top of page

TRATAMENTO VIP

Salmo 23

 

Salmo de Davi.

1 O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. 4 Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. 6 Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre. 

 

Introdução

Ao refletirmos sobre o Salmo 23, vamos considerar, hoje, o v.5, que diz: “Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda”.

Quem já conhece o Salmo 23, sabe que nele, o rei Davi está se colocando no lugar de uma ovelha que tem por seu pastor, por seu cuidador, o próprio Deus, o Senhor.

 

Ele declara isto logo de entrada: “O Senhor é o meu Pastor”. O salmista está fazendo uma analogia; ele é como uma ovelha e Jesus é o Bom Pastor pra ele.

 

A responsabilidade de um pastor de ovelhas é cuidar que elas tenham um tratamento VIP.

Sabe o que é um tratamento VIP? Parece uma gíria falar assim, mas significa o seguinte: VIP é a sigla em inglês para a frase “Pessoa Muito Importante”. No português seria PMI, mas ninguém usa; então, ficou no inglês mesmo “VIP”.

 

Tratamento VIP é sinônimo de exclusividade; você recebe um tratamento especial, tem alguns privilégios em virtude de ser quem você é.

 

O bom pastor de ovelhas é reconhecido pelo modo como trata as ovelhas do seu rebanho.

Além de zelar pela saúde delas, o bom pastor se esforça por garantir o descanso, os bons pastos, a água e os alimentos com fartura. Aliás, uma verdade curiosa, é que a ovelha é incapaz de encontrar pastagem para si mesma. O pastor tem que cuidar disso.

 

Outra característica da ovelha é que ela é um animal inquieto e completamente indefeso. As ovelhas são presas fáceis de animais predadores, como os lobos. Então, o pastor também tem que garantir a proteção da ovelha.

Então, o tratamento que ela recebe sem fazer qualquer esforço, porque também não tem expediente pra isso, mas o bom pastor cuida. Ele oferece um tratamento VIP para as suas ovelhas, um tratamento especial.

Amado, Deus cuida de nós e é desse jeito! Deus cuida de cada um de Seus filhos com um cuidado especial! A pessoa que é crente em Jesus Cristo, ela pode dizer de boca cheia: “Eu tenho Alguém que cuida de mim! Eu tenho Alguém que me oferece o tempo todo um tratamento VIP, especial”.

 

Charles R. Swindoll, comentando o v.5 do Salmo 23, escreveu assim: “Como o nosso Pai provê ricamente! Que generosidade! Que abundância! Efésios 3.20 descreve nosso Pastor-Deus como aquele que “é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar”. Não escassamente, mas abundantemente”. Aleluia!

Nosso Deus é como o Pai daquela parábola do Filho Pródigo: com Ele o bezerro a ser oferecido é sempre o bezerro gordo; a túnica a ser oferecida, é sempre a melhor túnica; com Deus a alegria é indescritível; e a paz que Ele oferece, ultrapassa a compreensão.

Não existe má vontade em Deus ao nos tratar com bondade. Deus não usa um conta-gotas pra medir o tanto de bondade que vamos receber dEle. Não é assim! A bondade de Deus vem até nós com abundância. Deus é generoso demais!  

 

Então, aqui está o salmista do Salmo 23, declarando: “Eu tenho alguém que cuida de mim!” Você também pode ter. Como? Entregando a sua vida para Jesus dirigir e abençoar. Se você tiver o Filho de Deus como o seu Cuidador, o seu Pastor e sendo como uma ovelha para Ele, você poderá dizer: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”!

 

Olha o que você receberá tendo o Senhor Jesus por seu Pastor; pra começar, o salmista fala num BANQUETE.

O Salmo 23 tem 6 versículos. O salmista Davi no v.5, já está caminhando para o final do seu salmo, essa canção tão linda que fala da ovelha e do seu pastor, que fala da própria experiência de Davi com Deus.

Mas, antes de concluir o Salmo, ele diz: “Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda”.

