é apenas a casa na qual você está por enquanto. O seu verdadeiro você é o seu ser espiritual.

 

O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos 8:14: “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. E no v.16 do mesmo capítulo, Paulo dá um pequeno ensino sobre como o Espírito de Deus nos guia, ele escreveu: “O próprio Espírito [com letra inicial maiúscula porque se refere ao Espírito de Deus]

testemunha ao nosso espírito [com letrinha inicial minúscula] que somos filhos de Deus”. O que está dito claramente é que o Espírito de Deus testifica afirma, confirma, fala] com o espírito do homem.

 

Por isso que em Provérbios 20.27 diz: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor”.

Portanto, Deus nos guiará por meio do nosso espírito; nosso espírito é como uma lâmpada acesa para Ele. O Espírito de Deus comunicará ao nosso espírito.

Você deveria, então, ser mais consciente daquilo que você realmente é. O seu verdadeiro você é o seu ser espiritual, possuidor de uma alma e que habita num corpo.

Quando a pessoa não tem consciência disso, ela cuida mais do corpo do que da alma e do espírito. Não é errado você frequentar uma academia, fazer crosfit, frequentar o salão de beleza. Cuidar do corpo tem a sua importância!

Mas não esqueça o principal: você tem uma alma e você é um ser espiritual. Inclusive, o seu espírito é a lâmpada do Senhor. É onde o Espírito Santo falará com você e te dará direção.

 

Que tal você falar em voz alta para você mesmo várias vezes no dia: Eu sou um ser espiritual. Eu tenho uma alma e eu vivo em um corpo?

Isso ajudará que você se torne mais consciente do Espírito Santo e do seu ser espiritual.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page