 

Davi fala que recebe de Deus um tratamento digno de rei, um banquete. Tratamento VIP, portanto. Isso é comum nos palácios. E Davi diz: “O Senhor me prepara um banquete; o Senhor arruma a mesa pra mim, unge a minha cabeça e enche o meu cálice!”

 

Que coisa maravilhosa! Que Deus impressionante!

Eu quero te convidar para entrar comigo nesta imagem: na sala de um palácio real e vamos observar juntos, a forma tão amorosa com que o Senhor, o Bom Pastor, trata as Suas ovelhas.

Pra começar, na sala do banquete, a primeira coisa que notamos é a mesa posta, praparada. O pastor foi à frente e após ter escolhido o lugar, preparou tudo com muito capricho e grande abundância.

 

A palavra “banquete” também é traduzida como “mesa” do hebraico bíblico. Por isso que tem versões da Bíblia que trazem “Preparas um banquete para mim” e outras que trazem “Preparas uma mesa”.

 

O salmista Davi estava pensando na abundância de bênçãos que ele encontra no Senhor que é o seu Pastor.

 

É bom a gente ter em mente que Davi estava se vendo como ovelha em sua relação com Deus. Deus é Pastor pra ele e ele é ovelha para o Senhor.

Porque quando ele fala de mesa ou banquete aqui no v.5, a gente tem a facilidade pra pensar na mesa da nossa casa como vai ser na noite de Natal deste ano, preparada com bastante comida.

 

Mas, presta atenção, no verão, as ovelhas eram levadas pelo pastor para as regiões altas das montanhas, onde haviam “platôs” que também são chamados de “mesas”, lugares preparados pelo pastor para a pastagem das ovelhas.

 

O pastor escolhia o local antes do rebanho chegar lá. O pastor preparava a “mesa”, o platô, retirando as plantas venenosas, os pedregulhos porque debaixo deles as cobras podiam se esconder... o pastor preparava tudo. Quando as ovelhas chegavam, era só comer.

 

Jesus é a nossa “mesa”. Ele é o “banquete” dos salvos pela graça de Deus. A presença de Jesus é lugar de delícias e de prazeres.

Ter relacionamento com Jesus é sinônimo de festa, de banquete. Com Jesus, toda alma se alegra, sorri, exulta, canta, vibra!

 

Marcos Witt, cantor gospel e pastor, nascido nos EUA, mas que se identificou muito com a América Latina, tem uma canção em que na primeira linha, ele diz: “has cambiado mi lamento en baile”, se referindo ao texto bíblico do Sl 30.12: “Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria”.

 

E ouça como o profeta Isaías se expressou a respeito de Jesus (Is 25.6-9), ele disse: “Em Jerusalém [neste monte], o SENHOR dos Exércitos oferecerá um grande banquete para todos os povos do mundo. Será um banquete delicioso, com vinho puro e envelhecido e carne da melhor qualidade. 7 Ali removerá a nuvem de tristeza, a sombra escura que cobre toda a terra. 8 Ele engolirá a morte para sempre; o SENHOR Soberano enxugará todas as lágrimas! Removerá para sempre todo insulto, contra sua terra e seu povo. O SENHOR falou! 9 Naquele dia, o povo dirá: “Este é nosso Deus! Confiamos nele, e ele nos salvou! Este é o SENHOR, em quem confiamos; alegremo-nos em seu livramento!”. Aleluia!

 

Nada poderá impedir esta celebração dos filhos de Deus. Inimigo algum poderá impedir.

Observe que o pastor prepara um banquete na presença dos inimigos; é diante deles, apesar deles e das intenções deles, o banquete é preparado.

 

O apóstolo Paulo escreveu aos romanos (Rm 8.31-39): “Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? 33 Quem se atreve a acusar os escolhidos de Deus? Ninguém, pois o próprio Deus nos declara justos diante dele. 34 Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós. 35 O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? 36 Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”. 37 Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. 38 E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, 39 nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

 

Glória a Deus! A mesa está preparada. Jesus é o nosso banquete e nada nos separará do Seu amor!

 

Outro detalhe nessa cena de tratamento VIP, próprio da sala de um palácio, o salmista Davi diz: “unges a minha cabeça com óleo”.

A ovelha está à mesa e tem a sua cabeça ungida com óleo. Por quê? Primeira observação é que, na Bíblia, óleo é símbolo de alegria. Está escrito no Sl 45.7: “Amas a justiça e odeias o mal; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu. Derramou sobre ti o óleo da alegria mais que sobre qualquer outro”.

 

Outro fato é que o óleo também é terapêutico, cura sarnas e feridas, além de espantar as moscas.

 

Isto representa perfeitamente bem a ação do Espírito Santo na nossa vida: é a aplicação diária do Espírito Santo em nossa vida, que cura as nossas feridas interiores, espanta o pecado e alegra o coração.

 

Ora, o fruto do Espírito Santo de Deus na vida do crente é: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.22-23).

 

Interessante é observar que o óleo é derramado sobre a cabeça, nos fazendo lembrar da mente, dos pensamentos.

A mídia em geral é cheia de conceitos anticristãos e pervertidos. As redes sociais contaminam o pensamento e o comportamento.

 

Mas, veja: a cabeça é ungida com o óleo do Espírito Santo na medida em que a pessoa se aplica a pensar nas coisas do alto.

 

O apóstolo Paulo disse assim (Fl 4.8-9): “Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. 9 Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês”.

 

Que maravilhoso! A mesa está posta. Jesus é o próprio banquete. Nada nos separará do Seu amor.

 

A cabeça está ungida. É o Espírito Santo de Deus que nos alegra e fortalece!  

 

Mas, ainda tem mais! O tratamento que Deus oferece aos Seus filhos é VIP. O salmista diz que “o cálice transborda”.

O escritor Phillip Keller, num livro baseado no Salmo 23, ele conta que dos platôs no alto das montanhas para os pastos nas campinas, ocorriam tempestades inesperadas sobre o rebanho e que poderiam adoecer as ovelhas, por causa da mudança brusca da temperatura.

 

O bom pastor, então, carregava consigo uma mistura de bebida forte misturada com água. Se uma ovelha sofresse hipotermia, aquela bebida fermentada com água, socorria.

 

Que quadro magnífico do Bom Pastor que é o Senhor Jesus!

No Jardim do Getsêmane, sabendo das dores que sofreria nas horas seguintes até à cruz, Jesus pediu: “Pai, afasta de mim este cálice”. Aquele era o cálice da ira de Deus, o cálice da punição pelo nosso pecado. Aquele cálice estava cheio da própria morte.

 

Jesus derramou sangue no Calvário por nós. Ele tomou daquele cálice, morreu na cruz a morte merecida dos pecadores.

 

Mas, daquele ato de amor sacrifical, outro cálice foi cheio até transbordar, é o cálice que o salmista fala no Salmo 23, o cálice das bênçãos de Deus: Jesus levou nosso castigo, Jesus nos salvou da condenação eterna, Jesus nos garantiu a vida no céu com Deus! O cálice transborda do amor de Deus!

 

Sim, o crente, a pessoa que é ovelha do Senhor Jesus, pode dizer: “Eu tenho alguém que cuida de mim! Eu tenho alguém que me oferece tratamento VIP! Jesus é o meu Pastor!”

 

E você? Quem cuida de você? Em Jesus nós temos quem cuida de nós!

A mesa está posta. A cabeça está ungida. O cálice está transbordando. Isto custou a morte de Jesus Cristo pelo nosso pecado. Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu o Seu Filho unigênito! (Jo 3.16.

 

Assim, recebemos tratamento de rei. Temos um banquete! Temos a salvação, temos a vida eterna!

 

Todos são convidados para o banquete da graça de Deus. Como participar dele? ...entregando a vida para Jesus dirigir e abençoar.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16.08.2020

Fonte: Leandro B Peixoto

bottom of page